segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PARQUE UNIPRAIAS CAMBORIÚ COMPLETA 10 ANOS


Quem conhece apenas em ouvir falar e ainda não viu sequer um vídeo ou uma imagem do Parque Unipraias, não tem idéia do que o complexo significa para o turismo de Balneário Camboriú, de Santa Catarina e até do País. São 10 anos completados neste mês de agosto, nos quais o Parque Unipraias investiu nada menos do que 20 milhões de reais e se tornou passagem obrigatória nos passeios turísticos e visitas realizadas pela região, tanto que foram mais de 4 milhões de visitantes nesse tempo.



Para se ter uma idéia, o Parque é o único do Planeta a ligar duas praias por bondes aéreos (teleféricos), a Praia Central de Balneário Camboriú, à praia agreste de Laranjeiras, ao sul da cidade e do outro lado do rio Camboriú. O Parque está aberto o ano inteiro e, talvez por este motivo, seja uma das principais atrações de Balneário Camboriú que, por muito tempo, foi destino turístico apenas para o lazer em praias. Há 10 anos essa realidade mudou, e o Unipraias ajudou a cidade, que vivia apenas do verão, a entrar na rota dos passeios em todas as estações do ano, ao lado de outro grande complexo turístico do município, o Cristo Luz.



Apaixonou visitantes por outros nichos de turismo, de aventuras e ecológico; ensinou crianças a conviver com a natureza e a respeitar as espécies da fauna e flora, e continua fazendo tudo isso de maneira intensa, tanto que já recebeu diversas premiações, entre elas Prêmios Top de Marketing ADVB/SC 2000 e 2008; 7º Prêmio Empresa Cidadã - ADVB (2005); Prêmio Destaque do Turismo – Revista Turismo/RJ (2002); Prêmio Fritz Müller – Fatma (2001); Prêmio Amigo de Santa Catarina – Governo do Estado (2001); Troféu Destaque ABIH/SC (2000); Prêmio Master de Turismo “Ô Catarina” – ABAV/SC (1999/2000/2001); e Prêmio Qualidade Superior (pela Leitner-1999).

São 202 mil metros quadrados de área verde, passarelas, um cenário imperdível com uma panorâmica de toda a praia Central de Balneário Camboriú a mais de 180 metros de altura, na sua segunda estação, a da Mata Atlântica, sobre o Morro da Aguada. A primeira estação está na Barra Sul, onde está instalada praça de alimentação e lojas, e onde se faz o embarque e se recebe instruções do passeio inesquecível. São 47 bondinhos italianos que realizam o trajeto por cabos que recebem manutenção constante, iniciando a passagem sobre o rio Camboriú e o bairro da Barra.


Chega, então, à Estação Mata Atlântica, na qual o visitante pode realizar parada, e conhecer as trilhas ecológicas, fazer passeio radical no Yoohooo!!!!, que é o trenó de montanha a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora, ou praticando arvorismo no Parque de Aventuras, outra grande atração do Uniprais, em que se pode aproveitar a natureza de várias maneiras. Na terceira estação, o turista ou morador poderá desembarcar na Praia de Laranjeiras, visitar a praia, e retornar pelo parque, com o mesmo ingresso adquirido. Também existe há oito anos o projeto Parque Escola, no qual já participaram mais de 50 mil estudantes no programa “diversão que educa”, com foco na responsabilidade social e a preservação do meio ambiente. Também promove programa à profissionais, que realizam treinamento empresarial. Nesse caso, a intenção éa melhorar a comunicação, a liderança e a competência em vendas. As atividades são desenvolvidas por um consultor que, após treinamento, emite relatório às empresas. Por alguns desses motivos, ou por outros que fazem parte da história e do dia-a-dia do parque, é que o Unipraias deve ser visitado, não apenas com os olhos em portas retratos, na internet, ou em programas de televisão. Conhecer o Parque Unipraias de perto, ou reviver o passeio, vale a pena, há uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário