segunda-feira, 9 de junho de 2025

Inovação e prática marcam a 20ª Edição do Festival das Cataratas

 20º FIT CATARATAS


Foto: Jefferson Severino

Terminou na última sexta-feira, 06/06, em Foz do Iguaçu a 20ª edição do Festival Internacional de Turismo Cataratas, considerado um dos principais do turismo nacional, promovido no coração da TRÍPLICE FRONTEIRA, (Brasil, Paraguai e Argentina). Sem dúvidas o evento reuniu mais de 10,2 mil visitantes, além das mais de 1,3 mil marcas, entre produtos e serviços, que ficaram expostos ao público. Há 20 anos o FIT Cataratas é palco para encontros e geração de negócios, além de grandes oportunidades para destinos turísticos, operadoras, empresários, agentes de viagens, autoridades, guias de turismo e todo o trade e entusiastas da sustentabilidade e inovação. Além da tradicional Feira de Turismo e Negócios, a programação contou com rodadas de negócios, fóruns, palestras e eventos paralelos inovadores. Homenagens e acordos marcam abertura do 20º FIT Cataratas. Uma noite de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por profissionais e autoridades do turismo, além da oficialização de acordos importantes para o setor, marcou a abertura oficial do 20º Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), realizado nesta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR).

20º Festival das Cataratas bate recorde de publico e supera expectativas – Foto: Jefferson Severino
A solenidade, promovida no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, reuniu cerca de 900 pessoas, entre autoridades e profissionais do comércio turístico. Durante a cerimônia, o idealizador do FIT Cataratas, Paulo Angeli, destacou que o evento é reconhecido como um dos maiores do Brasil e do Mercosul na área do turismo. “Tenho plena certeza de que vocês realizarão ótimas oportunidades de negócios durante nossa feira. Foz do Iguaçu recebe de braços abertos, pois somos referência nacional em turismo e hospitalidade. Estou certo de que se encantarão não apenas com nossos atrativos naturais únicos, mas também com a calorosa colhida que caracteriza nossa cidade”, pontuou.  Heitor Kadri, representante da ONU Turismo, falou sobre os esforços do escritório recém-criado, com sede no Rio de Janeiro (RJ).
“Tenho me reunido com o setor para planejar e executar da melhor forma as políticas internacionais e trazer para o Brasil e para as Américas o que há de melhor no para ajudar o mundo e desenvolver o setor.” Heitor Kadri
Também compôs a mesa de honra Angie Duarte de Melillo, ministra do Turismo do Paraguai; Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio; Joaquim Silva e Luna, prefeito de Foz do Iguaçu; Jorge Seif, senador; Vermelho, deputado federal; Ana Carla Lopes, representante do Ministério do Turismo; Ênio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Leonaldo Paranhos, secretário de Estado do Turismo do Paraná; Rafael Greca, secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná; Matheus Vermelho, deputado estadual; Paulo Martins, vice-prefeito de Curitiba; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae Paraná. Reconhecimento A solenidade também foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por profissionais e atrativos em prol do turismo nacional. Uma das novidades foi o lançamento do Prêmio FIT Cataratas 2025 | Conexão Turismo, promovida pela primeira vez sob a responsabilidade da De Angeli Eventos e Empreendimentos e do Sebrae Paraná.
20º Festival das Cataratas bate recorde de publico e supera expectativas – Foto: Jefferson Severino
O prêmio tem como objetivo considerar destinos, personalidades e organizações que se destacam na promoção do turismo, com ênfase em inovação, desenvolvimento de pequenos negócios, sustentabilidade e aprimoramento da experiência do turista. Os premiados nesta edição foram: Destino emergente: São Miguel das Missões (RS) – Prefeito Rodrigo Ribas; Personalidade turística: Terezinha Busanello – Coordenadora Estadual do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná; Parceria FIT Cataratas: FECOMÉRCIO – Presidente Darci Piana; Experiência e hospitalidade: Gramado (RS) – Prefeito Nestor Tissot; Negócios impactados: Rota dos Tropeiros – Guilherme Forbeck; Soluções tecnológicas: Turistech Hub Brasil – Acácia Morena Como é tradição, durante a abertura do Festival das Cataratas, foi entregue o troféu “Amigos do Festival”. Nesta edição, foram homenageados: Altino Voltolini – Presidente do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; Jin Bruno Petrycoski – Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu; Vitor Tioqueta – Diretor-superintendente do Sebrae; Paulo Martins – Vice-prefeito de Curitiba; Leonaldo Paranhos – Secretário de Estado do Turismo; Nelsi Coquetto Maria (Vermelho) – Deputado Federal; Jorge Seif – Senador; Ana Carla Lopes – Representante do Ministério do Turismo; Angie Duarte de Melillo – Ministra do Turismo do Paraguai; Enio Verri – Diretor Geral da Itaipu Proteção de crianças e adolescentes Durante a solenidade, foi firmado um importante compromisso em prol da proteção de crianças e adolescentes nos destinos turísticos brasileiros, com a assinatura da Carta de Apoio ao movimento nacional “Turismo que Protege”. A iniciativa visa fortalecer o Código de Conduta Brasil e promover uma articulação permanente para garantir uma infância e adolescência livres de violência.
20º Festival das Cataratas bate recorde de publico e supera expectativas - Foto: Jefferson Severino
Mayara Angeli e Mira Momo Angeli – Foto: Jefferson Severino
O documento foi assinado pelas seguintes autoridades: Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo; Paulo Angeli, CEO do FIT Cataratas; Irineu Mário Colombo e Yuri Benites, diretores da Itaipu Parquetec; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas e presidente do SINDEPAT; e Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu. Na área da educação, ocorreu a formalização do acordo de cooperação para o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Turismo. Uma parceria estratégica foi firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação e o aprimoramento técnico científico dos profissionais, fortalecendo a gestão, a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo. A assinatura contorno com a presença de representantes da Itaipu, Itaipu Parquetec, Ministério do Turismo e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Ricardo Lanzarini. O FITCataratas é realizado e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos. O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Fecomércio PR e Sebrae, e com as parcerias institucionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Instituto Terra e Água (IAT), Viaje Paraná e Secretaria de Turismo do Paraná. O apoio estratégico é da ABEOC, Braztoa, Comtur, Idestur, Sindetur, Singtur, Unioeste, Unesp e Visit Iguassu. Este jornalista está cobrindo o evento, a convite, do evento e do Visit Iguassu Conventions, hospedando-se, a convite, no melhor empreendimento hoteleiro da Terra das Cataratas, a Recanto Cataratas Thermas Resort & Conventions e viaja pelas asas da Latam, estando completamente garantido pela GTA Travel Assistance, melhor seguro viagem do mundo. Não viaje sem seguro, sem ele o risco é todo seu. PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo. Sinônimo de sustentabilidade, segurança, tranquilidade e muita natureza. Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar do início do outono e as primeiras geadas do próximo inverno. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.

FÓRUM CIENTÍFICO

20º Festival das Cataratas bate recorde de publico e supera expectativas - Foto: Jefferson Severino
20º Festival das Cataratas bate recorde de publico e supera expectativas – Foto: Jean Pavão
Com mais de mil participantes, entre pesquisadores e professores de todo o Brasil, encerrou nesta sexta-feira (6) a 19ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento, considerado o maior técnico-científico do país, integrou a programação paralela do Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FITCataratas), em Foz do Iguaçu (PR). Nesta edição do Fórum, foram submetidos 210 trabalhos, entre artigos, resumos expandidos, relatos de experiência e ensaios teóricos, distribuídos em 14 grupos temáticos. Vinte e seis instituições de ensino de 21 estados participaram, representando todas as regiões do país. O Fórum é organizado e realizado pelo Idestur, Unioeste e Unesp, e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento recebe apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceria estratégica de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Confira os vencedores em cada uma das categorias: Artigo Científico: 1º lugar: Carla Stefânia Cabral de Medeiros Santana e Marcos Antonio Leite do Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o trabalho “Comprometimento comunitário responsável como fundamento para o desenvolvimento endógeno em Geoparques: uma proposição a partir do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO/RN”. 2º lugar: Gustavo de Holanda Campos, Vinícius Rocha Bíscaro e Paulo Henrique Assis Feitosa, da Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho “Observatórios de Turismo do Brasil e o alinhamento com as diretrizes da ONU Turismo”.
O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo. Clique no baner e confira!

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fórum Científico – Foto Jean Pavão
1º lugar: Fernanda Maria Wrobel Luz, Diogo Luders Fernandes, Elieti Fátima de Goveia e Maycon Luiz Tchmolo — Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o trabalho “Além das placas: inovação digital na educação patrimonial com uso de QR Codes”; 2º lugar: Rúbia Elza Martins de Sousa, Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, Dores Cristina Grechi e Dionatan Miranda da Silva — Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com “Plantando é que se colhe: ação de extensão junto à comunidade quilombola São Miguel, Maracaju-MS”. Resumos Expandidos: 1º lugar: Lazzaro Bryan Gomes Couto, Christopher Smith Bignardi Neves e Luiz Gonzaga Godoi Trigo — Universidade Federal do Paraná (UFPR), com “Turismo Sexual e Mídias Digitais: A Nova Face com as ‘do Job’”; 2º lugar: Afonso Guilherme Ferreira Egidio Antiqueira, Erlaine Binotto e Keilla Gomes Borges — Universidade Federal da Grande Dourados, com “Elementos presentes no perfil profissional dos empreendedores turísticos no espaço rural e o Turismo 5.0”.
Facilidade para emissão do seguro dos seus passageiros Conquiste mais clientes com o argumento certo: 10x sem juros, com parcelas que cabem no bolso. Mais facilidade = mais clientes. Aproveite a vantagem para fechar ainda mais vendas esse mês! Clique no baner e confira!

PARQUETEC NO FESTIVAL DAS CATARATAS

Iniciativas, debates e conexões mostram como a inovação já está redesenhando o turismo no presente. No estande do Itaipu Parquetec durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) foi pautado por conexões poderosas, ideias promissoras e um mergulho nas oportunidades reais para quem quer inovar no setor turístico. Com painéis, palestras e uma rodada de pitches, o Parque finalizou sua participação no Festival nesta sexta-feira. Logo no início da tarde, o painel “Itaipu Parquetec: Onde um ecossistema de inovação pode te levar?” trouxe cases inspiradores de startups que já trilham esse caminho. Gregori Balestra (Pix Force) e Ricardo Oliveira (TecExpert) compartilharam experiências de inovação aplicada ao turismo, mediadas por Sandro Fernandes, do Itaipu Parquetec. O bate-papo evidenciou como o ecossistema do parque proporciona as condições ideais para transformar boas ideias em soluções reais. Na sequência, Wilmar Ribeiro apresentou o Edital Futurismo, iniciativa que apoia projetos voltados ao setor turístico com até R$ 20 mil para incubação e R$ 100 mil para aceleração. O edital visa atrair profissionais e inovadores interessados em validar suas propostas em um dos destinos mais visitados do país. Outro destaque da programação foi o painel “Conexões inteligentes: inovação para aeroportos e destinos turísticos”, que colocou em debate temas como segurança, mobilidade e tecnologia de ponta. Mediado por Jemna Rhoden (Itaipu Parquetec), o encontro contou com a participação de Alexandre Gonçalves Leite, diretor de tecnologia do Itaipu Parquetec, Rodrigo Costa, diretor comercial para governos e fronteiras na SITA e do delegado Jackson Cerqueira, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Juntos, eles discutiram soluções para tornar o turismo mais ágil, eficiente e conectado.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Que tal viajar o mundo conhecendo tudo em sua própria língua. Isso já é possível e de graça. O uso do portal www.wikitravel.ai é grátis e todo o conteúdo é royalty-free. Os textos são criados por uma poderosa combinação de algoritmos e inteligência artificial. O conteúdo de fotos e vídeos das cidades, quando disponível, é inserido pelo Wikitravel, por secretarias de turismo, secretarias de comunicação e outros setores governamentais. Clique no baner e confira.

NOVAS IDEIAS

Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec
O dia também foi espaço para novas ideias ganharem visibilidade na rodada de pitches, reunindo empreendedores e startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras para o setor. Durante a ação participantes apresentaram seus projetos para o público e especialistas do ecossistema. Fechando a programação, Kamila Duarte, do Itaipu Parquetec, conduziu a palestra “Tenho uma ideia para inovar: por onde eu começo?”, oferecendo caminhos práticos para quem quer tirar projetos do papel. O encontro foi uma verdadeira aula sobre como conectar criatividade, planejamento e os recursos certos para iniciar uma jornada de inovação. Com o segundo dia chegando ao fim, o estande do Itaipu Parquetec deixa uma certeza no ar: inovar no turismo é mais do que uma tendência, é uma necessidade. Entre trocas de experiências, provocações inteligentes e oportunidades concretas, o espaço se transforma num centro de ideias que podem, e devem, sair do papel para impactar destinos, pessoas e futuros.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
RIO DO RASTRO ECO RESORT – Debruçado no cânion da Serra do Rio do Rastro, sobre um panorama privilegiado, o Rio do Rastro Eco Resort pretende incentivar uma nova forma de viajar. Propõe que a viagem seja uma experiência única e inesquecível – Rio do Rastro Eco Resort -Roteiros de Charme do Brasil – Bom Jardim da Serra – SC – Clique na foto e confira!

MASCOTES & PERSONAGENS

Foto: Jefferson Severino
Quem caminhou pelos corredores do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) este ano pode perceber muitos visitantes inusitados. De um lado, o Homem-Aranha posava para fotos. Do outro, um Minion do Dreams Park Show causava aquele caos simpático de sempre, enquanto o tubarão do Aquafoz cumprimentava os visitantes. O exemplo mais emblemático veio do estande do estado do Paraná. Pela primeira vez, a Capivara — símbolo extraoficial de Curitiba e queridinha das redes sociais — ganhou vida e passeou pelo evento, colecionando sorrisos e selfies. A presença de mascotes e personagens icônicos foi uma das marcas registradas desta edição. Eles funcionam como um cartão de visita ambulante, uma forma lúdica de fortalecer a identidade de um destino ou empresa e gerar um engajamento que extrapola os limites do estande. No fim, para além de negócios e networking, o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) também é feito de memórias.

R2-D2

Foto: Jean Pavão
Quem passou pelo 20º Festival Internacional de Turismo Cataratas pode ter se surpreendido ao encontrar um R2-D2 — um dos personagens mais icônicos do universo Star Wars — circulando pelos corredores do evento. O responsável por essa inovação é Fernando Correia, bibliotecário da UNILA e único representante local do Droid Builders Club, uma comunidade global de fãs de ficção científica dedicada à construção de réplicas de robôs. “O projeto do R2-D2 é totalmente open source. Demorei cerca de um ano para construir, fiz tudo aqui em Foz: desde a impressão e montagem até a soldagem das placas eletrônicas”, explica Correia.  Ele contou com o apoio do Itaipu Parquetec e do LabMaker, espaços que oferecem infraestrutura e suporte técnico para projetos como o dele. O Droid Builders é uma rede internacional com atuação no Brasil e projetos open source. Com sua participação no Festival Internacional das Cataratas, Correia busca reunir outros entusiastas em Foz do Iguaçu para fortalecer a comunidade e tirar novos projetos do papel. De uma biblioteca para uma oficina de robôs, Fernando mostra que a criatividade, xdedicação e paixão pela tecnologia pode atravessar fronteiras — inclusive as interplanetárias. Mais uma vez, as inovações estiveram em evidência no FITCataratas. Na Arena Tecnológica, startups previamente selecionadas em edital promoveram a integração entre empreendedores, investidores e o público em geral. A oportunidade foi aberta a empreendimentos com soluções inovadoras para os segmentos de atendimento, prestação de serviços, hotelaria, gastronomia, agências de viagens, operadoras de turismo e transportadoras turísticas, independentemente do estágio de desenvolvimento (ideação, validação, operação ou tração). O espaço também recebeu os vencedores da última edição do Hackatour Cataratas, uma maratona tecnológica voltada ao desenvolvimento de soluções para o turismo. Além da visibilidade proporcionada pelo evento, as equipes terão a oportunidade de aprimorar seus projetos com mentorias especializadas do Sebrae e do Itaipu Parquetec.
Uma oportunidade incrível para todos que atuam no setor turístico brasileiro! A quinta edição da Expo Turismo Goiás está cada vez mais próxima! Serão dois dias incríveis, que reunirão os principais players de nosso segmento para gerar mais conexões estratégicas para agentes de viagens e trazer tendências que irão impulsionar o mercado. Clique no baner e inscreva-se!

AXÉ DA BAHIA

Geraldo Zaidan Rocha, Ex-Presidente Nacional da Abav no estande da Bahia
Com quatorze aeroportos (sendo dois internacionais, cinco nacionais, sete regionais e um privativo), treze zonas turísticas, praias paradisíacas, gastronomia de alta qualidade e uma rica oferta cultural, a Bahia destaca seus principais atrativos ao público do 20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FITCataratas), em Foz do Iguaçu (PR). No estande montado na tradicional Feira de Turismo e Negócios, o estado apresenta novidades como a rota do vinho na Chapada Diamantina, uma experiência que permite aos turistas conhecerem de perto as técnicas de produção local, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento do vinho. “A Bahia é bem diversa. Estamos com treze zonas turísticas e viemos justamente para divulgar essa pluralidade”, destaca Lucicleide Nascimento, gerente de Mercado da Secretaria do Turismo da Bahia. Além de destacar as potencialidades do litoral, como Porto Seguro, Trancoso e a Estrada do Chocolate, em Ilhéus, ela ressaltou o potencial dos festejos juninos no estado. “Temos 30 dias de São João e, no ano passado, recebemos cerca de 1,4 milhão de visitantes”, complementou a gerente.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Casa das Sopas BC – Pensa numa comida boa & Buffet de comida caseira + 20 opções de sopas. Venha saborear cada prato. Atendemos somente no jantar – A partir das 19:00 – Avenida Brasil, 1415 – Centro, Balneário Camboriú.

SANTOS DUMONT NA FIT

Foto: Jean Pavão
A trajetória de Alberto Santos Dumont, o pioneiro da aviação, ganhou destaque em uma experiência sensorial inédita no Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FITCataratas). Um estande dedicado à vida e ao legado do inventor chamou a atenção dos visitantes que percorrem os corredores do evento. Poucos sabem que, em 1916, Santos Dumont foi fundamental para transformar as Cataratas do Iguaçu — até então uma propriedade privada — em patrimônio da humanidade, abrindo caminho para que o destino recebesse milhares de turistas de todo o mundo. O espaço convidou o público a uma imersão no tempo, apresentando peças emblemáticas como a réplica da famosa mesa de jantar “nas alturas” de Dumont. A exposição também destaca a parceria com Frederico Engel, pioneiro de Foz do Iguaçu, que hospedou o aviador no Hotel Brasil e o acompanhou nas trilhas que mudaram a história da região. Ao lado de Santos Dumont nessa jornada estava Frederico Engel, pioneiro de Foz do Iguaçu, e quem recebeu o aviador em seu Hotel Brasil, acompanhando-o pelas trilhas que mudaram a história da cidade.al desenvolvido especialmente para o Festival das Cataratas e disponível no estande.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
O melhor galeto do Brasil – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Itapema, São Paulo… O Di Paolo oferece o espaço ideal e a gastronomia perfeita para transformar seu encontro de negócios em um grande sucesso. Proporcionamos um ambiente acolhedor, com sabores autênticos da imigração italiana da Serra Gaúcha, vinhos excepcionais e localização privilegiada. Venha com seu grupo e garanta que esse momento seja incrível. Atendemos de terça a sábado no almoço e jantar, e aos domingos no almoço. Clique no baner e confira!

SANTA CATARINA NA FIT

Fórum Científico – Foto Jean Pavão
Senador Jorge Seif com sua gente – Foto: Jefferson Severino
A exemplo do que aconteceu na BNT Mercosul, o estande de Santa Catarina era um dos mais movimentados, com quase todas as suas regiões turísticas muito bem representadas. A Secretária de turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, ficou pouquíssimo tempo no estande, mesmo com inúmeras reuniões agendadas. 
A estrela mesmo do local foi o Senador Jorge Seif, o mais votado do Estado, que estava muito a vontade entre seus eleitores e com os demais participantes da feira. Muito bem recebido e aplaudido por onde passou, o Seif, muito bem humorado, se sentiu muito a vontade não se negando a nada, separando muito bem o lado pessoal do profissional. Ponto para o senador. 
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Hotel Renar – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – Mais que um empreendimento hoteleiro, o cartão postal de Fraiburgo. O Hotel Renar carrega uma bagagem de 40 anos de trabalhos prestados, com riqueza histórica, cultural e grandes exemplos de desenvolvimento e superação.
Fundado em julho de 1981, fruto do sonho de Rene Frey, o Hotel, que iniciou com quatro apartamentos, progrediu e chegou a contar com 119 quartos, atendendo o público executivo, mas se qualificando no atendimento ao turista, que vinha a Fraiburgo atraído pela produção da maçã, que teve na cidade o pioneirismo na atividade. Foto: Jefferson Severino – Clique na foto e confira!

RIO GRANDE DO SUL

 
Fórum Científico – Foto Jean Pavão
Guilherme Paulus (CEO Castelo Saint Andrews/Gramado e Adriane Brocker (Brocker Turismo) – Foto: Jefferson Severino
  
A participação do Estado do Rio Grande do Sul no Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) reforça esse posicionamento, levando ao evento uma mensagem de superação e retomada. “Quando passamos por uma dificuldade, precisamos tirar forças de onde nem sabíamos que tínhamos. O ‘Todos Nós por Todos Nós’ ficou muito latente no gaúcho”, destacou Cláudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Segundo ela, é essencial que o país saiba que o estado está pronto para receber visitantes. “Os aeroportos estão funcionando, as estradas estão prontas e não há nenhum problema de infraestrutura que possa afetar a segurança do turista”, garantiu. 
 
 
 No estande montado pelo RS na Feira de Turismo e Negócios, um dos destaques é a ambientação interativa, que proporciona uma experiência sensorial: o visitante se senta à mesa de madeira rústica e assiste à neve “cair” — ainda que de forma cenográfica — em uma simulação do inverno típico do sul do Brasil. Além disso, o público pode conhecer alguns dos destinos mais emblemáticos do estado, valorizando tradições como o vinho, o chimarrão e o clima frio característico da região. Outra grande experiência foi promovida a harmonização feita pelo Secretário de Turismo de Flores da Cunha, também enólogo, Tiago Centenaro Mignoni, onde foram degustados vinhos da região com nozes, já que o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de noz-pecã do Brasil.
No Castelo Saint Andrews, cada romance encontra seu cenário de conto de fadas para viver momentos mágicos no Mês dos Namorados. Há lugares que parecem feitos para o romance. Onde os cenários despertam emoções, os gestos ganham significado e cada detalhe contribui para transformar encontros em memórias eternas. Assim é o Castelo Saint Andrews, em Gramado — um refúgio de sonho, onde a atmosfera é pura magia e envolve casais em experiências dignas dos contos de fadas. Durante todo o mês de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados, o único hotel Relais & Châteaux de montanha no sul do Brasil se transforma em palco de celebrações românticas. A começar pelos jantares à luz de velas em salões elegantes, passando pelas degustações exclusivas de vinhos, até chegar ao fondue suisse em quatro etapas, com peixes e frutos do mar selecionados, harmonizados com Champagne Moët & Chandon. Mas as experiências não param por aí. O clima de romance paira nos jardins floridos do Castelo, nos piqueniques ao redor do lago, no Royal Afternoon Tea servido no mirante com vista panorâmica para o Vale do Quilombo. Para relaxar a dois, a piscina aquecida pode ser reservada exclusivamente para um casal, bem como as saunas secas e úmidas. Há ainda terapias relaxantes no Pocahy Zen Spa e sessões de yoga ao ar livre para renovar corpo e mente em total sintonia. – Piquenique a dois nos Jardins do Castelo St.Andrews – Foto: Divulgação

MERCADO PÚBLICO BARRAGEIRO


Foto: Jefferson Severino
Pela primeira vez, o Mercado Público Barrageiro participa como expositor do FIT Cataratas. A estreia do equipamento turístico-cultural aconteceu em um mês simbólico, exatamente um ano após o início da instalação das primeiras caixas de lojistas. Hoje de portas abertas e como ponto de encontro da cidade, o Barrageiro celebra sua presença no evento como marco de sua crescente relevância para a identidade e economia local. Com aromas, sabores e histórias, o Mercado encantou os visitantes da feira ao oferecer uma experiência que une gastronomia e cultura. O estande, com 107,50 m², divide espaço com sua instituição gestora, o Itaipu Parquetec, reforçando a parceria em prol do turismo sustentável e da inovação. O anfitrião do FIT Cataratas, Paulo Angeli, comemorou a participação do Barrageiro nesta edição. “A proposta do nosso Festival é sempre apresentar o que há de mais atual no setor, trazendo novidades, promovendo inovação e troca de experiências. Sendo assim, contar com o Mercado nesta 20ª edição é motivo de grande alegria. Trata-se de um produto já consolidado em nossa cidade, do que temos muito orgulho em dizer que é nosso, iguaçuense — e que, por meio do evento, temos a oportunidade de apresentar ao Brasil e a toda a América Latina”, destaca. 
Clique no baner e confira !
SABORES & EXPERIÊNCIAS
Mercado Público Barrageiro – Foto: Jefferson Severino
Foram 15 empreendimentos representados por meio de seus produtos, oferecendo degustações e experiências que revelaram a diversidade do mix do Barrageiro. Entre eles, o visitante encontrou:  A Casa da Colônia, Frutos do Campo, Associação do Clube de Mães, Magic Box, Coafoz, Sublifalls, Carimbó Chocolates, Artes sem Fronteiras, Kapadokya, Big Pastel, Gautchê, Conexão Mineira, Brix Coffee & Roasters, Restaurante Barrageiro e Lendas Bebidas.  Além da participação na feira, o encerramento oficial do evento foi  realizado no Mercado Público Barrageiro, que recebeu o show “Classic Reggae Brasil”, com as bandas Djambi e Sr. Banana — duas referências do reggae paranaense. O evento será gratuito e aberto ao público geral.  “A escolha do Mercado como protagonista da encerramento do Festival, reforça seu papel como novo centro de convivência, cultura e celebrações de Foz do Iguaçu”, destaca a gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão. “São pouco mais de seis meses de portas abertas, com eventos culturais, circulação de moradores e turistas, fortalecimento de pequenos negócios e um forte senso de pertencimento entre quem frequenta e quem empreende ali”. Durante o evento de encerramento, o coquetel foi composto pelos produtos da Brasa Bruguer, Nara Embutidos, Panini Italini, TG Confeitaria e Usina Beer, também empreendimentos do Barrageiro. 
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
O Hotel Sibara SPA & Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara SPA e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Os hóspedes podem optar por seis categorias de quartos: Econômico, Superior, Suíte Familiar, Suíte Master, Suíte Master Premium e Suíte Presidencial. O hotel conta ainda com uma completa estrutura: Piscinas climatizadas, piscina térmica, hidro, sauna seca e a vapor, bar, restaurantes, salão de jogos. Clique no baner e confira!
Super feriadão de abril lota os hotéis em Santa Catarina mais uma vez
As principais notícias do mundo do turismo. Clique no baner e confira!
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo no exterior em queda. Alteração na alíquota do IOF já está valendo
BNT MERCOSUL – A força dos eventos movimentando pessoas, destinos e negócios
Connection Terroirs do Brasil – Guilherme Paulus apresenta visão sobre turismo de alto padrão
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Antonio Coradini, a liderança por trás dos resultados extraordinários
Conectividade Aérea – Brasil precisa de um plano nacional
Argentina toma medidas que impactam diretamente turistas e imigrantes estrangeiros
Turismo de luxo – viajar pelo Brasil tornou-se muito atrativo
O futuro do turismo é tema da 5ª edição da Expo Turismo Goiás
Sociedade exigente e caótica exige urgente detox digital
Balneário Camboriú reafirma posição como referência no turismo nacional
Passagens aéreas tem alta de 27%. Turismo rodoviário em alta bate recordes
Castelo Saint Andrews reforça seu compromisso com o meio ambiente no Dia da Terra
Brasil volta a exigir vistos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália
Super feriadão de abril lota os hotéis em Santa Catarina mais uma vez
Floripa Airport tem o melhor verão de sua história
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Movimento estratégico coloca Santa Catarina no cenário mundial

SANTA CATARINA – NOVELA INTERNACIONAL

 

Santa Catarina será cenário de novela portuguesa


Santa Catarina será cenário de novela portuguesa. Em um movimento estratégico que reafirma seu compromisso com a internacionalização e o desenvolvimento do turismo, o Governo de Santa Catarina anuncia uma parceria inédita que colocará o estado no centro das atenções mundiais. Pela primeira vez na história, Santa Catarina será cenário de uma novela internacional, uma produção portuguesa da emissora TVI, que promete levar as belezas, a cultura e a gastronomia catarinense para mais de 90 países na Europa e outros continentes. A primeira equipe técnica da produção tem chegada marcada para a próxima quarta-feira, 4 de junho, dando início às gravações para a seleção dos principais cenários da nova novela. A previsão é que em agosto os atores venham para Santa Catarina para as filmagens externas em locações por lugares que vão do litoral à serra catarinense. A novela está prevista para ser lançada ainda no segundo semestre de 2025, que que será distribuída para mais de 90 países.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
O Hotel Sibara SPA & Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara SPA e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Os hóspedes podem optar por seis categorias de quartos: Econômico, Superior, Suíte Familiar, Suíte Master, Suíte Master Premium e Suíte Presidencial. O hotel conta ainda com uma completa estrutura: Piscinas climatizadas, piscina térmica, hidro, sauna seca e a vapor, bar, restaurantes, salão de jogos. Clique no baner e confira!

VITRINE GLOBAL PARA SANTA CATARINA

Santa Catarina será cenário de novela portuguesa
Santa Catarina será cenário de novela portuguesa – Foto: Jefferson Severino
O projeto já foi adquirido por 92 países e seus quase 200 capítulos também serão veiculados em um serviço de streaming, garantindo uma exposição sem precedentes para o estado. Serão, no mínimo, 10 meses de visibilidade internacional contínua para Santa Catarina, que, em setembro completará um ano de ligação com o continente europeu através do voo direto de Florianópolis para Lisboa com a TAP. Um dos maiores benefícios esperados desta iniciativa é o aumento do chamado turismo qualificado. Com foco em visitantes que valorizam experiências de alta qualidade e o bem-estar, o público da novela se alinha perfeitamente com o perfil de turistas que Santa Catarina busca atrair. Locais que receberam gravações internacionais para streaming demonstraram um impacto significativo no turismo. Por exemplo, na Tailândia, após a série “The White Lotus”, o governo observou um aumento de 65% de turistas internacionais em comparação com o ano anterior à produção. Adicionalmente, registou-se um aumento na permanência desses visitantes tanto no
país quanto nas áreas que serviram de cenário para a série.
Santa Catarina será cenário de novela portuguesa
Santa Catarina será cenário de novela portuguesa – Foto: Jefferson Severino
A ascensão dos dramas coreanos no catálogo de serviços de streaming em todo o mundo teve um impacto transformador no turismo sul-coreano. À medida que milhões de espectadores se encantavam com as tramas, o desejo de visitar a Coreia do Sul cresceu exponencialmente. Locações como “Pousando no Amor”, por exemplo, tornaram-se destinos de peregrinação para fãs, impulsionando um aumento no número de turistas internacionais que buscam vivenciar de perto a cultura, a gastronomia e as paisagens do país asiático. Da mesma emissora que produzirá em Santa Catarina, a TVI, temos o exemplo de seu último projeto no Brasil: a novela ‘Cacau’, que foi ambientada na cidade de Itacaré, na Bahia. De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia, houve um crescimento significativo de turistas europeus interessados em conhecer os cenários da novela. A iniciativa de trazer uma novela portuguesa para ser gravada em Santa Catarina é um reflexo direto do apoio do Governo do Estado e demonstra o quanto o governo atual acredita no potencial do turismo como um pilar para o desenvolvimento econômico e a projeção internacional de Santa Catarina.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Hotel Renar – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – Mais que um empreendimento hoteleiro, o cartão postal de Fraiburgo. O Hotel Renar carrega uma bagagem de 40 anos de trabalhos prestados, com riqueza histórica, cultural e grandes exemplos de desenvolvimento e superação.
Fundado em julho de 1981, fruto do sonho de Rene Frey, o Hotel, que iniciou com quatro apartamentos, progrediu e chegou a contar com 119 quartos, atendendo o público executivo, mas se qualificando no atendimento ao turista, que vinha a Fraiburgo atraído pela produção da maçã, que teve na cidade o pioneirismo na atividade. Foto: Jefferson Severino – Clique na foto e confira!

BNT MERCOSUL – DO BRASIL PARA O BRASIL

Geninho Goes – CEO da BNT Mercosul – Foto: Jefferson Severino
31ª edição da BNT Mercosul terminou no último sábado, 31/05 e superou a casa dos 7 mil participantes neste ano. Em 2024, o evento recebeu 6.500 visitantes e, até esta semana, já havia mais de 6.900 inscritos, segundo Geninho Goes, idealizador da feira. A edição deste ano trouxe uma novidade: capacitações realizadas dentro e fora da feira, com o hotel Sibara como anfitrião. “Temos dois desafios: manter o público dentro da feira, que é um evento profissional e fechado, e, ao mesmo tempo, capacitá-lo. Hoje, ninguém quer só folder; quer informação e contato. Por isso, criamos atividades paralelas, com almoço e jantar, que incluem capacitação. A logística é o principal desafio, porque precisamos garantir o público. Quem leva não é o destino, é a BNT. Hoje, todas as salas estavam cheias. Nosso foco não é quantidade, e sim qualidade. Sempre priorizo a qualidade. Encher um espaço desses é fácil; difícil é manter o compromisso com a excelência”, asseverou. Vale destacar que, para esta edição, a BNT Mercosul recebeu cerca de 34 caravanas, vindas do Nordeste ao Sul do Brasil – com exceção da região Norte, que participa como expositora – além dos agentes individuais. No mercado internacional, estão presentes agentes de viagens do Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. “É um público bem selecionado, convidado por operadoras, e eles recebem um pacote de vantagens: passagem, hospedagem, alimentação e passeios. Existem várias exigências para que cumpram o roteiro de atividades. Não é alguém que vem apenas para passear, até dá tempo de conhecer a cidade pela manhã, mas há um compromisso com a agenda,” explica. CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI.
Estande de Santa Catarina ficou pequeno diante de tanta gente! Foto: Jefferson Severino
A BNT Mercosul é do Brasil para o Brasil e segue firme no propósito de fortalecer o mercado do turismo brasileiro e está colhendo os frutos da segmentação mercadológica. “Hoje, o mercado está mais segmentado. Temos agências especialistas em Brasil, outras em Disney. Aqui, o foco é quem quer vender Brasil. Quem é especialista em Disney não vai vir, porque sabe que não terá estande. Nosso diferencial é fomentar o turismo nacional. Não dá para comparar com feiras internacionais, onde cada pavilhão representa um país ou continente. Mas, no Brasil, somos o único evento com este foco”, afirma. “Cresceu muito o número de empresas de hotelaria. Temos um corredor da ABIH-SC, a Braztoa com dez operadores importantes e, amanhã, teremos 45 na rodada de negócios. Nosso evento não é tão grande, mas os estandes reúnem seus cooperados. Por exemplo: O Rio Grande do Sul tem quase 200 cooperados; Santa Catarina, 180. Então, imagine: um estande agrega várias empresas, destinos, hotéis, serviços, receptivos. Não saberia dizer exatamente, mas acho que passa de 500 empresas participando. Se considerar quantas estão vendendo, são mais de 500” afirma. Geninho também observou a mudança no perfil de consumo da sociedade. Segundo ele, há uma busca crescente pela experiência, acima da aquisição de bens. “Estamos saindo de um mundo muito consumista – de querer ter um carro, trocar a casa, comprar uma televisão – para uma era de experiências. Acho que o turismo vai ganhar muito com isso”, finaliza. Este jornalista cobriu o evento a convite da BNT, hospedando-se, a convite no Sibara Flat, o melhor e maior empreendimento hoteleiro de Balneário Camboriú e viajou com a garantia da GTA Global Travel Seguros. Não saia de viagem sem um seguro, sem ele o risco é todo seu. CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI.
Caravana de Agentes de viagens da Argentina – Foto: Jefferson Severino

SANTA CATARINA CANTA

Foto: Divulgação
As inscrições para o “Santa Catarina Canta – Festival da Música Brasileira” vão até a próxima sexta-feira (6). Em 2024, a primeira edição teve foco no sertanejo e reuniu mais de mil participantes. Neste ano, o festival se volta a todos os gêneros da música brasileira. Podem participar cantores solos e duplas, nas categorias geral e infanto-juvenil. Os grandes vencedores receberão uma premiação de R$ 20 mil, e poderão subir ao palco junto à Camerata Florianópolis para um concerto na temporada 2025/2026. Para participar, basta preencher o formulário AQUI,  onde está o regulamento completo. O resultado das inscrições será divulgado dia 18 de junho. A seleção dos participantes será realizada em etapas classificatórias. Primeiro, todas as inscrições passarão por uma avaliação técnica. Em seguida, os candidatos selecionados participarão das seletivas regionais, que abrangem as regiões Serrana, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Extremo Oeste, Norte, Sul e Grande Florianópolis. A primeira seletiva regional está marcada para o dia 30 de junho, no Extremo Oeste. Os classificados avançam para as semifinais em setembro e, posteriormente, para a grande final, marcada para 9 de novembro. O projeto tem como objetivo incentivar novos talentos, promover a música brasileira e fortalecer a identidade cultural do Estado. A orquestra participará das seletivas e será destaque na grande final do festival, que acontecerá em novembro na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, ao lado de um artista convidado de grande relevância nacional.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo. Sinônimo de sustentabilidade, segurança, tranquilidade e muita natureza. Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar do início do outono e as primeiras geadas do próximo inverno. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.

PREMIAÇÃO

Foto: Divulgação
O “Santa Catarina Canta – Festival da Música Brasileira” é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis. Além de ganhar espaço e projeção no cenário da música e participar de espetáculo junto com a Camerata Florianópolis, os vencedores irão receber prêmios em dinheiro. Além de R$20 mil para os campeões nas categorias Infanto-juvenil e Geral, o segundo colocado fica com R$10mil e o terceiro, com R$ 5 mil. Podem participar do “Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo” candidatos nascidos em Santa Catarina ou residentes no Estado há mais de 3 anos, com idades entre 8 e 15 anos (completos até 31/12/2025), na categoria Infanto-juvenil. Quem tiver mais de 16 anos (completos até 31/12/2025), deve se inscrever na categoria Geral.
O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo. Clique no baner e confira!

FITIGUASSU

Foto: Jean Pavão
Foz do Iguaçu (PR) será o ponto de encontro de estudantes, professores e pesquisadores da área de turismo de todo o Brasil a partir da próxima quarta-feira (4). A cidade sediará a 19ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, evento que integra a programação paralela do renomado Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas). Além da tradicional apresentação de trabalhos científicos, que reúne pesquisas de ponta de diversas regiões do país, o Fórum dedicará espaço a debates cruciais que moldam o futuro do setor. Três temas de grande relevância — desinformação, inovação e tecnologia — serão abordados nas palestras magnas. Na quinta-feira (5), logo após a cerimônia de abertura, que começa às 19h, a Msa. Dayanna Fernández Flórez apresentará a palestra “Gestão da Informação e Tecnologia em Turismo na Cidade de Medellín”. Dayanna é administradora de empresas turísticas pela Institución Universitaria Colegio Mayor de Antioquia, Colômbia, com especialização em planejamento e gestão de turismo. Ela também possui mestrado em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Sua experiência profissional inclui atuação no Centro de Convenções e Exposições Plaza Mayor Medellín S.A. e no Sistema de Inteligência Turística (SIT) da Secretaria de Turismo e Entretenimento de Medellín. Sua intenção é trazer um olhar prático e inovador sobre como a gestão estratégica da informação e o uso da tecnologia podem impulsionar um destino.

Santa Catarina será cenário de novela portuguesa

Na sequência, a Dra. Raphaela Maciel Corrêa, professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), trará ao público a palestra “Inovação em Roteiros Turísticos”. Raphaela possui experiência em gestão e produção cultural, além de atuar em projetos, pesquisas e consultorias no campo do patrimônio e do turismo, abrangendo espaços museológicos e roteiros educativos, inovadores e criativos. Já na sexta-feira (6), às 19h, a Dra. Lúcia Silveira Santos conduzirá a palestra “Desinformação no Turismo”. Com uma trajetória sólida na área, Lúcia é hoteleira, mestre em Hospitalidade e doutora em Ciências (PPG Turismo/USP). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e pesquisadora ativa nos campos de lazer, hospitalidade e comunicação no turismo. Sua apresentação promete instigar reflexões fundamentais sobre o impacto da desinformação na percepção dos destinos e na experiência do viajante.
Facilidade para emissão do seguro dos seus passageiros Conquiste mais clientes com o argumento certo: 10x sem juros, com parcelas que cabem no bolso. Mais facilidade = mais clientes. Aproveite a vantagem para fechar ainda mais vendas esse mês! Clique no banr e confira!

FÓRUM INTERNACIONAL DO IGUAÇU

Clique no baner e confira!
O Fórum é organizado e realizado pelo Idestur, Unioeste e Unesp, e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento recebe apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceria estratégica de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Os melhores trabalhos serão publicados no livro do evento, além de terem a oportunidade de figurar nas seguintes revistas científicas nacionais e internacionais: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), Caderno Virtual de Turismo (CVT – UFRJ), Revista Turismo em Análise, Revista Turismo & Cidades, Applied Tourism, Ateliê do Turismo e Revista de Turismo Contemporânea. Saiba mais informações em CLICANDO AQUI. O evento é aberto a todos os participantes do FITCataratas.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Que tal viajar o mundo conhecendo tudo em sua própria língua. Isso já é possível e de graça. O uso do portal www.wikitravel.ai é grátis e todo o conteúdo é royalty-free. Os textos são criados por uma poderosa combinação de algoritmos e inteligência artificial. O conteúdo de fotos e vídeos das cidades, quando disponível, é inserido pelo Wikitravel, por secretarias de turismo, secretarias de comunicação e outros setores governamentais. Clique no baner e confira.

SALÃO MICE

O Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), um dos principais encontros de turismo e negócios da América Latina, traz novamente em sua programação o Salão MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras). O evento acontece no dia 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), como parte da programação do FIT Cataratas e é reconhecido como referência para profissionais em busca de atualização, networking qualificado e novas oportunidades de negócios. O Salão MICE Cataratas se consolida em um dos destinos turísticos mais emblemáticos do Brasil. A programação foi planejada para atender às demandas de organizadores, fornecedores e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e oportunidades concretas de networking e negócios. Confira as atividades: h30 – Painel: “Bastidores da Reforma: Como o PERSE e as Novas Regras Impactam seu Negócio”, com Everton Jaime Gugel – Sócio e Diretor Técnico na Consult. O painel aborda o fim do PERSE e a Reforma Tributária, analisando os bastidores das mudanças fiscais e os impactos diretos nos negócios de eventos. O especialista traz orientações para que empresários se adaptem e se posicionem estrategicamente diante do novo cenário tributário.
Clique no baner e confira!
9h30 – Painel: “Eventos em Movimento: Flexibilização, Contratos e Segurança Jurídica” com Gustavo Guevara Malvestiti – Sócio do escritório Maran, Gehlen & Advogados Associados. Discussão sobre a necessidade de agilidade e modelos de trabalho flexíveis no setor de eventos, sem abrir mão da segurança jurídica. O painel traz orientações práticas sobre contratos contratuais e contratação à nova legislação trabalhista. Às 10h30 – Matchmaking, Espaço dedicado à troca de contatos, ideias e parcerias entre os participantes, proporcionando conexões práticas e oportunidades reais de negócios. Talk Tour às 11h: “Conectar para Realizar: Soluções de Fomento para o Setor de Eventos e Criativo” com Rafael Campos – Consultor e proprietário da ISpectrum Consultoria e Bruno Mariano de Almeida – Assessor de Negócios do Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Apresentação das principais linhas de crédito e fomento disponíveis para o setor de eventos e economia criativa, com dicas práticas sobre acesso a editais, estruturação de propostas e transformação de iniciativas culturais em projetos viáveis. 11h45 – Novidades da Oda Vinhos para Eventos – Gisela Viana (Oda Vinoteca). Apresentação de novas opções de vinhos e experiências personalizadas para eventos corporativos, sociais e turísticos, com entrevista especial para os participantes. O MICE Cataratas conta com o apoio estratégico de Visit Iguassu, Curitiba Convention & Visitors Bureau, ABEOC, Idestur, Sebrae PR, Maran Gehlen Advogados, Consult e iSpectrum. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas AQUI. Os participantes deverão estar inscritos no FIT Cataratas. O FIT Cataratas é realizado e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos. O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Fecomércio PR e Sebrae, e com as parcerias institucionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Instituto Terra e Água (IAT), Viaje Paraná e Secretaria de Turismo do Paraná. O apoio estratégico é da ABEOC, Braztoa, Comtur, Idestur, Sindetur, Singtur, Unioeste, Unesp e Visit Iguassu.

TODO ROMANCE MERECE UM BELO CENÁRIO

Piquenique a dois nos Jardins do Castelo St.Andrews – Foto: Divulgação
No Castelo Saint Andrews, cada romance encontra seu cenário de conto de fadas para viver momentos mágicos no Mês dos Namorados. Há lugares que parecem feitos para o romance. Onde os cenários despertam emoções, os gestos ganham significado e cada detalhe contribui para transformar encontros em memórias eternas. Assim é o Castelo Saint Andrews, em Gramado — um refúgio de sonho, onde a atmosfera é pura magia e envolve casais em experiências dignas dos contos de fadas. Durante todo o mês de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados, o único hotel Relais & Châteaux de montanha no sul do Brasil se transforma em palco de celebrações românticas. A começar pelos jantares à luz de velas em salões elegantes, passando pelas degustações exclusivas de vinhos, até chegar ao fondue suisse em quatro etapas, com peixes e frutos do mar selecionados, harmonizados com Champagne Moët & Chandon. Mas as experiências não param por aí. O clima de romance paira nos jardins floridos do Castelo, nos piqueniques ao redor do lago, no Royal Afternoon Tea servido no mirante com vista panorâmica para o Vale do Quilombo. Para relaxar a dois, a piscina aquecida pode ser reservada exclusivamente para um casal, bem como as saunas secas e úmidas. Há ainda terapias relaxantes no Pocahy Zen Spa e sessões de yoga ao ar livre para renovar corpo e mente em total sintonia.
Castelo Saint Andrews - Adega - Festivais levam Brunellos e borbulhas ao Castelo Saint Andrews
Castelo Sant Andrews
Entre 12 e 14 de junho o destaque é para o Jantar com Fondue Suisse e Champagne Moët & Chandon. Outra experiência imperdível é o buffet montado nos jardins do Castelo, com delícias para partilhar a dois. Com hospitalidade impecável, o premiado restaurante Primrose tem sua carta de vinhos reconhecidamente consecutiva, entre os melhores do mundo pela revista Wine Spectator. Para os namorados, o Castelo Saint Andrews se dedica a criar vivências únicas — onde cada instante a dois tem gosto de eternidade. O Castelo Saint Andrews é o único hotel de montanha do sul do país a fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux, um selo de excelência reservado apenas aos melhores do mundo. Em localização privilegiada, dentro de um condomínio residencial no centro de Gramado, o hotel foi originalmente uma residência particular e preserva toda a privacidade e exclusividade destinada a quem busca desfrutar de ambientes elegantes e intimistas. Reservas e Informações: WhatsApp: +55 (54) 3295-7721 – Telefone: +55 (54) 3295-7700. 
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
RIO DO RASTRO ECO RESORT – Debruçado no cânion da Serra do Rio do Rastro, sobre um panorama privilegiado, o Rio do Rastro Eco Resort pretende incentivar uma nova forma de viajar. Propõe que a viagem seja uma experiência única e inesquecível – Rio do Rastro Eco Resort -Roteiros de Charme do Brasil – Bom Jardim da Serra – SC – Clique na foto e confira!

85ª FESTA DA FLORES DE JOINVILLE

85ª Festa das Flores de Joinville – Foto: Joinville Conventions/Divulgação
Estão abertas as vendas de estandes para as áreas de marketing da 85ª Festa das Flores de Joinville, a mais antiga festa do gênero no Brasil, que ocorre de 18 a 23 de novembro, na Expoville. Além da grande exposição que reúne milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, a Festa das Flores de Joinville também conta produtos com setores de vendas para diversos e serviços. De acordo com Oraci Reinheimer, presidente da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, entidade organizada da Festa das Flores, além de ser um grande atrativo para visitantes de todo o país, o evento é uma excelente oportunidade de negócios para empreendedores de diversos segmentos. “Além de visitar a exposição que a cada ano é mais bonita, levar um pouquinho da Festa das Flores para casa também faz parte da experiência do visitante do evento. Por isso, o nosso Mercado de Plantas e a nossa Feira Multissetorial são sempre sucesso de vendas, o que garantem a satisfação do nosso público e dos nossos expositores”, afirma o presidente. A Festa das Flores de Joinville é a festa oficial do município e ocorre todos os anos, no mês de novembro, em comemoração à orquestra Laelia purpurata, flor símbolo do Estado de Santa Catarina. A Festa das Flores também é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Joinville e Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Catarina. A cada edição, o evento recebe cerca de 80 mil visitantes, vindos de diversas regiões do Brasil e também do exterior.
85ª Festa das Flores de Joinville – Foto: Joinville Conventions/Divulgação
No Mercado de Plantas, um dos espaços mais procurados pelos visitantes da Festa das Flores de Joinville, serão expositores orquidários, produtores de plantas ornamentais, cactos, suculentas, kokedamas, substratos, insumos, empresas de jardinagem, estufas, entre outros. Entre as novidades já confirmadas para o Mercado de Plantas deste ano, estão expositores que irão comercializar plantas para colecionadores, micro-orquídeas e orquídeas raras. Já a Feira Multissetorial reúne produtos artesanais, móveis, decoração, óticas, construtoras, lojas de automóveis, escolas de línguas e ensino, empresas e profissionais de estética e beleza, móveis domésticos, consórcios, planos de saúde e serviços diversos. Além de expositores de diversas regiões do Brasil, este ano também terá presentes empreendedores de outros países como Marrocos, Equador, Senegal, Argentina e Índia que irão comercializar produtos e artesanatos das suas regiões. Outro espaço de destaque será dedicado à Feira da Agricultura Familiar que vai oferecer diversos produtos e delícias coloniais produzidos em Joinville e região, como frios, embutidos, queijos, mel, melado, geleias, bolos e cucas, biscoitos, doces, entre outros. A iniciativa tem apoio da Secretaria do Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR) e da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. O projeto deste ano oferece áreas a partir de 9m² e traz novo layout para as áreas de comércio, com três pontos de descanso e uma avenida central que conduz o visitante da exposição principal à praça gastronômica. “Projetamos um ambiente que facilite a circulação do público e que melhore a qualidade da exposição dos produtos”, completa o professor Oraci. Os expositores interessados em participar do Mercado de Plantas e da Feira Multisseotiral da 85ª Festa das Flores de Joinville, deverão entrar em contato com a AJAO por meio do telefone e WhatsApp da entidade, (47) 3422-5585, ou pelo WhatsApp (47) 99689-8897, com Luciane, e (47) 99635-3628, com Marcelo.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Esperamos que você aproveite cada momento com a Brocker Turismo na maravilhosa Serra Gaúcha. Foi um prazer fazer parte da sua experiência! Agora, queremos convidar você a descobrir novos destinos ao redor do mundo com a Brocker Viagens . Com a mesma dedicação e excelência, estamos prontos para levar você a lugares incríveis, proporcionando aventuras inesquecíveis e momentos especiais. Seja uma escapada para a praia, uma viagem cultural pela Europa, ou uma expedição exótica, a Brocker Viagens está aqui para cuidar de cada detalhe. Conte com a gente para tornar seus sonhos de viagem realidade.

EXPO TURISMO GOIÁS

Goiânia é destaque nacional ao realizar a Expo Turismo Goiás
Goiânia é destaque nacional ao realizar a 5ª Expo Turismo Goiás – Foto: Jefferson Severino
A Expo Turismo Goiás, maior feira de turismo da região Centro-Oeste, que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho no Centro de Convenções de Goiânia, fechou parcerias com hotéis estratégicos da cidade para proporcionar conforto e comodidade para os mais de 4 mil participantes esperados para a edição de 2025. Os agentes de viagens e profissionais do trade que participarão da 5ª edição terão condições especiais nos hotéis Comfort Suites Flamboyant, Comfort Hotel Goiânia, Quality Hotel Goiânia, Transamerica Collection Goiânia, SJ Premium Hotels by Atlantica, World Trade Center Goiânia Stay & Hotel by Atlantica, Atlantica Hospitality Internacional, no K Hotel e em todas as unidades Ibis, da rede Accor. A porcentagem de desconto varia de hotel para hotel e para garantir o melhor valor, os participantes devem entrar em contato diretamente com os canais de atendimento das unidades, informando que são participantes da Expo Turismo Goiás. “Esta será uma edição ainda maior que a anterior, com muito conteúdo relevante, diversas oportunidades de negócio e a presença de grandes marcas do setor turístico. Estamos preparando uma programação especial que vai realmente conectar os profissionais do turismo ao futuro do setor”, comenta Eliene Meireles, co-fundadora do evento. Participar da Expo Turismo Goiás de 2025 é muito fácil! As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site oficial (www.expoturismogoias.com.br). O evento contará com 180 expositores e tem como objetivo gerar negócios e conectar profissionais do turismo a marcas, destinos e pessoas, criando oportunidades estratégicas e fomentando a economia local. O tema de 2025 será “Conectando o Turismo ao futuro” e ao longo dos dois dias o evento trará debates e ideias sobre as tendências do mercado em quase 20 horas de palestras, treinamentos e networking de alto nível.
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Que tal viajar o mundo conhecendo tudo em sua própria língua. Isso já é possível e de graça. O uso do portal www.wikitravel.ai é grátis e todo o conteúdo é royalty-free. Os textos são criados por uma poderosa combinação de algoritmos e inteligência artificial. O conteúdo de fotos e vídeos das cidades, quando disponível, é inserido pelo Wikitravel, por secretarias de turismo, secretarias de comunicação e outros setores governamentais. Clique no baner e confira.

BELLA DA SEMANA – LETÍCIA LEAL

Leticia Leal – Foto: Bella da Semana/Divulgação
Ela não está apenas posando; ela está se despindo de todas as inibições, revelando cada nuance de sua alma e de seu corpo em uma sinfonia de sensualidade pura. Imagine uma fera indomável, que decide, por vontade própria, se revelar apenas para você. Letícia Leal exibe suas curvas naturais e seus movimentos irresistíveis, cada olhar um convite, cada pose um sussurro que acende a chama mais profunda do seu ser.  Esta é a segunda parte de um ensaio que promete levar você à beira do êxtase, mergulhando no universo particular de uma mulher que domina a arte da sedução. Quarta-feira, 04 de junho. Marque esta data na sua pele. A primeira parte já deixou um gostinho de “quero mais”. Agora, Letícia vem para completar o banquete, para explodir seus sentidos de uma forma que você jamais experimentou. Este é o momento de sentir o calor que emana de cada foto, de cada segundo de vídeo. As imagens fixam a beleza, mas o vídeo exclusivo… ah, o vídeo é a alma desse desejo. Ele captura o que as fotos apenas insinuam: a cadência hipnotizante de cada movimento, a intensidade da sua pele em alta definição, o brilho no olhar que parece ser direcionado exclusivamente para você. Por que se contentar com a imaginação quando a fantasia pode se tornar uma realidade vibrante? O Bella da Semana VIP é o seu portal para um mundo onde o desejo é a única lei. Aqui, cada detalhe é esculpido para o seu prazer, sem cortes, sem barreiras, apenas a intensidade pura e a verdade que você anseia.
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a essência e a personalidade da pura e tradicional cerveja joinvilense. É um orgulho fazer parte dessa história. OPA BIER, o legítimo sabor de Joinville. Confira isso e muito mais clicando no baner.
Leia aindaIOF - Compras no exterior com cartões de crédito, débito ou pré-pago estão mais caras
Super feriadão de abril lota os hotéis em Santa Catarina mais uma vez
As principais notícias do mundo do turismo. Clique no baner e confira!
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
BNT MERCOSUL – A força dos eventos movimentando pessoas, destinos e negócios
Connection Terroirs do Brasil – Guilherme Paulus apresenta visão sobre turismo de alto padrão
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Antonio Coradini, a liderança por trás dos resultados extraordinários
Conectividade Aérea – Brasil precisa de um plano nacional
Argentina toma medidas que impactam diretamente turistas e imigrantes estrangeiros
Turismo de luxo – viajar pelo Brasil tornou-se muito atrativo
O futuro do turismo é tema da 5ª edição da Expo Turismo Goiás
Sociedade exigente e caótica exige urgente detox digital
Balneário Camboriú reafirma posição como referência no turismo nacional
Passagens aéreas tem alta de 27%. Turismo rodoviário em alta bate recordes
Castelo Saint Andrews reforça seu compromisso com o meio ambiente no Dia da Terra
Brasil volta a exigir vistos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália
Super feriadão de abril lota os hotéis em Santa Catarina mais uma vez
Floripa Airport tem o melhor verão de sua história