sábado, 21 de fevereiro de 2015

NOVA TRENTO E A 1ª VITRINE RELIGIOSA


Nova Trento traz atrações de lazer diversificadas no Vale Europeu catarinense Da cultura típica italiana à religiosidade, a cidade agrega diferentes opções de turismo



Com cenários típicos do interior da Itália e atrativos voltados à religiosidade como carro-chefe, Nova Trento, localizada no Vale Europeu, reúne diversas opções de lazer capaz de agradar famílias, casais e a terceira idade. Os passeios podem abranger gastronomia, museus, capelas, parques, belezas naturais e rotas de compras. Situada próxima a cidades como a capital Florianópolis e a badalada Balneário Camboriú, Nova Trento vale a pena ser visitada em qualquer estação do ano. 


Abertura feita pelo Secretário Nacional de Políticas Públicas Vinicius Lumertz

Justamente por reunir tantos atributos é que a cidade recebeu neste último final de semana 1ª Vitrine Religiosa que fortaleceu, em âmbito nacional, o turismo religioso em Santa Catarina promovendo os destinos turísticos catarinenses e a produção religiosa. Esses foram os dois  principais objetivos alcançados pela Vitrine Religiosa, que aconteceu no Santuário Santa Paulina. 




O evento foi mais uma ação do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas, coordenado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Santuário de Santa Paulina, o Ministério do Turismo, a prefeitura de Nova Trento e municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e SANTUR. Durante os três dias de evento, foram realizados o Congresso Catarinense de Turismo Religioso e a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos.


Clique na imagem para ampliá-la

Na Feira, expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso mostraram as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, denominado Vale Sagrado Catarinense. Durante o evento foram organizadas programações paralelas tais como a Caminhada Noturna pelo Santuário de Santa Paulina, apresentações com músicos religiosos, gastronomia típica, visitas e degustação as vinícolas do município e encontros dos Destinos Religiosos. 


Clique na imagem para ampliá-la. O Congresso Catarinense de Turismo Religioso foi dividido em dois dias, sendo que um deles abordou o Turismo Religioso com temas sobre o desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, comercialização, perfil do consumidor, tendências e empreendedorismo no segmento. 


No segundo dia, a temática foi sobre Fitoterápicos e Tratamentos Naturais envolvendo assuntos sobre a Pastoral da Saúde, uso de fitoterápicos na rede pública de saúde e nutrição funcional, além do relato de experiência do Centro de Terapia Natural do Santuário de Santa Paulina.




Cabe informar que a região de Nova Trento recebe mensalmente 60 mil visitantes e uma das intenções da Vitrine foi agregar valor aos seus produtos, ampliar a permanência dos visitantes e diminuir a sazonalidade. As peregrinações que atualmente são sazonais receberam um upgrade dirigida para uma maior permanência dos peregrinos aproveitando as estruturas e diferenciais turísticos dos municípios participantes. 



Essa Vitrine Religiosa foi o primeiro passo para tornar a região referência nacional de excelência no turismo religioso. Estavam presentas um público superior a 10 mil pessoas, envolvendo empresários do setor, profissionais e estudantes de turismo, empresas organizadoras de turismo religioso, fieis e turistas em Nova Trento.




Para quem não conhece a cidade, precisa conhece-la. Um pedaço da Itália no Brasil. O encanto começa nas estradas que levam à cidade. O cenário bucólico do interior e a natureza preservada no entorno embelezam ainda mais a paisagem. O charme e ar intimista que guarda os traços da colonização italiana através do estilo de suas casas são um convite para visitar o município.



Uma dica para se hospedar na cidade é a Pousada Portal do Vígolo. O casarão sede da pousada faz parte da história de Nova Trento, desde 1932, quando foi construída para servir de moradia aos funcionários de uma fabrica de tecidos. O nome da pousada é em homenagem ao Bairro Vígolo, onde encontra-se o Santuário de Santa Paulina. O bairro é homenagem a cidade natal de Amabilie Visintainer (Santa Paulina), Vigolo Vanttaro, Trento, Itália. 


Clique na imagem para ampliá-la


Preocupados com a geração futura, a preservação da natureza tem fundamental importância para os proprietários que buscam sempre alternativas sustentáveis, como captação e utilização da água da chuva para utilização nos vasos sanitários, irrigação do jardim e lavações externas. O Aquecimento dos chuveiros são através de placas solares instaladas no telhado. Possuem uma composteira orgânica, criando o próprio adubo com restos de cascas de frutas, legumes, folhas secas, entre outros. Utilizam materiais recicláveis também na decoração.  São 6.000 metros quadrados de natureza no centro da cidade, a nossa disposição. E uma excelente opção de hospedagem para quem quer desfrutar de tranquilidade e conforto junto a natureza.



