segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

TURISMO & FÉRIAS EM RONDÔNIA

Turismo: Aproveite as férias em Rondônia 

Encontro das Águas

Rondônia tem muito a oferecer aos turistas, no coração da América do Sul. Esbanja além de paisagens deslumbrantes, muitas opções culturais e gastronômicas. A sensação de conhecer um pouco da Floresta Amazônica é única e o contato com a natureza é indescritível.


O estado vem ganhando cada vez mais destaque para o turismo brasileiro, graças ao seu patrimônio cultural riquíssimo em costumes, folclore, festas religiosas e belezas naturais. Com hotéis de selva, parques-hotéis e hotéis-fazenda e culinária exótica à base de pescados, o estado preserva as influências históricas e se destaca por seus rios.


Chegando à capital o turista encontra edificações históricas no centro da cidade - a exemplo do Mercado Cultural e o Museu da Memória Rondoniense (antigo Palácio Presidente Vargas) -, o maior teatro do Norte do Brasil, o Palácio das Artes, museus como o Memorial Rondon e Museu Internacional do Presépio. Imperdíveis passeios de barco no Rio Madeira de onde se vê a colossal Usina de Santo Antônio e a ponte Rondon-Roosevelt.


Nos arredores da cidade, há vários balneários e as manifestações indígenas e folclóricas na região do Baixo Rio Madeira, com acesso por barco.


Em Porto Velho, o turista saboreia desde a culinária ribeirinha na Feira do Porto aos finais de semana, passando pelos pescados tradicionais em vários restaurantes da orla do Madeira até a gastronomia internacional em redutos como o boêmio Bairro Caiari e outros pontos. O prato oficial de Porto Velho é o Pirarucu Rondon.


Para quem gosta de ecoturismo, em Rondônia o passeio é o ideal, com floresta tropical, cerrado, campos naturais, serras e pantanais, além de rios com belas cachoeiras, corredeiras e praias. O local é muito procurado por quem curte aventura e pesca esporte; oferece opções para a prática de rapel, escalada, parapente e canoagem.

Romaria Fluvial

Que tal percorrer os caminhos de Rondon- BR 364 e em uma viagem histórica conhecer o Portal da Amazônia Ocidental? Em Vilhena, cidade que tem a temperatura mais amena de toda a Amazônia, se principiam os caminhos de Marechal Rondon, herói da pátria que desbravou e deu nome ao estado. Na cidade há uma relíquia arquitetônica: a Casa de Rondon. Em Ji-Paraná, está o Museu das Comunicações, edificação onde funcionou o posto telegráfico da Comissão Rondon.


No mesmo polo, o turista pode visitar o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici ou se aventurar no Morro Chico Mendes e o vale das Cachoeiras, de Ouro Preto do Oeste.


Em outro polo, é imperdível o Encontro das Águas dos Rios Mamoré e Pacaás. Um dos principais atrativos da cidade de Guajará é o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que dispõe do acervo da ferrovia e uma das lendárias locomotivas. Ainda em Guajará, exuberantes parques naturais, gastronomia peculiar com influência boliviana e uma das maiores manifestações culturais do estado, o Duelo da Fronteira.

Morro do Chico Mendes

Já o Vale do Guaporé́ é um dos principais atrativos de Rondônia e abriga uma enorme variedade de ambientes ainda pouco impactados pela ação humana, apresenta grande diversidade de fauna e flora. Além dos peixes gigantes da Amazônia considerado Paraíso Ecológico, o Guaporé possui uma das mais antigas manifestações culturais, a procissão fluvial binacional do Divino Espírito Santo onde os romeiros navegam por todas as vilas e cidades ribeirinhas do Vale. Local bem estruturado com pousadas, barcos hotéis e o Iates-hotéis ancorado no rio Guaporé, na cidade de Pimenteiras do Oeste o turista pode apreciar a gastronomia e admirar as belezas únicas do vale que faz fronteira com o Parque Nacional Noel Kempl Mercado, o maior da Bolívia.
O santuário ecológico do Vale do Guaporé, conta com uma das maiores relíquias do Brasil: O Real Forte Príncipe da Beira, construído em 1776 para defender o País da ofensiva dos espanhóis.

Destino mais procurado pelos apreciadores da pesca esportiva atrai profissionais e amadores de várias regiões do País em busca dos mais diversificados tipos de peixes amazônicos. Vá para Rondônia e aproveite tudo de melhor que o estado tem a oferecer. São quatro polos turísticos reconhecidos oficialmente pelo Ministério do Turismo abrangendo 14 municípios considerados turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário