HORÁRIO DE VERÃO
Horário de verão poderá gerar impactos negativos no setor aéreo. Importantes associações do setor aeronáutico divulgaram nota no site da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas -, expressando sua opinião sobre a suposta volta do horário de verão ainda neste ano de 2024, e que, de acordo com as entidades: “Pode ter impactos substanciais para os passageiros e comprometer a conectividade do país”. Na nota, a Abear, junto da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a International Air Transport Association (IATA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), declararam acreditar que a possibilidade da restituição do horário de verão foi uma ação “tempestiva e sem prazo suficiente que considere as questões operacionais e logísticas do transporte aéreo”. Essa decisão súbita do atual desgoverno, para as associações, pode gerar alterações de horários do voos e, consequentemente, mudar os horários de saída e chegada, gerando a perda do embarque pelos clientes por apresentação tardia e eventual perda de conectividade. As empresas internacionais precisarão alterar os horários dos seus voos no Brasil, sofrendo a mesma disfunção citada. Estes ajustes geram a necessidade de reprogramação de voos, acomodação de última hora e alterações de planos de viagem dos passageiros. “Outros impactos diretos afetarão a escala de tripulantes, a disponibilidade de slots e a capacidade dos aeroportos, principalmente aqueles com restrições e escassez na alocação de novos horários”, declaram as entidades.
As instituições também declaram que o correto seria um aviso prévio com no mínimo de 180 dias entre o decreto e o início da mudança de horário, para que as mais de 40 empresas aéreas que atuam no Brasil passem a operar de forma efetiva e sem transtornos. “A falta de comunicação prévia para que as empresas aéreas ajustem os horários de voos e conexões, cuidadosamente definidos e já em comercialização desde o início do ano, pode resultar em grandes transtornos para a sociedade, especialmente durante a temporada de verão e festas de final de ano”, acrescentam as entidades que finalizam a nota solicitando ao Governo Federal que considere as necessidades da indústria aérea. A nota na íntegra pode ser lida AQUI.
FLORIPA AIRPORT – NOVO TERMINAL DE CARGAS
Foi inaugurado hoje o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis. A Zurich Airport Brasil investiu R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos, totalizando R$ 10,5 milhões da concessionária. A ampliação triplica a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense. Durante o evento, autoridades, clientes e convidados visitaram as novas áreas do terminal de cargas. Para as cargas que necessitam de temperatura controlada, foi construído um complexo com 1.850 m³ para atender uma forte demanda de insumos farmacêuticos. Com esse investimento, a capacidade de receber esse tipo de carga cresce em 400%. A expansão conta também com novos armazéns para carga seca que totalizam 1.000 m2 e triplicam a capacidade de armazenamento terminal catarinense. “O novo terminal é um projeto que atende ao crescimento acelerado do mercado logístico no Sul do país. Entregamos hoje mais uma obra de infraestrutura que contribui para o desenvolvimento de negócios em Santa Catarina e reforça a posição do Floripa Airport Cargo como líder na movimentação de cargas internacionais no estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis vive o melhor momento de sua história. Em fevereiro deste ano se consolidou como o maior de Santa Catarina e nos primeiros seis meses de 2024 superou em 72% o recorde conquistado em 2023 na tonelagem de cargas movimentadas. De janeiro até agora foram 183 voos cargueiros e cerca de 651 importadores passaram pelo terminal da capital catarinense. Já no ano passado, os números apontaram um crescimento do terminal de 23% em relação a 2022, o melhor desempenho do mercado brasileiro, que registrou queda de 22%. Atualmente são três rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis – operadas pela LATAM Cargo e pela Avianca Cargo – e 2 rotas semanais para Europa, ligando a capital de Santa Catarina a Amsterdã, na Holanda e Bruxelas, na Bélgica, com a LATAM Cargo. Além disso, desde o início do mês uma nova oportunidade de importação surgiu com o início da rota comercial da TAP, ligando Floripa a Lisboa. A expectativa é que o voo movimente 300 toneladas de mercadorias por mês em suas 3 frequências semanais. Os cargueiros que operam no Floripa Airport Cargo podem movimentar quase 10 mil toneladas por ano na rota dos Estados Unidos e 5.400 toneladas na rota que liga Europa e Florianópolis. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.
FIT BUENOS AIRES – RECORDE DE PÚBLICO
A FIT conseguiu de novo, superando todas as expectativas. Mais de 135 mil visitantes, mais 8% que na edição anterior, batendo todos os recordes tanto no público em geral como nas jornadas profissionais. Isto é a super indústria imparável do turismo e gigantesca força dos agentes de viagens como criadores de destinos, oportunidades e novos negócios. “Nos vemos na FIT 2025 de 27 a 30 de setembro” afirmou Andrés Deyá, presidente da FIT e FAEVYT (Federação Argentina de Associações de Empresas de Viagens e Turismo). FIT 2024: conectando o Turismo Global – A FIT 2024 se consolidou como o maior evento de turismo da América Latina, reunindo profissionais do setor e criando um espaço ideal para fomentar novas oportunidades de negócios. O evento não é apenas um local de exposição, mas um verdadeiro cenário de excelência para estabelecer contatos valiosos, expandir horizontes comerciais e explorar mercados emergentes. A feira é vista como uma plataforma que conecta as últimas tendências e tecnologias disruptivas ao setor, promovendo inovação e crescimento. Quem foi, marcou a diferença em seus negócios. A FIT América Latina tem se destacado por transcender o conceito de uma simples feira, tornando-se um espaço essencial para o fortalecimento das relações profissionais e o fomento de novas oportunidades no setor turístico. A próxima edição já tem data marcada, entre 27 e 30 de setembro de 2025.
FLUXO DE VISITANTES
Falando nisso, e para quem ainda não sabe, são mais de 350 viagens de Argentina-Brasil por semana e uma média de 50,8 voos diários. É dessa forma que se firma a relação entre os dois países, que estão quase quebrando um recorde de assentos em voos. No fluxo de visitantes durante os quatro dias da FIT BUENOS AIRES, percebeu-se claramente isso nas aeronaves. Os agentes de viagem extremamente valorizados na FIT, e os operadores procuraram o destino, buscando informações, principalmente sobre os voos novos, para os principais destinos além de Buenos Aires, isto é, Ushuaia, El Calafate, Bariloche, uma vez que a temporada de inverno 2025, comercialmente, já começou e é quando conseguimos os melhores preços juntos as companhias aéreas, operadores e agências de viagens. Houve um novo recorde de visitantes via terrestre, uma vez que por conta dos preços dos bilhetes aéreos, o setor rodoviário é uma área importante para a emissão do turista argentino que invade principalmente, o sul do Brasil a partir de Santa Catarina. Os operadores argentinos, as OTAs e as próprias operadoras e companhias aéreas observam como um mercado muito aquecido, até mesmo o próprio rodoviário. Sem dúvidas não só o Rio Grande do Sul está de volta ao mercado, mas o Brasil, como um todo, que está crescendo no turismo. Se não fosse o próprio desgoverno criar tantas dificuldades para vender facilidades, iríamos superar os 6 milhões de turistas. Mas, por conta de todos os dissabores e insegurança jurídica, nunca podemos esperar o melhor, mas sempre nos preparando para o pior. Exemplo disso é a exigência de vistos para mais de 60 países e o retorno da PERSE, que está novamente em pauta, fazendo o trade de turismo colocar o pé no freio.
TURISMO GLOBAL
Enquanto no Brasil cria-se dificuldades, vale ressaltar que nos sete primeiros meses de 2024 o turismo global registrou um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa grande recuperação e se aproxima dos níveis registrados antes da pandemia. O resultado é enfatizado pelo Barômetro do Turismo Mundial da ONU, que identificou cerca de 790 milhões de turistas viajando internacionalmente de janeiro a julho de 2024, uma redução de apenas 4% em relação ao mesmo período de 2019. O Skift apontou que todas as regiões do mundo mostraram sinais de alta, com destaque para o Oriente Médio, com guerra e tudo, já superou os números de 2019. Lá, o número de chegadas internacionais foi 26% maior que em 2019. A África também apresentou uma performance sólida, com um aumento de 7% nas chegadas, enquanto a Europa e as Américas recuperaram, respectivamente, 99% e 97% de suas chegadas pré-pandemia. Na Ásia e Pacífico, onde as restrições de viagens demoraram mais para ser retiradas, a recuperação alcançou 82% do volume registrado antes da pandemia. Os dados também indicam que dos 120 destinos monitorados, 67 recuperaram completamente os números de chegadas internacionais em 2024, em comparação com os números de 2019. Entre os países com melhor desempenho em relação a 2019 estão Catar (+147%), Albânia (+93%), El Salvador (+81%), Arábia Saudita (+73%) e Tanzânia (+49%). Em relação à geração de receitas, também houve uma significativa recuperação. Nos primeiros seis meses deste ano, 47 dos 63 países com dados disponíveis já tinham retornado aos níveis observados em 2019. Em muitos casos, o crescimento foi de dois dígitos em comparação ao período antes da pandemia, reforçando a recuperação econômica global e o papel crucial do setor nessa retomada. O Índice de Confiança do Turismo da ONU, que mede as expectativas para o setor, apresentou um leve declínio para o último quadrimestre de 2024, registrando 120 pontos. Esse valor, embora positivo, está abaixo das expectativas mais otimistas registradas entre maio e agosto, quando o índice atingiu 130 pontos em uma escala que vai de 0 a 200.
FESTURIS E O MERCADO URUGUAIO
Já para o Uruguai, o turista brasileiro significa uma expressiva parcela de visitação no país. Além da proximidade, existe muita singularidade entre as duas nações e, de acordo com o diretor de vendas e relações institucionais do Enjoy, Javier Azcurra, 40% dos hóspedes do empreendimento são do Brasil. A informação foi revelada durante o lançamento internacional do Festuris em Punta Del Este. Promover o lançamento da feira de negócios turísticos mais efetiva da América no Uruguai tem relação com a irmandade entre o país e o evento gramadense que vai ocorrer de 7 a 10 de novembro. A solenidade ocorreu no Enjoy Punta Del Este, onde o diretor Azcurra recebeu os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, bem como o ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti e o diretor geral de turismo de Maldonado, Martin lá Ventura. No ato, Azcurra reafirmou o compromisso do Festuris em conectar culturas, destinos e impulsionar o turismo brasileiro e gaúcho. Ele reconheceu que um dos grandes incentivadores ao atrair o público brasileiro para o seu país tem relação com os cassinos e o jogo do poker. “Temos uma movimentação elevada durante o ano todo, com ocupação média que fica acima de 80% inclusive no inverno, sendo que quase metade dos nossos hóspedes são brasileiros”, revelou Azcurra.
O ministro Sanguinetti exaltou a importância dos brasileiros para a economia turística do seu país e destacou a Feira Internacional que ocorre em Gramado como um dos grandes responsáveis pelo sucesso na divulgação do seu destino. “Estamos cada vez mais irmanados, com cada vez mais pontos em comum e o Festuris é a feira mais importante da América. O Brasil e o restante do mundo estão no Festuris e isso interessa muito para o Uruguai”, disse o ministro. “Uruguai foi um dos primeiros países a estarem no Festuris, no ano passado foi o grande homenageado do nosso evento e naturalmente que pela proximidade geográfica que temos, por isso escolhemos fazer esse lançamento aqui”, comenta Zorzanello. “O Uruguai é a nossa casa quando se fala na internacionalização do Festuris. Temos um vínculo cultural e histórico muito forte, temos orgulho de ser irmão deste país. Sua colaboração e apoio tornam possível a realização deste evento, que é um verdadeiro símbolo de união e celebração do turismo”, destacou Marta. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.
GRUPO BROCKER & EVENTOS CORPORATIVOS
O Grupo Brocker tem registrado uma retomada no turismo de negócios na Serra Gaúcha neste segundo semestre. Referência em turismo na região, a Brocker atua em diversas frentes, inclusive como produtora de eventos corporativos, segmento que enfrentou queda no Rio Grande do Sul após a enchente de maio. “Os primeiros meses foram difíceis, quase todos os eventos foram remarcados ou cancelados. Mas, desde agosto voltamos a ver os eventos acontecerem no Rio Grande do Sul, como o Congresso de Câncer de Mama, com jantar promovido pelo Laboratório Lilly produzido pela Brocker Eventos, e o aumento da procura do destino para eventos ainda esse ano e ano que vem”, observa Amanda Ramires, gerente do departamento no Grupo Brocker. “Agora, em setembro, estivemos envolvidos na entrega da viagem da ICATU – Imersão Gramado 2024. A diretoria da Icatu Seguros optou por trazer este encontro, que seria realizado em Londres, para a Serra Gaúcha, de modo a contribuir na retomada do turismo no Rio Grande do Sul”, acrescenta. De 19 a 22 de setembro, a imersão reuniu 120 convidados, com programação que incluiu palestrantes internacionais e eventos fechados no Space Adventure Parque NASA, no Parque Bondinhos Canela e no NBA Park Gramado. A festa de encerramento ocorreu no Parque Gaúcho, em alusão ao 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha. “O Grupo Brocker é um dos fornecedores gaúchos da viagem da Icatu para Gramado, o que marcou a retomada do turismo de negócios na região” afirma Amanda. Segundo a gestora, a empresa também trabalha como produtora de eventos corporativos em outros estados. “Temos outros eventos previstos até o fim do ano em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Com a retomada no segundo semestre, tanto na Serra Gaúcha quanto no resto do país, estamos reforçando cada vez mais nosso atendimento em todo o Brasil”, completa.
BUSTOUR & DIA DAS CRIANÇAS
O Bustour, City Tour oficial de Gramado e Canela, está com uma novidade para o mês da criançada. De 01 a 31 de outubro, crianças acompanhadas por um adulto não pagam ingresso para fazer o passeio pelos principais atrativos da região nos famosos ônibus panorâmicos. Durante a promoção, na compra de ticket para um dia de uso adulto, o cliente ganhará ticket para uma criança de 6 a 12 anos como cortesia. O Combo Especial Bustour Dia das Crianças pode ser adquirido ao longo do mês de outubro, de 01/10/2024 a 31/10/2024. Os tickets, válidos para um dia de passeio, devem ser usados na mesma data. Com o combo, o passeio para adultos acompanhando criança de 6 a 12 anos fica por R$ 88,00 e criança de 6 a 12 anos acompanhada de melhor idade por R$ 78,00. Passando por mais de 40 atrações turísticas de Gramado e Canela, o Bustour possui uma rota exclusiva, com paradas que proporcionam autonomia e flexibilidade aos passageiros, que podem descer nos lugares desejados quantas vezes desejarem ao longo do passeio.
Conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades, o Bustour iniciou sua jornada em 2003, quando Adriane Brocker Boeira Guimarães começou a idealizar seu projeto. Após anos de estruturação e planejamento, inspirado nos veículos de dois andares usados na Europa e nos principais destinos turísticos do mundo, em 2013 o Bustour ganhou as ruas da Serra Gaúcha. Acompanhando a evolução da nossa região, no que diz respeito ao entretenimento, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. Além disso, a tecnologia tornou-se um dos principais diferenciais do atrativo, que oferece um aplicativo de uso gratuito, que garante aos usuários acompanharem em tempo real onde o Bustour está e em quanto tempo chegará na parada mais próxima ao turista.
CONGRESSO DA BOA LEMBRANÇA
A charmosa cidade serrana de Campos do Jordão (SP) sediará, entre os dias 8 e 10 de outubro, o Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Este evento anual é particularmente significativo em 2024, pois marcará as celebrações dos 30 anos da entidade. O cronograma começará no dia 8 de outubro com a chegada dos associados em Campos do Jordão, seguido de um jantar de boas-vindas exclusivo para associados e seus acompanhantes. A noite está sendo organizada pelos restaurantes Le Foyer, Confraria do Sabor e Restaurante Ludwig, associados da ARBL em Campos do Jordão. No dia 9, o Hotel Serra da Estrela receberá a Assembleia Geral Ordinária. Momento para os associados e o corpo diretivo planejarem 2025. Entre as pautas mais aguardadas, a eleição da nova diretoria, além de votação e aprovação dos novos associados. À noite, o Restaurante Le Foyer comandará o jantar oficial do congresso. Aberto ao público, o evento buscará fortalecer o relacionamento com os entusiastas da boa mesa e confraternizar com associados e colecionadores as três décadas da ARBL com a entrega de uma cerâmica comemorativa. O dia 10 tem programação livre. Prato cheio para os associados aproveitarem a bela cidade na Serra da Mantiqueira. Para mais informações CLIQUE AQUI.
CAMINHO DOS SABORES
As inscrições para o concurso “Caminho dos Sabores” se encerram no próximo dia 10 de outubro. Ao melhor estilo de um reality show culinário, a disputa seleciona alunos que ganharão 10 bolsas integrais para cursar dois cursos de Gastronomia oferecidos pelo resort em parceria com o Instituto Mix de Profissões: Chef Profissional Internacional e Confeitaria e Panificação. Os dois cursos serão oferecidos no Costão, através de uma parceria firmada pelo resort com a instituição de ensino, que originou o projeto “Transformando Futuros Chefs”. O objetivo da parceria é abrir portas para o desenvolvimento pessoal de futuros profissionais de gastronomia, como chefs de cozinha e panificadores. Os 20 selecionados para o Caminho dos Sabores serão convocados para participar da prova prática marcada para 15 de outubro, no Costão do Santinho. Na ocasião, os participantes terão que realizar uma receita completa a definir e serão avaliados por uma banca de jurados, que apontarão os ganhadores das bolsas integrais. “A ideia é ter uma escola do Instituto Mix dentro do Costão, com vagas para colaboradores e para a comunidade, em outras diversas áreas, e não apenas na Gastronomia”, destaca o co-presidente operacional do Costão, Leonardo Freitas, idealizador do projeto. “A parceria reflete o compromisso do Costão em promover educação e desenvolvimento, oferecendo a todos a chance de crescer pessoal e profissionalmente”, completa. Mais informações via WhatsApp (48) 98835-9359. Confira o regulamento AQUI.
OKTOBERFEST BLUMENAU
De 9 a 27 de outubro, Blumenau (SC) se transformará. Uma das maiores Oktoberfest do mundo traz à cidade milhares de visitantes que encontram no Parque Vila Germânica uma programação gastronômica e cultural intensa, que celebra os imigrantes que colonizaram a região há 200 anos. Mas nem só de tradição vive o evento: a cada ano, novidades são apresentadas aos visitantes para deixar a experiência da Oktoberfest ainda mais memorável. Mais de 40 cervejas diferentes para acompanhar o pirulito de torresmo. A Bier Vila, tradicional bar especializado em cerveja artesanal que fica dentro do Parque Vila Germânica, terá a maior taplist da história: serão 40 cervejas diferentes servidas no mesmo lugar. 29 cervejarias estarão representadas. Além da lista de cervejas e dos tradicionais pratos inspirados na gastronomia dos imigrantes alemães, a Bier Vila também vai ampliar o menu de pratos divertidos. Somam-se ao já conhecido pirulito de torresmo o churros de polenta com linguiça Blumenau e o pirulito de joelho de porco. Uma das novidades do Empório Vila Germânica para esta Oktoberfest é o Armazém Blumenau. A loja, localizada no complexo que fica junto ao Parque Vila Germânica, comercializa souvenires gastronômicos da cidade como cervejas, biscoitos, geleias, chocolates e salgados, além de uma linha de itens personalizados como bolsas de couro.
FESTA DA CERVEJA
Há quem seja um apreciador de boas cervejas e das boas opções gastronômicas. Assim como quem se divirta com música, momentos ao ar livre e atividades lúdicas com a família. E para quem carrega um pouco de todas essas características, uma data já deve estar anotada na agenda: nos dias 23 e 24 de novembro acontece em Gaspar (SC) a Das Bierfest. Além das cervejas e da gastronomia servida pelo restaurante que fica junto à fábrica, o público poderá aproveitar ainda atrações musicais, atividades de aventura, pesca, feira de marcas locais e fazer um tour cervejeiro. A programação da Das Bierfest, é dedicada a promover uma experiência ao ar livre para todas as pessoas e idades. “Nós amamos cerveja e nos dedicamos muito ao produto. Vale comentar que hoje funcionam no Brasil mais de 1,8 mil cervejarias. De fatro, o mercado da cerveja artesanal mudou muito e caminha, cada vez mais, para a valorização do que é local, dos produtos que são fabricados perto da casa das pessoas e se relacionam de forma muito próxima com as suas comunidades. Para já reservar seu ingresso e receber informações exclusivas sobre o evento, basta CLICAR AQUI.
RESTAURANTES FINOS
Quando você procura o crème-de-la-crème, vale a pena ficar na lista de espera desses lugares. Imagine: toalhas de mesa brancas, os melhores chefs e pratos inesquecíveis. O Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores celebra o mais alto nível de excelência em viagens. Ele é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do Tripadvisor em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco. O Bona Tratoria em foz do Iguaçu, é um desses raros lugares que não deixo de visitar quando estou na Capital das Cataratas, e que está nessa lista super exclusiva da TripAdvisor. A equipe da Isabel e do Iti, sem dúvidas, merecem todos os prêmios e todos os aplausos. O lugar é um dos pontos turísticos gastronômicos do mundo! Sem dúvidas a Belinha e o Iti, que viajam, agregam sempre novidades para manter essa honrosa e merecida posição. Um restaurateur que se prese jamais pode ficar esperando o cliente atrás do balcão ou com um garçom na rua com uma plaquinha chamando-os. Mas sim oferecendo muita qualidade, e isso, o Bona tem de sobra.
TURISMO ITAIPU
As atrações turísticas do lado brasileiro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), atraíram 36.782 visitantes em setembro. No ano, o número de visitação soma 351.479 pessoas. Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, também Dia das Crianças, em 12 de outubro, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na hidrelétrica, prepara uma série de atividades lúdicas para garantir a diversão da criançada. Os turistas que mais visitaram o CTI, em setembro, foram os brasileiros, com 33.772 visitações. Os argentinos somaram 502 visitantes e os chilenos, 351, seguidos de outros estrangeiros. Dos municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu, a demanda foi de 2.714 pessoas atendidas. Os passeios mais procurados, pela ordem, foram o Itaipu Panorâmica, com 25.219 turistas; o Itaipu Especial, com 4.854 entradas; o Refúgio Biológico Bela Vista, com 3.970; o Itaipu Iluminada, com 1.731; o Ecomuseu, com 974; e o passeio de bicicleta, com 34 pessoas. O apoio ao turismo está vinculado a vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como os de número três (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
TURISMO & CULTURA SUSTENTÁVEL
Nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, Belo Horizonte será sede do 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, que ocorrerá no espaço The One. O evento, organizado pela Efkaz Turismo Eventos e Cerimonial, com apoio da Belotur e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), tem como objetivo discutir práticas e tendências sustentáveis no setor de turismo e cultura. A programação do congresso inclui palestras sobre temas centrais como governança no Turismo, inovação e tecnologias sustentáveis, gestão sustentável, preservação do patrimônio cultural, acessibilidade e inclusão no Turismo e economia circular. O encontro é voltado para profissionais da área, acadêmicos, empresários e líderes interessados em moldar o futuro do Turismo sustentável no Brasil. Entre os palestrantes confirmados estão: Alexandre Garrido; Bela Gil; Barbara Menucci (Belotur); Camilo Torquato; Fabricio Soler, Alline Goulart; Vinícius Crespo (IFES); Filipe Condé; Naná Prado; Guilherme Justino; Luciana Freitas; Luiz de Midea. O evento é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer iniciativas inovadoras em Turismo sustentável. As inscrições já estão abertas AQUI, e as vagas são limitadas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@ctcsustentavel.com.br.
Leia ainda: G20 transforma Foz do Iguaçu na Capital Mundial de Eventos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Em pauta a Extinção Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
Calamidades dos dias presentes – A segurança faz parte de qualquer roda de conversa
Curaçao fortalece a nova conexão com a Copa Airlines desde Florianópolis
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Guilherme Paulus recebe título de cidadão baiano
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental