quarta-feira, 3 de setembro de 2014

27ª OKTOBERFEST DE IGREJINHA - RS



Inspiração histórica marca os trajes oficiais da corte



A celebração da cultura germânica que passa de geração para geração motivando milhares de pessoas a participarem da Oktoberfest de Igrejinha também estará presente nos trajes oficiais das soberanas desta 27ª edição.

Além da beleza no design, as roupas deste ano trazem inspirações históricas. “Fomos buscar na história da nobreza a inspiração para o desenvolvimento dos trajes oficiais, pois as vestes da corte sempre tiveram importância cultural e econômica e são um fator para a compreensão da sociedade”, explica Tatiana Kunst, esposa do presidente da festa, Leandro Kunst, e responsável pela identidade visual da corte da 27ª Oktoberfest de Igrejinha.

Ela lembra ainda que os tecidos bordados, rendados e luxuosos, nos séculos XVIII e XIX, eram privilégio da nobreza, assim como seus tamanhos, ajustes e até a altura e a largura das saias, que continham diversas anáguas para sustentar o formato volumoso e arredondado.

Cada uma das componentes da corte desta 27ª Oktoberfest de Igrejinha irá desfilar um modelo com inspiração diferente. O traje da princesa Lidiane Bischoff foi desenvolvido a partir de uma composição inspirada em Sissi, a Imperatriz. Figura esbelta e com ares de fada, com uma beleza radiante, ela tinha um sorriso irresistível e encantador. O vestido é composto por um corpete recortado e uma sobre-saia barrada com bordados de renda, canutilhos e lantejoulas. Os tons de azul escuro traduzem uma personalidade que lutou pela sua singularidade em tempos onde os protocolos da realeza eram muito rígidos.

Para a princesa Natalia Wilbert, a inspiração foi a Pincesa Guilhermina de Prussia. A partir dessa referência, o traje tem cortes retos e bem definidos, que alongam a silhueta bem marcada. Para trazer para os dias atuais, foi usado um tom rosa vibrante que combina com a personalidade dessa talentosa compositora e defensora da música. Nos detalhes foram utilizados galões dourados e rendas que remontam ao luxo da época.


Já a rainha Juliane Mergener recebeu um traje que inclui uma capa em veludo alemão, ricamente bordada com aplicação de renda de guipir, trazendo um gênero romântico e sobreposta a uma saia colorida e contrastante em tons que remetem ao dourado. Ele foi inspirado na Rainha Carolina de Ansbach, conhecida pela sua inteligência e personalidade forte. Com sua mente vivaz, Carolina tornou-se uma influente intelectual na sua época.

Estas três personalidades foram escolhidas para a confecção dos trajes da Corte da 27ª Oktoberfest justamente por serem figuras marcantes e peculiares em seus tempos, de opiniões e personalidades fortes. “Mesmo com inspiração histórica, criamos uma corte irreverente e audaciosa com trajes diferentes, mas que carregam a identidade no design e nos materiais utilizados produzindo um conjunto harmonioso e que valoriza a beleza e personalidade das nossas soberanas”, afirma Tatiana. Os trajes foram criados por Joana Ebert, Neli Melo e Tatiana Kunst.

A 27ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 10 a 19 de outubro com diversas atrações musicais e culturais como comidas típicas, chope, jogos germânicos, produtos coloniais, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Na programação musical estão confirmadas as bandas SPC, Ira!, Fernando e Sorocaba, Comunidade Nin-Jitsu, Eric Di Bonatto, Pepe Manicini e Fatduo e Meio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário