Pesquisa revela que turismo não teve o aumento esperado após a pandemia
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia. Fica claro que não foi somente a pandemia que derrubou o turismo no Brasil, mas acima de tudo o pós pandemia, o atual desgoverno, a insegurança jurídica, e muito mais, continuam contribuindo para o não crescimento do turismo em nosso Brasil. Inclua-se nisso os preços das passagens aéreas que só subiram, além do nosso elevado custo de vida. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), enquanto entre 2020 e 2021, anos muito marcados pela pandemia de Covid-19, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 para 12,3 milhões, em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais. A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos três meses que antecederam a entrevista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Em 2020, esse percentual foi de 13,9%.
Esses dados foram divulgados no último dia 13, e fazem parte do módulo de Turismo. Para se ter uma ideia, no ano passado, a proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência do módulo de Turismo da PNAD Contínua foi de 19,8%. Em 2021, ano marcado pela pandemia de Covid-19, foi de 12,7%. Em 2020, foi de 13,9%. Já em 2020, no primeiro ano da pandemia, o número de viagens realizadas pelos moradores foi estimado em 13,6 milhões, caindo para 12,3 milhões em 2021 e, em 2023, com o fim da emergência sanitária, saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%. Esse total inclui as viagens nacionais e internacionais. Cerca de 85,7% dessas viagens foram realizadas com finalidade pessoal, e o lazer foi o principal motivo apontado, representando 38,7% delas, seguido por visita ou evento de familiares e amigos (33,1%). Por outro lado, 14,3% das viagens foram realizadas por finalidade profissional, sendo que 82,4% delas eram para negócio ou trabalho e 11,6% eventos e cursos para desenvolvimento profissional.
A busca por sol e praia foi o principal tipo de lazer apontado pelos entrevistados da pesquisa, respondendo por 46,2% do total das viagens com essa finalidade. A classe de menor rendimento, formada pelos que viviam com rendimento mensal menor que meio salário mínimo per capita, apesar de representar 22,0% dos 77,4 milhões de domicílios estimados no país, respondia por apenas 12,9% daqueles em que ocorreu viagem no período de referência da pesquisa. Por sua vez, nas viagens, a participação de meios de transporte não coletivos, como carro particular e de empresa, caiu de 57,5%, em 2020, para 51,1%, em 2023. Em contrapartida, a proporção do uso de veículos coletivos, como ônibus, aumentou. Já o local de hospedagem mais escolhido, representando 41,8% do total de viagens, foi a casa de algum parente ou amigo do viajante. Na maioria das viagens nacionais (82,5%), a mesma região foi origem e destino, com destaque para os viajantes que partiram e tiveram como destino o Sudeste (38,0%). Os viajantes que partiram do Nordeste tiveram o menor gasto médio (R$ 1.170) com as viagens. No entanto, quando o destino era algum estado dessa região, foram registrados os maiores gastos médios (R$ 2.321). Ficou claro que o brasileiro está viajando dentro da sua própria região ou num raio dentro de 500 de sua residência.
INTERIOR DO ESTADO
Outros lugares não melhoram mesmo justamente porque os principais empecilhos são os governos municiais que criam dificuldades para vender facilidades. Exemplo disso é tentar sobreviver do turismo em Lages, a Princesa da Serra, na espetacular Serra Catarinense. Muitos acham que Lages tem muito a crescer no Turismo, mas acho importante alertar e divulgar que Lages é o pior município de SC para empreender no turismo. Enquanto os prefeitos e seus secretários lutam para trazer investidores, dentro da própria prefeitura existe uma gigantesca “máfia fiscal” que não tem o mínimo interesse em deixar o empresário em paz. As fiscalizações são intensivas, ostensivas e punitivas, não havendo o mínimo bom senso em orientar o empreendedor. Mais parece uma briga de corda, e é claro, quem sempre perde é o empresário que, desestimulado, fecha suas portas e deixa de investir na cidade. Em tempos de campanha eleitoral, muitas promessas se fazem, e, sem dúvida, os candidatos têm a melhor das boas intenções, principalmente no turismo, querendo retomar algum ponto daquela que já foi a Capital Nacional do Turismo Rural, mas eles não sabem que o mal está dentro do poder público, o poder paralelo, dos intocáveis fiscais. A máfia da fiscalização é tão absurda que o próprio produtor rural que exerce o turismo rural no município de Lages/SC, não pode servir ovos, leite e derivados, sem contar com carnes de cordeiro nem galinhas caipira de sua produção própria, para seus hóspedes.
TURISMO RURAL
Me lembro que em Lages, além da Pousada Rural do Sesc, existiam inúmeras pousadas rurais familiares, maneira que os fazendeiros encontraram para sobreviver, isto é, abrindo suas porteiras para o turista, que a princípio só passava o dia e com o tempo a fazenda se tornou pousada. Visitei todas e me hospedei em todas. Hoje, até onde eu sei existe a Fazenda do Barreiro em Urupema, que é um primor, a Fazenda Pedras Brancas e o Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo, ícone nacional do turismo rural. Tais empreendimentos são as meninas dos olhos da Serra Catarinense, mas sofrem absurdamente com uma concorrência desleal promovida pela fiscalização abusiva e gananciosa do poder público municipal. É preciso que a Secretaria de turismo Estadual e o próprio Governo do Estado, além do Ministério Público e Receita Estadual olhem com mais carinho e rigor a forma abusiva que o turismo municipal vem sendo tratado a fim que não se mate, de uma vez por todas, a nossa galinha dos ovos caipiras que encantam não só os catarinenses, mas os brasileiros que vem de longe para curtir a nossa gastronomia, o nosso pinhão e o nosso frio.
TURISMO EM URUBICI
Não é à toa que o turismo rural cresce a olhos vistos em Urubici, a menos de 100km antes de Lages. Hoje, por força do turismo, do apoio municipal, o empresário investe de todas as formas. E não tão somente os empresários locais, mas cariocas, gaúchos e inclusive estrangeiros. A cidade teve um salto quântico ultrapassando mais de 600 pousadas em menos de dois anos. A cidade viu surgir bares, restaurantes, opções turísticas, diversões para todas as idades. Até um jardim secreto francês, o Ville de France, um pedaço da França em plena Serra Catarinense. Já está em construção um mega resort. Isso é ganhar com o turismo tenho o empresário como sócio e investidor na cidade e não um potencial pagador de impostos abusivos. Sem dúvidas, com a palavra do Governo do Estado, que interfira e mude a forma abusiva de como o fisco municipal atua junto a quem investe ou pretenda investir no turismo lageano.
ECOTURISMO / TURISMO RURAL
Cabe ressaltar que, enquanto Lages/SC, esfola o empresário do turismo, durante o Inspira Ecoturismo, que aconteceu em Bonito/MS, destacou-se a importância da colaboração entre os órgãos públicos, prefeituras, fundação e o Sebrae na promoção do turismo sustentável e ecológico em Mato Grosso do Sul. De fato essa parceria não apenas fortalece o setor de turismo do estado, mas também representa um modelo de sucesso na integração entre órgãos públicos e iniciativas privadas. A parceria e colaboração de todos é crucial para o desenvolvimento do turismo no estado. Deve ser um casamento de muito sucesso que consequentemente tem mostrado resultados positivos em diversos eventos e iniciativas. A parceria público privada tem sido visível em eventos nacionais e internacionais. Vale lembrar que o Mato Grosso do Sul já é considerado o melhor destino de turismo de natureza no país. Ser uma referência em conteúdo e turismo responsável é um passo significativo. Esses eventos reforçam a imagem de um estado que está trabalhando para que se torne um exemplo nacional em turismo sustentável. As ações que estão implementando visam preparar o território para um futuro mais sustentável. Com uma agenda repleta de eventos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, o Mato Grosso do Sul está se preparando para se manter na vanguarda do turismo ecológico e sustentável, fortalecendo ainda mais seu papel como um destino de excelência no cenário global.
TURISMO DOMÉSTICO
Falando nisso, dos 21,1 milhões de viagens em 2023, cerca de 97%, ou 20,4 milhões delas, tiveram destino nacional. Por sua vez, houve 641 mil viagens para fora do país, um aumento de cerca de 132% em relação a 2020, quando foram registradas 276 mil viagens. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (13) pelo IBGE. No território nacional, na maioria das viagens (82,5%), o viajante teve a mesma região como origem e destino. Em 38,0% das vezes, o viajante partiu e teve como destino o Sudeste. Essa região, que é a mais populosa do país, foi a origem de 45,9% do total das viagens, seguida pelo Nordeste (22,0%) e pelo Sul (17,1%). A mesma sequência se manteve em relação ao destino da viagem: Sudeste (43,4%), Nordeste (25,3%) e Sul (17,4%). O Sudeste também foi destaque em relação ao total de gastos em viagens. Dos R$ 20 bilhões gastos em viagens com pernoite no país, o maior volume (R$ 8,0 bilhões) veio dos viajantes que tiveram essa região como destino. Por outro lado, o maior valor médio de gastos por viagem com pernoite foi registrado pelos que viajaram para o Nordeste (R$ 2.321), mas os viajantes que partiram de algum estado nordestino tiveram o menor gasto (R$ 1.170). Todas as unidades da federação do Nordeste apresentaram valores muito baixos de gasto médio das viagens com pernoite quando elas são originadas na própria região. Mas quando as viagens têm como destino o Nordeste, ela apresenta, em média, os maiores valores, com destaque para Alagoas, onde o gasto médio de viagens foi de R$ 3.704, afirma a pesquisa.
6º FÓRUM NACIONAL DA HOTELARIA
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realizou nesta última segunda-feira (16), na capital paulista, o VI Fórum Nacional da Hotelaria. Sob o tema A Era da Experiência, o evento apresentou ao longo do dia uma programação diversificada de conteúdos e experiências que jogou luz sobre os desafios, oportunidades e tendência da hotelaria. 2024 está fundamentando a recuperação do mercado hoteleiro. Sem dúvidas a hotelaria deve continuar nessa pegada neste segundo semestre. A recuperação ainda é lenta, mas continua a jornada de subida, como mostrou esta edição do Fórum Nacional da Hotelaria. Tem muita empreendimento hoteleiro/pousadas… que não se atualizam, não investem, acreditam que marketing é despesa e não investimento. Como isso, evidentemente, morrem na praia. Não foi à toa que o economista Mailson da Nóbrega compartilhou uma leitura em tom de alerta sobre as perspectivas da economia brasileira. Entre os desafios para o crescimento, o Mailson disse que o país se tornou uma economia de baixo crescimento. “Já estamos há tanto tempo nisso que a gente comemora quando o Brasil cresce 2%. O país precisa crescer muito mais do que isso. Se o Brasil quer se tornar um país rico, precisa crescer mais do que os países ricos”.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Já em sua palestra sobre Reforma Tributária, Felipe Tavares, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo) seguiu a mesma leitura de Mailson e constatou que o cenário brasileiro levanta pontos que preocupam, como é o caso do equilíbrio na arrecadação dos municípios. Isso sem contar a fiscalização desleal, digamos de passagem, a exemplo do que acontece em Lages/SC, berço do turismo rural. O especialista afirmou que a simplificação dos impostos pela Reforma Tributária foi o grande ganho do mercado hoteleiro. “Conseguimos a simplicidade, mas não conseguimos a redução dos impostos. Ao tributar mais, podemos perder o aquecimento do setor e tornar o mercado hoteleiro exposto à concorrência internacional”. Por sua vez o sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, projeta que, entre 2024 e 2028, o país contará com 4 a 5 mil quartos por ano. Hoje o Brasil tem 500 mil quartos qualificados. Apesar de considerar o crescimento pequeno, 1%, Vasques observou que o horizonte é favorável para pensar em novos projetos de hotéis, principalmente os que conciliam imobiliária com residencial. “Se a economia ajudar, os próximos anos serão de recuperação”, encorajou o especialista.
RENOVAÇÃO HOTELEIRA
As renovações do mercado inspiraram o painel Eliminando Práticas Ultrapassadas e Abraçando uma Nova Era de Geração de Receita. Sob a mediação de Paulo Salvador, a conversa reuniu Beto Sobrinho, especialista em Relacionamento e Experiência com o cliente; e Marcos Gay, fundador da B2B.reservas. Salvador ressaltou que a hotelaria investe muito pouco em tecnologia em comparação com outros setores. Enquanto o mercado financeiro investe 8% sua receita, o hoteleiro investe apenas 2,3%. Beto lembrou que hoje, um hotel investe por ano apenas 0,8% do orçamento em tecnologia. “Está na hora de mudar. O principal é a mudança de mindset. Temos que entender que a tecnologia está vindo para agregar, que tem investimento de tempo, custo, pessoas… temos que nos preocupar com a opinião do hóspede na internet, que pode ser ótima ou catastrófica”, disse Beto. Para Marcos não faz mais sentido na hotelaria fazer check-in e check-out de forma manual. “Leva muito tempo. Temos que olhar três coisas hoje: pessoas, processos e tecnologia. Não adianta a gente automatizar um processo ruim. E isso acontece bastante. Também não adianta mais a hotelaria dar um preço fixo para uma hospedagem corporativa. Holofote na precificação. O modelo atual não vai trazer resultados diferentes”.
O TURISMO DE LUXO
O empresário Guilherme Paulus, uma das personalidades mais influentes do setor de turismo no Brasil, dará um upgrade na Expo Abav 2024, com sua a palestra “Roteiros Exclusivos e Turismo de Luxo”, no próximo dia 26 de setembro, às 17h00. Paulus compartilhará sua visão e experiência sobre as tendências e oportunidades neste segmento em ascensão. Recentemente, Guilherme Paulus lançou uma campanha destinada a promover as serras Gaúcha e Catarinense, destacando programas e experiências de luxo na região. A iniciativa visa valorizar o potencial turístico dessas áreas, oferecendo aos visitantes roteiros exclusivos que combinam sofisticação, cultura e belezas naturais. Fundador da CVC Viagens, Paulus atualmente preside a GJP Participações e é membro do Conselho Nacional do Turismo, órgão ligado ao Ministério do Turismo. À frente do Castelo Saint Andrews, o único hotel Relais & Châteaux de montanha do Brasil localizado em Gramado, Rio Grande do Sul, ele tem se destacado por elevar os padrões de hospitalidade e serviços de alto luxo no país. A palestra é direcionada a profissionais do setor, investidores e entusiastas do turismo que buscam compreender as nuances do mercado de luxo e explorar novas oportunidades de negócios. Paulus é reconhecido pelo trade de turismo nacional e internacional por sua contribuição significativa ao turismo brasileiro. Além de fundar a CVC Viagens, a maior operadora de turismo da América Latina, e ter sido controlador da Webjet Linhas Aéreas, ele lidera a GJP Participações. Sua atuação no Conselho Nacional do Turismo reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador do setor no país.
TURISMO NO RIO GRANDE DO SUL
Acontece nesta quarta-feira, 18, o lançamento da Campanha Nacional de Turismo do Rio Grande do Sul, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Essa iniciativa tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas que tornam o Rio Grande do Sul único. A campanha visa atrair turistas de todas as regiões do País, fortalecendo o turismo como uma importante vertente econômica para o Estado. Para isso, ações de marketing e comunicação serão implementadas, com peças publicitárias em mídias nacionais e em locais estratégicos, como aeroportos, para garantir que o Rio Grande do Sul esteja no radar dos viajantes brasileiros. Sem dúvidas, o Rio Grande do Sul tem muito a oferecer, desde paisagens deslumbrantes até uma cultura rica e uma gastronomia única. Com esta campanha, querem atrair mais visitantes para que descubram tudo o que o Estado tem de melhor. O turismo é um dos pilares da economia gaúcha, responsável por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Em 2022, o setor impactou diretamente áreas como hotelaria, gastronomia e comércio, impulsionando o desenvolvimento de diversas regiões turísticas.
Em 2023, foram abertas 17,3 mil novas empresas relacionadas à atividade turística no RS, evidenciando o seu papel crucial na geração de empregos e na movimentação da economia. Além do impacto econômico, o turismo também promove a valorização cultural e preservação ambiental. Ao fomentar o desenvolvimento sustentável, incentivamos práticas que preservam as suas paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que impulsionam o crescimento econômico das comunidades locais. Cabe ressaltar o retorno das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, principal porta de entrada para os turistas, em outubro, como um marco importante para a retomada do setor, que acontecerá no próximo dia 21 de outubro.
MÚSICA CLÁSSICA EM FLORIPA
A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas Iva Giracca, Débora Remor, Talita Limas e Elias Zanom, apresentará nesta sexta-feira (20), às 20h, no interior da Catedral Metropolitana de Florianópolis, um concerto de música clássica com obras dos compositores do período barroco, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach, e do período clássico, Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto é gratuito e, como em edições anteriores, deve lotar a Catedral. Por isso, sugere-se ao público que chegue cedo para garantir bom lugar. O programa, formado por obras compostas entre 250 a 300 anos atrás, traz a leveza e criatividade da música descritiva de Vivaldi, nos concertos Primavera e Inverno da obra “As Quatro Estações”, a complexidade do contraponto de Bach no seu concerto para 2 violinos e orquestra, até a música para as festas das noites dos palácios austríacos de Mozart. A apresentação, produzida por Maria Elita Pereira e sua equipe, conta com o patrocínio do Fort Atacadista e Tirol, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) – Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
ABAV/PR & SEBRAE
O Workshop Turbine Agência sobre Gestão Financeira aconteceu ontem, terça-feira, 17 de setembro, na sede do SEBRAE-PR em Curitiba. Esta ação foi mais uma realização entre a ABAV-PR e o SEBRAE-PR, salientando a gestão financeira como um elemento essencial para o sucesso e a rentabilidade das agências de viagens. O tema, de grande importância para o setor de turismo, trouxe objetos práticos e conhecimentos para aprimorar a administração financeira no contexto das empresas do mercado do trade turístico. De fato a estratégia financeira é o ponto de partida para os próximos passos de uma agência, operadora e consolidadora do setor do turismo. É onde se divide os lucros e as perdas geradas em receita. Dessa forma, o financeiro de uma empresa torna-se um assunto cada vez mais necessário para todos os segmentos profissionais, inclusive as agências de viagens, que vivenciam a rotina de estar 24 horas por dia à disposição de tarifas subindo e descendo o tempo todo em suas dinâmicas de cotação de preços. Além disso, o workshop de Gestão financeira ajuda a equilibrar a saúde financeira ao compartilharem juntos as “dores” financeiras, percebendo que não é apenas sorte e sim técnica, e que isso pode mudar com olhar estratégico e assertivo. A série de workshops da Turbine Agência começou em maio, e o impacto foi tão positivo que planejou-se mais capacitações até o final do ano. Os encontros são mensais e gratuitos, oferecendo uma excelente oportunidade para agentes de viagens que desejam aumentar suas vendas e desenvolver estratégias eficazes. O Turbine Agência é uma iniciativa da ABAV-PR em parceria com o SEBRAE-PR, exclusiva para agentes de viagens.
PASSEIO CICLÍSTICO EM ITAIPU
Mais de 300 ciclistas participaram, no último sábado (14), do Passeio Ciclístico da Itaipu no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), mesmo com as condições climáticas desfavoráveis do início da manhã. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar trilhas exclusivas e inéditas em meio a muito barro, mas contando com total segurança e apoio da equipe da Binacional. O evento, além de comemorar as quatro décadas da criação dos refúgios, também se propõe a oferecer aos ciclistas a chance de conhecer um importante espaço de conservação da Mata Atlântica. Apesar do clima chuvoso no início da manhã, os mais de 300 inscritos compareceram ao evento que oferecia escolha para itinerários de 10 km ou 25 km. A equipe da Itaipu garantiu toda a segurança necessária aos participantes, com sinalização das trilhas, ambulâncias, pontos de hidratação e carros de apoio. De fato é evidente, pois estamos vivendo um contexto sério de redução das florestas, essenciais para a vida na Terra. Abrir este espaço permite que as pessoas vejam o trabalho de conservação realizado pela Itaipu ao longo de 40 anos, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Para nós ciclistas, não tem tempo ruim, barro, chuva, buracos, fazem parte da nossa alegria, isso eu garanto. O próximo passeio ciclístico está programado para outubro, no Refúgio Biológico Maracaju, em Guaíra (PR).
MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU
A tradicional Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, marcada para o dia 22 de setembro, domingo, contará com a linha de chegada no Parque Nacional do Iguaçu. O trajeto da prova tem pontos estratégicos na cidade de Foz do Iguaçu, com início na Itaipu Binacional e encerramento no Parque Nacional do Iguaçu. Por conta dessa operação especial, o parque terá alteração no horário de visitação, exclusivamente neste dia 22 de setembro, abrindo para visitação das 11h às 16h. Para atender as pessoas que desejem acompanhar a chegada dos atletas, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá das 5h às 5h50 para o primeiro grupo (11,5km) e das 7h às 8h para o segundo grupo (42km), oferecendo estacionamento, bilheteria e transporte. Todos os acompanhantes precisarão comprar bilhetes para entrar no parque. O acesso dos corredores inscritos na prova será garantido apenas se estiverem com o número de atleta de peito. A venda dos bilhetes para acompanhar a chegada dos corredores nas Cataratas do Iguaçu ocorrerá exclusivamente de forma presencial, entre 5h e 7h50 do dia 22 de setembro, domingo, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Após esse período, os serviços de bilheteira e transporte só voltarão a funcionar a partir das 11 horas, para o atendimento aos turistas. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre a corrida CLIQUE AQUI.
1º FÓRUM DE CAMPISMO
Vem aí o I Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2024, durante a 8ª EXPOMOTORHOME em Pinhais, Paraná. Este é o momento de você, profissional ou entusiasta, contribuir com seu conhecimento e experiência em temas como campismo, caravanismo, hospitalidade e turismo ao ar livre. Submeta seu trabalho e ajude a moldar o futuro deste setor em crescimento! O Fórum será uma oportunidade única de compartilhar e absorver conhecimentos em um ambiente colaborativo e inspirador. Submissão de trabalhos até: 11 de outubro de 2024; Divulgação dos trabalhos aprovados: 31 de outubro de 2024. Se você tem um artigo, resumo expandido ou uma apresentação multimídia pronta para compartilhar, não perca tempo! Inscreva-se e apresente sua pesquisa ou projeto. Participe deste movimento que une ciência, inovação e estilo de vida! Acesse aqui para mais informações e para submeter seu trabalho.
DIA DO HOTELEIRO
As comemorações ao Dia do Hoteleiro são um dos eventos mais esperados pela hotelaria catarinense. O encontro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Neste ano, o evento acontece nas dependências do IL Campanario Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional/SC, no dia 05 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 7ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 36ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 gerentes, administradores e proprietários de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. Empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising ou palestrar no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Se você é hoteleiro e quer mais informações do evento faça contato através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7711.
BELLA DA SEMANA – VANESSA VAILATTI
A loira vem aí exalando ousadia neste quarto ensaio para a maior revista masculina do Brasil. Prepare o coração para fortes emoções! Vanessa Vailatti pelada nunca é demais! A nossa musa absoluta poderia estrelar ao menos um ensaio anual aqui no Bella da Semana. Ostentando um shape absurdamente perfeito, a loira retorna apresentando a sua melhor versão: “Desta vez, em 2024 foi especial e ainda mais excitante já que hoje, apesar de ainda ficar nervosa, a minha intimidade comigo mesma e com as câmeras só melhoraram com os anos”. Confessou a modelo. Atenção: a primeira do ensaio inédito com Vanessa Vailatti nua já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Curação reforça em Florianópolis suas potencialidades e destaca formas de se chegar até lá
O espetacular destino caribenho promoveu seu potencial turístico junto ao trade e imprensa catarinense para fortalecer a nova conexão com a Copa Airlines desde Florianópolis. De fato, cada vez mais brasileiros tem visitado Curaçao. Para reforçar ainda mais sua potencialidade e destacar formas de se chegar até o destino, o Escritório de Turismo de Curaçao (Curaçao Tourist Board – CTB) continua com uma intensa agenda de eventos pelo País. Desta vez o Estado de Santa Catarina foi o escolhido para receber uma grande delegação de empresários do turismo e representantes do governo durante dois eventos nesta última quarta-feira, 11/09. Curaçao recebeu no primeiro semestre de 2024 mais de 25 mil brasileiros e a projeção até dezembro é de 41 mil passageiros do Brasil. E na capital catarinense realizaram duas importantes atividades em parceria com o Aeroporto Internacional de Curaçao, a Zurich Airport Brasil e a Copa Airlines promovendo a nova rota entre Florianópolis e a Cidade do Panamá. “A ilha tem uma estratégia de promoção muito forte no mercado brasileiro. Já temos excelentes opções de conectividade e o novo voo da Copa desde Florianópolis é muito estratégico para quem voa desde Santa Catarina. Por isso, é importante a presença de parceiros de Curaçao para se apresentarem e criarem pacotes com as agências e a imprensa”, cita Janaina Araujo, Representante de Curaçao no Brasil.
O primeiro evento aconteceu no restaurante Le Rose Restaurante com a imprensa reunindo mais de 20 jornalistas e influenciadores de viagens catarinenses interessados no destino e conhecendo as facilidades da nova rota com a Copa Airlines. O último encontro aconteceu no Coco Bambu Florianópolis com a presença de 60 agentes de viagens de todo o Estado empolgados com as novidades do destino caribenho, muito similar a Florianopolis em tamanho. Participaram da delegação de Curaçao os representantes dos seguintes hotéis: Papagayo Curaçao, Acoya Curacao, Brion City Hotel, Inclusive Collection by Hyatt (Dreams, Sunscape e Zoetry), Kontiki Beach Resort, Livingstone Jan Thiel Resort, The Rif at Mangrove Corendon by Hilton, Curaçao Marriott Beach Resort, Sandals Royal Curaçao, Marriott Courtyard Curacao (recém-inaugurado em junho),City Suites & Beach Hotel, Avila Beach Hotel, Renaissance Wind Creek Curaçao Resort e LionsDive Beach Resort.Uniram-se ao grupo Hugo Clarinda, diretor do Escritório de Turismo de Curaçao com Janaina Araujo e Wilma Gonzalez, além de Sofia de Souza, representante da CHATA (Curacao Hospitality and Tourism Association) e Peggy Croes, Vice-Presidente Sênior de Aviação e Marketing do Aeroporto Internacional de Curaçao.
CONEXÃO CURAÇAO
Atualmente a frequência dos voos é de três vezes por semana: às quartas, sextas e segundas, com saída de Florianópolis às 01h25 (horário local) e chegada no Panamá às 06h30 (horário local). Já às terças, quintas e domingos, há a saída da Cidade do Panamá, programada para às 15h23 (horário local), com a chegada a Florianópolis às 00h22 (horário local). A operação de Copa Airlines em Florianópolis torna-se a 7ª no Brasil, que já inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Porto Alegre (suspensa temporariamente). O País é o principal mercado aéreo da companhia na América Latina, com 90 voos semanais. “Nós, como Aeroporto Internacional de Curaçao, estamos muito focados – junto com nossos parceiros de Turismo – no crescimento do mercado através da diversificação da região sulamericana, especialmente o Brasil. O número de passageiros vindos do Brasil é muito promissor. Juntamente com nossos parceiros no Aeroporto Internacional Aeroporto Florianópolis e Copa Airlines, estamos comprometidos em aumentar a chegada de brasileiros desde Santa Catarina”, conclui Peggy Croes, do Aeroporto de Curacao. Além de Santa Catarina, a delegação de Curaçao passou por Minas Gerais e seguirá para São Paulo com eventos na capital paulista. A representação da Ilha no Brasil tem um canal no Telegram (https://t.me/curacaoagencias) para servir de apoio para operadoras e agentes de viagens. Além disso, também conta com atendimento no WhatsApp (11-94758-1629) e no Instagram @visitecuracao.
AIR CANADA
Enquanto a Copa Ailines decola, a Air Canada coloca seus aviões em solo. Em meio a negociações com a associação de pilotos ALPA (Air Line Pilots Association), a Air Canada informou que está finalizando planos de contingência para suspender a maior parte de suas operações. A aérea emitiu uma declaração em resposta a longa disputa trabalhista. Os chefes da Air Canada e sua subsidiária de lazer Air Canada Rouge estão se preparando para “suspender gradualmente os voos” ao longo de três dias. A Air Canada disse que as negociações com a Associação de Pilotos estavam “chegando a um impasse”, citando as “excessivas demandas salariais” da organização. As reuniões entre o sindicato e a companhia aérea estão em andamento, mas a empresa alertou que as partes continuam longe de um acordo. A menos que um acordo seja fechado, a partir de domingo, 15 de setembro, qualquer uma das partes pode emitir uma greve de 72 horas ou um aviso de lock-out. A empresa diz que isso acionaria seu plano de liquidação. A aérea afirma ainda que esses preparativos — que afetam cerca de 670 partidas diárias — estão sendo finalizados. Cabe informar que mais de 110 mil pessoas voam com a Air Canada em um dia normal. Os canadenses viram recentemente o caos que reduções abruptas de operações de companhias aéreas causam aos viajantes.
GREVE
Já a Boing, para evitar uma potencial greve, que pode interromper suas linhas de montagem já a partir de hoje, sexta-feira (13), anunciou um acordo provisório histórico com os distritos 751 e W24 da IAM (regiões norte-americanas de Seattle e Portland da Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais), que representam mais de 30 mil funcionários. É a primeira grande negociação em 16 anos, que promete melhorias significativas para os trabalhadores, incluindo o maior aumento salarial da história da empresa, redução de custos médicos, maiores contribuições para aposentadoria e melhores disposições para equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O acordo, que também oferece mais informações sobre questões de segurança e qualidade, abordando preocupações de longa data após os recentes desafios operacionais e financeiros da Boeing, foi elogiado por líderes sindicais, que pedem que os membros votem a favor.
PARANÁ NA FIT BUENOS AIRES
O Governo do Paraná levará empresas do segmento turístico para oferecer seus produtos e serviços no estande do Viaje Paraná na Feira Internacional do Turismo (FIT), em Buenos Aires, capital da Argentina – maior evento do gênero no continente, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. As empresas são dos ramos de hotelaria, operadoras, receptivos turísticos e outras áreas ligadas ao setor. Na feira, onde mais de 87 mil pessoas são esperadas (público geral da última edição), o estado tem como propósito fomentar e reforçar a posição do Paraná como importante destino turístico brasileiro ao público argentino, aproveitando a existência de voos diretos entre Buenos Aires e Curitiba. Ao mesmo tempo em que divulgam os atrativos e belezas naturais, o público estrangeiro também passa a enxergar no Paraná um local que vai atendê-lo bem durante a viagem, com serviços variados e qualificados. Isso passa muito pelo empresário, que estará na feira. O Viaje Paraná nasceu com o objetivo de unir o público e o privado na promoção do turismo paranaense, e levando as empresas para as grandes feiras nacionais e internacionais, cumprindo o papel e, com certeza, estimulando negócios e gerando renda para o Paraná. Os atrativos turísticos paranaenses serão divulgados por meio de um estande do turismo do Estado, que terá também a participação de Curitiba e Foz do Iguaçu. É neste local que os empresários poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços.
Os dois primeiros dias do evento são voltados ao público final – ou seja, população argentina, turistas e viajantes –, enquanto os demais contam com capacitações e palestras voltadas ao trade e profissionais do setor. Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizadas ações para promover de forma mais lúdica o contato entre o público e o turismo paranaense. A famosa Kapivara, figura que acompanha a Setu e o Viaje Paraná em eventos, estará circulando pela feira, promovendo o nome e marca dos atrativos locais. Além disso, o Estado também leva à FIT experiências gastronômicas, como a degustação do barreado – prato típico do Litoral do Paraná – além da presença do chef Rui Morschel, conhecido por promover o uso de ingredientes paranaenses dentro da alta culinária. A lista completa com as empresas que participam ao lado do Estado na FIT América Latina está disponível AQUI.
FOZ DO IGUAÇU & G20
Falando nisso, Foz do Iguaçu (PR) está se preparando para receber encontros ministeriais do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024. Já há windbanners com a frase “Itaipu: Destino natural do G20 no Brasil” em parte do trajeto da Avenidas das Cataratas, no trecho entre o Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort até o trevo do Shopping Catuaí Palladium, passando pelo centro de convenções do Mabu Thermas Grand Resort. Os dois hotéis vão sediar a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 e as reuniões da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI). A Binacional é responsável por trazer o evento a Foz do Iguaçu, única cidade não-capital a receber uma programação ministerial do G20. Outros materiais de divulgação estão sendo confeccionados para a ocasião, pela agência de publicidade contratada pela Itaipu Binacional. De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, é uma grande satisfação receber essas reuniões do G20 em Foz do Iguaçu, cidade-sede no lado brasileiro da Usina. O lema adotado pelo Brasil no G20, “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, se encaixa perfeitamente nas políticas da empresa. “Nossas ações na área ambiental, social e nas políticas de distribuição de renda são absolutamente casadas com esse projeto e com essa concepção”, reforçou Enio Verri.
SEMANA FARROUPILHA & FESTIVAL GAÚCHO
Entre os próximos dias 19 e 29 de setembro, Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha, realiza o Festival da História, Cultura e Tradição. Serão dez dias de celebração à cultura gaúcha com diferentes atrações como apresentações de música e dança, piquete, roda de chimarrão, circuito gastronômico em restaurantes da cidade, decoração temática, exposições e atrações dedicadas às crianças. Realizado pelo Instituto RSNASCE, o projeto irá levar para a cidade uma programação cultural e artística gratuita em diferentes locais. Depois do que o Rio Grande do Sul viveu este ano, mais do que nunca o orgulho de ser gaúcho está aflorado em todos os gaúchos e também nos milhões de brasileiros que abraçaram o estado. Este será o momento para celebrar juntos a história, a cultura e a tradição gaúcha. A programação é extensa, serão mais de 50 atrações em diferentes pontos de Gramado: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges. No dia 21, sábado, às 20h acontece a cerimônia oficial de abertura com um espetáculo que terá duração de 50 minutos unindo música, dança, teatro e história. A apresentação será na Rua Coberta, onde também acontecem shows musicais diários ao longo de toda a programação.
Diariamente, já no dia 19, às 10h30, acontecerá um momento de reverência ao estado com a execução do hino rio-grandense nos postes da Avenida Borges de Medeiros, bem no centro de Gramado. A expectativa da organização é que comerciantes, comunidade e turistas participem da homenagem. Além do hino, a Rádio Poste também terá programação musical durante todo o dia com avisos sobre as atrações do evento. A Chama Crioula, acesa desde o dia 12 em Gramado, ganhará uma nova casa a partir do dia 20, quando o festival assume sua guarda no Piquete do evento. Durante o festival, a cidade estará vestida de verde, vermelho e amarelo para receber os visitantes com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Um dos cortes mais identificados com o churrasco gaúcho, a costela será protagonista das atrações gastronômicas do festival. No piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier acontecerá o Costelaço com alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul e curadoria da plataforma Destemperados. Os churrasqueiros Marcos Livi, Schima, Josué Teg e Marcelo Sartori estão entre os nomes confirmados.
Para além das fronteiras do piquete, a costela também estará no menu de 12 restaurantes que irão participar da Cozinha Gaúcha, o circuito gastronômico do festival. Cada um deles criou um prato exclusivo para o evento onde a costela é ingrediente fundamental. São eles: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Josephina, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise. Mais de 30 artistas passarão pelo palco “Querência Ramada” instalado na Rua Coberta. Entre eles, nomes de grande relevância da música e da dança gaúchas como Elton Saldanha, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, César e Zéu, Cadica Cia de Dança e Renato Borghetti. As apresentações serão diárias com pelo menos um show por dia. Além de nomes conhecidos, novos talentos do cenário musical do estado terão espaço para mostrarem seu trabalho como os jovens participantes do The Voice Kids Luiza Barbosa e Thomas Machado. Nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h30, acontece o Festival dos Festivais, um espetáculo de música regional gaúcha, passando pela Milonga, Vanerão, Xote, o Chamamé, a Vaneira, a Valsa e a Rancheira, com artistas de grupos regionais.
E no último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 23h, a Rua Coberta recebe a Dança Rio Grande, competição de danças folclóricas tradicionais do Rio Grande do Sul que premiará as melhores coreografias do primeiro ao quinto lugar nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano. O festival quer cultivar e celebrar a história do povo gaúcho. Para isso, em parceria com o Largo da Borges, realiza uma exposição com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos do Rio Grande do Sul. Já no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças poderão escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço. O chimarrão, símbolo da cultura gaúcha, também terá sua história contada na bolanta da Matería Capitão Rodrigo, instalada na Praça Major Nicoletti. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, os visitantes poderão conhecer as origens da bebida com especialistas do assunto.
Sem dúvidas que este será mais um grande sucesso em Gramado, um evento que celebra a força e a identidade do povo gaúcho. Em um momento de retomada do turismo, trazer o espírito gaúcho para o centro do palco é fundamental para inspirar todos os visitantes. Os aguerridos gaúchos, saíram mais fortes de todos os desafios, e essa força, esse amor incondicional ao seu estado, estarão retratados em cada detalhe do festival, através da arte, história e cultura que tanto nos orgulham. E tudo isso acontecerá em Gramado, onde a cidade se transforma mais uma vez no cenário perfeito para celebrar o que tem de melhor: a sua tradição, a cultura e o seu povo. Segundo os organizadores, a partir da primeira edição que acontece este ano, o festival passará a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro com ampliação das atrações. Mais informações AQUI.
PREMIO BRAZTOA SE SUSTENTABILIDADE
A Braztoa anunciou as 26 iniciativas como finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que representam a diversidade do Brasil, com projetos de 14 estados distribuídos pelas cinco macrorregiões do país. Após a avaliação de 83 inscrições conduzida pelo corpo de jurados especialistas, as ações selecionadas se destacaram por suas soluções inovadoras e impactos relevantes. O prêmio reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade, reconhecendo ações que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os finalistas, se destacam 10 iniciativas na categoria Gestão e Governança e 16 na categoria Experiências. Três delas são de Operadoras Braztoa, enquanto 16 são de parceiros de negócios, abrangendo áreas como hospedagem, atrativos turísticos, roteiros e alimentação. Além disso, sete iniciativas são de parceiros institucionais, incluindo instituições, fundações e associações. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 entra agora em sua fase decisiva. Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, os finalistas apresentarão suas iniciativas em pitches on-line de cinco minutos, detalhando a execução, os resultados e o impacto gerado. As informações sobre data, horário e orientações serão enviadas por e-mail.
Após essa etapa, os jurados terão a tarefa desafiadora de selecionar até 10 vencedores entre as categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto, abrangendo tanto as Operadoras Braztoa quanto os parceiros de negócios e institucionais. A aguardada cerimônia de premiação acontecerá no dia 9 de novembro, em parceria inédita com a Festuris, em Gramado, na charmosa Serra Gaúcha. O local exato será anunciado em breve. Durante o evento, os vencedores serão revelados e reconhecidos por suas contribuições ao turismo sustentável. A celebração contará com importantes nomes do setor e será transmitida ao vivo pelo YouTube, permitindo que todos acompanhem e celebrem os premiados. A lista completa dos finalistas está disponível AQUI. Os selecionados receberão informações sobre os próximos passos via e-mail.
APP FESTURIS
A propósito, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas acaba de lançar o seu aplicativo oficial. Com o objetivo de informar detalhes sobre a feira, o app Festuris 2024 já está disponível para download, para os inscritos, na Apple Store e na Play Store. Na plataforma é possível agendar reuniões, programar suas palestras de interesse e os compromissos para otimizar sua presença no evento. Também é possível ter acesso ao mapa interativo, que possibilita uma melhor navegação pelos espaços, encontrando expositores e localizando experiências temáticas e as notificações em tempo real, recebendo atualizações instantâneas sobre atividades, sessões e novidades. O aplicativo traz uma novidade, a captação de leads, ação que permite que expositores e participantes consigam ter acesso à informações pessoais presentes no QR code na plataforma e no crachá do usuário. A plataforma chega atualizado, trazendo ainda mais facilidades e benefícios para participantes e expositores. Outro objetivo que o Festuris 2024 busca, é a diminuição das impressões de todas essas informações, valorizando o lado ESG da grande feira.
Na formação do seu perfil, o app ainda oferece assuntos para você selecionar de acordo com o seu interesse, sendo ainda possível interagir com outros usuários e postar conteúdos, como em uma rede social. Você também pode acessar os currículos dos palestrantes e a programação geral. O Festuris também possui um aplicativo específico para os segmentos Luxury, Business & Innovation e Wedding. Isso auxilia na efetividade de agendamento e negócios. A 36ª edição do Festuris conta com a Yazo, a maior criadora de aplicativos de eventos da América Latina, como parceiro de tecnologia, conectando marcas, pessoas e experiências.