sábado, 1 de outubro de 2016

PACOTE "CIDADES IMPERIAIS" TRAZ ROTEIRO POR ÁUSTRIA, ESLOVÁQUIA E HUNGRIA

PACOTE "CIDADES IMPERIAIS" TRAZ ROTEIRO POR ÁUSTRIA, ESLOVÁQUIA E HUNGRIA 

Criado pela Bancorbrás Turismo, Viagem Apresenta Maravilhas da Europa 


A Bancorbrás Turismo lança na ABAV 2016 um roteiro internacional direcionado a viajantes que desejam conhecer a Europa Central. Os novos pacotes incluem Viena - Áustria, Bratislava - Eslováquia  e Budapeste - Hungria  conhecidas como “Cidades Imperiais”. Os destinos destacam traços milenares que resultam da herança deixada na cultura, arquitetura, gastronomia e história, das famílias imperiais que reinaram naquela região por centenas de anos. 


De acordo com o diretor da Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira, "desenvolvemos um produto para que esses belíssimos países da Europa Central sejam um destino de permanência entre os brasileiros". Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Bancorbrás foi escolhida como a agência de turismo oficial da Eslováquia no Brasil. 

Produtos lançados na ABAV 2016:

1) Roteiro Cidades Imperiais:


A viagem contará com: 3 noites de hospedagem em Viena; 2 noites de hospedagem em Bratislava; 3 noites de hospedagem em Budapeste. Incluso passeio de trem em 2ª classe e city tour nas cidades. 

2) Conheça a Bratislava - Capital da Eslováquia


O passeio inclui 5 noites de hospedagem com café da manhã, traslado, city tour e tour de Vinhos Small Carpathian.

Sobre os destinos


Hungria - A capital húngara, Budapeste, é uma das cidades favoritas para os turistas da região. Conhecida por sua beleza ímpar é marcada pela herança do Império Austro-Húngaro. Uma das principais atrações no roteiro é o cruzeiro pelo rio Danúbio. Considerado um dos patrimônios da humanidade, os turistas terão uma vista panorâmica, especialmente do edifício do Parlamento, famoso por ser o terceiro maior do mundo.


Áustria - Em Viena, a história, a cultura, a música e a rica arquitetura enaltecem a elegante cidade marcada por prédio barrocos e renascentistas. Entre os destaques da capital, considerada uma das melhores do mundo para se viver, estão o Palácio de Hofburg, a Catedral de São Estevão e a região de Ringstrasse, repleta de lojas e prédios históricos, como a Ópera Estatal e o Museu de Belas Artes. O roteiro também inclui um tour pelo Palácio de Schönbrunn, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena.


Eslovaquia - Dados do turismo eslovaco indicam Bratislava, como a cidade mais visitada por estrangeiros no país. Com cultura, história e gastronomia que remontam aos séculos V e VI, a Eslováquia, abriga territórios montanhosos. O país possui as mais antigas vinícolas da Europa, com 900 anos de tradição. A capital tem sua arquitetura marcada por torres medievais e grandiosos edifícios do século XX, como o Palácio de Grassalkovich, residência do presidente do país. 

Contatos para compras:

Brasília – (61) 3314-1280
Belo Horizonte/MG – (031) 4009-3400
Ribeirão Preto/SP – (016) 3632-7272
Porto Alegre/RS – (051) 2108-0750
João Pessoa/PB – (083) 2108-3000
Goiânia/GO – (062) 4009-6000
·         Outras localidades: 0300-789-6868 (**ligação tarifada)



Fundada em 1983, a Bancorbrás atua nos segmentos de Consórcio, Seguro e Turismo, com sede no Distrito Federal e filiais em Minas Gerais, Ceará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Na área de Turismo conta o Clube de Turismo Bancorbrás, o maior da América Latina, com mais de 10.000 hotéis no Brasil e no Exterior, a operadora de turismo e a agência de viagens. A empresa também atua como corretora de seguros e comercializa consórcios (automóveis, residenciais, entre outros). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural, esportivo e social voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social, a empresa criou o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para promover ações de cidadania.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TECNOLOGIA JÁ DESPONTA COMO MARCA DA 44ª ABAV EXPO & 46º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA


TECNOLOGIA JÁ DESPONTA COMO MARCA DA 44ª ABAV EXPO & 46º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA



A 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa chega ao 2º dia apresentando fluxo crescente de visitantes. Na Vila do Saber, todas as palestras, painéis e mesas redondas seguem concorridas, como ocorreu na tarde de hoje, quando o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, moderou debate tematizado em ‘Tendência em gestão de viagens corporativas’. Rubens Schwartzmann (Abracorp), Augusto Cruz (Suzano, Papel e Celulose) e Sidney Lima Filho (Reserve) foram os debatedores.
Automatização de processos e atenção ao bem-estar do viajante marcaram as argumentações acerca do tema. "A Suzano tem buscado focar na conectividade, conveniência e bem-estar do viajante, sempre na perspectiva de simplificação de processos, diz o diretor Augusto Cruz. Acrescentou que a tendência é as viagens corporativas serem analisadas sob aspectos mais qualitativos do que quantitativos. "A experiência tem mostrado que as viagens são, antes de tudo, oportunidade para as pessoas terem contato humano e presencial, a despeito de todas as facilidades do mundo digital".
Para o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Schwartzmann, "cada vez mais as empresas vêm adotando o conceito de ‘Traveller Centricity’ – ou ‘foco no viajante’. Percebeu-se que o funcionário feliz é muito mais produtivo. Nosso papel, enquanto dirigentes de TMCs, é proporcionar o equilíbrio entre o bem-estar do viajante e a boa gestão de despesas dos clientes".

Para finalizar, Edmar Bull dá exemplo vivo de mudança de cultura. "Estamos aqui, na Vila do Saber, experimentando a inovação propiciada pelo sistema ‘noiseless’ (sem ruído), onde nós discutimos, produzimos um debate sem a limitação de paredes. Somos percebidos pelo público passante e isso não atrapalha o nosso trabalho".
Sidney Lima Filho, da Reserve, "a gestão de viagens corporativas passa mais por uma mudança de cultura do que de sistema. O ponto de chegada é a automatização completa. A padronização de processos nas companhias aéreas é uma etapa importante. É preciso criar um bom alicerce no ambiente corporativo, para se introduzir um processo gradual de mudanças". Acrescenta que todo o processo de mudanças, como foco nas viagens corporativas, deve ocorrer de baixo para cima. Do contrário, não se muda a cultura.
As palestras e debates serão noiseless (sem ruído de fundo), em arenas abertas com a audição das apresentações por headphones. Debates, palestras e mesas redondas mais concorridas serão transmitidos ao vivo no Facebook Live. E todos os painéis poderão ser acessados no Youtube, com link no site responsivo da ABAV Expo 2016.

A ABAV EXPO revela-se afinada com as tendências do mundo contemporâneo, especialmente no que tange à adesão às soluções tecnológicas que não param de surgir. Esta realidade, que os expositores e visitantes do evento podem constatar, vem ao encontro da espinha-dorsal da gestão Edmar Bull – empresário e líder setorial afeito às facilidades que a tecnologia traz para a indústria turística e, em especial, para o novo agenciamento de viagens.

A começar pela infraestrutura instalada nas áreas da feira, as soluções tecnológicas estão por toda parte. Todos os visitantes terão wifi à disposição nos principais pontos do evento: Vila do Saber, Hackathon Viagens, Ilha Corporativa Abracorp, Espaço Braztoa, Conexão ABAV, Sala de Imprensa, Solenidade de Abertura – entre outros.


Outra demonstração da crescente automatização de processos na indústria de viagens e turismo, há um número expressivo de estandes de empresas dedicadas a oferecer soluções tecnológicas para o setor – dez deles estão na Ilha Corporativa da Abracorp. As novas ferramentas incluem atendimento, reservas, emissões, faturamento, conciliação, marketing, comunicação, entre outros. Outra novidade é o sistema de agendamento de reuniões disponível no site responsivo da ABAV Expo. Basta logar e liberar a Agenda para que qualquer visitante ou expositor solicite um encontro com hora marcada.


Na Vila do Saber, a arena Tecnologia terá 15 painéis, palestras e mesas redondas versando exclusivamente sobre tecnologia para viagens e turismo. Já na arena Inovação, haverá seis painéis abordando o tema. Nas arenas Gestão e Segmentação serão aparentados dois painéis relacionados à tecnologia. Feitas as contas, mais de um terço do conteúdo apresentado no Congresso ABAV de Turismo tem relação direta ou indireta com tecnologia. Cabe salientar os painéis do GTT-A, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV, com apresentações específicas para as agências de viagens.

Por fim, uma ação conjunta da ABAV Nacional e da Braztoa resultou na edição do 1º Hackathon Viagens – maratona de desenvolvimento de softwares, com mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas. Os concorrentes farão uma imersão intensa dia e noite, em espaço dimensionado e equipado com 10 MB dedicados por máquina. Objetivo: desenvolver soluções específicas voltadas para o mercado de viagens e turismo.

Para selar a parceria, os executivos da Travelport e da ABAV marcaram presença em um jantar de confraternização e se apresentam juntos no Espaço Conexão durante a ABAV Expo. Nesse stand, os representantes da Travelport estão à disposição para assistir todos os agentes de viagem que quiserem conhecer mais sobre o MyPNR. A Travelport é reconhecida como autoridade de tecnologia em viagens. Por isso, foi convidada a participar no primeiro hackathon da ABAV, maratona onde programadores se reúnem para discutir novas ideias e gerar soluções tecnológicas para a indústria do turismo.
Já Travelport, fornecedora líder de distribuição, tecnologia, pagamento e outras soluções para a indústria de viagens global, anunciou uma parceria com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), que trará excelentes vantagens para os membros da organização. Por meio de um acordo, o acesso à plataforma online MyPNR permitirá que os agentes realizem reservas em mais de 650 mil hotéis, além de 400 linhas aéreas e 50 ancillaries (isto é, serviços opcionais das companhias, como assento preferencial, check-in prioritário, etc). hUm dos benefícios do MyPNR é remunerar os profissionais de viagem pelos serviços emitidos. A plataforma amigável e gratuita também disponibilizará um módulo de backoffice, em que é possível fazer relatórios, e outro para fazer reservas de seguros de viagem.

A empresa tem demonstrado seu forte compromisso com o setor de viagens e turismo do Brasil. Em sua 10a participação na ABAV Expo, traz executivos especialistas internacionais, além dos habituais desenvolvedores parceiros que fornecerão seus produtos criados junto à Travelport. O stand, localizado no espaço F033, tem também uma atração especial: um simulador de voo da Virtual Avionics, que terá ingressos sorteados para aqueles que quiserem experimentar como é pilotar um 737.

A Travelport é uma plataforma de comércio de viagens que fornece soluções de distribuição, tecnologia e pagamento para a indústria de turismo e viagens em todo o mundo. Com presença em aproximadamente 180 países, mais de 3.700 funcionários e outros 1.200 profissionais da IGT Solutions Private Ltd., que presta serviços de desenvolvimento de aplicativos, a companhia obteve receita líquida de US$ 2,2 bilhões em 2015.A Travelport é formada por uma plataforma de comércio de viagens, pela qual conecta os principais provedores de viagens aos compradores online e offline em um ambiente B2B exclusivo, e por serviços de tecnologia, fornecendo serviços de TI às companhias aéreas, como compras, emissão de bilhetes, controle de partidas e outras soluções. A Travelport tem sede em Langley, no Reino Unido. A empresa figura na Bolsa de Valores de Nova York e é comercializada sob o símbolo "TVPT".

Neste mesmo caminho, Tatiana Lobão, diretora da FSB Comunicação, empresa responsável pela estratégia e gestão digital do Ministério do Turismo, falou nesta quinta-feira (29) sobre o histórico da presença dos destinos nas redes sociais relacionando-o com o comportamento de compra dos turistas. O encontro acontece dentro da programação da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo. A palestrante abordou ainda as pesquisas que comprovam a importância da internet na promoção dos destinos.

Clique na imagem para ampliá-la
Já no final da tarde, com o stand da Argentina super movimentado, promoveu a capacitação de agentes e operadoras visando a PATAGÔNICA FANTÁSTICA que compreende Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn (Peninsula Valdez), tudo isso com apresentação de tangos, comidas típicas e até Licor de Calafate, a famosa frutinha da região.

Para encerrar o dia desfilou pelas "avenidas" da ABAV EXPO, arrastando todo mundo, o trio elétrico da Bahia e a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. E começou o carnaval.


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ESTREOU COM SUCESSO A 44ª ABAV EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO NA CAPITAL PAULISTA

ESTREOU COM SUCESSO A 44ª ABAV EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO NA CAPITAL PAULISTA


Com organização impecável, o cerimonial foi aberto às 10h30, com a nomeação dos componentes da mesa. O anfitrião e presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, após saudar as autoridades, pontuou que esta é a primeira ABAV Expo sob sua gestão. "Sozinho não faria nada. Mas com o apoio de toda a cadeia turística, dos agentes de viagens, expositores, patrocinadores e visitantes, o evento já se mostra um sucesso".


Bull se referiu ao número recorde de inscrições, que no início do evento já somavam perto de 24 mil profissionais. E na Vila do Saber, onde acontece o Congresso ABAV de Turismo, foram registradas 7.500 inscrições. "Ficamos gratificados pelo número expressivo de encontros e reuniões importantes marcadas para a ABAV Expo, entre elas a do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), da Abracorp e da CNC", frisou o presidente da ABAV Nacional.

Depois de agradecer o empenho do ministro Alberto Alves na redução do IR para viagens ao exterior, Edmar Bull destacou outros pleitos que constam da agenda entregue ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, entre os quais o fim da central de compras centralizadas do governo para a compra de passagens aéreas, que retirou as agências de viagens do processo de licitação.  Finaliza anunciando o lançamento, na tarde de hoje, 28, do Censo ABAV (Big Data), uma grande conquista para referenciar a indústria de viagens e turismo, e formalizou disposição de colocá-lo à disposição do Cadastur.


Edmar foi sucedido, no uso da palavra, pela presidente da Braztoa, Magda Nassar. Enaltece a parceria bem-sucedida entre ABAV Nacional e Braztoa, elogia o secretário do Turismo do RJ, Nilo Félix, pelo sucesso dos jogos olímpicos e paraolímpicos, conclama os novos prefeitos a reduzirem a alíquota do ISS para o turismo, salienta a iniciativa de se promover o 1º Hackthon Viagens nesta edição da ABAV Expo e fala do seu orgulho de ser mulher – a única da mesa.


O secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Jr., depois de lembrar que seu Estado é o anfitrião do evento, apresentou o pessoal da Bahiatursa e sustentou que "o agente de viagens tem que evoluir, usar a tecnologia a seu favor. "Hoje posso garantir que o turismo baiano está bem mais evoluído e mais profissional".


O secretário do Turismo do Rio de Janeiro e presidente do Fornatur, Nilo Félix, não hesitou em sugerir ao presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, realizar o próximo evento na Cidade Maravilhosa. "Hoje temos uma infraestrutura muito melhor, considerando o legado das Olimpíadas",argumenta. Aproveitou a oportunidade para defender a liberação dos cassinos no Brasil.


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, depois dos cumprimentos protocolares, falou de vantagens comparativas para reiterar o potencial do Brasil no deslanche do setor. "Todos aqui sabemos que o turismo é vetor extraordinário para alavancar a economia do país. Porém, temos de levar estar certeza para fora desta sala", enfatizou.


Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), falou dos esforços da entidade para disseminar o turismo brasileiro. "Temos de fortalecer os C&VBx e, também, colocar na pauta das urgências a mudança da LGT – Lei Geral do Turismo.  Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário do Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, assinalou que" temos de separar política de governo de política de estado, especialmente em se tratando do Turismo". Também acrescentou que ajudaria muito o governo ‘atrapalhar menos’, numa alusão ao excesso de dificuldades burocráticas.


Por fim, o ministro Alberto Alves confessou sua surpresa com a presença maciça do público ao evento de lançamento. "Temos de enxergar o Turismo como Agente Econômico gerador de emprego e renda. Posso garantir que o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, está incumbido de melhorar o nosso desempenho lá fora. Temos de trazer mais e mais turistas para o Brasil". Alves representou, na oportunidade, o presidente da República, Michel Temer.


Ao som de violão e voz de Aloísio Meneses, o evento foi encerrado. Todos se dirigiram à entrada da feira, para o desenlace da fita e abertura oficial da feira e do Congresso ABAV de Turismo, que acontecem de hoje até a próxima sexta-feira (30).


A concepção do evento leva em conta três valores fundamentais para os players do trade turístico: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. Todo o conteúdo da feira é voltado para um autêntico palco de tendências para 2017, em termos de agenciamento de viagens, operações turísticas, destinos, eventos temáticos, comportamento do viajante, tecnologias de gestão – entre outros. Nesse sentido, exerce o papel de termômetro e radar para as empresas planejarem e replanejarem estratégias consistentes de ações orientadas para o sucesso.


Um dos pontos de importância histórica para o agenciamento de viagens foi o lançamento do Censo Big Data ABAV. Entre as informações já coletadas na etapa inicial de atualização cadastral (Recadastrabav), a entidade apurou que conta hoje com 2.985 agências de viagens associadas nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O Censo Big Data ABAV, que será lançado durante a coletiva de imprensa oficial da feira, consiste da coleta mensal de dados primários com o objetivo de apurar informações estratificadas sobre a movimentação turística das associadas ABAV, contemplando diferentes recortes de análise, segmentos e nichos de mercado.


A metodologia garantirá parâmetros para monitorar tendências balizadas e proporcionar maior segurança na tomada de decisões. “O Censo Big Data ABAV vai imprimir mais peso e credibilidade à entidade no relacionamento com o mercado e com as instâncias governamentais definidoras das políticas do turismo brasileiro com um todo”, diz o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


Outra inovação fica por conta da Hackthon Viagens – uma maratona tecnológica promovida pela ABAV Nacional e Braztoa, com apoio da Comunidade Hackthon Brasil. A ação desafiará jovens desenvolvedores a criarem soluções digitais com um tema único e abrangente: “Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante”.


Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, “ A iniciativa de promover o Hackthon Viagens está fundamentada na relevância crescente da tecnologia digital para a indústria turística, onde se insere o agenciamento de viagens. Trata-se de ação colaborativa e de incentivo aos jovens talentos, que se agrega aos conteúdos da feira”. A criatividade, seja tecnológica ou no discurso para vender a ideia, é essencial no Hackathon Viagens. Cada grupo, formado por até cinco integrantes, deverá apresentar uma solução que melhore a vida do viajante, na interação com o profissional que vende a viagem. Às 18h00, representantes da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa concederam entrevista coletiva na Sala Cantareira 1 – 2º andar.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, lançou nesta quarta-feira, a nova fase da campanha de marketing da Pasta. Com o tema Viva de Perto, o filme tem o objetivo de incentivar o turismo nacional após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No mesmo dia, o Ministério do Turismo lançou em seu stand o guia “Dicas para atender bem o turista idoso”, publicação voltada para estabelecimentos turísticos, com foco em melhorar o atendimento para este perfil de viajante. Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo é destinada aos profissionais do setor e reúne, em um único espaço, governo federal, empresa privadas e governos estaduais, além de destinos nacionais e internacionais.

Paralelamente à 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, o Expo Center Norte, também recebeu o 44º Congresso da ABAV, palco de importantes discussões sobre o desenvolvimento do turismo. Neste evento, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, participou da mesa redonda “O legado da Olimpíada Rio 2016: uma oportunidade perdida ou uma grande oportunidade para o turismo no Brasil?”. 


Lummertz acredita que a discussão atestará, novamente, o sucesso da Rio 2016. “Vemos constantemente elogios e boas impressões de veículos de comunicação, de brasileiros e estrangeiros, que antes estavam receosos com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil e agora reconhecem a capacidade brasileira de organização e o êxito do megaevento. Acredito que o Congresso da ABAV seja um importante espaço para mostrarmos, mais uma vez, o legado no turismo e em outras diversas áreas que a Rio 2016 trará para o Brasil”, enfatizou.

Também participam da mesa redonda os presidentes da ABAV Nacional, Edmar Bull; do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Manuel Gama; e da GOL Linhas Aéreas, Paulo Sergio Kakinoff; além de representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC).


Quem também participa ativamente de mais está edição é o maior festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, que acontece em João Pessoa - PB, nos próximos dias 21 e 22 de outubro. Segundo o diretor do Festival, Claudio Jr: "Mais uma vez estamos prestigiando à ABAV que agrega não só o trade nacional mais também o internacional, nos proporcionando grandes oportunidades de negócios, uma vez que o Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureaue e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo.


Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN. Iremos realizar nossa sexta edição superando todas as nossas expectativas. Lembro ainda que nesta edição teremos a presença da Argentina que nos trará inclusive com capacitação, a o fenomenal corredor patagônico "PATAGÔNIA FANTÁSTICA" que compreende Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn. A confirmação nos foi dada pelo Secretario de Turismo de El Calafate Alexis Semunovic e de Juan Cherañuk de Ushuaia, bem como a presença da maior Agência de Turismo/Receptivo, Brasileiros em Ushuaia", conclui. 

Clique na imagem para ampliá-la

Realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV, a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo é uma das mais importantes feiras de turismo internacional. 

Clique na imagem para ampliá-la

Em 2015, 32.176 profissionais do setor participaram do evento, bem como mais de 60 destinos internacionais. Além da programação da feira, neste ano, serão realizados eventos simultâneos, como o 46º Encontro Comercial BRAZTOA, a Ilha Corporativa (Encontro de Negócios Abracorp) e a Hackathon Viagens. 

Clique na imagem para ampliá-la

A exposição é uma vitrine de promoção de novos negócios e dos mais variados segmentos de Turismo, como viagens coorporativas, LGBTs, receptivo, luxo, esporte, dentro outros. 


O dia terminou no mais novo e badalado endereço gastronômico da Capital paulista, o Nino Cocina & Vino. Meus aplausos ao Chef Rodolfo de Santi, italiano da região Puglia. Por três anos trabalhou no Four Seasons, entre Paris e Genebra, e também no premiado La Perbola, em Roma. Nota 10 com louvor !

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DESTINO ESPETACULAR - PATAGÔNIA FANTÁSTICA - 1ª PARTE - USHUAIA

PATAGÔNIA FANTÁSTICA

Ushuaia completamente nevada

Prepare-se para vivenciar grandes momentos indescritíveis. A partir de agora você irá conhecer o Corredor Patagônico - À PATAGÔNIA FANTÁSTICA. Tenha paciência para curtir cada foto, cada detalhe e viaje literalmente comigo e anote em tua agenda para fazer esse fenomenal roteiro tendo um contato íntimo com uma natureza exuberante onde o calor humano prevalece em todos os sentidos. São tantas coisas a falar, são tantos amigos em cada pedaço de chão que me faltam palavras. A primeira delas seria GRATIDÃO a todos que me acolheram, aliás, nos acolheram, eu e o jornalista, fotógrafo e médico Salani Antonio. Em seguida chegaram o Rafael Fritzshe e a Cris Lima para compor esse quarteto de viajantes pelos lugares mais astrais do mundo. Começo por Ushuaia, meu velho e sempre destino de ferias, depois os outros que falarei e postarei mais fotos. É muita coisa e muitas fotos. Boa viagem !

Amanhecendo o dia em Ushuaia

Em primeiro lugar, ha algum meses, três Secretários de Turismo de destinos se uniram, destinos que compõem o corredor turístico patagônico: Juan Cherañuk de Ushuaia; Alexis Simunovic, El Calafate; e Herman Müller de Puerto Madryn. A intenção era fortalecer ainda mais esse fenomenal corredor turístico. Em conjunto foi assinada uma carta destinada a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a conectividade aérea entre esses destinos e recuperar o vôo direto. 


Simunovic disse que: “É a primeira vez que os três têm o seu próprio financiamento específico para a promoção do turismo” e anunciou: “Nós concordamos em alocar parte desse dinheiro para ações específicas na Fantástica Patagônia, tendo o seu próprio corredor de calendário”. 

O corredor começou a tomar forma em 2000, e com bases muito fortes estabeleceu-se a união dos três destinos: “Cada destino percebeu que unindo forças, vendendo em conjunto a 3ª maior atrações do Sul da Patagônia: baleias, geleiras e o fim do mundo, três ícones mundiais, seria muito mais fácil. São três ícones são muito fortes”, afirmou Simunovic. Estavam presentes o secretário de Turismo de Santa Cruz (e presidente do Ente Turismo Patagonia), Laura Santiago; o presidente da AAAVYT de El Calafate, Maria Guzzo; o presidente da AHT El Calafate, Fernanda Botti; Yanina Martin, o Joint Ente El Calafate, bem como empresários e conselheiros locais Ana Maria Ianni e Carlos Alegria.


No que respeito a carta, segundo Simunovic: “Isso reflete que precisamos do apoio não só da Aerolineas Argentinas, que é fundamental, mas também do Ministério do Turismo da Nação”, e acrescentou: “Então nós começamos tocando ações específicas que vão levar para a frente três destinos juntos. Eles são cerca de 10 pontos com diferentes estratégias, como começar a trabalhar em um plano de marketing para o atual e potencial que temos mercados; realizar o calendário anual de promoções; determinar as áreas de promoção digital para o corredor; criar conteúdo para peças promocionais; agendas juntos. Queremos começar a trabalhar de forma organizada, o que sem dúvida nos dará mais força e eficácia para os três destinos “. 

CONECTIVIDADE AÉREA COMO A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DA PATAGÔNIA FANTÁSTICA 


Sem dúvida, a principal preocupação dos secretários de turismo que compõem o corredor da Patagônia Fantástica é a malha aérea. Neste sentido, Simunovic disse: “Os únicos sinais que tivemos da Aerolineas Argentinas não são muito animadores, pois além de que havia uma promessa de manter os voos, tivemos a elevação de alguns vôos (como a escala de Rio Gallegos ) e taxa aumentau “e sublinhou que” não há horário de voo para o ano de 2016″. Por isso, representantes do corredor assinaram uma primeira carta dirigida a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a malha aérea entre os destinos e recuperar o vôo direto entre Trelew e El Calafate. 


“O mais delicado, hoje, é a questão da Trelew, porque hoje nós temos o voo direto entre El Calafate e Trelew, como tivemos em algum ponto. Há um voo ligando Trelew e Ushuaia, mas não com El Calafate", e acrescentou: “A ideia é ver como podemos ter um apoio da Aerolineas Argentinas e deixar claro que o nosso objectivo é consolidar esses voos com ocupação efetiva. Para o que estamos comprometidos com a realização de promoções deste corredor turístico “.

Com relação ao calendário promocional, Simunovic afirmou que estamos fazendo tudo o que tínhamos programado: “Eu fui a FITUR, a ANATO e agora Yanina Martin (entidade comum) vai ITB em Berlim (Alemanha) e, em seguida, vêm Braztoa (São Paulo, Brasil). A ideia agora é irem juntos como Patagonia Fantastica para Braztoa”. Para isso virá ao Brasil, uma capacitadora brasileira que tem efetuado um grande trabalho e é reconhecida e respeitada pelo trade brasileiro, Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia ha longos anos. E concluiu: “Agora, por exemplo Yanina Martin viaja para a ITB Berlim e nenhum dos outros dois destinos vai para a Alemanha. ela levará informações dos três destinos. 


A ideia é fortalecer juntos, otimizando recursos e investimentos que cada destino tem realizado e fortalecer todo o corredor da Patagônia Fantástica"A seguir estaremos na ABAV EXPO em são Paulo e posteriormente o Secretário de Turismo de Ushuaia Juan Cherañukrepresentará a todos do Festival de Turismo de João Pessoa - PB, juntamente com Cristiane Cavalli". 

O que estava no papel tornou-se finalmente realidade e imediatamente fui para à patagônia Fantástica pelas asas da Aerolíneas Argentinas. Até os voos foram mais rápidos. Das 18 horas que levávamos para chegar e até a muitas vezes obrigados a pernoitar em Buenos Aires foi reduzido para menos de 12 horas. Saímos antes das 10hs da manhã de São Paulo, almoçamos em Buenos Aires, sem precisar trocar de aeroporto. 


Às 19:30hs estávamos em nosso refúgio em Ushuaia, o Hotel & Spa Cilene del Faro, acolhidos como sempre pela grande amiga e brasileira Ana Lucia, CEO do hotel. 

Clique na imagem para ampliá-la

O tradicional Spa é o hotel dos brasileiros na cidade por conta do acolhimento, da tranquilidade, por ser central e por estar de acordo como nós brasileiros gostamos das coisas, desde o café da manhã até os mínimos detalhes. Temos cozinha no apartamento, calefação, o piso é aquecido. Tudo isso por conta da proprietária ser a brasileira Ana Lucia, que senta em cada mesa, junto com a gente e nos acompanha no café da manhã. É o nosso porto seguro em Ushuaia indiscutivelmente.  

Clique na imagem para ampliá-la

Mais tarde fomos recepcionados pelo Secretário de Turismo de Ushuaia Juan Cheranuk, sua esposa Noeli e por Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos internacionais de Ushuaia. O jantar foi no novíssimo IL Gatto, que fica exatamente entre o Canal de Beagle e o maior Cassino da Argentina. Tem como especialidade frutos de mar e comida italiana. Com apenas um mês e meio já é sucesso pela qualidade. Um jantar para não se esquecer. Do ambiente, gastronomia, às ótima companhias. Recomendo sem a menor dúvida.  A dica é sempre se hospedar no centro da cidade, pois tudo fica pertinho. Da para se ir caminhando pelas margens do Canal de Beagle, que é fenomenal. 

Clique na imagem para ampliá-la

Já no dia seguinte foi dia de navegação pelo próprio canal. Às 09hs da manhã já estávamos no porto que é algumas quadras do hotel. A paisagem é exuberante para qualquer lado que você olhar. O barco repleto de turistas de todo o mundo. O clique nas máquinas fotográficas são incessantes, parece uma sinfonia em ressonância com o mar transparante, os cumes nevados, os lobos e leões marinhos, os cormorans, gaivotas de bico vermelho, etc.

Clique na imagem para ampliá-la 

Ao retornamos a Cristiane já nos aguardava para o almoço. Destino aeroporto municipal. O piloto Edelio Osvaldo, do Heliushuaia (uma das melhores aventuras de Ushuaia), já nos aguardava para almoçarmos no mais fenomenal e cinematográfico restaurante da região, o La Mesita de Almanza, muito além do fim do mundo. Para chegar lá só de helicóptero ou de barco. De carro se pode ir, mas é longe, pelo menos duas horas e meia somente para ir. Em época de muita neve, nem tente, você não vai conseguir. 


Em 20 minutos de voo já estávamos lá. Meu Deus, que lugar era aquele? Quem pintou aquela paisagem? Do lado de cá o Lá Mesita, do lado de lá o Chile, visto a olho nu. Quem nos recebe é o proprietário Lito Lavia e Toomy Goodal, escocês, tataraneto do primeiro homem branco a pisar na região. A chef é a chilena Loreto Camino, esposa do Lito. Uma história de amor que daria um belíssimo best seller. Sem pestanejar peça um "Vulcão de Centolla". Esse foi o melhor passeio e o melhor dia em Ushuaia. Nunca mais vou me esquecer daquele lugar e tão pouco das companhias. Voltamos somente na hora em que fomos avisados que os ventos iriam mudar dificultado o voo com o vento norte. Lá o vento não é fraco. 

Clique na imagem para ampliá-la

Retornamos ao hotel, uma boa sauna, uma boa massagem e já estávamos prontos para o jantar que foi no prestigiado Volver, ao lado do hotel e de frente ao Canal de Beagle. Nos esperava o grande fhef e amigo particular Lino Adilon, um dos mais prestigiados da Argentina e que em novembro faz a 2ª edição do internacional evento Ciência & Cozinha no Fim do Mundo. Peça de entrada uma sopa de centolla ao molho de tomate. Uma merluza negra e depois uma paella. A sobremesa é espetacular. É de comer escondido debaixo da mesa. Literalmente de lamber os dedos. Lino recebe muito bem os brasileiros, passa férias sempre no Brasil e o restaurante já virou um ponto turístico. 

Só quem não esteve lá foi o Leonardo DiCaprio, como afirma o cartaz na porta. 

Clique na imagem para ampliá-la

No dia seguinte hora de encontrar os amigos Mario e Luiz Barros da Agência Brasileiros em Ushuaia / Brasileiros no Fim do Mundo. O destino era visitar os os grandes amigos Hugo Flores (Siberianos del Fuego - para adar de trenó com seus huskyes siberianos) e os amigos Mario e Grabriela Corneho do Ushuaia Blanca para praticar o esqui nórdico. ABrasileiros em Ushuaia é legitimamente brasileira e a que nos melhor acolhe, tem os melhores destinos e roteiros. Você com eles está literalmente em casa. 

Clique na imagem para ampliá-la

De lá seguimos para conhecer o Complexo Turístico Haruwen. Um belísso complexo turístico com restaurante e tudo. Na próxima vez vou deixar para passar um dia todo lá, pois opções não faltam. 

Clique na imagem para ampliá-la

Hora do almoço e eu não troco por nada esquiar e almoçar no Cerro Castor, onde nos esperava o CEO Juan Bégué, sua esposa Mabelita, Lino Adilon e família. Um espetacular Cordero Fueguino na melhor estação de esqui da América Latina. Quando você chegar para esquiar e para poder almoçar, a primeira coisa é chegar no Restaurante Morada Del Aquila e fazer a reserva para a hora que você descer da montanha. Caso contrário você vai ficar só sentindo o aroma. O lugar é cinematográfico e a gastronomia e espetacular. Saímos de lá só depois de eu subir a montanha e descer esquiando. Isso já era quase 17 horas quando retornamos para o hotel para mais uma terapia de relaxamento. 

Clique na imagem para ampliá-la

Você pensa que em Ushuaia, na Patagônia Fantástica só tem passeio de dia? Errou feio. A noite o Secretário de Turismo Juan Cherañuk foi nos foi buscar. Destino: Vale dos Lobos para o passeio de trenós com os huskyes, em seguida passeio de quatro por quatro entre os bosques, uma bela caminhada com direito a cinco minutos de silêncio para contemplação das estrelas e ambiente para depois um ESPETACULAR churrasco a moda argentina, regado com muito vinho numa tremenda tenda de índio. 


Eu e o Salani éramos os únicos brasileiros. Gente da China, Japão, Austrália, Tailândia, Nova Zelândia, Holanda, Estados Unidos e demais destinos argentinos. 

Entre nós a fotógrafa holandesa 

Que noite ! A língua padrão era a alegria e alto astral. Que passeio este. A esposa do proprietário é paulista, portanto o atendimento é bem brasileiro. No centro da tenda uma tremenda fogueira e ao redor violão e cantorias. 


Dia seguinte saímos para o Lago Fagnano para um passeio 4x4 com os feras da Info de Ushuaia. Neste passeio o turista tem um encontro mais íntimo com a natureza. tudo lhe é explicado detalhadamente. Os carros são extremamente confortáveis e o caminho fenomenal. Diversas paradas pelo caminho inclusive para se avistar os castores (castoreiras) o que é uma coisa rara. Lagos congelados, visuais que são verdadeiros cartões postais e ao final somos brindados com mais um churrasco e muito vinho. Pra quem não é chegado em carne pode solicitar quando foi fazer esse passeio, comida vegetariana. 


De volta ao hotel, com a tarde praticamente livre porte anoitece tarde, fomos as compras de chocolates, doce de leite, lembranças. Para quem gosta de chocolate você vai entender porque o Laguna Negra tem sempre fila e está sempre cheio. É o melhor da cidade e da região. A caixa e gerente é a Gloria que fala muito bem o português. O trade de lá, devido ao fluxo de brasileiros, estão colocando seus funcionários de ponta para aprenderem a nossa língua. 

Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida fomos conhecer a nova sensação de Ushuaia. O esquenta das baladas. Trata-de do ice Bar, um bar completamente de gelo. Fomos recebidos pelo gerente Roberto. Antes de chegar ao bar propriamente dito você passa por uma sala onde conta toda a história da região, repleta de fotos e explicações. Aí você segue para outra sala coloca uma outra roupa e entra no "freezer". Uns 18 graus abaixo de zero e você tem 25 minutos para consumir tudo o que puder de bebidas. Tudo de gelo, bar, balcão, esculturas... Vale a visita. Voltamos para o hotel para mais um descanso, sauna e aguardar o Rafael e a Cris Lima que estavam chegando do Brasil, para juntos irmos comemorar. Era a minha última noite em Ushuaia.

Clique na Imagem para ampliá-la

Nossa comemoração só poderia ser no Kalma Resto, um super Bistrôt do Chef Jorge Monopoli que está agora em novo endereço. Maior, mais charmoso e com o mesmo encanto e com uma super cozinha que o Jorge faz questão de mostrar. é um daqueles lugar que é a mais do que um bistrôt, mais do que uma atração, pensei assim: "To indo a uma pré estreia". Siga as recomendações do chef que irá de sugerir um menu degustativo. Prepare-se para o melhor e, tudo devidamente harmonizado com o vinho correto. É uma surpresa atrás da outra que encanta qualquer paladar. Tudo orgânico, tudo preparado pelas mãos do chef. Desde os pães que saem quentinho do forno até o suspiro da sobremesa. Um lugar perfeito e de visita obrigatória. De tanto eu ir, já virei amigo e cliente. Quem nos acompanhou também foi a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, a brasileira Cristiane Cavalli, que já tem três filhas fueguinas lindíssimas. A Tuca, Bela e a Juju. Pra quem não sabe, o Leonardo DiCaprio com seus dois seguranças costumeiramente jantava nesse bistrôt. O único por sinal, pois Leonardo tinha seu próprio chef. Eu acompanhei as gravações finais do filme premiado no ano passado. 


No dia seguinte o Salani embarca no Trem do Fim do Mundo fazendo o circuito do Parque Nacional enquanto eu fico pela cidade. Tinha alguns amigos a visitar, que costumam vir a Floripa correr o Mountain Do Costão do Santinho, entre eles o amigo Juan Arroyo. Só iria encontrar o Salani às 14 horas para o almoço no famoso Andino Gourmet, numa das esquinas da avenida principal e onde almoçavam os índios da Nação Sioux. Me esperavaM Dom Fernando e seu Filho Martin. O Salani chega logo em seguida. A carne deles é espetacular. Tem de tudo e aos sábados a melhor empanada da cidade é servida lá. Peguei leve, fui de ravioles de verduras, tinha que voar mais tarde. O ambiente é fenomenal, com wifi e tudo o que você tem direito. A visita é fundamental. coisa de cinema mesmo. O Dom Fernando também é dono do Laguna Negra.  

Clique na imagem para ampliá-la

Enfim, Ushuaia é fenomenal e por isso mesmo está dentro do corredor patagônico da PATAGÔNIA FANTÁSTICA. Uma cidade acolhedora que tem movimento turístico em todas as estações. Só no verão costumam ancorar quase 400 navios de cruzeiros, inclusive o maior do mundo. As vezes se congestiona o Canal de Beagle. Uma ilha pequena que possui um dos 10 melhores aeroportos do mundo, uma infraestrutura hoteleira que conta inclusive com hotel seis estrelas, uma gastronomia invejável e muito, mas muito o que fazer. Reserve pelo menos sete dias pra curtir, desfrutar, vivenciar Ushuaia, a cidade mais austral e mais alto astral do mundo. Hora de fazer as malas e pegar o voo. Destino: El Calafate. Tenho que subir algumas geleiras. Conto na próxima.


Cada foto fala por si só. Roteiros inusitados. Obrigado a todos os que me acolheram até agora. Cristiane Cavalli, Juan Cherañuk, Juan Martin Arroyo, Hugo Flores, Edelio Osvaldo Mella, Dom Fernando, Martin, (Andino Gourmet) Lino Gomez Adillon, Jorge Monopolii, Sergio (Jumping), Agustin Mario Cornejo e Gabi Cornejo (Ushuaia Blanca), Ana Lucia Kuhlen (Cilene del Faro), Mário Barros e Luiz Barros (Brasileiros no Fim do Mundo), Roberto (Ice Bar) enfim, Secretaria de Turismo de Ushuaia, Vale de los Lobos, Cerro Castor, Juan Bégué, Damian (Haruwen Complexo Turístico), La Mesita de Almanza, IL Gatto, Heliushuaia... Até o ano que vem.