segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BALEIAS FRANCAS - AS GIGANTES DO MAR

BALEIAS FRANCAS - AS GIGANTES DO MAR

Entre junho e novembro, às Baleias Franca fogem do frio da Antártica em busca de águas mais calmas e quentes para acasalar, dar a luz aos filhotes e amamentá-los. O local escolhido para esse imenso berçario é aqui, na Praia do Rosa, em Imbituba - SC. Céu de brigadeiro e mar de almirante. Assim começou nossa eco-aventura. Levantamos às 07:00 hs, café rapidinho e embarcamos para ver essas maravilhas. Espetacular! Para quem não sabe, o ecoturismo é uma atividade desenvolvida junto à natureza, buscando o bom planejamento a sustentabilidade da região. Sabendo utilizar os recursos naturais de forma consciente, o turismo pode proporcionar benefícios para a comunidade local, proporcionar melhores condições de vida, além de gerar empregos e renda. Assim faz o Homem das Baleias, meu amigo Enrique Litmann, presidente do Instituto Baleia Franca e proprietário do Vida Sol & Mar Eco Resort e Beach Village, aqui na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba.


Clique na imagem para ampliá-la

Esse fenomenal turismo de observação de baleias insere-se como uma alternativa de interação dos homens junto a estes animais dentro de seu habitat natural, possibilitando aos visitantes vivenciar uma experiência única e recompensadora.


Clique na imagem para ampliá-la

Aqui na Praia do Rosa, por conta do esforço do Instituto Baleia Franca, está crescendo, e vem apresentando melhores resultados a cada ano. O IBF mantém parceria com o Grupo Vida Sol e Mar para a realização dos passeios de observação de baleias com turistas. Enquanto o Instituto Baleia Franca fornece apoio técnico ao turismo de observação de baleias na APA da Baleia Franca, o grupo Vida Sol e Mar, por sua vez, reverte ao IBF 5% do valor total arrecadado com os passeios. Ontem ainda foram embora nove jornalistas estrangeiros, entre eles Vanessa Pires Ramos - da TAM Airlines (brasileira que mora na Alemanha), Karin Luize de Carvalho - BZ.COMM (brasileira que mora na Alemanha, RP), Arnd Petry - Redaktionsbüro Arnd Petry, Joceli Cardozo - Santa Catarina Travel / SANTUR, Ursula Wiegand - Freelancer, Bernd Kregel - Epoch Times, SHZ, Oberbayerisches Volksblatt, Dagmar Kluthe Kluthe - Freelancer, Andreas Dauerer - Focus Online, isso sem contar os ingleses, franceses, argentinos, americanos e brasileiros..., com matérias publicadas nos principais periódicos do Brasil e exterior.
Nunca um passeio é igual ao outro. Não existe essa rotina, o que da muito mais emoção, pois literalmente saimos a "caça" da baleias, mas uma caça pelos melhores ângulos fotográficos já que felizmente a única arma que usamos são nossas máquina fotográficas, além de muitos aplausos. Por isso é inquestionável a preferência aos barcos acompanhados por biólogos do Instituto Baleia Franca, eles garantem que as normas de aproximação sejam cumpridas. Além disso, esse fantástico turismo de observação ganhou um grande reforço. Trata-se da nova e moderna embarcação, o Baleia Franca III, com capacidade para cinquenta passageiros e dois tripulantes, tecnologia de ponta, dois potentes motores, radio VHS, ecosonda com GPS, balsas salva-vidas infláveis , banheiro e todo o conforto necessário para tamanha aventura.

Clique na imagem para ampliá-la

É importante ressaltar que o passeio é realizado dentro das leis pertinentes da portaria nº 117, conforme o artigo 2 e 3 que descreve a distância mínima de aproximação. A legislação exige que os motores da embarcação sejam desligados a 100 metros do animal. O barco pode permanecer junto às baleias por apenas 30 minutos, onde após este tempo, é permitido religar os motores apenas com visibilidade das mesmas e a uma distância de 50 metros. Cabe lembrar que são permitidas apenas duas aproximações ao mesmo indivíduo, e que é proibido perseguir e interromper o deslocamento dos animais.

Clique na imagem para ampliá-la

Atualmente sabe-se que esforços de Instituições Não Governamentais têm assegurado, com muitas dificuldades e dedicação, a preservação de populações enquadradas em risco de extinção. Foi dentro deste contexto, que o Instituto Baleia Franca desenvolveu o Programa de Monitoramento de Baleias Franca (PROMOBA), que visa à preservação da espécie Eubalaena australis no âmbito da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca em Santa Catarina, auxiliado pelo levantamento de dados científicos sobre suas características, comportamento, ecologia, migração, longevidade, tamanho populacional entre outras questões, buscando uma integração harmoniosa com o desenvolvimento humano. Para tanto, são realizados monitoramentos diários nas praias da APA, com auxílio de estagiários previamente capacitados por biólogos do IBF.

Clique na imagem para ampliá-la

Lembro ainda que a temporada desses gigantes dos mares termina na metade deste mês de novembro, quando mães e filhos retornam às suas origens. Outra informação importante é que o verão por aqui já começou e está bombando.



Clique na imagem para ampliá-la


Nenhum comentário:

Postar um comentário