quarta-feira, 28 de julho de 2010

USHUAIA - TIERRA DEL FUEGO - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA

USHUAIA - TIERRA DEL FUEGO - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA
Capital da Província da Terra do Fogo, Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, no limite setentrional do Canal de Beagle. Ushuaia, também possui o porto de águas profundas mais próximo da Antártida.


Clique na imagem para ampliá-la

O nome da cidade provém do idioma indígena yámana: us (ao fundo) e uaia (baía). Os primeiros desbravadores destas terras chegaram há mais de onze mil anos. Foram caçadores nômades que vieram do norte, dispostos a sobreviver com os recursos naturais de um espaço que ainda se mantinha conectado à Patagônia Continental. O homem europeu só conheceria a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães bem mais tarde. Em meados de 1520 a expedição de Fernão de Magalhães ao Sul da América do Sul rendeu as primeiras descrições da Terra do Fogo. Durante a travessia, os navegantes espanhóis observaram fogo e fumo sobre a costa setentrional, e em virtude disso batizaram a ilha como Terra do Fogo A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, da cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.


Clique na imagem para ampliá-la

No início do século XX foi construído nas proximidades da então aldeia de Ushuaia o célebre Presidio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947. Posteriormente passou para as mãos da Marinha da Argentina e, após um longo tempo de abandono, foi transformado em um museu, o Museo del Fin del Mundo. O museu exibe, entre outras curiosidades, a linha de ferro mais austral do mundo, que conduzia os presos do Presidio de Ushuaia aos campos de trabalho situados no atual Parque Nacional Tierra Del Fuego. Recentemente a linha de ferro foi reativada com propósitos turísticos, conectando o terminal, situado no parque nacional, com a Baía de Lapataia.


Clique na imagem para ampliá-la

O trem é um verdadeiro luxo com suas cabines vips e constitui um ícone da ilha. Uma locomotiva a vapor, vai levá-lo a uma longa excursão até o Tierra del Fuego National Park Station. O tempo total de ida e volta é de 1 hora e 40 minutos, aproximadamente. A maior parte do caminho você vai margeando o rio Pipo. Pelo caminho você verá uma reconstrução de um assentamento yámana (aborígenes da região ), significando que você já está dentro do Parque Nacional.Durante o trajeto você vai ouvindo em português, bem carioca, na verdade, toda a história. Todos os vagões são panorâmicos e fazem paradas para você fotografar e dar uma pequena caminhada. Ir a Ishuaia e não fazer este passeio então é melhor nem ir.

A cidade conta com ótima infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de cordeiro da Patagônia. Lá estão os grandes Resorts como o Las Hayas, Los Acebos...distantes apenas cinco quilômetros do centro, e a R$ 9,00 no seu bolso. São lugares realmente fantásticos. Além do próprio Cerro Castor Ski Resort, distante a 26 km do centro. Espetacular e típico para quem quer esquiar o tempo todo. Um sonho.


Clique na imagem para ampliá-la

Ushuaia é a capital da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul da Província, e sua localização permite desfrutar do mar, montanhas e florestas ao mesmo tempo. Além disso, é um ótimo lugar para fazer compras já que a ilha inteira é uma zona franca onde você pode encontrar não só produtos regionais mas também merdadorias importadas. Sem brincadeira, a cidade é um imenso Free Shopping. As melhores marcas do mundo estão lá e o que é melhor, sem taxas, impostos. Mais baratas que no próprio Duty Free.

CAMINHANDO PELA CIDADE

O reconhecimento da cidade pode começar ao longo da avenida Maipu, que faz fronteira com o Canal de Beagle. Ao longo desta avenida você chegará ao Porto de Ushuaia e do Clube Náutico. No final há uma passarela que você deve tomar para chegar à península, onde o visual é de encher os olhos. Ali está a Bahía Encerrada, que fica congelada durante o inverno e se torna um ringue de patinação. Quando você resolver retornar, pegue a rua Malvinas Argentinas, para conhecer o histórico Beban House, é a reconstrução da zona antiga da cidade, uma relíquia que recria Ushuaia durante os dias dos pioneiros.

Já no outro lado da cidade, pela rua principal, a San Martin, até o cruzamento com a Yaganes St; para conhecer a prisão legendária do fim do mundo, agora transformada em Museo del Presidio. Lá você encontrará até mesmo as estátuas de cera dos criminosos mais famosos que foram enviados para aquele lugar. O corredor central é utilizado como sala de leitura, cinema e espaço para eventos diferentes. Dedique um bom tempo por aí pois tem muita coisa para se ver e fotografar.


Clique na imagem para ampliá-la

Existem alguns lugares mais do que pitorescos e que devem, eu digo devem, pois além de inéditos, possuem uma gastromonia invejável. Um deles é o restaurante Volver, capitaneado pelo chef Lino Adillon. O lugar é um charme e ali você poderá degustar os Caranguejos Gigantes (Centollas), especialidade da casa, além de conhecer toda a cultura local. Seria melhor, do teu hotel você fazer a reserva. O lugar mais do que especial não é caro, justo. A comida inigualável.

Clique na imagem para ampliá-la

Outro lugar que você deve desfrutar é o Tierra Mayor, uma estação invernal para fazer um inesquecível passeio de trenó puxado por Huskyes ciberianos e também pilotar motos de neve (snowmobil).

USHUAIA 4 X 4


Clique na imagem para ampliá-la

Outro passeio também inédito é o 4x4 costeando os lagos Fagnano e a Laguna Bombilla (congelada). Radical. Um pouco após ao meio dia, encontra-se um refúgio onde motorista e guia lhe preparam um grande churrasco argentino. E da-lhe vinho. Já está incluído no preço do pacote da Canal Fun & Nature.

HELICOPTERS RIDERS


Clique na imagem para ampliá-la

Essa é outra aventura que adorei fazer a bordo de um helicóptero, sobrevoando tranquilamente os cumes nevados dos andes e parando em um platô, entre os picos Cinco Hermanos e Vigilante, tendo Ushuaia aos seus pés e à Baia do Canal de Beagle a sua frente. De perder o fôlego.

CANAL DE BEAGLE


Clique na imagem para ampliá-la

Navegar pelo canal é uma outra grande pedida, principalmente a bordo do Ushuaia Explorer, que te tivera as principais ilhas repletas de levará, cormorans, leões e lobos marinhos.

ESQUI / SNOWBOARD

Se esquiar é o nome do jogo, as possibilidades de Ushuaia são quase infinitas.

CERRO CASTOR

Cerro Castor é a mais badalada e exclusiva estação de esqui da Argentina. Está localizado a 26 km de Ushuaia, na Estrada Nacional N º 3, toda pavimentada, no ponto turístico mais austral do planeta. Possui 600 hectares para esquiar. São 23 pistas com diferentes níveis de dificuldade, e um snowpark com um percurso total de 24 quilômetros, sendo que muitas delas estão devidamente homologadas pela Federação Internacional de Esqui. Isso sem contar as inúmeras opções de lazer. Sem dúvidas lá, graças a sua posição geográfica, se concentra a melhor qualidade de neve, já que o Cerro está localizado em uma encosta sul que mantém temperaturas entre -5 e 5 graus em média, isso torna a qualidade da neve perfeita. Vale lembrar que a sua localização extrema, paralelo 54º, é similar a Moscou no hemisfério norte.


Clique na imagem para ampliá-la

A temporada de esqui começa no final de junho e se estende até meados de outubro. De tão boa, concentra o maior número de equipes internacionais. Uma verdadeira Torre de Babel, fazendo com que os treinadores se sintam confortáveis falando a mesma língua do esqui alpino. Para ter uma pequena idéia, treinam no Cerro cerca de 20 equipes da Copa do Mundo e também equipes de freestyle, aquelas pessoas muito bem nascidas que giram o mundo em busca de boas pistas e ótimas condições de esqui. Me fizeram companhia às irmãs campeãs argentinas e sulamericanas María Belen e Macarena, que se revezam nos títulos.

Clique na imagem para ampliá-la

Se não rolar neve, o que é muito improvável, impossível, pra dizer a verdade, o Cerro possui "apenas" cinco canhões de neve, colocados a cada 200 metros, garantindo neve até a base durante toda, eu disse toda a temporada. Alta tecnologia mesmo. Tecnologia também nos meios de elevação que foram estrategicamente bem colocados, podendo transportar até cinco mil pessoas por hora. E vai aumentar ainda mais segundo o Diretor Executivo Fredirico Begue, pois o Cerro deve estar em constante atualização/modernização para atender a demanda.


Na estação também você encontra lojas para aluguel de equipamentos de primeira qualidade além de oficina de alto nível. Nem se preocupe com o transfer, pois a frequência é altíssima entre a cidade e o Cerro.Quanto a gastronomia também não ha com o que se preocupar. O complexo possuí quatro centros gastronômicos localizados em pontos estratégicos, podendo, cada um, atender ao mesmo tempo 750 pessoas, além de três refúgios de montanha.

Se você estiver na base e quiser comer de verdade, minha dica é o "Morada Del Águila", restaurante a la carte, com especialidade em "cordeiro fueguino". Mas se você quiser um lanche rápido você pode escolher o Snowbar. Outra boa pedida, para quem não quer perder tempo é o "Cota 480 Confiteria", um bufet com menus fixos que pode atender "até" 400 pessoas. Também tem o Cota 600 "La Barra". É pra quem adora todos os tipos de sopas e mini-pizzas. Também sempre rola o menu do dia.

Agora para quem estiver no cume da montanha, as opções são três Refúgios. No cume, no cume oeste e o terceiro na estação intermediária, onde você poderá comer a sua própria comida, aquele teu lanchinho especial que você mesmo fez no teu apart ou hotel. Pode trazer teu lap top. Aqui tem internet banda larga Wi-fi.

Também existe um centro para atendimento médico, primeiros socorros e mini cirurgias. Mas acredito que quem seguir todas as normas de segurança, não passará nem perto ou nem se dará conta que ela exista. Faço votos que não.

DIVERSÃO PARA A FAMÍLIA TODA

Esse paraíso não é só para gente grande. O Cerro Castor conta com uma equipe de 60 instrutores que dão aulas de esqui, snowboard e snoblade. Aulas para crianças e adultos. Particulares e coletivas. Também existe um jardim de neve para crianças de 3 a 5 anos e, os danadinhos passam pela gente esquiando. Também tem serviço de Baby Sister. Aqui não falta absolutamente nada.

COMO CHEGAR

Cerro Castor e Ushuaia ainda estão, como antigamente, sendo constantemente desbravadas e tornou-se a menina dos olhos dos brasileiros que buscam ótimas aventuras e uma qualidade de neve indescritível. O poder público deles, cientes das suas e das nossas potencialidades estão promovendo voos charters que saem tanto de Curitiba e de Porto Alegre. De Ushuaia a Curitiba são apenas 3:50 hs de voo. Uma maravilha. Como Ushuaia é uma imensa Ilha, chegar de avião é a melhor pedida. Também há vôos diretos de Buenos Aires a Ushuaia. Há também vôos regulares que se conectam com El Calafate (porta de entrada para As geleiras do Parque Nacional). Existem operadoras especializadas, entre elas a curitibana Klein Tour que monta o pacote completo pra você.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS


Clique na imagem para ampliá-la

Ao Secretário de Turismo de Ushuaia Daniel Leevi Zamon, a RRPP Capacitadora para o Brasil da Secretaria de Turismo de Ushuaia Cristiane Cavalli, ao grande chef Lino Adillon, que recebe carinhosamente a todos não só em seu estabelecimento, mas no próprio Aeroporto de Ushuaia, meu amigo "El Conde", meu transportador oficial, ao guia Gabriel, que já morou em Porto Seguro e nos atende em bom português, a Belén Rodrigies Zubieta, proprietária dos Resorts Las Hayas e Los Acebos, ao chef Ezequiel Gonzales - Los Acebos, ao piloto Roberto Valdez, da Helicopters Riders, ao Marcelo Lietti, da Travel Lab operador receptivo e Los Maranjos Hotel Boutique, Erique Días, presidente da Tranex Turismo (Tren del fin del Mundo) e seu caríssimo Irmão Ruben Días. Grande agradecimento ao amigo Sergio e Grabiela da Junping Rental Ski Ushuaia, onde você pode alugar as melhores roupas e equipamento de esquis, em pleno centro de Ushuaia, a caríssima Laura, da Ryan Agência de turismo. Aos grandes amigos e esquiadores Juan Carlos e Frederico Begue, proprietários do Cerro Castor, além da Maria Cortazar e Nicolas Pronpt do marketing do Cerro Castor e finalmente à Klein Tour, operadora de Curitiba que fez tudo certinho. Agradecimentos aos super pilotos das Aerolíneas Argentinas Antonio Botta e Jorge Groppa, exímios em sua arte. Aplaudidos efusivamente ao colocarem a aeronave no chão, após um fenômeno raríssimo. Foram nossas grandes anjos da guarda.




quinta-feira, 8 de julho de 2010

COLUNISTAS SOCIAIS DE TODO BRASIL SE ENCONTRAM EM FOZ

COLUNISTAS SOCIAIS DE TODO BRASIL SE ENCONTRAM EM FOZ

O evento vai acontecer entre os dias 19 e 22 de agosto

Cerca de 200 profissionais vão se reunir em Foz do Iguaçu para participar do 19º Congresso Brasileiro de Colunistas Sociais entre os dias 19 a 22 de agosto. Promovido pela Federação Brasileira de Colunistas Sociais/FEBRACOS, o evento conta com o apoio do Destino Iguaçu, coordenado pela revista 100 Fronteiras e com apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau, seus mantenedores, Secretaria Municipal de Turismo e Itaipu Binacional. Na programação de três dias, está incluso a realização de uma assembleia, 3 palestras e vários passeios pelos atrativos turísticos da cidade.

Para a realização do congresso serão desenvolvidas várias parcerias, como hospedagem, alimentação, transfer, além do material de promoção institucional sobre a Região Trinacional do Iguaçu.

Os colunistas vão visitar as Cataratas do Iguaçu, atrativo turístico visitado por milhares de pessoas de todo o mundo anualmente e que participa do concurso Novas 7 Maravilhas da Natureza. O concurso está gerando uma visibilidade bastante intensa ao Destino Iguaçu, uma vez que a mídia nacional e internacional tem propagado isso. Também está acelerando o número de visitação, que neste primeiro semestre já cresceu 11% em comparação com o ano passado.


Clique na imagem para ampliá-la

Também vão visitar o Complexo Turístico de Itaipu, local onde está a maior usina em tamanho e geração de energia do Planeta, o Planetário, Refúgio Biológico Bela Vista, Canal Itaipu onde se realiza canoagem, slalon e rafting, mas que foi construído com a função de servir como um canal para a procriação dos peixes na temporada da piracema.

O Parque das Aves será outro atrativo visitado. Hoje o parque possui mais de 800 habitantes, entre pássaros, jacarés borboletas sagüis e sucuris e toda uma gama de aves tropicais raras e coloridas que voam em amplos viveiros integrados à exuberante floresta úmida subtropical. Os visitantes têm a oportunidade de entrar nesses viveiros para conhecer de perto a vida das aves. (Texto: Silvana Canal / Fotos: Destino Iguaçu).