sexta-feira, 26 de junho de 2009

PARADOR DA MONTANHA


Simplicidade, conforto e harmonia com a natureza

"Quem tem boca vai a Roma" e "Quem procura acha". Nada mais certo do que esses dois ditos populares para quem pretende se aventurar pela Região dos Lagos aqui em Santa Catarina, um dos lugares mais espetaculares que tive o prazer de conhecer. Distante apenas 210 quilômetros da nossa Capital, nossa aventura começa em Rio dos Cedros, passando antes por Pomerode e Timbó, portanto, no Vale Europeu.


Após passar por essas duas cidades você chega em Rio dos Cedros e a partir daí começa a aventura, 35 quilômetros montanha acima, subindo aproximadamente 800 metros do nível do mar. A estrada é ótima em meio a uma natureza exuberante, passando por rios, cascatas e lagos.




Mas tudo isso é pouco diante do que você encontrar lá em cima. O Hotel Parador da Montanha é um lugar encantado e inimaginável. Nessas horas me falta a veia de um poeta para pormenorizar os mínimos detalhes em verso e prosa. Bem localizado no alto da Serra da Moema, a beira do Lago Pinhal, a visão é de encantar os olhos. O tempo simplesmente parou por lá, isso sem contar com a cordialidade, a receptividade e o calor humano de todos, capitaneados pelo Bubi, Zanza e Marcinha.



Oscar Petersen e Rosangela Werner Petersem (Bubi e Zanza) começaram esse projeto a partir de uma serraria abandonada. Com as experiências que adquiriram em suas inúmeras viagem pelo mundo, foram agregando valores e há 10 anos o Hotel Parador da Montanha é referência, tendo já por duas vezes conquistado o prêmio Talentos Empreendedores do Sebrai e ter sido capa e matéria da Revista Arquitetura & Construção. Cada detalhe, cada pintura, cada flor tem a mão do casal e de seus filhos. Não vá pensando em encontrar luxo, espere unicamente encontrar muito, mas muito conforto. São 17 quartos (um quarto máster e 4 luxos) além de duas cabanas, tudo evidentemente a beira do imenso lago, com direito a levantar ouvindo e vendo uma quantidade fantástica de pássaros, daqueles que a gente só vê em revistas especializadas. Lá eles estão bem ali, do deck em cima do lago, posando para fotos. Além disso, piscina térmica e sauna.


A família, ao idealizar o projeto não teve a menor preocupação com bens materias, ao contrario, tiveram como principio muitas histórias e experiências de viagem, contadas e recontadas em cada caminhada ou ao redor da lareira saboreando um bom vinho ou ainda em cada jantar, sempre a luz de velas.


No quesito alimentação não vou nem comentar, cabendo lembrar que o Parador da Montanha está localizado no Vale Europeu, fundado por imigrantes italianos e austríacos vindos principalmente da região de Trento, ao norte da Itália, e do Tirol Meridional. Por aí, acredito que você já tem uma idéia do que vai encontrar. Outros detalhes você vai percebendo pelo caminho devido a arquitetura típica e o forte sotaque dos habitantes a cada informação pedida ao longo do caminho. Na volta, não deixe de parar em uma das casas que vendem produtos típicos, entre eles o artesanato de vime e os produtos coloniais. Portanto, além de saudades, você trará em sua bagagem um pouco da cultura e da culinária italiana. Inclua este lugar em seu próximo roteiro. Hotel Parador da Montanha - Fone (47) - 3391-3876

2 comentários:

  1. ADOREI,JEFF...O PARADOR COMTINUA LINDO E OBRIGADO!
    UM ABRAÇO BEM CARINHOSO DA FAMILIA FIRIFINFIN AO NOSSO AMIGO .
    ZANZA BUBI E MARCO

    ResponderExcluir
  2. Zanza e Bubi, que lindo ver td isso pela net tbm, adorei,
    já conversamos por tel, qdo saiu a reportagem na revista natureza, sou a Evanilde de Porto Ferreira SP, qquer hr apareço por ai.
    Beijos a tds!

    ResponderExcluir