sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TURISMO DE EXPERIÊNCIA - SANTA CATARINA EM TODOS OS SENTIDOS



Sempre com seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento constante, o SEBRAE-SC, desenvolveu o Turismo de Experiência cujo objetivo é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, com a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim envolver o turista em uma atividade em que ele é om personagem principal. Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando-se oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos e costumes experiências únicas. A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado. Para isso trouxe ao estado catarinense 17 jornalistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, num muito bem detalhado e organizado FANPRESS pela Grande Florianópolis. 


Estre os objetivos específicos do projeto estão desenvolver e apoiar o Turismo de Experiência na Grande Florianópolis; Promover os produtos de experiência lançados pelo projeto com jornalistas e blogueiros e replicadores de notícias relacionadas ao turismo; Incrementar o turismo da Grande Florianópolis; Divulgar a cultura, esportes e gastronomia através do Turismo de Experiência; Incentivar o desenvolvimento do turismo nos pequenos negócios; Fomentar a iniciativa privada e pública para o incentivo ao turismo de experiência em Santa Catarina; Promover o turismo de experiência de uma forma sustentável visando o desenvolvimento e a participação de famílias e da comunidade local, e fortalecer a rede de empresas ligadas ao Turismo de Experiência na Grande Florianópolis.


O princípio que direcionou o projeto é resumido na frase “Santa Catarina em todos os sentidos”, a marca foi concebida seguindo a mesma direção. Suas formas possuem características orgânicas, simples e humanista que representam a singularidades e algumas das características dos locais que fazem parte do projeto. Aliado ao ambiente e a cultura, ganha-se destaque a imersão e interação humana no mundo da experiência sociocultural. Santa Catarina detém uma diversidade econômica invejável entre os demais estados brasileiros, grande parte resultado da intensa atividade empreendedora na região. A indústria de transformação catarinense, por exemplo, é a quarta maior do país em quantidade de empresas e a quinta em números de trabalhadores, além de deter a liderança latino americana em diversos segmentos. Mesmo com uma área territorial pequena, o PIB catarinense é o oitavo do Brasil, registrando, em 2009, R$ 129,8 bilhões. Santa Catarina é o segundo estado com maior participação da indústria no PIB nacional, de acordo com o IBGE. 


De janeiro a dezembro de 2011, as exportações catarinenses alcançaram o valor acumulado de US$9,1 bilhões, o que corresponde a 3,5% das exportações brasileiras. Este desenvolvimento econômico do estado está concentrado em diversos polos, cada um com uma vocação diferente. No Oeste, a agroindústria forte é a que mais exporta aves e suínos do Brasil. Na região do Vale do Itajaí, é a indústria têxtil que se destaca. O Sul possui a liderança nacional no setor de cerâmica e o Norte é referência em metal-mecânico. Em Florianópolis, o setor de tecnologia movimenta mais de 500 empresas, com um faturamento anual superior a R$ 600 milhões e cerca de 12 mil empregos diretos.


É neste cenário que o Sebrae/SC tem atuado para fortalecer ainda mais a economia catarinense, por meio de incentivo aos empreendedores, em diversos aspectos. Com os Arranjos Produtivos Locais (APLs)
e os Polos Setoriais, a entidade criou proximidade com micro e pequenas empresas. Nos projetos são realizados diagnósticos, consultorias, capacitações, e acesso a novos mercados, visando melhorar a produtividade, a competitividade e a qualidade dos produtos. Por meio do Sebrae/SC, os pequenos empreendedores dispõem de um atendimento com ampla gama de serviços às suas empresas. Com o objetivo de estar sempre presente em todas as regiões de Santa Catarina, o Sebrae/SC mantém unidades de atendimento nos principais municípios do estado. Ao todo, são nove coordenadorias regionais, dois centros de educação empresarial, 15 agências de atendimento, quatro centros de atendimento e 180 pontos de atendimento em parceria com as entidades empresariais. Desde 2011, o Sebrae/SC passou a contar também com uma unidade móvel, que percorre as cidades onde não há escritório.


A capital de Santa Catarina reúne conforto e agitação de centro urbano desenvolvido, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de contato íntimo com a natureza. Mar, morros e bosques de Mata Atlântica compõem um cenário deslumbrante. A herança dos colonizadores açorianos acrescenta charme e história às belas paisagens, tornando a cidade um centro de turismo internacional. A natureza é espetacular. Praias magníficas, de todos os tipos, desde mar grosso com grandes ondas até enseadas abrigadas –, morros cobertos com vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, dunas, manguezais e lagoas. Cerca de 45% da ilha é área de preservação permanente. A forte influência dos fundadores portugueses e dos colonizadores açorianos é percebida na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais e religiosas. A capital de Santa Catarina é considerada um dos principais destinos turísticos nacionais. Conhecida pela sua beleza natural, pela qualidade de vida e recomendações nas mais variadas revistas e jornais de turismo, viagens e negócios, Florianópolis agora desponta no cenário de turismo de experiência, promovendo os pequenos e típicos negócios locais.


Para o turista que deseja conhecer Florianópolis na intimidade, poderá praticar através do turismo de experiência a gastronomia açoriana, puxar uma rede de pesca, colher mariscos e berbigões, fazer sua própria cachaça, colher e degustar ostras, enfim, não faltam experiências de imersão para que ele se sinta o próprio Manezinho da Ilha da Magia. Vale destacar que é possível praticar o turismo de experiência o ano todo, pois, “faça chuva ou faça sol, faça rafting, faça peças de barro nas olarias, faça jogatinas, colha berbigões, jogue capoeira...” reduzindo a sazonalidade das datas de baixa do turismo de Florianópolis, tipicamente reconhecido pelo sol e praias.

Clique na imagem para ampliá-la

O FANPRESS teve início com em nosso Mercado Público Municipal, exatamente no QUITANDA DO PALADAR, onde nesta experiência única o turista escolhe frutas e legumes orgânicos, temperos e especiarias escolhe o peixe nas peixarias do Mercado Público e com a cesta repleta de ingredientes vem andando pela Rua Conselheiro Mafra conhecendo as histórias e arquitetura local até o restaurante Conselheiro do Paladar. Chegando inicia-se o preparo do prato típico ao som de boa música e regado a uma cachacinha local. Claudia, com sua ajudante D.Marli, preparam o prato de forma descontraída, ensinado como fazer em casa! 

Clique na imagem para ampliá-la

Cada turista prepara a sua marmita de barro, envolta em tecido de chita, e segue caminhando com o grupo até o Parque da Luz, onde a refeição é degustada em um piquenique, apreciando a vista da ponte Hercílio Luz!

Clique na imagem para ampliá-la

A 5 km entre o aeroporto de Florianópolis e o centro, fica um dos maiores patrimônios naturais e culturais da Ilha da Magia: a Resex Marinha do Pirajubaé, primeira reserva de uso sustentável no Sul do Brasil com uma área de cerca de 1.444 hectares de belezas naturais protegidas. Nesse paraíso ecológico o turista pode ter uma experiência de barco conduzida por pescadores artesanais e extrativistas, transmitindo etnoconhecimentos, "causos" e contando mais sobre coleta do famoso molusco que é prato típico de Florianópolis: o berbigão. Esse molusco bivalve tem na sua coleta um trabalho totalmente artesanal, sustento de muitas famílias, onde os homens normalmente realizam a extração e as mulheres o "desconchamento". 

Clique na imagem para ampliá-la

Essa experiência ainda reserva outras surpresas, como a apresentação de moluscos nativos com nomes curiosos como a mijadeira, linguaruda e lambreta, além de visita a pequenas formações de areia em meio a baía e a um manguezal quase intocado que permite a observação de aves. No passeio ainda se avista a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade.

Clique na imagem para ampliá-la

A experiência, além de emocionar com lindas histórias de vida, conta com a participação ativa do visitante, onde ele participa da tarrafada, simula a extração do berbigão, pode ajudar no preparo do peixe e ainda degusta do melhor pirão da cidade, acompanhado de peixe. 

Clique na imagem para ampliá-la

Quem não quer fazer turismo deslumbrando-se com paisagens exclusivas, provar de uma comida caseira e ainda ajudar uma comunidade? No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. 

Clique na imagem para ampliá-la

De lá o turista segue para um dos recantos mais espetaculares da Ilha que é o Ribeirão da Ilha para uma OSTRAXPERIENCE. A experiência é uma conversa sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo processo de manejo até a mesa do consumidor, seguido por uma degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados espumante catarinense, isso sem contar com as cachaças do Sr. Wolfgand Schreder, proprietário do tradicionalíssimo Armazém Vieira. Essa incrível experiência visa difundir o consumo da Ostra. O Brasil cultiva ostras há 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar. A ostra é conhecida pelo alto teor de ômega 3, segundo reza a lenda: os jogadores de xadrez russos consumiam muita ostra antes dos torneios de xadrez, visando reduzir o stress e oxigenar o cérebro. Além do ômega 3 possui cálcio, ferro e zinco, para os Brasileiros é considerada um viagra natural. 


Depois de um farto almoço com muito peixe, pirão, rizoto do frutos do mar no tradicional Trapiche das Ostras, com aquele visual que todo o ilhéu não se c ansa de vislumbrar, além do ótimo atendimento dos proprietários, os jornalistas seguiram para o Norte da Ilha, diretamente a Praia da Barra da Lagoa para vivenciar a ALIMENTAÇÃO INTERATIVA E HORA DO BANHO DAS TARTARUGAS no grande PROJETO TAMAR. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, o visitante pode dar banho e alimentá-las!

O HOMEM DO MAR NO APINO TURISMO 

Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida uma experiência inesquecível a bordo de simples barcos de pescadores, seja contemplando o pôr do sol, pescando o peixe da época ou nadando em cantos secretos da ilha. O roteiro é definido no dia com diversão garantida! Navegar pelo canal da Barra da Lagoa é realmente fenomenal. 


No retorno embarcamos no ônibus oficinal de turismo de Floripa, o BY BUS TURISMO, para um passeio interativo de ônibus panorâmico na Ilha da Magia para apresentação dos atrativos turísticos com música nativa e histórias da cultura local. Vários passeios podem ser realizados interagindo com a cultura local e apreciando a gastronomia e a noite da ilha. 

Clique na imagem para ampliá-la

No passeio seguiu diretamente para o norte da Ilha para conhecermos e brincarmos com os JOGOS DA EXPERIÊNCIA NA POUSADA FAVARETO, uma pousada familiar e aconchegante onde o turista é convidado para fazer parte de jogos com a família Favareto e amigos. A família tem por hábito se reunir aos finais de semana, após as refeições e jogar jogos de azar, brincadeiras, carteados, contando histórias típicas que fizeram parte da época em que colonizaram a ilha. Várias outras opções de jogos e brincadeiras pela ilha são indicadas para os grupos, como Boliche, Parapente, jogos de praia e muito mais.

Clique na imagem para ampliá-la

De lá o grupo de jornalistas foi preparar a sua própria caipirinha, no programa FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAIPIRINHA NO HOTEL COSTA NORTE. A caipirinha, bebida tipicamente brasileira, caiu no gosto popular de estrangeiros e amantes da bebida! De uma forma simples e descontraída, nessa experiência o turista aprende a fazer sua própria caipirinha misturando e degustando cada ingrediente até chegar ao ponto adequado ao seu próprio paladar.


Para finalizar o passeio do dia, já que tratava-se de um FANPRESS, seria humanamente impossível o turista fazer tudo isso em apenas um dia. fomos conhecer, vivenciar e divulgar tudo isso afim de que você leitor saiba que realmente é possível fazer tudo isso em Floripa, seguimos para a EXPERIÊNCIA DA TERRA AO PRATO NO JARDIM DO RANCHO. No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. São aromas, sons, sabores e cores proporcionados num passeio sem pressa por um caminho em meio ao verde. Nessa experiência o turista colhe seus legumes e temperos, direto da terra em uma propriedade orgânica, e os prepara no sítio da família, conhecendo suas propriedades medicinais e formas de uso. Tudo se passa na comunidade de Ratones, um recanto de produção agrícola na Ilha de Santa Catarina. PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI.

SÃO JOSÉ, SANTO AMARO DA IMPERATRIZ E BIGUAÇU


Em nosso segundo dia de FANPRESS, por conta do nosso pouco tempo, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais intimamente mais três municípios e suas diversidades turísticas. São cidades com origens açorianas comuns, mas com características diferentes. São José, destaca-se pelo grande centro comercial, além de possuir um importante distrito industrial. Em São José o turista pode caminhar calmamente por ruas planejadas e planas, em especial a Beira Mar que liga o Centro Histórico ao acesso de Florianópolis, sendo bem servido pelo comércio local e hoteleiro a preços convidativos.


São José apresenta ainda um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, tendo como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX onde o turista poderá fazer uma visita guiada, visitar a Feira da Freguesia e degustar pratos típicos, conhecendo o folclore e artesanato local sob a sombra das árvores e casarios da praça. Além do Centro Histórico, São José encanta pela arte das Olarias, oriunda da cultura indígena, e inúmeras belezas naturais, contempla agora o cenário do turismo de experiência de Santa Catarina com atrativos incríveis relacionados a olaria e sua magia.

Clique na imagem para ampliá-la

Tivemos a oportunidade de conhecer "AS MENINAS DA TERRA", parte de um roteiro cultural. Ali o turista tem o contato com a história dos oleiros, equipamentos e antigas técnicas de barro. As Meninas são especialistas em desenvolver o boi de mamão, passarinhos e anjos do folclore açoriano. A Identidade das Meninas da Terra é marcada pela colcha de retalhos que cobra as peças figurativas. A pintura manual é o toque delicado e feminino realizado para acabamento das peças. Além do prazer de desenvolver uma peça artesanal em barro, as Meninas da Terra oferecem um local extrovertido, acolhedor, de genuína amizade regada a um saboroso café da tarde. Logo após o turista segue para um passeio pelo Centro Histórico de São José, fazendo um resgate da cultura e religiosidade dos casarões.

FEIRA DA FREGUESIA


Com a proposta de movimentar o Centro Histórico de São José e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês. A feira é diversificada. Visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, em um palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local. Dona Maricota, figura carismática, grande amiga, sabe como ninguém, entreter o turista e contar seus "causos" no mais legítimo "manezês". Deveria ser nomeada nossa embaixadora cultural do "manezês". Maricota, "dazzzzz um banho ôoooo!

Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida fomos recepcionados pelo grande chef Dino Pisellini, nascido e criado em Veneto que adotou a nossa região como sua casa, nos brindando com a Osteria Dino "L'autentica cucina veneta". Impossível não gostar e tão pouco não sair satisfeito com as legítimas iguarias italianas.

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ


Clique na imagem para ampliá-la

Já Santo Amaro da Imperatriz, está localizado nas encostas da Serra. A cidade é cheia de fontes termo minerais com ótima infraestrutura hoteleira. A região da Grande Florianópolis, caracterizada pela imigração açoriana, também foi o centro irradiador da colonização alemã em Santa Catarina. É em Santo Amaro que o turista terá um contato, além de cultural, extremamente radical, mas com toda a segurança possível, pois esta eco-aventura atende de crianças aos jovens da melhor idade. Trata-se da APUAMA RAFTING. A prática da experiência inicia-se com a confecção de bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar. Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.

Clique na imagem para ampliá-la

Essa nova modalidade de Rafting busca interagir com o turista para que, além da aventura de descer uma corredeira, ele possa conhecer o percurso e a mata nativa que margeia o rio e assim, aprender a importância da preservação ambiental. Esse passeio terminou em volta de uma mesa, onde fomos brindados com um fantástico café colonial.


De lá retornamos e seguimos pela BR 101, trecho sul/norte, com destino a Biguaçu, que está localizada em situação estratégica entre os maiores polos turísticos do Estado: Florianópolis e Balneário Camboriú, sendo passagem de grande parte do fluxo norte-sul de Santa Catarina. Entre gingas e histórias, a capoeira; patrimônio da humanidade, o turista terá contato com essa arte na Associação Cultural Capoeira na Escola, vivenciando a ancestralidade afro-brasileira com uma imersão no Brasil-Colônia. O turista pisará no chão construído por mãos escravas e será conduzido por um Griot (contador de histórias) para conhecer como surgiu a Capoeira, filha de africanos nascida no Brasil, reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Terá a oportunidade de aprender os movimentos básicos e a musicalidade dessa arte que encanta os quatro cantos do mundo, além das manifestações culturais que a acompanham: Puxada
de Rede, Maculelê, Samba de Roda e confecção de Abayomis.

Clique na imagem para ampliá-la

Ao final, o turista poderá saborear uma deliciosa feijoada, o prato nascido nas senzalas. A experiência é proporcionada pela Associação Cultural Capoeira na Escola no Museu Etnográfico Casa dos Açores, localizado no Balneário São Miguel, Biguaçu, comunidade que abrigou uma quantidade expressiva de escravos para atividades rurais e de caça às baleias.


Enfim, foram apenas dois dias intensos de muita aventura, além de conhecimento e o convívio entre confrades que respiram e transpiram o mesmo ideal e possuem a missão, por paixão, de levar para todos aquilo que a maior indústria do mundo, o turismo, tem a oferecer. O turismo não gera somente renda e conhecimento, mas principalmente a união entre os de povos, cores, culturas, sabores, tons, aromas... e, essa mistura, "tudo junto e misturado" permite a todos levar um pouco daquilo que conheceram, deixando por consequência um pouco de si mesmos em cada pedaço de chão em que pisam, em cada abraço, em cada adeus, em cada aperto de mão, e, evidentemente, levando dezenas de fotografias, as quais, de quando em sempre, são revistas, lembradas e, no maior marketing do mundo, a propaganda boca a boca, entusiasmando outras pessoas a fazerem o mesmo, isto é, viajar, estreitando ainda mais os laços fraternos, numa bola de neve que vai se agigantando cada vez mais.

Clique na imagem para ampliá-la

Parabéns ao SEBRAE, sempre na vanguarda, tendo a capacidade de aprender e acima de tudo a humildade de repassar seus conhecimentos, já que, o conhecimento em si só é válido quando compartilhado. PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO DIA DE FANPRESS CLIQUE AQUI


O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, é uma entidade civil sem fins lucrativos, instituída sob a forma de Serviço Social Autônomo, presente em todos os estados e criado pela lei 8.029 e 8.154/90. O Sistema SEBRAE é mantido pela iniciativa privada, através do recolhimento compulsório na Guia de Recolhimento da Previdência Social (GRPS). Este recolhimento sobre salários de contribuição varia de 0,3 % a 0,6 % dependendo do ramo de atividade da empresa, podendo ainda esta ser isenta. Trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

JATIÚCA RESORT, OASIS EM MACEIÓ - ESTARÁ PRESENTE NA 43ª ABAV-EXPO




O Jatiúca Resort, um dos mais tradicionais e premiados empreendimento do turismo brasileiro, considerado um oásis localizado no coração de Maceió, em Alagoas, marca presença na 43ª edição da ABAV 2015 (Associação Brasileira de Agentes de Viagens). Durante o evento, o Jatiúca apresentará novidades e prévias de lançamentos de serviços, caso do MAPFlex, hoje marca registrada exclusiva do Jatiúca Resort. O serviço consiste em um sistema de alimentação flexível, dando ao cliente a liberdade de aproveitar toda a programação planejada para o dia, sem se prender a horários. 


“O MAPFlex é um produto exclusivo do Jatiúca Resort e foi desenhado para facilitar a vida dos hóspedes, oferecendo maior autonomia na opção entre o almoço ou jantar. Acreditamos que esta é a melhor maneira de atender aos nossos clientes e também de proporciona-los àquela sensação de estar em casa, “livre”, para escolher uma das refeições”, explica João Faria, Gerente de Vendas e Marketing do Jatiúca. 


Outra grande novidade é o Club Turquesa. Bem mais que um programa de relacionamento, o Club Turquesa é a possibilidade do hóspede cativo do Jatiúca desfrutar de uma assessoria personalizada e de experiência única Um carinho que vai além das condições especiais. O cliente Turquesa dispõe de serviços exclusivos em todo o complexo. Pequenos detalhes que farão toda a diferença durante o convívio com nossos serviços.  “ Com essas novidades, o Jatiúca se lança como resort upscale implantando novas atividades que agregam lazer e diversão para todas as idades, bem como espaços de relaxamento que viabilizem o pleno desfrute das belezas naturais do litoral de Maceió, em seus 62mil m2 de área verde”, explica o diretor do hotel, Claudio Cordeiro, profissional vencedor do Prêmio VIHP 2014 (Very Important Hotel Professional), em Gerência de Resort. Iniciativas e diferenciais que começaram em 2013, com investimentos de quase R$ 30 milhões em obras de ampliação, modernização da infraestrutura, equipe e serviços do hotel.


Espaço Gastronômico Lagoa da Anta com o melhor da gastronomia e um exclusivo personal chef a disposição do cliente com uma vista única. Náutica na Lagoa com passeios de barco e atividades como stand up e pedalinho; Exercícios de step, jump, alongamento, personal, tênis e arco e flecha;
SPA, área de relaxamento exclusivo da marca com sauna, banho termal, massagens e tratamentos relaxantes; Playground molhado dentro da área kids, Bubble Bar, drinks e aperitivos degustados em local intimista com vista para o mar. 


Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort foi um verdadeiro ícone turístico na década de 80. Com a modernização, ele vem conquistando um mercado mais abrangente, seja para famílias ou negócios, como já ocorreu com o centro de eventos. “O Jatiúca Resort volta a figurar como um resort de ponta, oferecendo uma estrutura, além de moderna, funcional e direcionada a diversas atividades, para manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com nossa equipe de lazer ou aproveitando um de nossos diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort“, afirma o diretor do resort, Claudio Cordeiro.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ROMANCE IDEAL - QUINTA DO BUCANERO INVESTE NO CHECK IN ROMÂNTICO E SURPREENDE APAIXONADOS

ROMANCE IDEAL - QUINTA DO BUCANERO INVESTE NO CHECK IN ROMÂNTICO E SURPREENDE APAIXONADOS


Casais que adoram comemorar aniversário de namoro e casamento  agora têm mais um motivo para sonhar com o romance ideal. É que a pousada Quinta do Bucanero (Praia do Rosa/Imbituba-SC) acaba de agregar novos serviços ao conhecido Pacote Lua de Mel. O primeiro deles é que, além de todos os detalhes sedutores do  check in romântico (veja abaixo a descrição) a pousada passa a contar com uma violinista que, no café da manhã ou no horário que os apaixonados julgarem mais conveniente, poderá executar a música do casal, isto é, o tema que marca o romance. Basta, para isso, comunicar com antecedência qual a música, que a artista se encarrega de prepará-la. 

A outra novidade é que – seguindo um conceito sustentável – o Bucanero decidiu substituir os bombons do check in romântico, investindo em produção artesanal e local. “Descobrimos uma pessoa que trabalha com chocolate belga aqui na região. Isso tem a ver com nossa proposta de empregar recursos locais e investir no que artesal”, interpreta Jackie Biazus, proprietária.
 
CHECK IN ROMÂNTICO



Na chegada ao apartamento, garrafa de espumante ou champagne, bouquet de rosas, chocolates belgas artesanais, morangos, velas, sachês perfumados produzidos artesanalmente, pequeno travesseiro bordado com poema de Carlos Drumond de Andrade (a ser levado como lembrança). 

- Enxoval especial de núpcias, em algodão egípcio bordado, 360 fios.
- Massagem simultânea para o casal, seguida por banho de hidromassagem preparado com banho de sais e pétalas de rosa.

 
De frente para a Praia do Rosa (Imbituba/SC), a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso,  bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995, e recentemente recebeu o título de Pousada do Ano no Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015”, promovido em parceria com o Guia Quatro Rodas, considerado o mais importante evento do turismo nacional. 



www.bucanero.com.br | bucanero@terra.com.br | 55 48 – 3355.6056

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PLAZA ITAPEMA RESORT E SPA CONTA COM NOVO ESPAÇO GASTRONÔMICO



Localizado às margens da BR-101, espaço atende hóspedes e também é aberto ao público. No cardápio destaque para pratos à base de frutos do mar e peixes além de aves e carnes nobres.


O Plaza Itapema Resort e SPA, complexo localizado em uma das mais belas paisagens de Santa Catarina, está com novo espaço gastronômico, inaugurado recentemente. Amplitude, decoração moderna e alguns objetos que remetem às tradições luso-açorianas da região catarinense são características do ambiente. O estabelecimento está aberto para atender aos hóspedes e público em geral e é mais uma opção do resort para a realização de eventos sociais e corporativos. 


“A gastronomia tem se tornado nos últimos tempos fator determinante para a escolha de muitos hóspedes e turistas na hora de definir o destino que pretendem visitar ou conhecer. Para garantir a qualidade de serviços prestados dentro do Plaza Itapema buscamos sempre novidades e parceiros que sejam capazes de satisfazer com excelência nossos clientes”, avalia o gerente geral do Plaza Itapema Carlos Higgie.


Comandado por Ricardo Alexandre Rosa - conhecido na região como Ricco e proprietário do já consagrado restaurante Cabral da Ilha localizado na praia que fica ao lado do resort – assumir a gastronomia do Plaza Itapema reforça a expertise e a qualidade do atendimento de 15 anos de profissão.


“Atuamos dentro do Plaza há dois anos e esta nova oportunidade de parceria é uma grande responsabilidade e também um prazer. Manteremos o mesmo padrão e qualidade que temos oferecido aos hóspedes e visitantes no restaurante que já atendíamos dentro do resort, além de reforçar a qualidade do serviço prestado pela família Cabral ao longo dos seus 15 anos de atuação na gastronomia”, afirma Ricco.

Menu para agradar todos os paladares


O menu traz o melhor da comida regional com a execução de profissionais experientes, de pratos à base de frutos do mar e peixes até aves e carnes nobres. Posteriormente deverão ser incorporados ao cardápio as opções de café colonial e especialidades da cozinha japonesa.

Espaço amplo com decoração moderna



Localizado estrategicamente às margens da BR-101, entre as cidades de Balneário Camboriú e Itapema, o novo espaço pode ser utilizado para realização de um simples café da manhã até um evento de mais de 400 pessoas. Para melhor utilização dos espaços sua estrutura é modular, o que garante a realização de mais de um evento de forma simultânea. Além disso, conta com área externa fechada com vidros e espaço que segue um conceito de pub para encontros mais descontraídos.


Aconchego, elegância e conforto são garantidos através da decoração que traz grandes espelhos, parede verde e luminárias requintadas combinadas à paleta de cores neutra dos móveis e papeis de parede para harmonizar com objetos que remetem às tradições luso-açorianas, característica marcante do resort.
reservas.ita@plazahoteis.com.br. 
TollFree: 0800 473 222
(47) 3261-7000 - Ramal 8244 - Ramal 8243.
(47) 3261-7001 – Fax Site: http://www.plazahoteis.com.br/itapema/

sexta-feira, 24 de julho de 2015

JAMAICA UMA ÓTIMA OPÇÃO DE FÉRIAS


Em época de férias escolares é preciso escolher onde vamos passear. Cada membro da família manifesta seu desejo: tem que ter festa e diversão, diz a filha adolescente; tem que ter praia e jogos aquáticos diz o filho menor; tem que ser um local para relaxar e descansar, implora a mãe; não pode faltar esporte e aventura, diz o pai… Os turistas de todas as gerações encontram na Jamaica toda a diversidade que um destino pode oferecer, diversão garantida para todas as idades.

Half Moon, a RockResort

A Jamaica tem tudo isso e mais um pouco. Onde ficar? Anote aí então: Para famílias que viajam com crianças pequenas, a ilha conta com uma variedade muito grande de hospedagens que oferecem serviços e atividades preparadas especialmente para eles.


El Hotel Mockingbird Hill, em Port Antonio, tem um plano especialmente desenhado para entreter  a criançada, desde passeios na horta particular do hotel para provarem alguma fruta do pé, até aulas de cozinha para aprender a preparar deliciosos pratos jamaicanos.


Half Moon, a RockResort, oferece experiências especiais para as crianças como o serviço de registro VILP (Very Important Little Person) para participar das atividades desenvolvidas especialmente para eles durante toda a estadia. A Villa Anancy envolve os pequenos em experiências educativas e divertidas, baseadas no personagem do folclore jamaicano, a aranha Anancy.  A  Hype Zone é o lugar para os adolescentes, com atividades esportivas, um mini spa e noites de karaokê. Com vilas privadas de quatro até sete cômodos, este resort de luxo de 400 acres conta com um spa, um centro fitness, quadras de tênis e um centro de equitação. Os hóspedes escolher o plano europeu, com a modalidade all inclusive. 


Round Hill Hotel & Villas, situado próximo à Montego Bay, em uma antiga fazenda de 100 acres com plantações de pinha, pimenta malagueta e coco, oferece alguns dos melhores hóspedes da ilha. O resort tem 27 vilas particulares e piscina privativa. O Pineapple Kid’s Club é grátis para os hóspedes e oferece às crianças atividades como trabalhos manuais, aventuras ao ar livre, bailes, teatro e intercâmbios culturais.  E enquanto os pais participam do clube, os pais podem desfrutar do Round Hill spa, das quadras de tênis ou do campo de golfe.



Holiday Inn Resort em Montego Bay, proporciona férias divertidas para as crianças hospedadas, que podem comer e jogar de graça. O resort oferece Kidsuites, um quarto único onde as crianças dividem a área de jogo e dão aos pais um pouco de privacidade. 


O clube de férias KidSpree está disponível para as crianças de seis meses à 12 anos e oferece um pátio de jogos e muitas atividades internas e externas. As crianças maiores podem aproveitar opções como mesas de sinuca, voleibol e um campo de mini golfe com nove furos.



Beaches Resorts (Ocho Rios e Negril): As crianças pequenas podem jogar no acampamento KidsCamp e eventos do Plaza Sésamo, com desfiles semanas e espetáculos. Os pré-adolescentes podem se divertir no salão Trench Town e o Xbox Play Lounge, ou deixar sair o seu DJ interior no Scratch DJ Academy.  Os adolescentes encontram também seu próprio espaço no Club Liquid, com esportes aquáticos e de Praia, campos de golfe e muito mais. Além disso, tem o exclusivo parque aquático Isla Pirata, que garante a diversão para todas as idades.


Jewel Runaway Bay Resort: Além do recém inaugurado  Jewel Lagoon Water Park, com mais de 10 atrações para as crianças, adolescentes e adultos, este resort oferece variedade de atividades que toda a família pode compartilhar, desde aulas de cozinha, passeios em bote com fundo de cristal, olimpíadas praianas,fogueiras e muito mais!

Atividades

·         Banhos de Cachoeiras:  As cataratas Reich são só algumas das cachoeiras mais impressionantes que existem na Jamaica, em cujas piscinas naturais, as crianças podem nadar com suas boias.

·         Descubra praias exóticas: Catalogada como uma das três melhores praias da Jamaica, a tranquilidade da praia de Frenchman’s Cove, é rodeada de vegetação e convida as crianças a correr pelos riachos de água doce que se unem com o mar e saltar do cipó das árvores nas águas do mar.

·         Passeios de aventura: Os adultos podem realizar um tour pelas charmosas e acidentadas Montanhas Azuis, onde as crianças podem embarcar num tour de bicicleta ou um passeio a pé montanha abaixo. Os operadores de turismo como Chukka Caribbean também oferecem esportes aquáticos, tours em quadricículos, passeios em lanchas, excursões à cavalo e muito mais.

·         Dolphin Cove: De frente pra Dunn’s River em Ocho Ríos, o Dolphin Cove é um parque marinho de três acres, onde os amantes da natureza podem interagir com os golfinhos, tubarões e arraias.

·         Dunn’s River Falls: Um dos tesouros nacionais da Jamaica, as cascatas de Dunn’s River Falls são uma visita imperdível para os turistas de todas as idades, onde podem subir por esta maravilha natural e capturar fotos memoráveis.

·         Mystic Mountain: Com mais de 100 acres para explorar, a Mystic Mountain é a máxima experiência na floresta tropical. Os visitantes podem experimentar o incrível ecossistema da região ou aproveitar seu lado aventureiro deslizando entre as arvores com um passeio de tirolesa, ou passear no famoso trenó pelas montanhas.

Frenchman’s Cove

terça-feira, 21 de julho de 2015

SHERATON DA BAHIA E CAFÉ-TEATRO RUBI APRESENTAM A BOSSA NOVA DE ALE VANZELLA



Nova promessa do cenário brasileiro da MPB, artista viajou o mundo com seus shows e traz à Bahia o novo álbum “Indie Bossa II”, com participação especial de Roberto Menescal

Ale Vanzella: mistura de Indie Rock e Bossa Nova em duas apresentações exclusivas no Café-Teatro Rubi do Sheraton da Bahia


Para fechar o mês das férias com chave de ouro, o Sheraton da Bahia, hotel da rede GJP Hotels & Resorts, e o Café-Teatro Rubi, espaço exclusivo do hotel para shows e manifestações culturais, apresentam uma programação especial para os próximos dias 24 e 25 (sexta-feira e sábado), a partir das 20h30. O show do cantor e compositor Ale Vanzella, uma das novas promessas da MPB e da nova geração de músicos brasileiros, é o destaque deste final de julho.


O artista, que mistura estilos aparentemente distintos como o Indie Rock e a Bossa Nova, é gaúcho de Guaporé, na Serra Gaúcha.  Aos 31 anos e após uma turnê internacional pelos Estados Unidos, Europa e Japão, Vanzella chega ao segundo disco da carreira, o “Indie Bossa II”, álbum que conta com a participação especial de Roberto Menescal, grande ícone da Bossa Nova no Brasil e no exterior.

Elogiado pela crítica, o cantor que também é violonista, guitarrista e baterista autodidata, traz o seu mais novo show pela primeira vez à Bahia comemorando a turnê brasileira do novo álbum, que estreou em abril deste ano no Tom Jazz, em São Paulo. Norteado pelo rock alternativo quando começou a tocar em bandas de Indie Rock e Grunge, estilos muito apreciados na Região Sul do País, Vanzella possui influências de músicos de Bossa Nova como João Gilberto, Roberto Menescal e Tom Jobim.


No cenário internacional, suas inspirações passam por grupos de rock alternativo que se tornaram bandas famosas no mundo inteiro, a exemplo de Nirvana, The Strokes, The Killers, Interpol, The Kinks, Foo Fighters e Arcade Fire.


Os dois shows do cantor acontecem no Café-Teatro Rubi, localizado no Hotel Sheraton da Bahia. Os convites custam R$60 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Informações pelo telefone (71) 3013-1011 ou através do site www.cafeteatrorubi.com.br.



A GJP Hotels & Resorts, maior rede hoteleira nacional especializada em lazer, é responsável por 14 empreendimentos localizados em Maceió (AL), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR),  Gramado (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de fazer a representação comercial de um hotel em Beberibe (CE).  Existem ainda outros hotéis em obras e que serão lançados em breve, como nas cidades de Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).  Com as bandeiras Wish (5 estrelas), Prodigy (4 estrelas) e Linx (econômico - 3 estrelas), até o final de 2017 a empresa deverá ter sob sua gestão um total de 22 hotéis em todo o País. Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a companhia conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diuturnamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

1º FESTIVAL DE WHISKY & CHARUTOS MOVIMENTA TEMPORADA DE INVERNO NO HOTEL SAINT ANDREWS


Hotel de luxo, localizado em Gramado (RS), realizará evento com palestra exclusiva de Cesar Adames, maior especialista em tabaco e destilados do Brasil

Cigar Lounge: novo ambiente exclusivo será inaugurado oficialmente com degustação de whisky  dos rótulos Glenmorangie  e Ardbeg, além de charutos cubanos Hoyo de Monterrey e Cohiba

A temporada de inverno está com tudo no Hotel Saint Andrews, em Gramado (RS), que está programando diversas atividades para aproveitar as temperaturas mais baixas do Brasil no próximo mês de julho. O hotel sediará o 1º Festival de Whisky & Charutos, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de julho (sexta a domingo), especialmente dedicado aos apreciadores de um bom charuto cubano e um destilado de qualidade.


O evento, único deste tipo no Brasil, acontecerá no novíssimo Cigar Lounge do hotel, construído com o objetivo de atrair o público que costuma degustar charutos especiais do mundo inteiro. Cesar Adames, maior especialista no mercado de tabaco e destilados no Brasil, será o palestrante da noite e falará, entre outros temas, sobre o whisky Glenmorangie.


O convidado é formado em Administração Hoteleira na UCS-RS, estudou o universo das bebidas na WSET-Wine Spirits Education Trust de Londres e colabora, como colunista, com diversos meios de comunicação especializados. Hoje, Adames também ministra aulas sobre bebidas no curso de Cozinheiro Chef Internacional do Senac-SP, no curso de Gastronomia do Italian Culinay Institute, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, e na IBA (International Bartender Association).


O festival receberá também o responsável pelo marketing da holding LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A., Raphael Vidigal, que participará da degustação dirigida, falando aos convidados sobre a história dos grandes anfitriões da noite: os rótulos de whisky da família Glenmorangie e Ardbeg, que fazem parte do portfólio da importadora francesa.


A programação também inclui um delicioso jantar harmonizado, preparado pelo chef André Soares, além do lançamento dos charutos cubanos Hoyo de Monterrey e Cohiba, ambos de edições limitadas fabricados em Cuba em pequenas quantidades e torcidos à mão, artesanalmente, dada a qualidade da colheita das folhas de tabaco.


Os roteiros completos desta viagem ao mundo do charuto e do whisky  já podem ser reservados pelo email reservas@saintandrews.com.br. Toda a programação deste e de outros eventos especiais está disponível no site www.saintandrews.com.br ou pode ser consultada através do telefone (54) 3295-7700.


O Hotel Saint Andrews Gramado é o primeiro exclusive house do Brasil e membro do Relais & Châteaux, associação que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Com apenas 11 suítes e capacidade para 22 hóspedes privilegiados, o Saint Andrews tem uma vista deslumbrante para o Vale dos Quilombos, em Gramado, na Serra Gaúcha (RS).  O hotel, que faz parte da rede GJP Hotels & Resorts, dispõe de serviços exclusivos para quem busca experiências únicas, como mordomos 24 horas, café da manhã com horário livre, chá da tarde, serviço de traslado do aeroporto de Porto Alegre/Gramado ou Caxias do Sul/Gramado com chauffeur privativo em carro do hotel ou helicóptero (opcional).