quarta-feira, 30 de março de 2016

ROTA PARECIS - MATO GROSSO



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com o trade turístico realiza nos próximos dias 1 e 2 de abril Fampress com a imprensa de Cuiabá para o município de Campo Novo do Parecis (380 km da capital). O passeio tem o objetivo de divulgar a Rota Parecis, roteiro criado pelo município em parceria com as aldeias indígenas locais. Os jornalistas conhecerão as aldeias Wazare e Quatro Cachoeiras, o Salto do Utiariti, além de praticarem esportes de aventura como o rapel. Um verdadeiro convite às belezas naturais, históricas e culturais desse paraíso das águas e da diversidade cultural.


O projeto “Rota Parecis” é um roteiro turístico que vem sendo estruturado para oferecer ao turista a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia indígena, sua cultura, seus hábitos, bem como desfrutar de cenários incríveis, como os rios e cachoeiras com suporte e estrutura necessárias. 80% dos atrativos turísticos estão em áreas indígenas. Parte da programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal que acontece entre os dias 20 e 24 de abril em Cuiabá, esta é a quarta viagem dos jornalistas a destinos turísticos do Estado. Eles já conheceram Nobres, Chapada dos Guimarães e Cáceres. No próximo dia nove será a vez de Jaciara, a capital dos esportes radicais.


De acordo com o titular da Sedec, Seneri Paludo, a meta da atual gestão é transformar o turismo em um dos pilares de desenvolvimento econômico do Estado, a exemplo do agronegócio. Para tanto o Estado vem atuando fortemente em três frentes para alavancar o setor. “Estamos trabalhando um tripé como estratégia: infraestrutura, qualificação e promoção e divulgação. A FIT e os fampress entram como parte dessa divulgação, pois precisamos vender nosso potencial e esses eventos são uma excelente oportunidade, pois quem não é visto não é notado”, disse.

Roteiro


A aldeia Wazare, criada há cinco anos, está localizada às margens do Rio Verde. Ali hoje se desenvolve o etnoturismo indígena, onde a cultura dos Paresí-Haliti está em cada detalhe por meio das apresentações de danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e comercialização de artesanato. O local é perfeito para desbravar o Rio Verde através de passeio de barco e banho de rio.


Já a aldeia Quatro Cachoeiras está localizada a 33 km da cidade, dentro da Terra Indígena Utiariti. O nome deve-se às quatro belas quedas d´agua formadas pelo Rio Sacre, localizado neste território. Elas são paralelas umas às outras e cercadas por mata densa. Para chegar as quedas da Aldeia Quatro Cachoeiras, caminha-se em uma trilha curta e estreita. O local é de grande beleza e indicado para a contemplação.


O Salto Utiariti situado na Aldeia Indígena Utiariti, é um dos mais imponentes de Mato Grosso. Formado pelas águas do Rio Papagaio, tem queda de aproximadamente 90metros e grande volume d’água. Partindo da aldeia, com uma pequena caminhada, chega-se à parte superior da cachoeira onde há uma pequena piscina natural para banho. O lago tem correntes de água quente e fria. Para contemplar o salto de frente é necessário também caminhar por outra trilha íngreme e cercada por mata densa para se chegar a um mirante e apreciar sua beleza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário