terça-feira, 5 de abril de 2016

MAPA INTERATIVO DA TOCHA OLÍMPICA




Cenários do Cerrado, da Mata Atlântica, do Pantanal, da Caatinga, dos Pampas e da Amazônia fazem parte dos 335 localidades que receberão a Tocha Olímpica a partir de 3 de maio. Será uma viagem de três meses, em que serão representadas a cultura, as belezas naturais e a alma do povo brasileiro. Os atrativos turísticos regionais já podem ser conferidos no Mapa Interativo, lançado pelo Ministério do Turismo. “Com grande impacto no turismo nacional e internacional, a passagem da Tocha e a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são grandes oportunidades para aumentar o fluxo turístico e dinamizar a economia nacional. Apostamos que esta regionalização vai envolver fortemente a população brasileira e mostrar o quão importante é sediar um evento dessa proporção”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). 


Lira ressalta que a Embratur investiu em ações estratégicas voltadas para promover o Brasil como sede de grandes eventos esportivos, visando atrair turistas e investimentos estrangeiros. Entre elas, campanhas em feiras internacionais, parcerias com chefes de Estado, realização de press trips com a imprensa internacional, reformulação do portal MICE, além da instalação da Casa Brasil no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Em parceria com outros órgãos do governo, o espaço será dedicado a informações multissetoriais durante os Jogos.


Nos destinos de passagem da Tocha, será possível conferir estradas pavimentadas, sinalização, restauração de prédios históricos, urbanização e saneamento de praias. De acordo com o Ministério do Turismo, foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões em diversas obras de infraestrutura. “Além de aumentar o fluxo do turista internacional, todas esses benefícios serão um legado para o País”, completa Gilson. A estimativa do Brasil é receber entre 350 e 500 mil visitantes estrangeiros no período do mundial.


quarta-feira, 30 de março de 2016

ROTA PARECIS - MATO GROSSO



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com o trade turístico realiza nos próximos dias 1 e 2 de abril Fampress com a imprensa de Cuiabá para o município de Campo Novo do Parecis (380 km da capital). O passeio tem o objetivo de divulgar a Rota Parecis, roteiro criado pelo município em parceria com as aldeias indígenas locais. Os jornalistas conhecerão as aldeias Wazare e Quatro Cachoeiras, o Salto do Utiariti, além de praticarem esportes de aventura como o rapel. Um verdadeiro convite às belezas naturais, históricas e culturais desse paraíso das águas e da diversidade cultural.


O projeto “Rota Parecis” é um roteiro turístico que vem sendo estruturado para oferecer ao turista a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia indígena, sua cultura, seus hábitos, bem como desfrutar de cenários incríveis, como os rios e cachoeiras com suporte e estrutura necessárias. 80% dos atrativos turísticos estão em áreas indígenas. Parte da programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal que acontece entre os dias 20 e 24 de abril em Cuiabá, esta é a quarta viagem dos jornalistas a destinos turísticos do Estado. Eles já conheceram Nobres, Chapada dos Guimarães e Cáceres. No próximo dia nove será a vez de Jaciara, a capital dos esportes radicais.


De acordo com o titular da Sedec, Seneri Paludo, a meta da atual gestão é transformar o turismo em um dos pilares de desenvolvimento econômico do Estado, a exemplo do agronegócio. Para tanto o Estado vem atuando fortemente em três frentes para alavancar o setor. “Estamos trabalhando um tripé como estratégia: infraestrutura, qualificação e promoção e divulgação. A FIT e os fampress entram como parte dessa divulgação, pois precisamos vender nosso potencial e esses eventos são uma excelente oportunidade, pois quem não é visto não é notado”, disse.

Roteiro


A aldeia Wazare, criada há cinco anos, está localizada às margens do Rio Verde. Ali hoje se desenvolve o etnoturismo indígena, onde a cultura dos Paresí-Haliti está em cada detalhe por meio das apresentações de danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e comercialização de artesanato. O local é perfeito para desbravar o Rio Verde através de passeio de barco e banho de rio.


Já a aldeia Quatro Cachoeiras está localizada a 33 km da cidade, dentro da Terra Indígena Utiariti. O nome deve-se às quatro belas quedas d´agua formadas pelo Rio Sacre, localizado neste território. Elas são paralelas umas às outras e cercadas por mata densa. Para chegar as quedas da Aldeia Quatro Cachoeiras, caminha-se em uma trilha curta e estreita. O local é de grande beleza e indicado para a contemplação.


O Salto Utiariti situado na Aldeia Indígena Utiariti, é um dos mais imponentes de Mato Grosso. Formado pelas águas do Rio Papagaio, tem queda de aproximadamente 90metros e grande volume d’água. Partindo da aldeia, com uma pequena caminhada, chega-se à parte superior da cachoeira onde há uma pequena piscina natural para banho. O lago tem correntes de água quente e fria. Para contemplar o salto de frente é necessário também caminhar por outra trilha íngreme e cercada por mata densa para se chegar a um mirante e apreciar sua beleza.


quinta-feira, 24 de março de 2016

TRÊS DESTINOS - UM ROTEIRO FANTÁSTICO


PATAGÔNIA FANTÁSTICA


 

Na última segunda-feira, 07, no Hotel Xelena, na Patagônia Argentina, foi assinado um termo pelos três secretários de turismo que compõem o corredor turístico patagônico: Juan Cherañuk de Ushuaia; Alexis Simunovic, El Calafate; e Herman Müller de Puerto Madryn. A intenção e fortalecer ainda mais esse fenomenal corredor turístico. Em conjunto foi assinada uma carta destinada a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a conectividade aérea entre esses destinos e recuperar o vôo direto. Simunovic disse que: “É a primeira vez que os três têm o seu próprio financiamento específico para a promoção do turismo” e anunciou: “Nós concordamos em alocar parte desse dinheiro para ações específicas na Fantástica Patagônia, tendo o seu próprio corredor de calendário”. 



O corredor começou a tomar forma em 2000, e com bases muito fortes estabeleceu-se a união dos três destinos: “Cada destino percebeu que unindo forças, vendendo em conjunto a 3ª maior atrações do sul da Patagônia: baleias, geleiras e o fim do mundo, três ícones mundiai, seria muito mais fácil. São três ícones são muito fortes”, afirmou Simunovic.  Estavam presentes o secretário de Turismo de Santa Cruz (e presidente do Ente Turismo Patagonia), Laura Santiago; o presidente da AAAVYT de El Calafate, Maria Guzzo; o presidente da AHT El Calafate, Fernanda Botti; Yanina Martin, o Joint Ente El Calafate, bem como empresários e conselheiros locais Ana Maria Ianni e Carlos Alegria.



No que respeito a carta, segundo Simunovic: “Isso reflete que precisamos do apoio não só da Aerolineas Argentinas, que é fundamental, mas também do Ministério do Turismo da Nação”, e acrescentou: “Então nós começamos tocando ações específicas que vão levar para a frente três destinos juntos. Eles são cerca de 10 pontos com diferentes estratégias, como começar a trabalhar em um plano de marketing para o atual e potencial que temos mercados; realizar o calendário anual de promoções; determinar as áreas de promoção digital para o corredor; criar conteúdo para peças promocionais; agendas juntos. Queremos começar a trabalhar de forma organizada, o que sem dúvida nos dará mais força e eficácia para os três destinos “. 


El Calafate


CONECTIVIDADE AÉREA COMO A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DA PATAGÔNIA FANTÁSTICA 



Sem dúvida, a principal preocupação dos secretários de turismo que compõem o corredor da Patagônia Fantástica é a malha aérea. Neste sentido, Simunovic disse: “Os únicos sinais que tivemos da Aerolineas Argentinas não são muito animadores, pois além de que havia uma promessa de manter os voos, tivemos a elevação de alguns vôos (como a escala de Rio Gallegos ) e taxa aumentau “e sublinhou que” não há horário de voo para o ano de 2016″. Por isso, representantes do corredor assinaram uma primeira carta dirigida a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a malha aérea entre os destinos e recuperar o vôo direto entre Trelew e El Calafate.  


Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina


 “O mais delicado, hoje, é a questão da Trelew, porque hoje nós temos o vôo direto entre El Calafate e Trelew, como tivemos em algum ponto. Há um vôo ligando Trelew e Ushuaia, mas não com El Calafate “, e acrescentou: “A ideia é ver como podemos ter um apoio da Aerolineas Argentinas e deixar claro que o nosso objectivo é consolidar esses voos com ocupação efetiva. Para o que estamos comprometidos com a realização de promoções deste corredor turístico “.



Com relação ao calendário promocional, Simunovic afirmou que estamos fazendo tudo o que tínhamos programado: “Eu fui a FITUR, a ANATO e agora Yanina Martin (entidade comum) vai ITB em Berlim (Alemanha) e, em seguida, vêm Braztoa ( São Paulo, Brasil). A ideia agora é irem juntos como Patagonia Fantastica para Braztoa”. Para isso virá ao Brasil, uma capacitadora brasileira que tem efetuado um grande trabalho e é reconhecida e respeitada pelo trade brasileiro, Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia ha longos anos. E concluiu: “Agora, por exemplo Yanina Martin viaja para a ITB Berlim e nenhum dos outros dois destinos vai para a Alemanha. ela levará informações dos três destinos. A idéia é fortalecer juntos, otimizando recursos e investimentos que cada destino tem realizado e fortalecer todo o corredor da Patagônia Fantástica “.

 


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Amanhecer em Ushuaia – Fin del Mundo

terça-feira, 22 de março de 2016

FIACULT - SINERGIA DO CINEMA À PROMOÇÃO AUDIOVISUAL MOVIMENTAM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS


FIACULT - Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo de curtas de diversas áreas e modalidades de cinema promocional, publicitário, nacional e internacional, possui categorias abrangendo desde os profissionais aos amadores/estudantes que desejam divulgar seus destinos e produtos.


Com a sinergia do cinema à promoção audiovisual, o evento contribui para a melhoria das produções cinematográficas, consistindo uma referência no domínio publicitário e de excelente relação custo benefício, rapidez em resultados e estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os 
parceiros e participantes, em nível nacional e até internacional.

Marta Lobo

Nesta semana, o FIACULT recebeu mais inscrições para o Festival internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo. O evento que terá uma pré-classificação no Brasil em Florianópolis no mês de setembro e a premiação final na Itália em Outubro. Será recebido especialmente pela região pelo consórcio de Treviso na região do Vêneto, cujo audiovisual desponta desde a abertura no site ao primeiro filme a ser veiculado nos cinemas no Brasil  nos dias da pré-classificação ao dia da entrega dos grandes prêmios na Itália, em Castelfranco. 


As inscrições seguem abertas e de momento o Festival já recebeu para 2016 filmes desde o Brasil, Itália, Tailândia, Portugal, Espanha, Chile, Croácia para diversas áreas da hotelaria, destino, ecologia, náuticos, vídeos institucionais, 3D e publicitários como:


Grand Hotel Cavour em Firenze – Itália: que iniciou as inscrições da categoria de Hotéis, Resorts, é um hotel situado em Florença, na Toscana. As belas vistas do hotel Cavour são como um pedaço da  história Florentina. O filme mostra a suntosidade das famílias nobres, o antigo palácio de Dona Beatriz, que viveu um belo tipo de vida, onde as fotografias e estilos nos contam um pouco do seu passado pelo estilo e local do hotel. Veja em http://fiacult.com/videos/grand-hotel-cavour-florence/ e ainda o Hotel e  
Resort, administrado pela mesma família, em zona rural , se destaca o Resort  Guadalupe – (Itália),  na região de Grosseto – Itália, com o filme do diretor Michelangelo Pozzi, e título :  Country Resort Guadalupe, cujo filme trata-se de Il nostro Resort immerso nel verde  (o nosso Resort imerso no verde). 


Também na categoria de Hotéis, A Casa Manuel Espregueira e Oliveira – (Portugal) Resorts (PAIXÃO PELO SÉCULO XIX) - Turismo de Habitação proporciona aos seus hóspedes, desde 2013, uma experiência única, uma viagem no tempo e na história, no ambiente tranquilo da unidade hoteleira e da sua arquitetura original do século XIX, ou fora desta, em pleno centro histórico, à descoberta de memórias mais longínquas. Na cidade de Viana do Castelo poderá conhecer viver e sentir as tradições, a cultura, o patrimônio e a identidade desde os povoamentos castrejo e medievais até aos nossos dias e o relevante papel na história de Portugal, onde se destacam a relação com o mar e a vocação comercial internacional, de onde partiam navegadores, comerciantes e investigadores. Descubra a história única da Casa, a sua relação com a cidade e com uma exclusiva coleção de artes decorativas dos séculos XVI a XIX. Sinta a emoção da mais famosa romaria de Portugal, conheça os trajes, a ourivesaria artesanal e parta daqui à descoberta da região e do país, do turismo de natureza, da gastronomia, da enologia, do turismo religioso e da arquitetura contemporânea de qualidade… Não perca a oportunidade de descobrir a deslumbrante paisagem de mar, rio e montanha referenciada em 1927 na “National Geographic” como a terceira mais bela do mundo, verificar emhttp://fiacult.com/videos/paixao-pelo-seculo-xix/.


Em categoria Destinos, Países, Cidades e Municípios, o audiovisual Rota Turística Vales da Serra, (Brasil) relata sobre a iniciativa de dividir a região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul em micro regiões, que surgiu da necessidade de unir os municípios com características em comum, facilitando assim o desenvolvimento e a comercialização turística. 


A micro região 4 é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. A cultura desta região está inserida no seu cotidiano, nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, além de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia destas cidades, de Tiago Pasa. Veja em: 


E concorre Cabo Frio (Brasil) na mesma categoria de Destino com opção de Pessoas e Cultura, um filme do diretor EVANDRO NOVAK, com o título: um Destino de Praia, Lazer e Cultura e a descrição: Cabo Frio, um Destino de Praia, Lazer e Cultura no Rio de janeiro (Trata-se de um filme que mostra as 
características locais e um passeio pelas belezas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, um dos destinos mais cobiçados do Estado além da capital). Veja em: http://fiacult.com/videos/cabo-frio-um-destino-de-praia-lazer-e-cultura/.



A Croácia participa como destino através do Festival de Cinema de Turismo deste país. Filme que em quatro minutos destaca as belezas, cultura, hospitalidade e infraestrutura turística.http://fiacult.com/videos/dubrovnik-tourism-2016/.


E nesta categoria de Destinos com segunda opção em publicidades diversas, em dois filmes da Tailândia: Thailand nice scene Bird eye view Aerial - Visualizações de paisagens de tirar o fôlego. A beleza da Tailândia concentrada em poucos minutos e outro cujo título é Tailândia Remeber que conta a memória do viajante que voltou da Tailândia. Seu retorno é rico em lembranças daquela viagem, e sua vida de todos os dias é misturada com as experiências da viagem, ambos do mesmo diretor Sandro Botticelli. Veja em: http://fiacult.com/videos/thailand-nice-scene-bird-eye-view-aerial-cinema/ e 


E a Costa Verde e Mar (Brasil) em Destinos e publicidades diversas. O vídeo mostra as belezas, atrativos e roteiros turísticos dos 10 municípios da Região Costa Verde & Mar - SC, quais sejam: Balneário Piçarras,Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Da direção de: Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR. http://fiacult.com/videos/costa-verde-mar-pra-viver-dias-incriveis-versao-pra-curtir/.


Seguindo a área de destinos, a operadora e agência de viagens a Baiana Tour Operator, Italiana com vendas do mercado brasileiro para a Itália, com especialidade no norte (Amazônia) apresenta um vídeo de sustentabilidade em regiões de natureza, situada em Firenze, do diretor Giancarlo de Leo. Veja em: http://fiacult.com/videos/amazzonia-il-tour-di-baiana-tour-operator/ 


E como Destinos e Pessoas e Cultura está Flores da Cunha – (Brasil). Maior Produtor de Vinhos do Brasil, a cidade que possui uma economia bastante forte, cuja característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente, possui um aspecto relevante do município que é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste 
do Estado do RS. As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras. No turismo, cinco roteiros turísticos: APROMONTES (roteiro de visitação e 
degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (roteiro enogastronômico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a MELHOR IDADE (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), COMPASSOS DA MÉRICA, MÉRICA (roteiro rural) e a ROTA VALES DA SERRA (roteiro integrado dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos). Além disso, temos um importante calendário de eventos onde se destacam: Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia, Encontro do Rancho Móvel. 

Os pontos turísticos também são destaque: Igreja Matriz N. Srª de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da uva, Mirante Gelain, Mirante Gaio. Veja em: 


Ainda nesta categoria de destinos com a segunda opção de natureza e ecologia, concorre o filme: A exuberante natureza da Ilha do Campeche (Brasil) (situada em Florianópolis – Santa Catarina –) ao som excepcional de Una Mattina - Ludovico Einaudide, uma das mais belas praias da ilha da magia chamada de Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina), do diretor Gustavo Testa Correa. Veja em: http://fiacult.com/videos/ilha-do-campeche/.


Da categoria de Gastronomia, Sabores e Aromas, com o título de Nogueira's Fire Food (Portugal). O filme realizado para o Nogueira's Fire Food apresenta a história e as origens que antecederam a criação deste restaurante, localizado numa das mais mediáticas avenidas de Lisboa. Inovador no conceito e sofisticado na decoração, tem como elemento comum entre todos os pratos a confecção a fogo, sejam eles grelhados ou em forno a lenha. Este projeto resulta numa animação diferenciadora na sua  abordagem, criada a partir de ilustrações originais desenhadas e animadas à mão, com recurso a técnicas de artes visuais como o recorte e a colagem de alguns elementos, de direção da produtora portuguesa Ideias com Pernas. Veja em: http://fiacult.com/videos/nogueiras-fire-food/.


Além destes filmes os já mencionados anteriormente como o de Veranópolis (Brasil), que saiu na frente. Esta cidade e terra da longevidade, situada no interior do Estado Rio Grande do Sul (Brasil), incluiu o vídeo: Viver, Sentir e Experimentar, que nos repassa o que acontece quando embarcamos 
numa viagem e o que estamos buscando em uma nova experiência. Roteiro Turístico Termas e Longevidade, uma cidade considerada com a maior longevidade do Brasil, vejam em: http://fiacult.com/videos/viver-experimentar-sentir-2/.


E em Shows e espetáculos está O FADO AO PIANO, tradição de 1870 queMario Moita (Portugal) (cantor, pianista, compositor português) recuperou pelo mundo neste vídeo: Canta Amores de Lisboa, da produtora Vera Cruz para a categoria de shows e espetáculos. Mário já esteve em diversos programas de televisão como em Jô Soares e outros por promover a sua cultura pelo mundo. Veja em:http://fiacult.com/videos/mario-moita-canta-fado-ao-piano/.


A novidade este ano é para a categoria Náutica, com o filme de Juan Ossa (Chile), Come to feel Patagônia. É uma viagem através dos canais austrais para o fim do mundo a bordo de um cruzeiro de luxo onde descobrimos a beleza natural, vida selvagem e a vegetação (as flores) que existem nesses 
lugares, alcançando o mítico Cabo Horn, o último ponto de terra antes da Antártica! Assista em: http://fiacult.com/videos/come-to-feel-patagonia/.



O FIACULT (Festival Internacional Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo) será exibido nos cinemas do Brasil e na Itália, e na internet internacionalmente para diversos países. Podem ser inscritos no FIACULT os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, ministérios, produtoras, empresas de publicidade de qualquer área, audiovisuais do setor gastronômico (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. 


Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Festival de Cinema Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo. Os interessados podem fazer as inscrições no sitewww.fiacult.com.br, ou www.fiacult.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: contatofiacult@gmail.com ou 00 55 48 4042 2318.

segunda-feira, 21 de março de 2016

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO SERÁ NO PERU COM PÚBLICO ESPECIALIZADO


O evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, será realizado entre 27 e 29 de Abril no Centro de Convenções de Lima. Aberto ao público em geral, encontro tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

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A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e presidente do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que todas as pessoas interessadas em participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que será realizado em Lima, de 27 a 29 de Abril de 2016, terão acesso livre ao evento. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.


O importante evento, que será realizado no Centro de Convenções de Lima, é organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), e conta com a colaboração do prestigiado Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. "O Fórum é um encontro para os atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas",disse a ministra Magali Silva.


A titular destacou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve este segmento em todo o mundo e, especialmente, no Peru. “Este encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com um enfoque de sustentabilidade para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade",destacou a ministra Magali Silva.

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Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França); Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão); Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia); Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

Ceviche

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, "se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década". A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.


A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Além disso, discutiu a importância de melhorar a gestão de todo o mundo e transmitir histórias de sucesso ligadas ao setor. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países. Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas. Mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

CHA HOTÉIS ESTREIA NO MERCADO GAÚCHO


Com a inclusão do Bela Vista Parque Hotel, a rede de gestão hoteleira comemora a administração de 11 empreendimentos em quatro Estados  




Localizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul (RS), o Bela Vista Parque Hotel, a partir de fevereiro, passa a ser administrado pela CHA - Cadeia de Hotéis Associados, rede de gestão hoteleira, que tem como objetivo fortalecer a operação administrativa de hotéis independentes e familiares. Com o Bela Vista, a CHA estreia no campo hoteleiro gaúcho, totalizando onze estabelecimentos sob seu comando.



O Bela Vista Parque Hotel está situado em Ana Rech, distrito turístico de Caxias do Sul, comunidade que representa a união das culturas italiana e gaúcha do Sul do Brasil. Num privilegiado ponto da região da uva e do vinho, um dos mais belos da Serra Gaúcha, o Bela Vista oferece o conforto dos apartamentos com telefone, frigobar, TV, calefação e suítes com hidromassagem. Disponibiliza 27 apartamentos, com diárias que incluem café da manhã com geleias produzidas no próprio hotel. A culinária italiana é uma das tradições e destaques do estabelecimento, que também oferece estrutura para realização de eventos corporativos e festas em geral, comportando até 400 pessoas.

Próximo ao hotel, os hóspedes podem realizar caminhada nos 150 mil metros quadrados de bosques, com trilhas que perpassam pinheiros centenários, respirando o ar puro da Serra. No inverno, lareiras do hotel tornam cada ambiente um recanto aconchegante. Além de sua paisagem diversificada, o potencial turístico de Ana Rech também se consolida pelas tradições e costumes ítalo-gaúchos, com destaque para a farta gastronomia, o pão feito no forno à lenha, cafés coloniais, doces, geleias, compotas e os licores caseiros. A Vila é um roteiro de charme e encanto em todas as estações do ano. Em dezembro, é conhecida pela tradição de montar presépios.


A aproximação da CHA com o Bela Vista nasceu através do coordenador de operações da rede, Gileno Meireles. Quando residia em Gramado (RS), pesquisou empreendimentos que poderiam fazer parte da CHA, encontrou oportunidades nos anúncios de jornais e realizou os primeiros contatos. O presidente da rede, Geraldo Linzmeyer, aponta que Rio Grande do Sul não foge das dificuldades atuais encontradas no setor hoteleiro – com altos índices em hospedagens nos feriados turísticos, como o Carnaval, mas com baixa ocupação nas cidades com perfil coorporativo. “Nossa expectativa é de que o Bela Vista, junto à CHA, esteja mais presentes na cidade industrial de Ana Rech, aproximando-se mais dos clubes de serviços, participando do Convention Bureau e trabalhando para atrair ainda mais eventos. O objetivo é fazer parte da hotelaria que recebe hóspedes provenientes das feiras e congressos da região”, informa Linzmeyer.

Entre as primeiras ações da nova administração, estão o diagnóstico das condições em que se encontram as instalações, equipamentos, serviços e atendimento do hotel; a implantação da sistemática de administração participativa da rede; o fortalecimento dos procedimentos e tarefas já reconhecidos pelos clientes; o aprimoramento do know-how já tradicional do hotel; e o oferecimento do cronograma de festivais gastronômicos já costumeiros nos estabelecimentos administrados pela CHA, como as Noites de Fondue, Festival da Cerveja e Festival dos Morangos.


“Iremos contribuir como um todo para o crescimento da região, seja através de nosso know-how ou investimentos pontuais naquilo que melhor gostamos de fazer, fortalecendo e destacando o atendimento peculiar, enriquecendo com novas técnicas de serviços e criando um fundo de reservas para melhorias pontuais”, sublinha o presidente. “A CHA prioriza o ser humano como elemento principal e atua valorizando cada manifestação através de uma administração participativa. Este é nosso espírito, unir em prol da mais nova operadora hoteleira do Brasil, abnegados que sabem sorrir e que encantar os clientes é uma tarefa prazerosa, sem a qual não há razão para existir”, completa.

Para mais informações e reservas, entre em contato pelo telefone (54) 3283-1177 ou pelo e-mail reservas.belavista@chahoteis.com.br. Acesse o site do hotel: http://belavistaparque.chahoteis.com.br/.



Além do Bela Vista Parque Hotel, a CHA é constituída pelo Uberaba Apart Hotel (Uberaba - MG), Pampulha Design Hotel (Belo Horizonte – MG), Holz Hotel e Hotel Trocadero (ambos em Joinville - SC), Hotel Piçarras (Balneário Piçarras - SC), Pousada Dom Capudi, (Bombinhas - SC), Hotel Bandeirantes (Balneário Barra do Sul - SC), Hotel Porto de Paz, (São Francisco do Sul - SC), Itapoá Marina Hotel (Itapoá - SC) e Pousada Água Marinha (Guaratuba - PR)