quarta-feira, 15 de novembro de 2017

FLORIANÓPOLIS TEM FESTA DA OSTRA NO RIBEIRÃO DA ILHA

FLORIANÓPOLIS TEM FESTA DA OSTRA NO RIBEIRÃO DA ILHA


Florianópolis recebe neste feriado a Festa da Ostra e da Tradição Açoriana


Organizada pela ASIMAR - Associação Sul da Ilha de Maricultores, no prédio Estacionamento Portal, estrada de acesso ao Ribeirão da Ilha e Tapera, reunindo produtores, restaurantes e oferecendo uma diversidade gastronômica à base de ostras e frutos do mar, stands de artesanato regado a muita música com artistas e bandas da Grande Florianópolis.


A organização do evento, que abrirá os portões amanhã às 19 horas, com encerramento previsto para as 24 horas, sendo que sábados e domingos o local ficará aberto das 11 horas as 24 horas, pretende reunir mais de 45 mil pessoas, já que na primeira edição realizada pela ASIMAR,  chamado então de “Festival de Ostras”, foram cerca de 8 mil ingressos vendidos em apenas três dias de evento, compara o organizador  Henrique da Silva, presidente da associação que pretende fomentar e incrementar mais ainda a atividade, representando uma fatia significativa na produção e venda anual dos moluscos, dando assim o “real reconhecimento ao setor de maricultura”.


A produção confirma a participação de tradicionais restaurantes da Ilha nesta edição, que será realizada no prédio Estacionamento Portal, na rodovia Aparício Ramos Cordeiro, o acesso aos bairros da Tapera e do Ribeirão da Ilha. A edificação do Portal, construído para estacionamento do novo aeroporto, tem 3 pavimentos, sendo que dois serão para 600 vagas de carros e o piso superior, com 4.535,33 metros quadrados, sediará a Festa da Ostra 2017.


O evento, que terá chope da Zen Beer e da Germânia, será uma festa multicultural, com apresentação de danças típicas, grupos folclóricos, artes cênicas e visuais, artesanato, moda e palestras voltadas as atividades dos maricultores que terão a oportunidade de oferecer diretamente as ostras cultivadas em Florianópolis. As ostras tem fama de ser um afrodisíaco, pois suas propriedades têm muitas vitaminas, colágeno, minerais e outros nutrientes para a pele, para combate a depressão e problemas cardíacos, além de benefícios ao meio ambiente já que os moluscos agem como filtro absorvendo as impurezas da água, garantindo inclusive a balneabilidade de nossas praias, segundo dados da ASIMAR.


Os ingressos ao local do evento terão preço único da R$ 10 reais, com o mesmo valor cobrado para o estacionamento de carros assegurado pela agência Porto Seguro. A Festa da Ostra tem o intuito de resgatar a herança cultural açoriana e enaltecer Florianópolis como a “capital nacional da ostra”, por ser o maior produtor do molusco no Brasil cuja produção anual em Santa Catarina já alcança a marca de mais de três milhões de dúzias.  




segunda-feira, 13 de novembro de 2017

FESTURIS GRAMADO 2017 SUPERA 250 MILHÕES DE REAIS EM GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

FESTURIS GRAMADO 2017 SUPERA 250 MILHÕES DE REAIS EM GERAÇÃO DE NEGÓCIOS


Tanto em número de visitantes como em área e expositores, o Festival de Turismo de Gramado obteve um incremento de 10% em relação ao ano passado. A 29ª edição do Festuris recebeu pouco mais de 9 mil visitantes, sendo que apenas no primeiro dia a marca ultrapassou os 5 mil participantes. “Finalizamos a edição de 2017 conforme planejamos desde o início: realizar o melhor Festuris de todos os tempos”, afirmou o diretor de evento, Eduardo Zorzanello. “Este resultado é fruto do nosso planejamento e de muito trabalho”, complementou.


A área da feira foi ampliada em 10%, chegando a 20 mil m². O número de marcas expostas ultrapassou as 2 mil e a feira deu continuidade na sua internacionalização, com 60 destinos estrangeiros. Um evento que não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo é um verdadeiro canal para a geração de importantes.


Na tarde de hoje, 11, das 13h45 às 20 horas, ocorreu no Serra Park, a Feira de Negócios com mais de 2 mil marcas, 60 destinos internacionais, e 10 mil profissionais. Todos os estados do Brasil estiveram representados. A Feira de Negócios, fechada para profissionais da área de Turismo, Eventos e estudantes, foi dividida em espaços colocando em exposição marcas, destinos e produtos de acordo com seu nicho de mercado. São espaços da feira: Luxury, Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, FESTURIS Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business. Para potencializar a geração de negócios a feira teve dois Espaços com agendamento 100% obrigatório entre compradores e expositores: os espaços Luxury e Mice Corporativo. Todos os demais espaços tiveram agendamento misto.


A área de luxo esteve em evidência, 300% maior do que na edição em que estreou, no ano passado. Outros espaços destacados: Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business.


Dentro da Feira de Negócios, o FESTURIS ofereceu seis Salas de Capacitação com programação ininterrupta. Foram mais de 40 palestras e workshops com os mais variados temas no evento. Estavam presentes Itália, Vietnã, Polônia, Etiópia, Santiago de Compostela, Las Vegas, Texas, México, 


Peru, Indonésia, Santa Monica, San Matin, Cuba, Israel, Brasil Central, Argentina, Uruguai, Seychelles, Los Cabos, Hallo Brazil, Califórnia, República Dominicana, Turks & Caicos, South African, United, TAP, CNC, Caraguatatuba, Pará, Avianca, Atlantis, ABEOC, Copa Airlines, Bahamas, Tahiti, 


Movida, Laghetto Hoteis, MMTgapnet, Best Western, Planalto Transportes, Banrisul, Redetur, IGLTA, Alagev, Abrajet, Abav, Sindetur-RS, Machadinho, The Palm Beaches Florida, Vila Galé Hotéis, Travelport, Guarita Park Hotel, Costão do Santinho, Beto Carrero, GJP, Flycard, 


Trend Operadora, Emirates, The Brando, Farroupilha, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Minas Gerais, Curitiba, UCS, Termas de Jurema, Atrio Hotéis, Rio Grande do Sul (Estado Anfitrião), 


Santa Catarina, Gravatal, Torres, São Francisco de Paula, Cambará, ABIH, Ministério do Turismo (trazendo todos os estados do Brasil em 550 metros de área), Ceará, Localiza, Unique Garden, Unidas, Gol, Azul, Abreu, Agaxtur, Air Europa, AM Resorts, Latam Airlines, Azul, Sebrae, entre outros.


Vale comentar que vem aí Um Festuris mais moderno, conectado com o mundo e não-linear. É isso que busca o novo logotipo do evento, apresentado hoje por Marcus Rossi, da Rossi e Zorzanello. As araucárias permanecerão até essa edição pois, a partir da próxima segunda-feira serão substituídas por uma versão cuja ideia foi tirada durante o Gramado Summit, outro evento da empresa.


A partir de segunda também, já se inicia o novo processo para 2018, ano em que a feira completa três décadas. Estandes já serão comercializados a partir deste ano. Novidade também é o novo portal do Festuris, em breve a ser lançado. Enfim, os cofres de Gramado e Canela, devem ser impactados este ano com R$ 18 milhões por conta do evento contra R$ 14 milhões da última edição.


Tarcisio Gargioni - VP AVIANCA BRASIL

Este jornalista viajou a convite do evento, da BROCKER TURISMO e pelas asas da AVIANCA, hospedando-se no Klein Ville Gramado.



BROCKER TURISMO REALIZA O 12º TROFÉU INFINITO

BROCKER TURISMO REALIZA O 12º TROFÉU INFINITO


Um dos momentos mais altos do Festuris, o Troféu Infinito da Brocker Turismo, revelou os maiores parceiros do receptivo em 2017. Os campeões de venda foram Visual, Flytour Viagens e Latam Travel, respectivamente, mas esse é só o pódio entre o tradicional top 10.


"Essas dez operadoras aqui homenageadas são responsáveis por 70% do faturamento da Brocker", revela a diretora Any Brocker, que prevê um crescimento de 10% no faturamento desta que é uma referência em receptivo da Serra Gaúcha."Nosso desafio tem sido preencher os meses de baixa no destino, fevereiro, março, agosto e setembro, e buscamos isso por meio dessas parceiras, além de tentar fomentar o corporativo no destino."


A Brocker criou outras categorias este ano, como as regionais e a voltada para agências on-line. Confira:

OTA - Decolar.com
SUL - BWT Operadora
NORDESTE - Foco Turismo
NORTE - Vale Verde Turismo
SUDESTE - Viagens Master
CENTRO-OESTE - West Central

TOP 10

1 - Visual
2 - Flytour Viagens
3 - Latam Travel
4 - Azul Viagens
5 - FRT Operadora
6 - Abreu
7 - MMTGapnet
8 - Trend Operadora
9 - New IT
10 - MGM Operadora

AMIGO COLABORADOR - Evandra Santos (Brocker). AMIGO PARCEIRO - Gilberto Noel (Restaurante Garfo e Bombacha)

Gilberto Noel - ao centro

NOVOS PRODUTOS

Em 2017, a Brocker criou e remodelou alguns de seus combos e Any ilustra o preço competitivo desses novos produtos, como parques e atrativos. "Só o passeio de Porsche avulso é R$ 250, e em nossos combos, que somam o Porsche a outros itens, como parques, são R$ 200."


Bus Beer -A bordo do Bus Bier, os visitantes mergulham no universo da cerveja artesanal da Serra Gaúcha. O passeio contempla visitas nas cervejarias GramBier e Rasen Bier, em Gramado, e a Cervejaria Farol, em Canela. Na Rasen e na Farol as visitas são guiadas, com explicações sobre o processo de fabricação e curiosidades sobre a cerveja. O tour dura aproximadamente quatro horas, com transporte em ônibus panorâmico temático, adornos típicos alemão para fotografia a bordo do Bus, música, guia de turismo, degustação de cervejas e uma caneca de chopp de brinde para os participantes.


Raízes de Gramado - O passeio que apresenta o local onde iniciou o povoamento de Gramado (Linha Nova e Linha Bonita) conta com diversas novidades, com toda uma tematização do tour, com a plotagem da Jardineira, exclusiva do Tour Raízes de Gramado, a vestimenta do guia e do motorista caracterizado como colonos da região, adornos e chapéus de palha disponíveis aos passageiros para interagirem e tirarem fotos, música típica dentro da Jardineira para animar o passeio, entre outras atrações. Todo o tour foi incrementado com esta temática. Inclui visitas em lugares como a Casa Centenária, a Fábrica de Erva Mate Marcon, o Moinho Cavichion e o Museu Rural Fiorezze. Conta ainda com uma degustação de produtos coloniais e frutas da estação oferecidas pela Dona Zulmira.


Tecnologia - Aplicativos Brocker Turismo, depois de quase um ano, foram lançados. Um deles mostra ao passageiro todo itinerário desde a chegada na Serra até a volta para casa, além de disponibilizar atendimento 24 horas. O outro app auxilia no Bustour: O app do Bustour, disponível nas plataformas iOS e Android, é a ferramenta de apoio para os passageiros do ônibus turístico de Gramado e Canela. Através do Aplicativo Bustour, o usuário pode facilmente encontrar a parada mais próxima do Bustour, receber notificações da localização dos ônibus e em quantos minutos o próximo ônibus chega na sua parada, conferir as atrações e os pontos turísticos mais próximos de cada parada e organizar seus horários de embarque e passeios. Além de toda a comodidade, o aplicativo também permite ao usuário comprar mais dias de Bustour com descontos especiais. Basta baixar o app no celular e desfrutar as vantagens.

Korvatunturi


Espetáculo permanente de Gramado, que já faz parte do imaginário de mais de meio milhão de pessoas, sendo considerado pelos usuários do TripAdvisor a atração número 1 de Gramado. Inspirado em uma lenda finlandesa, o espetáculo conta uma história cativante sobre os verdadeiros valores da vida e leva o espectador a um reencontro com os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor. O projeto conta com técnicas circenses, com cenários virtuais, um show emocionante! A grande novidade é que a Brocker Turismo passa a ser a responsável comercial, de divulgação e vendas do espetáculo! "Queremos divulgar e mostrar a todos este espetáculo encantador e que acontece o ano inteiro em Gramado!" salienta Carlise Bianchi, Diretora de Vendas da Brocker Turismo.

Ampliação da presença local em Canela e Gramado do Grupo Brocker




O Grupo Brocker inaugurou um ponto de informações turísticas com loja do Bustour/Tickets & Tours ao lado da Igreja de Canela, para melhor atender os clientes e turistas que circulam pelo local. Também passa a operar um quiosque de atendimento dentro do Largo da Borges em Gramado, que venderá ingressos, passeios, gastronomia e espetáculos também utilizando a marca Tickets&Tours, formando um novo conceito de venda, onde num só local o cliente encontra as melhores opções e alternativas de entretenimento da cidade. Mais uma novidade que vem para fortalecer essa tendência de atendimento local, são os desk's com equipe Brocker Turismo em todos os hotéis da Rede Laghetto, sistema que será implantado em outros hotéis de Gramado e Canela. Para os hotéis que não tem atendimento fixo, a Brocker disponibiliza uma equipe volante, que está pronta para o atendimento onde o cliente solicitar.




SUL É O MEU DESTINO - DESTAQUE NO FESTURIS 2017

SUL É O MEU DESTINO - DESTAQUE NO FESTURIS 2017


O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, defendeu nesta sexta-feira, 10, na abertura do congresso da Festuris - Feira Internacional do Turismo, em Gramado/RS, o fortalecimento da integração turística dos três estados do Sul e novos investimentos federais na campanha de divulgação do projeto “O Sul é Meu Destino”. A palestra integrou um painel que também contou com a participação da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Aparecida Maria Borges de Medeiros; do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva; e do presidente da Abav/SC e secretário adjunto de Turismo de Florianópolis, Eduardo Loch. A campanha do projeto O Sul é Meu Destino foi lançada no final de agosto em Santa Catarina pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Na época, a divulgação colocou a região Sul a frente dos estados do Sudeste na preferência do turista nacional para a próxima temporada.


Na apresentação, o secretário Leonel Pavan ressaltou a importância do Sul do país para a economia nacional e destacou a série de atrações turísticas dos três estados; a privilegiada localização geográfica, entre o Mercosul e o Sudeste brasileiro; a infraestrutura aeroportuária e rodoviária, com oito aeroportos internacionais e rodovias que cruzam o Brasil; e as diversidades climáticas, com as quatro estações bem definidas, e cultural, formada pelas diferentes etnias que colonizaram a região. “A campanha do projeto O Sul é Meu Destino não pode parar. Hoje o Sul do país participa com 20% do PIB nacional e precisa ter esse retorno” argumentou. Além do fortalecimento da divulgação turística da região Sul, Pavan defendeu uma agenda de trabalho conjunta dos três estados para 2018, a criação de novos produtos integrados para o mercado turístico e a formatação de pacotes conjuntos para venda em eventos nacionais e internacionais. “Somos unidos por natureza, agora precisamos fortalecer nosso turismo e crescermos juntos” afirmou .

INFINITY BLUE RESORT & SPA NO FESTURIS


Localizado na Praia dos amores em Balneário Camboriú - SC, é sempre presença nos principais eventos no Brasil e Exterior. Independente do motivo da viagem, tanto para o viajante de férias como a negócios, o Infinity é um marco não só no Sul do Brasil, em em todo o país, considerado o melhor resort para famílias, pé na areia, em uma praia praticamente privada. Este resort tem ainda uma sala fitness totalmente equipada, espetacular piscina climatizada, beach club que disponibiliza toalhas, cadeiras de praia, entre outras comodidades. 


Segundo seu Diretor Geral, Alberto Cestrone, estamos nos preparando para receber nossos hóspedes para grandes festas de final de ano e um verão que promete muitas surpresas, além de quem em 2018 iremos começar a renovar completamente todas as nossas estruturas. 


A Festuris é considerada a mais importante feira de negócios para o setor de viagens e turismo com foco para o mercado. Esta é a opinião do trade turístico sul-americano, confirmada através de dados impactantes, resultado de uma pesquisa de opinião realizada pelas Faculdades Integradas de Taquara durante a edição de 2016. Mais de 10 mil profissionais estão reunidos em Gramado. São 2 mil marcas entre destinos nacionais e internacionais, companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e iniciativa privada, mais de 8 mil compradores, mais de 1,5 mil agendamentos entre compradores e expositores, expectativa de mais de R$ 270 milhões em negócios e R$ 15 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias, onde está localizada Gramado, com caravanas internacionais vindas dos Estados Unidos, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além de mais de 13 horas de oferta de conteúdo com palestras, capacitações e workshops.

ARGENTINA NO FESTURIS


O estande da Argentina também é um dos mais visitados divido a sua diversidade de destinos, começando pela neve na fenomenal Patagônia Fantástica. Natalia Pisone, da Inprotur comanda uma grande equipe. Também estão presente o Secretário de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovic e Cristiane Cavalli, responsável pelos assusntos Internacionais de Ushuaia - Terra do Fogo, além de representantes da Aerolíneas Argentinas. 

PERU E A SUA NOVA CAMPANHA DE MARKETING


Além da parceria público-privada, o Peru apresenta sua nova campanha promocional para atrair turistas estrangeiros, lançada oficialmente pela PROMPERÚ na feira WTM 2017, em Londres, e que traz o slogan "Peru: o país mais rico do mundo”. Disponível em sete idiomas, a nova campanha poderá ser vista em 19 países, origem dos 90% dos turistas internacionais que vão ao Peru. A campanha busca chamar a atenção internacional pela riqueza inigualável que oferece o Peru no que diz respeito a vivências inestimáveis, como sua cultura, natureza, gastronomia ou atividades de aventura. Desta forma, a mensagem principal sugere que os estrangeiros que visitam o Peru irão enriquecer como pessoas graças às experiências únicas que viverão no país. A campanha conta com quatro vídeos temáticos: cultura, gastronomia, aventura e natureza.


A APOTUR é uma associação sem fins lucrativos, que reúne pessoas físicas e jurídicas especializadas em turismo receptivo e interno, bem como instituições, associações e organismos nacionais e/ou estrangeiros que sejam vinculados de maneira direta com o turismo no Peru, e que possam contribuir com o desenvolvimento do setor. A entidade foi representada pelo seu presidente, Enrique Javier Quiñones Pareja, Presidente. Da PROMPERÚ esteve presente a especialista em mercado brasileiro, Fanny Thivierge.


No Peru, o turismo é um setor que contribui com 3,9% do PIB nacional e gera mais de 1.300.000 empregos diretos e indiretos, tornando-se um dos principais setores que contribuem para o desenvolvimento do país. O atual governo estabeleceu o objetivo de dobrar a chegada de turistas internacionais para o ano de 2021. Em 2016, o Peru recebeu um total de 3,7 milhões de turistas, sendo 4% correspondentes ao mercado brasileiro: 148.296 visitantes. O Brasil é o sexto país emissor de turistas ao Peru (atrás de Chile, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Argentina), e é considerado um mercado estratégico para a PROMPERÚ. De janeiro a julho de 2017 foi registrado um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2016, o que reflete a recuperação que vem mostrando o mercado brasileiros com relação aos indicadores de viagens ao Peru. Atualmente, há 56 voos diretos semanais ligando o Brasil ao Peru, partindo de São Paulo (33 voos), Rio de Janeiro (11 voos), Porto Alegre (sete voos) e Foz do Iguaçu (cinco voos), através das companhias aéreas LATAM e Avianca.



Segundo Milagros Milagros Ochoa de Koepke, além de tudo isso, até o dia 22 de novembro é realizada em todo o Brasil a 5ª edição da Peru Week, principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no mercado brasileiro, organizada pela PROMPERÚ e o Escritório Comercial do Peru no Brasil. A Peru Week 2017, lançada no dia 6 de novembro, conta com a participação de 137 empresas brasileiras, está presente em 28 cidades, de 20 estados do Brasil. As companhias aéreas Avianca e Latam oferecem passagens aéreas para Lima com valores promocionais, 85 operadoras de turismo vendem 170 pacotes de viagens em promoção ao Peru, e 50 restaurantes peruanos servem menus exclusivos, também a valores especiais.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO


Começou nesta quinta-feira, dia 09 de novembro, a Feira Internacional de Turismo - FESTURIS Gramado. A 29ª edição do evento já apresenta saldo positivo e crescimento, com relação a 2016, de pelo menos 10% em números de profissionais inscritos, expositores participantes e área construída na Feira de Negócios. A novidade é a presença de países que voltam seu olhar para o turista brasileiro, principalmente do Sul do país a exemplo de Polônia, Vietnã, Etiópia e Texas, que chegaram ao Festival pela primeira vez.



São 60 destinos internacionais em exposição e pelo menos 2 mil marcas distribuídas em 22 mil metros quadrados. Outra grande notícia é a participação de todos os estados brasileiros e regiões, pela primeira vez. O Ministério do Turismo adquiriu uma área de 550 metros quadrados de área construída para colocar em exposição todos os estados brasileiros.

Segundo Marta Rossi, CEO do FESTURIS, Primeira Dama do Turismo Nacional: "Esperamos para este ano um volume de 280 milhões em geração de negócios a partir da feira. Estamos otimistas e vemos que o setor turístico apresenta sinais de crescimento, prova disso é a maior participação de marcas e destinos para este ano". O Governador do RS, José Ivo Sartori, estava presente na Solenidade de Abertura que ocorreu nesta quinta no Palácio dos Festivais.

O FESTURIS não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. A feira é um verdadeiro canal para a geração de importantes negócios para a cadeia turística da América do Sul. Nesses próximos dois dias a previsão para 2017 é que a 29ª edição do evento tenha mais de 280 milhões de reais em geração de negócios. Este número será apontado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que fará a pesquisa de impacto econômico. O que já se sabe é que a feira terá um crescimento de área e de número de expositores que deve chegar aos 10% com relação ao ano anterior. Em 2016, segundo pesquisa da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), o FESTURIS teve 253 milhões de reais em geração de negócios. O impacto para a Região das Hortênsias foi uma injeção de 14 milhões de reais para a economia local.
USHUAIA & PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO FESTURIS 2017
Maria Laura Pierini, gerente de qualificações turístico de Buenos Aires, Alexis simunovic - Secretário de Turismo de El Calafate, Marcela Custa Assessora do Ente de Turismo de Buenos Aires, Natalia Pisoni-Coordenadora Mercosul do Inprotrur , Cristiane Cavalli - Assuntos Internacionais da Secretária de Turismo Ushuaia
Grande presença no Festuris e a Ushuaia - Patagônia Fantástica. A Secretaria de Turismo Municipal de Ushuaia vem desenvolvendo um intenso trabalho de capacitação, posicionamento e captação de fluxo de turistas promovendo o destino e gerando forças de vendas junto aos agentes de viagens. Estas ações estão dentro do calendário previsto pelo Secretário de Turismo Juan Cherañuk e aplicadas por Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia. El Calafate também está presente com seu Secretário de turismo Alexis Semonovic.


Mais uma vez o Peru participa do FESTURIS Gramado, e aproveita a ocasião para apresentar suas novidades ao mercado brasileiro. O país participa em um formato inédito, a partir de uma parceria entre a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e a APOTUR (Associação Peruana de Operadores de Turismo Receptivo). Com isso, o Peru tem a presença de cinco grandes operadoras de turismo - PTS Peru, Viajes Pacifico, Carrusel Booking Motor, Raices Peru e Tika Tours -, todas comprometidas em promover destinos, produtos turísticos segmentados e serviços personalizados.


Visit California e Ministério do Turismo de Israel também marcam presença. Para Califórnia, a participação na feira faz parte da campanha Dream Big que, no Brasil, inclui forte educação da indústria de turismo sobre as mais diversas experiências que a Califórnia oferece a seus visitantes em todas as suas regiões. Já o Ministério do Turismo de Israel, tem intensificado sua presença no mercado nacional, atingindo resultados positivos, como o crescimento de 44% no número de turistas brasileiros.


Após a abertura, outra novidade foi a grande festa de abertura promovida pela AVIANCA e REDETUR. A festa reuniu o trade aconteceu na Level Up com open bar Chope Rasen, comidas especiais e show com a banda Vinny Lacerda.

Cristiani Cavalli, Assessora dos Assuntos Internacionais de Ushuaia - Argentina, entre dos Diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival de João Pessoa - PB, Bruno Mesquita e Claudio Jr. 
Nas manhãs dos dias 10 e 11, ocorrerá o Congresso FESTURIS, também no Palácio dos Festivais, das 8h30 às 12 horas. A grade terá empresários, empreendedores e líderes falando para os participantes. A grande atração deve ser Caito Maia, CEO Chilli Beans. O Congresso é aberto ao público, sem cobrança de ingresso. Já a Feira de Negócios ocorre no Serra Park, nas tardes dos dias 10 e 11, das 13h45 às 20 horas. A feira é fechada para profissionais ligados aos setores de Turismo e Eventos, além de estudantes.


O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, será um dos palestrantes da abertura do congresso da 29ª Feira Internacional de Turismo. Pavan apresentará sexta-feira, 10, às 8h30min,o projeto O Sul É Meu Destino: Integração da Região Sul como Produto Único em painel que também contará com a participação da secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Aparecida Borges de Bezerra, e do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer gaúcho, Victor Hugo. Pavan vai propor aos estados do RS e do Paraná a unificação dos projetos turísticos para 2018, com a elaboração de pacotes que integrem os atrativos comuns de toda a região. Neste ano, após o lançamento da campanha do projeto O Sul É Meu Destino, no final de agosto, os estados sulinos superaram os do Sudeste como destino de preferência dos turistas das sete maiores capitais do país, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.


Este jornalista está cobrindo o evento a convite da Brocker Turismo, voando pelas asas da AVIANCA.