sábado, 6 de julho de 2013

PERNAMBUCO - É SÓ CHEGAR


PERNAMBUCO - É SÓ CHEGAR
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Sempre é um prazer voltar a Recife, Olinda, enfim, ao lindo Estado de Pernambuco, que vem se repaginando a cada dia, onde o velho se torna novo. Novos espaços, novos eventos, e acima de tudo investindo pesado no turismo, a melhor indústria deste nosso Brasil. Para se ter uma pequena idéia, aqui em Pernambuco, somente nos últimos anos, o fluxo de turistas tem aumentado consideravelmente, superando a casa dos seis milhões de turistas que visitaram os principais os principais destinos turísticos pernambucanos. Não é à toa que com o objetivo de incrementar ainda mais este fluxo, principalmente agora às portas de grandes eventos internacionais, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, está realizando não só no Brasil, mas também no exterior, "Workshop Pernambuco é Só Chegar", com o objetivo de apresentar toda a potencialidade turística do Estado. Entre os meses de maio e junho, 1.750 agentes e operadores de turismo de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), Florianópolis foram capacitados para vender Pernambuco como destino de lazer e negócios. A escolha dessas cidades levou em consideração alguns fatores: o ranking de vendas das principais operadoras, o crescimento desses mercados, a falta de grandes eventos promocionais nessas cidades e a ampliação da malha aérea. Atualmente, o Recife possui voos diários oferecidos por pelo menos quatro companhias aéreas para esses destinos, explicou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Os workshops começam com uma palestra sobre o destino Pernambuco. Em seguida, os agentes e operadores participam de uma rodada de negócios com empresários dos atrativos e equipamentos turísticos do Estado. Por fim, os participantes são convidados a apreciar o melhor da gastronomia e da cultura pernambucana. Os cardápios são assinados por renomados chefes e os shows apresentados por legítimos representantes da música pernambucana. O Workshop Pernambuco é só chegar conta com o apoio do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) e da Prefeitura da Cidade do Recife.
 
Clique na imagem para ampliá-la

E eu estou vendo a diferença entre o ano passado e agora. Novas atrações, Casa da Cultura, o antigo presídio, que diga-se de passagem, um dos melhores pontos para se fazer compras. Muito bem bolado mesmo e as obras que estão sendo feitas no antigo Cais do Porto, seguindo o que aconteceu em Puerto Madero e no Cais de Belém são de tirar o chapéu. Obras pra todo lado, carros da FIFA pelas ruas, segurança, rica gastronomia... Já o lema de Recife, a Capital, segue no mesmo ritmo "Recife de Quer". Recife também ganhou uma mega exposição permanente de artesanato. O Centro de Artesanato de Pernambuco abriu as portas ocupando todo o Armazém 11, ao lado da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, com números impressionantes. Foram investidos R$ 6,5 milhões no espaço, que conta em sua área construída de 2 mil e 511 metros quadrados com 16 mil peças de 500 artesãos de Pernambuco. Os produtos comercializados na loja vão desde pequenos suvenires até peças de maior valor agregado, por serem assinadas por mestres como Manoel Eudócio, Thiago Amorim, Ana das Carrancas ou seus familiares, que perpetuam a tradição. Eles trazem etiqueta com nome, e-mail e telefone de cada artesão, na tentativa de aproximá-los do consumidor final, que podem pedir novas encomendas.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A loja se espalha por mil metros quadrados, com criações em barro, madeira, palha, cestaria, tecidos, escamas, papel-machê, entre outros materiais. O projeto arquitetônico é de Carlos Augusto Lira, que pensou ambientes decorados como sala de estar, de jantar e quarto de casal, agregando a eles uma visão mais contemporânea. Na fachada externa, painéis grafitados por Galo de Souza. Local é uma grande loja pois todas as peças estão à venda. Além da parte da loja, o visitante do Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) também tem acesso às exposições itinerantes do Espaço Galeria de Arte, coordenado pela Secretaria de Cultura; auditório com 120 lugares; o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com exibição permanente de obras premiadas desde 2007 na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) e dois atendentes bilíngues por turno; e o restaurante Bistrô e Boteco, com capacidade para 220 pessoas e horários de funcionamento que se estende até mais tarde.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ação integrada entre o governo do estado e da AD-Diper, dentro do Programa de Artesanato de Pernambuco, o Cape é a segunda iniciativa do gênero no Estado.
 

ACESSIBILIDADE

Um passeio na praia e um banho de mar: Para muitos, momentos de lazer comuns, para outros, mais especificamente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, situações difíceis de acontecer. Pensando nisso, a Setur-PE, através da Empetur,  criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. Exemplo disso entre outras, e a da Praia de Boa Viagem, no Recife, localizada em frente ao Internacional Palace Hotel, a Setur-PE e a Empetur, em parceria com a Prefeitura do Recife e com a UNINASSAU, montaram no local a arena de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação foi implantada em uma área com cerca de 200m², que está sendo montada e desmontada de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próximo ao novo posto do Corpo de Bombeiros. No espaço, os visitantes podem desfrutar de uma esteira de acesso ao mar, também com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra poliesportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem e o banho assistido. Vinte e um estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU apoiam os visitantes no Praia Em Boa Viagem, o projeto ainda conta com uma Rota Acessível, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem, e dispõe de rampas, calçadas com pisos táteis e travessia com semáforos sonorizados. Na orla, em frente ao espaço destinado ao projeto, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência também podem ser encontradas. Os dois quiosques do calçadão que ficam próximos à arena possuem cardápios em Braille para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Para a funcionária pública e atleta paraolímpica Suely Guimarães o Praia Sem Barreiras é uma importante iniciativa de inclusão social para as pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida. “Uma experiência louvável. Precisávamos de um projeto assim. É através de ações como estas que nós temos condições de aproveitar o que temos de melhor, que é a praia. A Secretaria e todos os órgãos envolvidos estão de parabéns”, destacou. Já o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, comenta que esta é uma iniciativa de grande importância para o turismo do Estado. “Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Hoje, estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, Boa Viagem e Porto de Galinhas, outras praias do Estado receberão o Praia Sem Barreiras.

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar nas praias que fazem parte do Praia Sem Barreiras. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais e arenitos, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para as escolhas dos locais.
 
De recife, a Capital segui para Olinda só para matar saudades, rever amigos de comer aquele Bacalhau no "Patuá". Vir a Recife e não ir a Olinda é melhor então nem vir. Só sei de uma coisa, tudo está funcionando direitinho e Recife fez a lição de casa perfeitamente, só falta agora o Brasil ganhar a Copa do Mundo, pois se depender de Recife, com a sua imensa capacidade de receber gente de todos os cantos de  mundo e em quantidades absurdas, a Copa é nossa. Vale comentar ainda que a viagem não terminou em Olinda, seguimos em frente para o maior São João do mundo, cuja matéria é especial e pode ser lida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário