sexta-feira, 26 de junho de 2009

HOTEL FAZENDA BOQUEIRÃO - O Autêntico Turismo Rural



O editor e sociólogo Ênio Silveira, já dizia que "Sem Paixão não Existe Qualidade. É preciso ter paixão para tudo na vida. Sem paixão as pessoas passam pela vida como uma folha seca jogada no chão, não marcam presença". Por que escrevo isso?

Retornei ao Planalto Serrano para passar o final de semana com meus amigos no Hotel Fazenda Boqueirão, onde nasci e me criei. Constatei cheio de orgulho, mais uma vez a imensa paixão que meus caríssimos amigos Rogério Silveira e Adriana Gamborgi, tem por sua fazenda e pelo Turismo Rural. Não é à toa que aquele Hotel é referência nacional nesta fantástica modalidade de turismo, além de ser considerado pela ABAV, ABIIHs, ABRAJET, Sindegtur e Skal Clubes, como o melhor três estrelas do Brasil em sua categoria.

Distante apenas quatro kilômetros do centro de Lages, a Princesa da Serra e 230 da Capital dos catarinenses, Florianópolis, à Fazenda do Boqueirão pertence à família Gamborgi desde 1896, quando foram adquiridas as primeiras partes de terra pelo Coronel Vicente Gamborgi. Já em 1906 possuía, na localidade de Boqueirão - município de Lages/SC, - uma área de aproximadamente 3.000 hectares. Hoje, o Hotel Fazenda Boqueirão Turismo Rural, oferece a seus visitantes uma tradicional fazenda em plena atividade, numa área de sete milhões e quinhentos mil metros quadrados. Além de uma estrutura completa de hospedagem, gastronomia e lazer, contando ainda com um programa de atividades junto ao meio ambiente.



Evidentemente que não podemos deixar de admitir que a mãe natureza é a principal componente nesta história. Os campos de Lages, onde fica a fazenda, mostram ao turista um ambiente atípico. O frio transforma a paisagem dando um ar europeu ao lugar. As araucárias e suas pinhas, árvores símbolo da região, enfeitam o planalto. A gralha azul, é um verdadeiro espetáculo a parte, infelizmente ameaçada de extinção. As cachoeiras fazem parte das trilhas ecológicas e cavalgadas onde cada um de nós, turistas, somos realmente privilegiadas, uma vez que a fazenda conta com um programa de meio ambiente, com trilhas orientadas, onde temos contato com a fauna e flora da região.


Outro ponto forte é a cozinha campeira preparada pelo chef Antonio Carlos Lemos, começando pelo tradicional churrasco e carreteiro e terminando com as sobremesas que vão desde a abóbora em calda ao famoso doce de gila.



No segundo dia hospedado você praticamente se torna um gaudério, pois ao amanhecer do dia você é gentilmente convidado a tomar um típico "camargo", isto é, um café forte com o leite saindo direto do ubre da vaca, isso sem contar com a mesa farta, pães caseiros, geléias, mate e todas as iguarias da região.


Não espere encontrar luxo, mas sim muito conforto e rusticidade, típicos de uma fazenda. Além desse ambiente aconchegante, lareiras acesas em pontos estratégicos, sala de jogos, bebidas e petiscos campeiros a todo instante. Durante as refeições, a música serrana é pano de fundo, sempre ao vivo, embalando tudo e a todos. Já no sábado a noite, os hóspedes tem a oportunidade de entrar em contato com toda a tradição serrana e, desta vez foi a vez do "Barbicacho Colorado" fazer as honras da casa com suas danças tradicionalistas, sapateados gauchescos e boleadeiras. Sem sombra de dúvidas, muita diversão e lazer.

Para quem tem filhos pequenos, o "Chambinho", recreador idolatrado pela criançada, toma conta delas direitinho com suas brincadeira, gincanas, pescarias, jantar "de pijamas", futebol,...



Cabe ressaltar que o ponto forte deste turismo, além de todas as mordomias acima, realmente são as cavalgadas, onde o turista tem contato direto com os animais desde o encilhamento dos cavalos até a lida no campo. As trilhas foram especialmente desenvolvidas para que o turista possa conhecer todas as belezas dos campos que compõem a Fazenda, além de participar das tropeadas, onde os peões fazem o aparte do gado. A verdadeira essência do Turismo Rural, ligar o turista à vida no campo.

Ao final do dia, depois de tanto lazer, você ainda pode optar por hidroginástica, massagens terapêuticas pelas mãos de fada da massagista Neusa Morais, sauna, sala de jogos, enfim, entretenimento é o que não vai faltar e, não importa a temperatura "lá fora", pois a piscina além de ser de água mineral, é superaquecida aquecida. Não dá para reclamar mesmo.

Enfim, o inverno finalmente chegou e é mais do que tempo de se dar este prazer, curtir um típico e completo Hotel Fazenda, já que nosso Estado não tem somente praias, mas também muito frio e neve, além de muito, mas muito calor humano. Em que outra parte do Brasil você encontraria tudo isso? Faça já sua reserva (49) 3221-9900.

Um comentário:

  1. Estive lá no ultimo feriado, realmente o lugar é espetacular, parabéns pela ótima matéria, abraços

    ResponderExcluir