Outra tradição herdada dos imigrantes italianos conservada até os dias atuais é a religiosidade. Nova Trento possui mais de 30 capelas e oratórios, entre eles, o famoso Santuário de Santa Paulina – homenagem à primeira Santa Brasileira. Além de ser considerada a capital catarinense do turismo religioso, é o segundo maior destino turístico do segmento no país depois de Aparecida do Norte em São Paulo.


Para conhecer mais aspectos da cultura local é passeio obrigatório o Museu da Cultura Italiana instalado próximo ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro no Morro da Cruz. Engenho de farinha de mandioca, utensílios domésticos, notas e moedas além da Casa do Colono e a Casa do Rádio são algumas das mais de 5 mil peças em exposição.


Outro do lugar que merece ser visitado é o bairro do Vígolo - local onde Santa Paulina viveu enquanto morou na cidade, onde se encontra o Santuário, os Bondinhos Aéreos Parque Colina e outros inúmeros atrativos.

BAIRRO DO VÍGOLO



Parreiras plantadas ao longo do caminho até o bairro do Vígolo despertam a atenção dos visitantes. Ao lado de cada parreiral há placa de identificação da espécie plantada. Ao longo da estrada é possível avistar vinícolas artesanais e casas de degustações de vinhos e de produtos típicos da gastronomia italiana.



Ao se aproximar da rua que dá acesso ao Santuário de Santa Paulina a concentração de artesanatos religiosos, peças produzidas pela população local e atrações culturais é grande.

Além da visita ao Santuário, outro lugar interessante é o Museu da Seda que fica aos fundos da Capela Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao estacionamento do Santuário. É uma réplica da fábrica de seda construída no final do século XIX por Santa Paulina e suas companheiras, utilizada para prover o sustento das irmãzinhas da congregação Imaculada Conceição. Após 20 anos em atividade a fábrica foi fechada por conta de uma praga que atingiu os bichos de seda.

BONDINHOS AÉREOS PARQUE DA COLINA


Na pracinha central do bairro – em frente ao Santuário - há uma charmosa estação de embarque para conhecer a região, a bordo do Bonde Turístico, um veículo que remete aos antigos bondes ingleses. O motorneiro, inclusive, veste o traje a rigor com camisa e calça social além do quépi. A atração faz parte do Bondinhos Aéreos Parque Colina, empreendimento turístico que fica ao lado do Santuário.

Clique na imagem para ampliá-la

O Parque Colina – instalado na cidade desde 2011 – é destaque na região por reunir natureza e fé com muita diversão. Com uma área total de 30 mil m² as atrações vão desde passeio com os bondinhos aéreos, agradáveis momentos em meio à natureza e também experiências de paz e reflexão em ambientes criados para contemplar e conhecer a história de Santa Paulina. É o caso do velário, da fonte de mármore branca com estátua de bronze da Santa, do painel artístico e da capela com decoração de revoada de pássaros de cristal, todos localizados na Estação Colina.


Ali outro destaque é o 1º Museu de Cera Sacro do país onde são expostas estátuas de personalidades da fé católica. Além da semelhança, a riqueza de detalhes das imagens tem impressionado os visitantes.


A imagem de São João Paulo II, a primeira a chegar ao museu, é a única do país. Produzida com base na aparência do então Papa durante visita ao Brasil na década de 80, traz detalhes como a unha roída do dedo indicador e também o leve estrabismo.  Já a imagem da Santa Paulina foi confeccionada a partir de uma fotografia. 


A Santa, em tamanho original, está sentada ao lado de uma cama onde repousa uma mulher. O cenário recria o quarto em que Santa Paulina tratava os enfermos e aproxima ainda mais o público do seu legado de caridade.

ROTA DE COMPRAS


Além de Nova Trento, outra opção de passeio é a cidade vizinha de São João Batista - distante 9 km. A cidade que foi a primeira a receber os italianos em Santa Catarina é a preferida por aqueles que gostam de sapatos. Com mais de 140 indústrias do segmento – sendo a maioria voltada à produção de sapatos femininos – possui várias lojas à beira da estrada. Muitas delas são outlets de marcas famosas onde é possível encontrar produtos de qualidade por preços mais acessíveis.

CULINÁRIA

Clique na imagem para ampliá-la

Um nos pontos fortíssimos do turismo em Nova Trento fica por conta do sua altíssima gastronomia tipicamente italiana e a minha dica é a Pousada Cantina Italiana. Tradicionalíssima e muito bem localizada. No Restaurante Cantina Italiana você encontra um espaço tipicamente italiano. A decoração possui inúmeras peças antigas, bicicletas penduradas pelo teto, rádios antigos, máquinas de costurar, enfim, de tudo um pouco num ambiente hospitaleiro, aconchegante e climatizado. O buffet oferece uma enorme variedade de massas, carnes, saladas e sobremesas, tudo com uma deliciosa sopa de capelete de entrada. A noite também servem a La Carte e rodízio de massas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário