segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CANELA, O SEU DESTINO DE VERÃO NA SERRA



CANELA, O SEU DESTINO DE VERÃO NA SERRA
 
O verão chegou e Canela é o destino turístico daqueles que querem curtir esse período com muita diversão e alegria. A cidade oferece uma diversidade de passeios para os que optarem pela Serra Gaúcha para viver a temporada de férias.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Visitar as belezas naturais e desvendar os mistérios que envolvem sua imponente geografia é a primeira dica de programação em Canela. Cascatas, rios, canyons e montanhas servem de cenário e abrigo à fauna e flora variadas e para a prática de esportes de aventura. O roteiro começa pelo Parque do Caracol, cuja maior atração é a exuberante Cascata do Caracol. Ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Sul e eleita a segunda maravilha do Estado, sua queda livre de 131m forma uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria que conduz à base da Cascata. O Parque está localizado a 7km do centro de Canela, na RS-466.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Próximo ao Parque do Caracol encontra-se outro monumento natural. O Parque Municipal do Pinheiro Grosso fica às margens da RS-466. O visitante pode observar a araucária que deu nome ao estabelecimento. Com cerca de 700 anos, o “pinheiro grosso” tem 48 metros de altura. São 2,75 metros de diâmetro e 7,5 metros de circunferência - medidos a 1,2m da raiz. Para fechar um círculo em volta da árvore, são necessárias cerca de 12 pessoas. O Parque conta com passarela e deck de observação até o Pinheiro Grosso, bilheteria, administração e sanitários. Para os mais aventureiros, passeios pelas trilhas permitem a observação da fauna e flora local. O passeio segue pelo Parque da Ferradura, com trilhas ecológicas de 10 min a 3 horas de duração. Desfrute de seus mirantes espetaculares para o Rio Caí em forma de ferradura e para a cascata do arroio Caçador, em um canyon de 420m de profundidade.

Um mundo de aventuras
 
Clique na imagem para ampliá-la

Para aqueles que querem aliar aventura ao conforto e infraestrutura, em cenários naturais perfeitos há um toque refinado do empreendimento humano, harmonizando a atualidade com a preservação constante da natureza. Tirolesa, escalada, rafting, quadriciclo e outros esportes de aventura podem ser praticados no Alpen Park, que é também o primeiro parque de trenós do Brasil. Uma descida de montanha em meio à natureza, a bordo de trenós para até duas pessoas, é uma de suas maiores atrações. Dispõe ainda de lanchonete panorâmica e lojas de souvenires, cinema 4D e a maior montanha russa em aço do Rio Grande do Sul.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Da aventura, parte-se para o turismo rural. As margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, aos poucos vai se avistando um empreendimento surpreendente: o Alambique Flor do Vale, que compreende um moderno alambique para a produção artesanal da cachaça, com visitação à produção, restaurante, empório e um parque de natureza abundante com rio e cachoeiras.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em uma construção que mistura tradição e modernidade, o amor pela arte de produzir cachaça está em todos os detalhes, desde a produção criteriosa até o cuidado com a preservação do local.

Retornando para a cidade, é hora de conhecer o artesanato canelense. Em madeira, cipó, tecido, crochê, tricô e utilizando elementos da região, como a especiaria que dá nome à cidade, o visitante encontra peças exclusivas. Não há como não se encantar pela beleza dos artigos e pela riqueza e perfeição dos detalhes feitos à mão. Na praça João Corrêa, no estacionamento da Casa de Pedra e no Centro de Informações Turísticas o visitante encontra peças produzidas pelos artesãos locais, mas há também outras casas do ramo espalhadas pela cidade.

Excelência na gastronomia e hotelaria 

O Bistrô Empório Canela é o melhor da região - Clique na imagem para ampliá-la

Canela possui cerca de 60 hotéis e pousadas muito bem preparados para receber o turista. Opções não faltam para quem quer ficar bem instalado. Os hotéis e pousadas possuem calefação para o frio e ar condicionado no verão. A hospitalidade da comunidade canelense é constante no bom atendimento. No ramo gastronômico, Canela oferece opções para todos os gostos e ocasiões. São restaurantes, cafés coloniais, cantinas, fondues, pizzarias e casas de lanches que encantam os visitantes. Tudo com muito requinte, aconchego e ótimo atendimento. São 74 restaurantes, bares e similares à disposição.

É impossível falar em gastronomia sem destacar o sabor único dos chocolates da Serra. Com a qualidade que caracteriza sua produção e com o sabor incomparável da fabricação caseira, as infinidades de bombons, ramas, fondues, trufas e especialidades são ótimas opções de presente ou lembrança da cidade.

O melhor da noite na Serra

Para aqueles que quiserem curtir a noite da Serra, Canela oferece várias opções de bares e cervejarias. A combinação de petiscos criados por uma consagrada chef de cozinha, uma carta de cervejas elaboradas por um mestre cervejeiro e um ambiente super acolhedor com música para todos os gostos é a pedida do Boteco do Bill. O local é famoso pelos seus “duos do boteco”, combinações harmonizadas de petiscos com cervejas. Possui dois ambientes – bar e sinuca – e um estilo de música a cada dia. O Boteco do Bill está localizado na RS235 - Estrada Canela/Gramado. Um bar especializado em cervejas especiais, conjugado a uma charmosa hospedaria com três suítes temáticas forma o ambiente acolhedor do Pier 704. O local se diferencia por suas cervejas artesanais, nacionais e importadas que, aliadas aos petiscos de boteco, vão deixar o visitante com um gostinho de quero mais. A obra foi projetada e decorada com móveis e objetos de antiquário e de família, madeiras de demolição, lembranças de viagens e obras de vários artistas da Serra Gaúcha. Uma pequena biblioteca está à disposição dos hóspedes e clientes. O atendimento é também uma atração à parte: personalizado, é feito pelos próprios proprietários, tornando ainda mais especial a experiência da visita. Está localizado na Estrada que vai para o Parque do Caracol.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A melhor cerveja artesanal do sul do Brasil pode ser encontrada na Cervejaria do Farol. A degustação da bebida é um verdadeiro encontro com a cultura da sua fabricação, que utiliza apenas quatro elementos em sua composição: a água, o malte, o lúpulo e a cevada. Produto fabricado há mais de 240 anos na Alemanha, encontrou em Canela a pureza da água para fabricar uma cerveja com o mais alto grau de qualidade, mantendo o padrão da Lei da Pureza alemã. Menu principal, tira gosto, petiscos, bebidas variadas, sobremesas e música acústica completam as opções do que se fazer enquanto se degusta a cerveja do Farol.

CONHEÇA OUTROS ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS

Estação Verde Adventure Park
 
Clique na imagem para ampliá-la

Lembrar de um tempo que se perdeu na história. O aconchego, o ambiente rústico, o apego à natureza e o desejo de uma vida saudável. No Estação Verde você se reencontra com este mundo. Com uma área de 5 hectares, proporciona atividades de lazer para pessoas de todas as idades e atrações para toda a família. Abismo radical, circuito de aventura, paintball, passeio a cavalo, passeio de charrete, passeio de pônei, rally extreme, tirolesa superman, trekking, pêndulo, quadriciclos, passeio aos cânyons, rafting, rapel cascading e trilhas de aventura.
 
Parque das Sequóias
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Parque das Sequóias possui uma das maiores coleções de coníferas do mundo, onde destacam-se as Sequóias, e a Ginkgo Biloba, a espécie viva de árvore mais antiga do planeta.

Parque do Sesi

São 17 hectares, a 2,5 km do centro, com toda infraestrututra para lazer. Possui churrasqueiras, trilhas, cascatinha, pracinha, salão de festas, cantina, ginásio, campo de futebol e quadras de areia.

Parque Fazenda da Serra
 
Clique na imagem para ampliá-la

Complexo turístico de 4 milhões de m², com lagos, quadras de esporte, piscina e parque infantil. Pode-se vivenciar o dia-a-dia de uma fazenda, andar a cavalo, conhecer o processo de ordenha e fabricação de queijo, além de saborear o melhor da culinária gaúcha.

Ecoparque Sperry

Clique na imagem para ampliá-la

O Ecoparque Sperry situa-se a apenas 10 Km do centro de Canela. Conta com uma área de 20 hectares em meio à Mata Atlântica banhada por três cursos d'água. Todos com forte declive em relação às suas nascentes, proporcionando a formação de diversas cachoeiras, cascatas e cânions. São estes cenários naturais intocados que descortinam-se através das trilhas e convidam os visitantes para um agradável percurso recompensado por uma verdadeira interação com a natureza local.

Parque Terra Mágica Florybal
 

No Parque Terra Mágica Florybal adultos e crianças vivem muitas aventuras! Réplicas de dinossauros que se movem e emitem sons, muitas reproduzidas em tamanho natural, teleférico para se voar nas asas também de um dinossauro e passeio de dino móvel são grandes atrações. E também Aldeia dos Índios, felinos que se movimentam e emitem sons, castelo medieval, mini fazenda de cacau, floresta mágica e o incrível cinema 7D! Em cada detalhe, uma história encantadora. Em cada trilha, muitas surpresas e emoções. Tudo com o aroma do chocolate Florybal, que invade os ambientes.

Catedral de Pedra
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes encontra-se no coração de Canela e sua beleza é grandiosa. Construída em estilo gótico inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos. Foi eleita pelo site Terra como uma das sete maravilhas do Brasil. Com iluminação noturna permanente, transformou-se também em um ponto turístico durante à noite. A um intervalo de tempo, as luzes da Catedral de Pedra mudam de cor e o visitante pode acompanhar a igreja ser iluminada por um conjunto de belas tonalidades.

Castelinho Caracol
 
Clique na imagem para ampliá-la

A caminho do Parque do Caracol, encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, também conhecida como Castelinho Caracol. O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!
 
Mundo a Vapor
 
Clique na imagem para ampliá-la

Paris, 1895. Uma locomotiva desgovernada colide contra a parede da estação, atravessando-a e precipitando-se para a rua. A reconstrução desse famoso acidente ferroviário é apenas o começo das atrações do Mundo a Vapor. O Parque foi uma ideia pioneira, que surgiu em 1939, através da Família Urbani. Inspirados pelas máquinas a vapor, que transformaram o mundo industrial, colocaram em prática a sua utilização em réplicas perfeitas fabricadas artesanalmente, sendo únicas no mundo.

Casa de Pedra
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Casa de Pedra é uma construção histórica que forma um belo conjunto arquitetônico no centro da cidade. Atualmente, abriga um cineteatro e dispõe de espaço para exposições artísticas.

Vinícola Jolimont

A Vitivinícola Jolimont está localizada no vale do Morro Calçado, no interior do município de Canela, a 4 km do centro da cidade. Cercada por florestas virgens, a região possui paisagem exuberante, onde as videiras crescem em harmonia com a natureza.
 

Recepcionados por enólogos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os parreirais e suas técnicas de cultivo. Após, seguem para o interior da vinícola, onde podem conhecer a mais apurada técnica de vinificação trazida de Bordeaux, mais conhecida como método clássico de elaboração. Além disso, visitam a cave de envelhecimento, onde os vinhos já engarrafados adormecem para aprimorar ainda mais sua qualidade. A visita segue com uma degustação, onde os enólogos ensinam as técnicas para uma boa apreciação do vinho.

Feito a Dois

Uma visita ao mundo Feito a Dois não pode sair do roteiro para aqueles que admiram a arte, o design e o estilo de mesa. Desde 1994, a marca faz valer seu slogan: vidro em estado de arte. Decorativas e utilitárias, as peças da Feito a Dois encantam decoradores, arquitetos e colecionadores e podem ser encontradas nos cafés da manhã dos hotéis mais estrelados do Brasil.

Museu da Moda
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Museu da Moda reconstrói 4 mil anos de moda feminina. É assim que o MUM apresenta aos visitantes a sua coleção de indumentárias divididas em ambientes tematizados, criados pela estilista Milka Wolff. O vestuário assírio, persa, grego e romano, da Idade Média ao Renascimento, do século XIX e XX, os modelos, cores e formas que modelaram a mulher podem ser conferidos. Além disso, a galeria "Tributo a Lady Di", que traduzem a elegância do vestir feminino, é uma das que mais atrai os visitantes.

Vinícola Granja da Telha
 

A Granja da Telha é uma vinícola familiar, com uma produção limitada de vinhos finos, preservando hábitos tradicionais em harmonia com a exuberante natureza que está em volta do empreendimento. A vinícola abre diariamente, das 10h às 18h, e oferece um ótimo passeio para quem quer aprender sobre a elaboração dos vinhos, permitindo degustar a linha que nela é produzida.

Flâmmi Mundo da Vela

Na loja e fábrica Flâmmi Mundo da Vela você encontra mais de 400 tipos de velas feitas artesanalmente. A loja é reconhecida como atrativo turístico de Canela por apresentar ao vivo a produção de velas esculpidas à mão, que encanta a quem assiste, já que utiliza técnica única e pioneira no Brasil. O Mundo da Vela situa-se a poucos metros da Catedral de Pedra, ao lado do Parque do Lago.

Parque da Ferradura - Clique na imagem para ampliá-la

Pinheiro Grosso - Clique na imagem para ampliá-la
 
Informações sobre hospedagens, hotéis, eventos e atrações turísticas na Central de Informações de Canela – telefone (54) 3282.2200 – email: - centraldoturista@canela.rs.gov.br – Endereço: Largo da Fama, 77.

3 comentários:

  1. JEFF, meu caro,
    apesar de gaúcho, com tanto tempo de Rio, nunca tive oportunidade de conhecer CANELA.
    Até agora...Hoje teu blog me levou lá, e com maestria. Está muito bom.
    Não só o teu voto é com V maiúsculo, como vou compartilhar em minha pg 'turismo' do fb 'Refúgio-na-Montanha-_-Rio-de-Janeiro-Le-Refuge-Teresópolis', com fotos, linkadas na fonte, é claro.
    Conte com nossa torcida, e algum esforço tipo 'With a Litle Help from my Friends', deste teu emérito fã.
    Abraço, Edu
    ps: Jeff, o google não perdoa e não deixa comentar com outro endereço. O que estou usando 'forçado' é antigo e o blog 'Aos Empreendedores do Varejo' é uma idéia em hibernação, não está atualizado. Até o www.varejototal.zip.net está sucumbindo, perante a falta de tempo e às redes sociais...@edubuys

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado. As belezas naturais de Gramado estão exatamente em Canela, um paraíso. Lugar ótimo para se viver.

    ResponderExcluir
  3. Beautiful pictures! Congrats on being a finalist in the BigBlogExchange! I wish you the best of luck!

    Boa sorte!

    Andy
    BackpackingDiplomacy.com

    ResponderExcluir