quinta-feira, 2 de julho de 2009

KIRITI-ETÊ - O lugar do verdadeiro descanso




POUSADA KIRIRI-ETÊ


Provavelmente você já ouviu falar no Morro da Igreja, o lugar mais alto e mais frio do nosso Estado, distante 144,2 quilômetros da nossa Capital, na cidade de Urubici. Lá costuma nevar durante o inverno. Também pudera, está localizado a 1.820 metros de altitude do nível do mar. A cidade cresce a olhos vistos e com ela a indústria do turismo, alavancada por inúmeras pousadas, restaurantes, bistrôs, que oferecem desde a comida típica tropeira às trutas com almendras e os marrecos recheados. Isso sem contar as númeras banquinhas à beira da estrada que oferecem queijos, salames e vinhos coloniais, além de todas as frutas da época, colhidas ali nas macieiras, parreirais, ameixeiras... no fundo dos quintais. As pousadas e hotéis fazendas são muito mais do que aconchegantes. O esmero é grande por parte dos seus proprietários e a natureza é exuberante.






Subindo a Serra do Panelão pela rodovia SC 430, sentido BR 282 a Urubici, cuja subida da serra é de encher os olhos de tanto verde, cachoeiras e cascatas. A mata nativa é composta de araucárias, além das plantações de maçãs que fazem parte do cenário.






Exatos 15 quilômetros a frente, a margem esquerda da BR está a mais charmosa entre todas, a Pousada Kiriri-Etê. Para chegar até à sede da fazenda, bastam apenas 800 metros de estrada de chão batido. Ao chegar no topo do morro você já fica maravilhado com a beleza das hortênsias e dos lagos. Para se ter uma pequena idéia, são dois milhões de metros quadrados de área verde em perfeita harmonia.




Você será pela proprietária Vera Zilli e pela sua filha Gabriela, não menos competente e simpática. Ela, uma legítima "chef de Cuisinc", tem adoração por cozinhar, seu hobby predileto. Portanto prepare-se para comer bem, já que além da comida campeira e iguarias da região, você terá também no cardápio delícias da comida internacional, principalmente a germânica, francesa e sueca. A truta com almendras é imperdível. Imagine então uma legítima torta de maçã (apfelstrudel). 

Clique na imagem para ampliá-la

A pousada é composta por diversas suites, todas com calefação, TV parabólica, telefone, frigobar, sala de leitura, serviço de baby-siter, sala para projeções de filmes, TV a cabo via satélite, mini-biblioteca e parque de estacionamento para motor home. As novas unidades, que mais parecem casas de bonecas, até ofurôs possuem. Em breve não só os hóspedes mas toda a cidade irão ganhar um novo bistrôt, em fase final de acabamento. 




Não há o que reclamar, muito pelo contrário. O lugar é para descansar, já que Kiriri-Eté em Tupi-Guarani significa "lugar do verdadeiro descanso". Deitado na cama do quarto e com as cortinas abertas, o que mais impressiona é a natureza. Uma das paredes do quarto é de vidro com toda a visão da serra. De dia o céu azul, a noite as estrelas. E no alto da serra, sem qualquer poluição, a quantidade de estrelas é algo de fantástico. Tem-se a nítida impressão de poder toca-las com as mãos.







De lá você pode marcar excursões para os principais pontos turísticos da região, inclusive uma visita imperdível a cascata Véu de Noiva, Morro da Igreja e Pedra Furada. Pode aproveitar o luar ( meu Deus como é estrelado), fazer rapel, praticar tiro ao alvo com arco e flecha, passear a cavalo, fazer caminhadas ecológicas e finalmente descansar na beira do lago numa boa e tranqüila pescaria. 


Clique na imagem para ampliá-la

Conhecendo este ou aquele ponto turístico você ainda pode parar nas fazendas de maçã que mantém suas porteiras abertas com placas "colha e pague", onde você colhe a fruta do pecado. Uma experiência inédita. 




Um privilégio para poucos, já que a lista de espera é grande e desta vez os privilegiados fomos nós, eu, esposa e filho. Vale a pena esperar e se dar de presente este descanso no meio de tanta beleza. Ao amanhecer a pousada fica acima das nuvens literalmente e ao anoitecer, sem comentários...

Por do sol 


Não demora muito o inverno estará batendo à nossa porta. Confira às promoções aqui: http://www.kiririete.com/inverno2012.htm. Clique aqui e veja muito mais fotos. Reservas pelos telefones (49) 8802-3099, 3278-5481 e 3278-4690. O site da pousada é http://www.kiririete.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário