terça-feira, 22 de agosto de 2017

USHUAIA - A CIDADE MAIS ASTRAL DO PLANETA - O PARAÍSO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

USHUAIA - A CIDADE MAIS ASTRAL DO PLANETA - O PARAÍSO DA PATAGÔNIA ARGENTINA


Minha história de amor por Ushuaia já tem 16 anos. Antes eu ia a diversas estações de esqui, aliás, a todas as estações de esqui/invernais da América Latina mas, um sonho insistia e povoava minha mente. Ushuaia - A Tierra del Fuego. Eram tantas as histórias e as fotografias me fascinavam loucamente nesse destino emblemático que chegou um momento que ficou impossível não realizar esse desejo, embarcar em mais essa aventura e, de lá pra cá, nunca mais parei de voltar. As vezes quatro vezes por ano.



Em todas as estações Ushuaia troca de roupa e com cores vibrantes teu olhar não se cansa de contemplar essa cidade simplesmente cinematográfica, servindo até de cenários de filmes hollywoodianos, ganhador de Oscar por sinal e essas história todos sabem por conta de Leonardo Dicaprio no filme "O Regresso". 


Pra quem não sabe a história da Terra do Fogo começou há mais de 11 mil anos, com a habitação de povos indígenas procedentes do norte do continente. Somente muitos anos depois foi que os europeus ‘descobriram’ o que hoje é a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães.



Hoje em dia, em plena temporada de verão, mais de 400 navios imensos de cruzeiros atracam em seu porto, congestionando inclusive o Canal de Beagle que é mais um cartão postal da cidade. Em dias normais quatro cruzeiros por dia "descarregam" 12 mil turistas que se encantam e circulam pela cidade. 



Em meados de 1520, Fernão de Magalhães, a bordo de sua expedição ao extremo sul da América do Sul, se deparou com grandes fogueiras acesas pelos índios nas margens do estreito e, em virtude disso, batizou a ilha como Terra do Fogo (ou Tierra del Fuego em espanhol). Após esta descoberta, muitas outras expedições europeias até região permitiram um contato mais direto entre o homem branco e os aborígenes.


Mas eu prefiro entender como Terra do Fogo pelo simples motivo do seu amanhecer ou entardecer ser esplendidamente vermelho, como se tudo estivesse pegando fogo. Não se vê isso em qualquer parte do planeta tendo como fundo seus picos nevados. 



Mas, somente em 12 de outubro de 1884 que Ushuaia foi fundada e virou realmente um território argentino. Com o tempo os indígenas nativos foram desaparecendo quase completamente e o número de colonos brancos só aumentava. No início do século XX apareceram os primeiros sinais de atividades intelectual em Ushuaia, através das fundações de alguns jornais, porém, o que dominou a vida da pequena cidade por toda a primeira metade do século foi a construção de um enorme presídio – 1902 a 1947 – destinado a receber condenados de todo o país. Em 1947, devido a um decreto presidencial, o presídio foi fechado e, assim, se encerrou uma importante história de Ushuaia.



Toda essa história viva você pode conferir no Museu do Fim do Mundo, antigo presídio, nas histórias contadas a bordo do Trem do Fim do Mundo, em português e em outros museus locais. Vale a pena conferir. 



Além do fenomenal Cerro Castor, a mais moderna estação de esqui da América Latina, você pode passar pelo menos um dia em cada estação invernal, fazendo esqui nórdico (esqui de fundo), passeando de trenós puxados por huskies siberianos no Vale Encantado (Valle las Cotorras), ou percorrendo com motos de neve no Ushuaia Blanca. 


Siberianos del Fuego

Brasileiros costumam fazer a festa na cidade, que difere de outras estações de esqui da Argentina pelo poder aquisitivo dos turistas que lá chegam. Ushuaia não é "bastantão". É qualidade, especialmente de turistas.


A rede hoteleira é ótima e para todos os gostos. De hotel seis estrelas (Arakur), a pousadas, hotéis & spas extremamente  centrais, entre eles o Cilene del Faro, de frente para o Canal de Beagle que ha anos é o quartel general dos brasileiros, justamente pela proprietária ser uma brasileira. Excelente acomodações e unidades inclusive com cozinha. 



A agência de turismo e receptivos que possui os melhores passeios e com diversos convênios com inúmeros atrativos é Criollos Turismo, aos cuidados da super Andressa Desconsi, gaúcha, que além de executiva de contas da agência é também guia. Você estará em ótimas mãos. Possuem todos os tipos de transportes, extremamente adequados para todas as aventuras na Terra do Fogo. 


E como se tudo isso fosse pouco, o roteiro gastronômico da cidade é algo inesquecível. Lá grandes chefes a exemplo do Lino Adilon (Restaurante Volver - as margens do Canal de Beagle) ao Jorge Monopoli (Kalma Resto). 


Ou então no Andino Gourmet, onde os índios da Tribo Siox, componentes do filme "O Regresso" costumavam ir sempre pela qualidade da carne, massas e peixes. O Chef Lino e Jorge Monopoli costumam fazer grandes eventos gastronômicos na cidade, inclusive trazendo grandes chefes internacionais.


Ushuaia também é conhecida como a Capital da Música Clássica, por conta do Festival Internacional de Música Clássica mais astral do planeta, organizado sempre pelo maestro Jorge Uliarte, regente da Sinfônica de Moscou que atualmente está em tourne pela China. 



Não pense que Ushuaia é "apenas" isso. Você tem todo o Canal de Beagle para desbravar. E só chegar no porto, escolher o destino e a embarcação e pronto. 



Pode passar um dia inteiro navegando, cruzando o Farol do Fim do Mundo e chegando até as "pinguineiras", ilhas repletas de pinguins, lobos marinhos, leões marinhos... isso tudo você pode organizar na Agência Criollos Turismo



Outro passeio imperdível é a bordo do Heliushuaia. Como ele você pode fazer as aventuras mais radicais de esqui por lugares inéditos ou pousando em lugares inesquecíveis, a exemplo de platôs cinematográficos com tua namorada/noiva, e pedi-la em casamento, o que já virou tradição dos brasileiros por lá. O noivo que seja esperto e se desloque sozinho até a Brasileiros em Ushuaia e agende esse passeio. A resposta dela será efetivamente SIM e garanto que ela nunca mais se esquecerá desta surpresa. 


Foto de dentro do La mesita. Do outro lado está o Chile

Não perca de jeito algum, mas faça reserva antes, almoçar no "La Mesita de Almanza" e prove um "Vulcão de Centolla". O melhor e mais rápido e indescritível meio de chegar lá é a bordo do Heliushuaia. Não deixo de fazer isso nunca. Sentar a mesa com o Lito Lavia e sua esposa, que prepara essa iguaria não tem preço. O Lito é irlandês, descendente do primeiro branco que aportou em Ushuaia. É dele também o único pub irlandês no centro de Ushuaia, onde sempre começa o "esquenta". 


A Glaucia, do Valle de Lobos também é brasileira

Passeios de motos de neve, bikes, 4x4, snowmobil, raquetas de neve, passeios ao luar no Vale de Lobos, inclusive com huskies e aqueles 4x4 tipo "gaiolas" fazem parte dos pacotes. E sempre terminando com um tremendo jantar acompanhado de muito vinho e cantoria. Mas saiba de fato onde contratar esses serviços. Indico aqueles em que eu fui, gostei, comentei e aprovei. Sou chato, muito chato e gosto de coisa boa, não importa que seja um arroz com ovo que eu adoro, mas que seja muito bom, de primeira. 


Minha última descida. Clique do confrade Antonio Salani

Acredito que descansar será a última coisa que você por lá. Não estranhe que o dia começa bem escuro e as agências costumam te pegar entre 7 e 9 da manhã, dependendo o passeio e a esta hora ainda é escuro. O sol costuma aparecer lá pelas 10 da manhã. 



E cá estou eu, novamente, pele "enézima" vez contando um pouco desse destino fenomenal que a cada ano fica mais fácil de chegar. Comigo o grande AMIGO, jornalista, fotógrafo e acima de tudo médico (nunca saia de casa sem seu médico, rzzzz), Antonio Salani, que depois que veio comigo, minha esposa e meu filho, para férias por aqui, nunca mais deixou de voltar. Essa já é a sua quarta vez. Do Brasil já estão saindo voos diretos até de João Pessoa a Buenos Aires. Pouco mais de três horas, a partir de Buenos Aires você já estará em Ushuaia. Eu saio de Florianópolis às 07hs e as 19:00hs já estou dentro do hotel. Por isso venho seguido pra cá. 



De João Pessoa estão comigo o Claudio Junior e sua esposa Paulinha, diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA. Depois que ele assistiu as capacitações de Ushuaia em seu festival, foi mordido pelo mesmo encantamento que eu e não resistiu. Deixou o mar quente e verde esmeralda da capital paraibana e veio ver neve, muita neve. 



Uma super dica é não encher tuas malas de roupas pesadas. Alugue aqui (Jumping). Nossas roupas pesadas pouco adiantam. Com o sergio você troca seus dólares/euros, aluga carro e equipamentos de esqui, transfers... tudo. Traga bastante camisetas de algodão de manga comprida, meias grossas, ceroulas, e blusas de lã, além de toucas e cachecol. Aqui não é frio como você pensa pois o clima é seco e onde você for tem muita calefação e infraestrutura. Eles POSSUEM MUITA INFRAESTRUTURA PARA O FRIO. Na real, você acaba passando calor no quarto do hotel. Outra dica importante dada pelos médicos: A última coisa que você faça é tomar banho e depois cama. Tomar banho quente, banheira ou sauna e depois sair no frio não é bom em nenhum lugar do mundo. Eu aprendi essa lição em minha primeira vez por aqui. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário