quarta-feira, 24 de junho de 2009

CUIABÁ - A CIDADE VERDE


Cuiabá, Capital do Estado brasileiro de Mato Grosso, às margens do rio de mesmo nome, fundada em 1719, é o pólo industrial, comercial e de serviços do Estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização.Segundo uma das diversas versões o nome da cidade tem origem na palavra Bororo ikuiapá, que significa "lugar da ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar).
O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar com essa flecha, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio Cuiabá. Os primeiros indícios de bandeirantes paulistas na região onde hoje fica cidade datam de entre 1673 e 1682, quando da passagem de Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo.Somente após a Guerra do Paraguai e o retorno da navegação pelas bacias dos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná é que o município se desenvolve ecomomicamente. A economia esteve nesse período baseada na cana-de-açúcar e no extrativismo.
A explosão no crescimento se dá depois da década de 1950, com a transferência da Capital Federal e o programa de povoamento do interior do país. Nas décadas de 1970 e 1980, o município cresce muito, mas os serviços e a infra-estrutura não se expandem com a mesma rapidez. O agronegócio se expande pelo estado e o município começa a se modernizar e se industrializar.




Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e limite entre a Capital e Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina e é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões.
Vale ressaltar que o Estado do Mato Grosso possui belezas naturais inigualáveis, já que lá estão os três maiores ecossistemas do mundo: Amazônia, Pantanal e Cerrado, contando com diversos Vales, entre eles o do Araguaia e do São Lourenço. Hoje o Estado possui 141 municípios que muito tem a oferecer aos visitantes. E é por esses grandes motivos que a sua Capital foi escolhida pela Federação Brasileira de Colunistas Sociais - Febracos -, para sediar o 17º Congresso Nacional da entidade que aconteceu entre os dias 26 e 30 de Agosto de 2008.




Conforme o Secretário de Turismo municipal, Moisés Dias, "a capital mato-grossense é o local apropriado para este evento, já que vêm trabalhando nos últimos anos, o turismo de negócios e eventos. Cuiabá é a porta de entrada para os outros municípios, mas a cidade oferece aos turistas um infinito patrimônio histórico, museus como Morro da Caixa D' Água Velha, Museu do índio, artesanato e as águas do Rio Cuiabá, que divide o município, além das delícias da culinária cuiabana com os pratos Maria Izabel, farofa com banana, mojica de pintado, pacu assado, entre outros".




O secretário ressaltou ainda, que não pode ser esquecido, quando se fala da gastronomia da capital, o bolo de arroz e de queijo, o francisquito e o pixé, feito com farinha de milho torrada e moída, enriquecem a lista das delícias cuiabanas. A gastronomia na capital tem representações ainda da culinária nacional e internacional, permitindo a todos os paladares.


Todos os colunistas estiveram hospedados no Hotel Deville, que tem uma localização privilegiada, apenas 15 minutos do Aeroporto e do centro comercial da cidade, sendo o único hotel de luxo da capital, gerenciado pelo grande amigo Conrado Vitali Rohde, que trabalha com hotelaria há 34 anos. A grande pedida é a feijoada preparada pelo cheff Wilson Povoa, há 19 anos no grupo, (dois em Cuiabá), vindo de Maringá (PR) onde implantou o serviço de excelência culinária, própria do Deville.



Vale ressaltar que o gerente geral Conrado veio do Chile ainda jovem, tendo como primeiro emprego o serviço de faxineiro no Hilton Hotel em São Paulo, limpando/lavando as escadas de todos os andares. E subindo escadas subiu na vida, passando por todas as funções, mensageiro, porteiro, cozinheiro e hoje é o gerente geral com competência inquestionável. Foi ele que inaugurou há oito anos o Hotel Eldourado, mesmo prédio hoje ocupado pelo Deville. Segundo ele, sem nenhum sotaque "Hotelaria é a minha cachaça, não sei fazer outra coisa, nem vender jornal. Tem paixão por aquilo que faz, segredo de quem tem sucesso.

Vera, Moacir e Roseli Arruda

O congresso foi organizado pela colunista social Roseli Arruda, sob a batuta da Presidente Nacional Vera Martins e do Presidente Executivo Moacir Benvenutti. Aqueles que são grandes formadores de opinião além de fazer um colunismo que gera valores foram recebidos no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande e ciceroneados por Jaime Okamura, economista e empresário do Setor de Turismo, na área de organização de Congressos e Feiras, em Mato Grosso, onde atua há mais de 30 anos. Okamura é o atual Diretor de Turismo da Prefeitura de Cuiabá.

Colunistas sendo homenageados em Sessão Solene pelo presidente da Assembléia Legistativa do Estado, o jornalista e deputado Sergio Ricardo

Além dele, colaboraram para a realização desse grande evento, o Governador do Estado Blairo Maggi e Prefeito Wilson Santos, Dr. Pedro Nadaf - Secretario de Estado de Industria, Comércio, Minas e energia e Presidente da Federação do Comercio, Serviços e Turismo, Yuri Bastos - Secretario de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Deputado Sergio Ricardo, Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Mário Olimpio - Secretario Municipal de Cultura de Cuiabá, além da Empresa Organizadora do Congresso, Mato Grosso Feiras e Congressos com os cerimoniais da FB SERVIÇE Izis Dorileo Cerimonial, Agencia de Publicidade, Geminis Publicidade com o apoio da Personnalite Brindes e UNIMED Cuiabá, UNIRONDON Faculdade de Turismo.


As tradições culturais de Cuiabá são diversas e sofreram forte influência graças ao convívio de várias culturas desde sua fundação como os índios lá viviam, com bandeirantes paulistas e os negros levados para lá como escravos.Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e nos artesanatos.


Ainda hoje permanecem traços característicos da culinária tradicional, cuja base são os peixes, pescados nos rios da região (pacu, pintado, caxara, dourado e outros) e consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a maria isabel, a farofa de banana e o pirão. Talvez o mais típico prato local seja a mujica, prato à base de peixe. Vale conferir tudo isso e mais um pouco no melhor Restaurante da cidade, o Boi Grill do Fernando Bello. De sushi ao melhor churrasco da região.


São também típicas de Mato Grosso e comuns em Cuiabá várias danças, como o Cururu e o Siriri, dançadas principalmente nas festas religiosas (como as de São Benedito, de São Gonçalo e do Divino Espírito Santo), bem como o rasqueado cuiabano, dançado nos bailes e festas, sendo que na ocasião os congressistas tiveram a oportunidade impar de participar do Sétimo Festival de Caruru Siriri de Cuiabá e do Terceiro Festival Gastronômico de Cuiaba - Feira de Artesanato.


Visita obrigatória; Chapada dos Guimarães e almoço no restaurante Morro dos ventos de propriedade do grande Roberto Douglas. De quebra receba os mimos da Arara que atende pelo nome de Rosa, e do alto da árvore vem a tua mão. O próprio restaurante é um mirante para a Chapada espetacular. Não deixe de conhecer o comércio local e na volta parar no Bistrot da Mata de propriedade da Teresa Raquel.

A Capital do Mato Grosso tem inúmeros atrativos turísticos e paisagens naturais explendorosas a exemplo da Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Por ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico importante. O turismo de eventos também é crescente. A arquitetura da área urbana inicial de Cuiabá, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial. Vale visitar o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, as Igrejas do Rosário e São Benedito, do Bom Despacho e do Nosso Senhor dos Passos, o Palácio da Instrução, hoje museu histórico e biblioteca, o antigo Arsenal da Guerra, hoje centro cultural mantido pelo SESC, o mercado de peixes, atualmente Museu do Rio Cuiabá, e um sobrado onde hoje funciona o Museu da Imagem e Som de Cuiabá (o MISC).

Colunistas ouviram a palestra no Sesc Pantanal onde almoçaram e em seguida subiram o Rio Cuiabá, em pleno Pantanal

Além dos locais já citados, há vários outros para se visitar, como o zoológico, o Museu Rondon (com artefatos indígenas) e o Museu de Arte e Cultura Popular, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, o obelisco e o marco do centro geodésico da América do Sul, a atual basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, - Catedral Metropolitana -, a Igreja de São Gonçalo no bairro do Porto, a Mesquita de Cuiabá, os parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, com áreas para exercícios físicos e pistas de caminhada e ciclismo, o horto florestal, na confluência do rio Cuiabá com o Coxipó e o Estádio José Fragelli, conhecido como Verdão. É possível também visitar as comunidades ribeirinhas, onde se pode conhecer o modo de vida da população local e os artesanatos fabricados por eles, e os rios e baías freqüentados para banho e pesca.

O encerramento da XVII Congresso da FEBRACOS, foi marcado com o já tradicional Baile de Gala

Nas malas, além de muitos presentes, teve jornalista que pagou inclusive excesso de bagagem no aeroporto, muitas fotografias de um dos mais espetaculares rincões do Brasil. Saudade que permanece no coração, a cada fotografia tirada, uma história para contar e boas gargalhadas, risos constantes, tamanha a harmonia do bem organizado evento, tanto por parte da colunista Roseli de Arruda, como por parte do Governo Municipal e Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário