quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CULTURA GAÚCHA - ACAMPAMENTO FARROUPILHA


PORTO ALEGRE OFERECE OFICINAS PARA TURISTAS SOBRE A CULTURA GAÚCHA DURANTE ACAMPAMENTO FARROUPILHA 

Clique na imagem para ampliá-la

Visitantes do Acampamento Farroupilha, maior festa da cultura e das tradições gaúchas que começa neste sábado, 6, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, terão já a partir do primeiro dia do evento a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa com as oficinas abertas do projeto Turismo de Galpão. O cardápio é amplo e será oferecido por 52 dos mais de 300 galpões de piquetes e entidades tradicionalistas que participam do evento. Até o dia 21 de setembro, quando a festa gauchesca se encerra, terão sido oferecidas 141 oficinas abertas ao público. (veja programação completa e diária em www.portoalegrecriativa.info)

Iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC) da capital, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha, o projeto Turismo de Galpão segue o conceito do Turismo Criativo de oferecer aos visitantes do evento a oportunidade de interagir com os piquetes e tradicionalistas para aprender conteúdos da cultural local e que fazem parte do cotidiano dos gaúchos.

Gastronomia - A culinária regional, por exemplo, inspira pelo menos 12 oficinas que serão realizadas por 17 piquetes dos 52 piquetes que participam do projeto. Elas ensinam, entre outras receitas, o preparo do churrasco, do arroz de carreteiro e de outras especialidades da comida campeira, de doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, do pão, da cuca, do café campeiro e do café de chaleira, este acompanhado do pastel de carreira.

O chimarrão, sua técnica, ritual e simbologia, bem como a história e as lendas em torno da erva-mate também poderão ser conhecidos por visitantes de outras regiões, ou aperfeiçoados pelos próprios gaúchos, em oficinas de diferentes formatos feitas por outros 12 piquetes. As opções para interagir com a cultura gaúcha são muitas: aprender a encilhar e montar um cavalo em uma mini fazendinha para; conferir como é feita a forja e afiação de facas; aprender como o gaúcho faz o nó em seu lenço; jogar truco e disputar um torneio; assistir apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos; acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul são algumas delas.

As oficinas do Turismo de Galpão serão oferecidas diariamente até o dia 21 de setembro, com várias opções entre 10h e 20h. A grande maioria das atividades é gratuita e algumas oferecidas com intérprete para outros idiomas como inglês, espanhol, francês e alemão, como ocorreu durante o Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa quando as atividades atraíram turistas de 42 países.

Galpão da Hospitalidade - O centro de referência de toda a programação, bem como o local de inscrição para as oficinas, será o Galpão da Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. A estrutura de quase 200 metros quadrados funcionará diariamente das 9h às 22h, com uma equipe de recepcionistas e intérpretes, espaço de convivência e material impresso com a programação das oficinas nas versões português, inglês e espanhol. Para orientar o público, 30 placas com indicações em três idiomas sinalizam o acesso ao Galpão da Hospitalidade dentro do parque, e os 52 piquetes e entidades tradicionalistas preparados para receber turistas em oficinas são identificados com o Selo Turismo de Galpão, exibido na área externa dos galpões.

Caminhadas guiadas - Outra opção de aproximação e contato com as tradições gaúchas e o ambiente dos galpões do Acampamento Farroupilha serão as Caminhadas Guiadas que terão seis edições entre 11 e 20 de setembro. Os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do programa Turismo de Galpão para visitação e atividades relacionadas à cultura regional. As Caminhadas Guiadas ocorrerão dia 11, com saídas do Galpão da Hospitalidade às 10h e às 15h; dia 13, com saída às 10h; dia 18, com roteiros às 10h e às 15h, e dia 20, com edição única às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário