Festival de turismo de Gramado é uma grande conexão com o futuro!
Vem aí o Festuris Gramado – Uma grande conexão com o Futuro! Faltam menos de 30 dias para o último e mais charmoso festival de turismo do ano, o Festuris Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro no Serra Park, e que já projeta resultados positivos com base na última edição, realizada em 2023, que registrou 98% de satisfação entre participantes e expositores. Na ocasião, 96% das interações resultaram em negócios concretizados. Para este ano, a previsão é atrair mais de 12 mil visitantes e expositores, com a comercialização de mais de 400 estandes ocupando uma área de 27 mil metros quadrados. Embora a meta inicial fosse de 15 mil participantes, a direção do Festuris decidiu ajustar esse número devido aos desafios logísticos causados pelas enchentes recentes. O evento contará com sete palcos dedicados ao conteúdo e com a presença de mais de 50 destinos internacionais, ampliando as oportunidades de networking e negócios.
O Festuris Gramado deste ano terá um aplicativo oficial da feira, disponível para download na Apple Store e na Play Store. O app visa aprimorar a experiência de participantes e expositores, oferecendo funcionalidades que facilitam a interação durante o evento. Entre as principais características, o aplicativo permite agendar reuniões, programar palestras e organizar compromissos. Um mapa interativo ajuda os usuários a navegar pelos espaços do evento, localizando expositores e experiências temáticas. Notificações em tempo real informam sobre atividades e atualizações importantes. Uma inovação do app é a captação de leads por meio da troca de informações via QR codes, disponível tanto na plataforma quanto nos crachás dos usuários, o que favorece o networking. O aplicativo também promove práticas sustentáveis, reduzindo a necessidade de impressões físicas, e permite que os usuários criem perfis personalizados, escolham temas de interesse e interajam como em uma rede social.
A propósito, o Festuris oferece aplicativos específicos para segmentos como Luxury, Business & Innovation e Wedding, otimizando os agendamentos e negócios em cada área. A parceria com a Yazo garante a excelência tecnológica do Festuris 2024, consolidando o evento como uma plataforma de negócios turísticos inovadora e sustentável. A Embratur patrocinará o Festuris como forma de promover o estado internacionalmente, especialmente após as enchentes de maio deste ano. A parceria, firmada em Brasília, inclui um famtour para operadores latino-americanos, com foco em gerar negócios para empresas gaúchas e impulsionar a recuperação do turismo na região. “Isso facilita a conexão do evento com os compradores que estão sendo incentivados a conhecer um Brasil diferente, que é a nossa amada Serra Gaúcha, local onde ocorre o evento. Assim, favorecendo o entendimento deles sobre o potencial que o Rio Grande do Sul possui no turismo. Temos muito a oferecer, como atrativos diferenciados, além de uma cultura genuína. Essa parceria é fundamental para a promoção do Brasil no mercado turístico do exterior e na captação de compradores do destino, ao trazê-los para conhecer o produto local, fato imprescindível para a reconstrução e retomada do turismo do nosso estado”, avaliou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
FESTURIS & BRAZTOA
Além disso tudo, cabe ressaltar que a Braztoa estabeleceu uma parceria com o Festuris para promover o turismo sustentável, incluindo o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na Serra Gaúcha, cuja cerimônia de entrega ocorrerá em 9 de novembro. Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, destacou que o prêmio será uma oportunidade para discutir coletivamente os desafios climáticos e celebrar as melhores práticas no setor. A colaboração envolve a realização do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), com a Braztoa responsável pela curadoria da programação do palco ESG Festuris Braztoa. Cibele Marcon, gerente de Comunicação do Festuris, expressou satisfação com a parceria, ressaltando seu compromisso com práticas sustentáveis. Durante o evento, a Braztoa liderará uma palestra sobre sustentabilidade e ESG, além de organizar a cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhecerá até 10 iniciativas inovadoras em turismo sustentável.
ESPAÇOS & NEGÓCIOS
A feira também contará com espaços segmentados, como o Luxury, que destaca sofisticação e atendimento personalizado, promovendo reuniões exclusivas entre expositores e compradores, com curadoria da Abav/RS. O Espaço Wedding facilitará negociações no mercado de destination wedding, reunindo fornecedores e compradores de eventos e celebrações sociais. O Espaço LGBT+ celebra seu 15º ano, projetando um crescimento de 20% em relação à edição anterior, com mais de 150 buyers esperados. Os segmentos Business e Innovation abrangerão turismo de negócios e eventos (MICE), organizados em ilhas segmentadas. A Ilha de Tecnologia e Inovação reunirá empresas focadas em transformar o ecossistema de viagens, enquanto a Ilha Business apresentará produtos e serviços do setor. Por fim, a área de conteúdo abordará temas relevantes, coordenada pelo Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias.
ARGENTINA NO FESTURIS
Mais uma vez à Argentina, um dos destinos internacionais mais encantadores da América do Sul, marcará presença no Festuris 2024! Conhecida por sua diversidade cultural, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia de dar água na boca, à Argentina se consolida como um destino imperdível para os amantes de viagens e turismo. No Festuris, você terá a oportunidade de conhecer tudo o que o país tem a oferecer: das vinícolas de Mendoza aos picos nevados da Patagônia, passando pelas ruas vibrantes de Buenos Aires, repletas de história, arte e tango. Além disso, descubra as novidades, tendências e oportunidades de negócios no turismo argentino, com foco em experiências autênticas e personalizadas para cada tipo de viajante. Prepare-se para explorar esse destino fenomenal no Festuris 2024 e se encante com o melhor do turismo internacional!
EMIRADOS ÁRABES
Emirados Árabes também é um dos grandes destaques internacionais no FESTURIS 2024. Conhecido por ser um dos destinos mais modernos e sofisticados do mundo, Dubai oferece uma experiência única que combina luxo, cultura e inovação. No FESTURIS, os participantes terão a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências do turismo de luxo, experiências culturais autênticas e os avanços tecnológicos que fazem de Dubai uma referência global. Desde as deslumbrantes paisagens urbanas até o charme do deserto, Dubai promete encantar e inspirar visitantes de todas as partes do mundo. Com presença garantida no evento, os Emirados Árabes reforça seu compromisso em atrair viajantes em busca de experiências únicas, destacando seu papel como um destino imperdível para turismo de negócios, lazer e aventura.
WIKITRAVEL – INTELIGÊNCIA ARTICICIAL
Desde que se começou a falar de Inteligência Artificial (IA) alguns entusiastas começaram a imaginar suas aplicações para o Turismo, atividade que é tão experiencial e humana. Até que em 2024 uma dessas soluções de IA chegou com força para potencializar a experiência dos turistas nacionais e internacionais nos destinos: a Wikitravel.ai. A plataforma parte das dúvidas mais comuns dos turistas de todo o mundo e, a partir dessas respostas, cria ambientes virtuais para cada destino. Cada município, estado ou país pode também alimentar as informações na plataforma, com textos, vídeos e fotos. Esse conteúdo pode ser ouvido em dez idiomas diferentes, tudo traduzido pela IA. As fotos podem receber tags e o Wikitravel.ai faz o link para os sites oficiais do destino, auxiliando no ranqueamento das páginas nos buscadores. “Muitas vezes os destinos menores não possuem um canal de divulgação oficial. A nossa ferramenta ajuda a impulsionar esses destinos. E, quando o destino já possui suas páginas e site, a Wikitravel.ai não concorre com elas, mas agrega ainda mais valor com sua tecnologia”, explica o sócio-diretor da Wikitravel.ai, Fabiano Simm, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Os atrativos também podem se beneficiar da tecnologia. “Imagine um adesivo fixado nas mesas de um restaurante com um QR Code, onde o cliente pode acessar o menu em seu idioma; ou um museu, que dispensa os audioguias em quatro ou cinco idiomas, substituindo-o pelo Wikitravel.ai, que tem dez idiomas disponíveis para o turista ter uma experiência memorável enquanto ouve as explicações do local”, diz Simm. Assim, a tecnologia está acessível aos turistas sem custos adicionais para os destinos, pois cada turista vai acessá-la pelo próprio celular. O Paraná foi o primeiro Estado a aderir à Wikitravel.ai. Depois, também aderiram à Wikitravei.ai São Paulo e Roraima. Já Curitiba – PR, Gramado – RS, Blumenau – SC e Bonito – MS, foram as primeiras cidades a aproveitarem os recursos do Wikitravel.ai. A plataforma Wikitravel.ai foi desenvolvida na TZ Systems, empresa associada à Schultz. Para o CEO do Grupo, Aroldo Schultz, o Wikitravel.ai é uma solução disruptiva para as secretarias de Turismo do Brasil e do Mundo. “Postar fotos incríveis no Wikitravel.ai abre as portas dos destinos para o mundo do turismo e dos investimentos”, diz Aroldo.
BANDEIRA AZUL
O Brasil se destaca no cenário internacional do turismo sustentável ao registrar 49 locais — 38 praias e 11 marinas — aprovados no Programa Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. Os destinos, localizados em seis estados brasileiros — Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Ceará — foram reconhecidos pelo Júri Internacional do programa por atenderem rigorosos critérios de qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. Essa conquista posiciona o país como líder sul-americano em certificações ambientais de áreas costeiras. A cerimônia oficial de entrega da Bandeira Azul ocorrerá no dia 1º de novembro em Salvador, Bahia, reunindo representantes das praias e marinas premiadas. O evento simboliza os esforços conjuntos para posicionar o Brasil como um exemplo global em sustentabilidade, valorizando suas belezas naturais e promovendo o turismo responsável. O Programa Bandeira Azul, criado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), é um dos selos de qualidade ambiental mais respeitados do mundo e exige que os locais aprovados cumpram 34 critérios exigentes, evidenciando o compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Santa Catarina estará presente com Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú; Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú; Praia de Taquaras, Balneário Camboriú; Praia de Piçarras, Balneário Piçarras; Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras; Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas; Praia de Mariscal, Bombinhas; Praia da Conceição, Bombinhas; Lagoa do Peri, Florianópolis; Praia Grande, Governador Celso Ramos; Prainha de Itá, Itá; Praia da Bacia da Vovó, Penha; Praia da Saudade, Penha; Praia Grande, Penha; Praia do Ervino, São Francisco do Sul; Praia do Forte, São Francisco do Sul; Praia Grande, São Francisco do Sul; Praia da Saudade, São Francisco do Sul; Praia Central, Balneário Piçarras; Praia das Cordas, Governador Celso Ramos; Tedesco Marina – Balneário Camboriú; Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis; Marina da Conceição, Florianópolis; Marina Itajaí, Itajaí; Marina VillaReal, São Francisco do Sul.
FERIADÃO DO DIA DAS CRIANÇÃS EM SC
Em qualquer estação ou feriadão, Santa Catarina tem 500 quilômetros de praias, emolduradas por lagoas e a exuberante Mata Atlântica e costuma receber visitantes do mundo todo. Em Lages, a Princesa da Serra, o Boqueirão Hotel Fazenda Resort de Campo é o destino sempre, principalmente para quem quem busca um retiro para aproveitar a natureza, gastronomia excepcional e deixar que a criançada aproveite do nascer do tia até o noite todas as atrações da fazenda, sempre com monitores competentes e cuidadosos.
Não podemos esquecer de Fraiburgo, a nossa Terra da Mação, no Vale do contestado, onde está o localizado o MajestosoHotel Renar, cujas reservas devem ser feitas com muita antecedência, por ser uma das ótimas opções que fazem o turismo catarinense ser reconhecido nacional e internacionalmente. Já a nossa Capital Florianópolis é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, com opções de praias tanto para quem gosta da agitação da vida moderna quanto para aqueles que buscam a tranquilidade de comunidades do interior, principalmente agora que acontecem no Estado os principais eventos do Circuito de Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau.
Destino principal é a Praia de Palmas em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, onde as crianças se divertem o tempo todo no Águas de Palmas Resort, em suas diversas piscinas, aquecidas ou não, aquaparque, e todas as opções de lazer que um excelente resort tem a oferecer. Localizado entre o mar e montanhas, com uma natureza exuberante, o local é fantástico em qualquer ocasião. São esses “pequenos detalhes”, essa diversidade de cenários, que fazem com que o turismo responda atualmente por 12,5% do PIB catarinense.
TURISMO CATARINENSE
Falando nisso e por conta disso, segundo dados do Almanach, o turismo de Santa Catarina arrecadou, entre janeiro e setembro de 2024, cerca de R$ 376 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No período, o setor foi responsável pela geração de 184 mil vagas de emprego e registrou a abertura de 18 mil empresas. Os dados são do Almanach – painel de dados que concentra informações do turismo catarinense. Outra pesquisa, realizada pela ForwardKeys , evidencia Santa Catarina como um dos estados com o maior número de operações por companhias internacionais (+141%). Entre as principais rotas a impulsionar esse crescimento está a do Chile, que registrou um aumento de +243% após a expansão da quantidade de voos oferecidos pelas companhias. Os dados da ForwardKeys também apontam uma perspectiva positiva em relação ao último trimestre de 2024. Com um crescimento de +72%, o estado catarinense se destaca como principal destino de chegadas internacionais para os três últimos meses do ano.
Segundo o secretário do Turismo, Evandro Neiva, os bons números do turismo catarinense são resultado de um trabalho integrado da gestão do Governo Jorginho Mello. “Estão sendo realizados investimentos nas rodovias, na ampliação da rede elétrica e na modernização dos aeroportos. Esses números apresentados reforçam que Santa Catarina é um destino turístico consolidado”, diz Neiva. O Secretário ainda ressalta que “Santa Catarina tem um grande potencial natural e é um destino atraente para todas as idades e épocas do ano. Também, se destaca pela segurança e pela chegada de novos turistas, tanto nacionais quanto internacionais”. O Almanach é um Sistema de Inteligência Turística, desenvolvido em 2020 pela Secretaria do Turismo de Santa Catarina. Ele organiza e apresenta dados sobre atividades turísticas, auxiliando gestores na tomada de decisões com base em informações atualizadas periodicamente. O objetivo é promover a transparência, qualidade e inovação no setor, sendo também parte da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo (RBOT). A ForwardKeys é uma companhia espanhola que trabalha com ciência de dados desde 2010. Assim, a empresa analisa o mercado aéreo global, fornecendo insights e inovações sobre destinos e informações detalhadas sobre itinerários de viagem dos passageiros, perfis avançados e padrões de comportamento e preferências em seus destinos.
REDE NACIONAL DE TRILHAS
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a UNESCO, lançou um edital para a contratação de empresa especializada para apoiar o aprimoramento e modernização da gestão da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – a RedeTrilhas. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a oferta turística em áreas naturais e aumentar a conectividade das trilhas, com a conservação da biodiversidade. Os interessados devem encaminhar proposta técnica e documentação até as 17h00 do dia 22 de outubro, por meio da plataforma de licitação da Unesco. O edital faz parte de um projeto de cooperação internacional envolvendo o MTur, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para promover o turismo sustentável nos Patrimônios Culturais e Naturais do país. A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas, Fabiana Oliveira explica que a iniciativa reflete o compromisso do MTur com a sustentabilidade e com a integração interinstitucional. Além de ampliar a oferta turística, a RedeTrilhas também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade. A criação de trilhas de longo curso como instrumento de preservação fortalece o vínculo entre parques nacionais e áreas de proteção ambiental, garantindo maior conexão entre diversas paisagens brasileiras e valorizando ainda mais o turismo em áreas naturais. A RedeTrlilhas foi criada em 2018 por meio de uma portaria conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o MTur e o ICMBio, já conta com 8 trilhas de longo curso cadastradas, somando 2.719 km. A expectativa com a modernização da gestão é expandir significativamente esse número, ampliando o alcance e a diversidade de trilhas oferecidas para turistas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as comunidades locais.
Setor de viagens corporativas deve fechar o ano com R$ 15 bilhões de faturamento - Foto: Jefferson Severino
Alta no setor rodoviário e queda no setor aéreo, de novo! Segundo estimativas do último BI da Abracorp, o setor de viagens corporativas deve fechar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 15 bilhões, (10% superior ao ano passado) com R$ 13,505 bilhões e 18,5% acima do registrado 2019 (antes da pandemia). Essa projeção foi feita após a confirmação do faturamento de agosto, que atingiu R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 969 milhões em 2019. No semestre, o faturamento acumulado foi de R$ 6,863 bilhões. Em faturamento, os setores Hoteleiro e Rodoviário tiveram as melhores performances em agosto. O ramo Hoteleiro faturou R$ 341 milhões, frente a R$ 304 milhões em 2023 e R$ 249 milhões em 2019. Já o Rodoviário, no mesmo período, faturou R$ 5 milhões enquanto que em 2023, chegou a R$ 3 milhões e R$ 963 mil em 2019. “A grande notícia é que neste mês nos aproximamos dos números de transações que tivemos em 2019”, afirma Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. O número total de transações de julho de 2024 foi de 1,709 milhões. Em 2023, foi de 1,684 milhões; e em 2019, 1,786 milhões.
O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$27 milhões, apresentando um forte aumento, especialmente em relação a 2019, quando o faturamento foi de apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou e assumiu um espaço importante no nosso mercado, ocupando o espaço deixado pelos serviços aéreos”, avalia Machado. Em número de transações, entre os oito setores pesquisados, o setor rodoviário foi o destaque do mês de julho, com quase 31 mil transações, um salto em relação a 2019, quando foram registradas 22 mil transações. Os serviços aéreos ficaram abaixo dos números de julho de 2023 e 2019. Neste mês, o setor de hotelaria registrou 345 mil transações, ficando abaixo de 2019 (362 mil), mas um pouco acima de 2023 (330 mil).
FLYBONDI
A partir de agora a Flybondi, primeira low cost a conectar Brasil e Argentina, passa a voar para destinos brasileiros de e para o Aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, em Buenos Aires. Dessa forma, as rotas para Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo agora também contam com a opção de sair dentro da capital argentina, o que se soma às operações internacionais que são realizadas a partir de Ezeiza, na região metropolitana da cidade, muito mais longe. Desde o início de suas operações na Argentina, em 2018, a Flybondi foi pioneira na categoria low cost e rapidamente se consolidou como a opção mais escolhida no país. Em 2024, é a segunda maior companhia aérea da Argentina, já tendo transportado mais de 12 milhões de passageiros, conectando 63% das províncias argentinas e três destinos no Brasil. A cia aéras tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única. Voa para 19 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Mar del Plata, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia. Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Río de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
AZUL CANCELA ROTAS E REATIVA OUTRAS
Com a Azul Cia Aérea é sempre assim. Só voa se for muito, mas muito lucrativo. Tanto que todos os voos diretor (50 minutos) de Florianópolis para Porto Alegre foram cancelados. Agora para chegar lá só depois de três horas via Campinas (Vira Copos). Mesmo voando com Embraer, de fácil operação pouso/decolagem, colocou a culpa no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Por sua vez, lançou na última sexta-feira (4) sua primeira rota direta entre o Acre e a região Sudeste, ligando as capitais Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Belo Horizonte (MG). Com dois voos diários, a companhia passa a conectar todas as 27 capitais do Brasil, fortalecendo sua presença na região Norte. A operação é realizada com aeronaves Airbus A320, oferecendo 50% mais assentos no aeroporto de Rio Branco. Como eu disse, até quando for bem lucrativo. Vale também comentar que a Azul estão com alto índice de cancelamentos de voo. Ela leva esperança para depois destruí-las. Os voos partem de Belo Horizonte às 8h50 e às 21h10, com chegada em Rio Branco às 11h05 e 00h35, respectivamente, e conexão em Porto Velho.
CANCELAMENTO DE VOOS
Falando nisso, só para você ter uma ideia, uma vez que as companhias aéreas mesmo nos cobrando caro demais por tudo e prestando um péssimo serviço, riem da nossa cara e, por conta disso, o Brasil tem uma média de 443 processos por dia por conta de cancelamentos de voo. Entre janeiro e julho desse ano, a justiça registrou um total 94 mil casos novos. Já entre 2022 e 2023, houve uma alta de 47% com uma variação de 100 mil para 148 mil processos. Os dados recentes foram obtidos a partir de levantamento com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão. São Paulo é o estado com o maior número de ações na Justiça de consumidores que viveram o voo cancelado em 2024, uma média de 68 processos todos os dias. Na sequência do ranking aparecem o Rio de Janeiro, com 50 casos diários, e a Bahia, com 35. Entre 2022 e 2023, o estado fluminense viu o total de casos novos aumentar de 8 mil para 17 mil. Outros estados com aumentos acentuados foram o Amazonas, com alta de 2 mil para 5 mil, e o Mato Grosso, de 5 mil para 10 mil. O Mato Grosso do Sul é a única federação que registrou queda, de modo que o total de ações novas diminuiu de 1,8 mil para 889. As companhias são frequentemente responsabilizadas por danos morais e materiais, com a Justiça estabelecendo valores que refletem o transtorno causado pelo cancelamento. Muitos casos discutidos na justiça hoje envolvem a falta de assistência das companhias e a razão pelo qual os cancelamentos ocorreram.
DIA DO HOTELEIRO
Dia do Hoteleiro dos eventos mais esperados pela hotelaria catarinense. O encontro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Dessa forma, empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Neste ano, o evento acontece nas dependências do IL Campanario Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional/SC, no dia 05 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 7ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 36ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 proprietários, administradores e gerentes de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA!
NOVA DIRETORIA
Falando nisso, e ao completar 59 anos, ABIH-SC celebra eleição da sua primeira diretora-presidente: Margot Rosenbrock, que será empossada como Diretora-presidente da ABIH-SC no dia 05 de novembro, durante as comemorações do Dia do Hoteleiro. Vale comentar que a nova diretora esteve presente na Feira Internacional de Turismo (FIT) Buenos Aires 2024, que em sua 28ª edição reuniu os principais players do mercado, entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro, no La Rural Convention & Exhibition Center. Margot esteve presente no evento, reforçando o compromisso da entidade com o crescimento e a inovação no setor hoteleiro junto a líderes no turismo brasileiro, o que é sempre um indicativo de fortalecimento do setor, uma vez que a FIT é uma das maiores feiras de turismo da América Latina, reconhecida por reunir profissionais e empresas de diferentes partes do mundo, promovendo a troca de experiências e a divulgação de novas tendências e produtos turísticos. Margot Rosenbrock, que assume a presidência da ABIH-SC em 2025, aproveitou a oportunidade para estabelecer conexões estratégicas com parceiros nacionais e internacionais. Com formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Margot Rosenbrock possui uma trajetória marcada pela liderança e inovação no setor hoteleiro.
Sócia e gerente comercial dos Hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock, empreendimentos fundados por seus pais, Margot destaca-se pela sua capacidade de transformar desafios em oportunidades. Em 2010, coordenou o Grupo Gestor do Destino Indutor Balneário Camboriú e foi presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau por três mandatos. Atualmente, atua como Vice-presidente de Promoção do Destino na mesma entidade, reforçando seu compromisso com o crescimento do turismo catarinense.
BEACH TENNIS NO FESTURIS
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento referência em negócios turísticos, traz uma nova atração para a edição deste ano: um torneio de Beach Tennis. Reconhecendo o papel cada vez mais importante do turismo esportivo, que movimenta bilhões e atrai milhões de viajantes pelo mundo, o evento se alinha às tendências globais, promovendo maior integração entre os participantes. Com vagas limitadas a 64 duplas e divididas em quatro categorias, o torneio é exclusivo para credenciados na feira, com inscrições abertas até 30 de outubro. O valor é de R$ 85 por pessoa. O torneio será realizado no dia 10 de novembro, nas quadras da Curta Beach Sports, em Gramado. “Queremos proporcionar um momento de descontração e fortalecer o networking entre os participantes, conectando o turismo com a prática esportiva”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. O Beach Tennis está se alastrando rapidamente e tem gerado um forte impacto econômico e social, ao impulsionar setores como hotelaria, gastronomia e transporte, além de promover a inclusão social e estilos de vida saudáveis. “Além da feira de negócios, estamos acompanhando as tendências mundiais e o turismo esportivo está se tornando uma referência mundial que gera bilhões em receita em várias modalidades”, frisa Zorzanello. As vagas são limitadas em 64 duplas divididas em quatro categorias e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, escaneando o QR Code no Instagram @festurisgramado. Mais informações: (54) 98146.7069 com a equipe Festuris.
WINE EXPERIENCE CASTELO SAINT ANDREWS
A Wine Experience na Adega do Castelo Saint Andrews apresenta Vinícola Vistamontes, uma referência à beleza natural da paisagem onde são cultivados vinhedos desde 1918, em uma bela colina no Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves (RS). Idealizada pelo casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, a Vistamontes se dedica a elaborar vinhos de pequenas produções que valorizam o terroir. Essa filosofia será demonstrada na Wine Experience conduzida pelos proprietários na Adega do Castelo Saint Andrews, no dia 11/10, às 18h. Iniciando pelo espumante Nature Rosé de Malbec, um produto que oferece uma experiência única, sendo um dos pouquíssimos elaborados pelo método tradicional com este icônico varietal. Nesta primeira edição foram elaboradas somente 607 garrafas. Em seguida será servido o Pinot Noir Vistamontes safra 2022. Um vinho inspirado nos renomados europeus, complexo, profundo e muito elegante. A degustação segue com o surpreendente Merlot Invoum safra 2022. Amadurecido em ovos de concreto, é um vinho cativante, que surpreende pela elegância e mineralidade, oferecendo uma experiência sensorial ímpar. Neste primeiro lote foram elaboradas 806 garrafas. Finalizando a degustação, será apresentado o ícone, Merlot Rebeldia safra 2022. Elaborado pela fermentação espontânea das uvas com 30% de cachos inteiros e engaços. Fermentado e maturado por 18 meses em barricas de carvalho francês novas, é um vinho sedutor e com grande potencial de guarda. Lote único de 723 garrafas. Reservas pelo telefone 54 3295-7700 e WhatsApp 54 3295-7721. Vagas limitadas.
FESTIVAL DE CHURRASCO GAÚCHO
Já nos dias 12 e 19 de outubro, no Jardim do Castelo, acontece o Festival imperdível do Churrasco Gaúcho. Linguiça artesanal campeira; Pão de alho; Picanha; Entrecot; Queijo Provolone; Coração de galinha; Costelão fogo de chão; Costelinha suína; Arroz branco; Farofa de panko; Vinagrete da campanha; Salada de folhas da horta do Castelo; Abacaxi assado na brasa ao açúcar e canela; Ilha de bebidas cobradas à parte. Não esqueça de fazer a sua reserva: 54 3295-7700 e WhatsApp 54 3295-7721. Vagas limitadas. Reserve todo o final de semana. O Castelo é o único hotel de montanha do Brasil e membro do seleto grupo Relais & Châteaux de hotéis de luxo em todo mundo. O Castelo Saint Andrews está em localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui 3 opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, 8 suítes Mountain e 3 suítes no Mountain House – Uma casa exclusiva dentro do complexo Saint Andrews. Acomoda até sete pessoas com muito conforto e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo. O primeiro e único Exclusive House do Brasil é reservado àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados em ambientes elegantes, intimistas e impecavelmente decorados com elementos clássicos e contemporâneos. Dos maravilhosos lustres tchecos à suave e exclusiva fragrância no ar, tudo foi pensado e criado sob medida para que cada momento seja especial e sua estada, inesquecível.
FUTEBOL DO FESTURIS
O tradicional torneio vai colocar frente a frente a Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo no dia 9 de novembro. O duelo de integração está marcado para começar às 10h, no complexo da Vila Olímpica, na Várzea Grande. Após o jogo haverá um almoço de confraternização. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
TURISMO NA ESPANHA
Mais um recorde de turismo na Espanha ao receber em julho e agosto 21,8 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais divulgados na última quarta-feira (2), e por conta disso surgem mais descontentamentos com a superlotação turística. E nós aqui não conseguims nem com vela acesa chegar aos 6 milhões. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Espanha, o segundo destino turístico mais visitado do mundo, atrás apenas da França, recebeu 10,9 milhões de visitantes em julho e o mesmo número em agosto, o que representa 7,3% a mais do que no mesmo período de 2023, o recorde anterior. A maioria dos turistas é procedente do Reino Unido (4,17 milhões), França (3,75 milhões), Alemanha (2,49 milhões) e Itália (1,35 milhão). O número de americanos aumentou consideravelmente (+13%), com 858.000 chegadas registradas. Nos primeiros oito meses do ano, a Espanha recebeu um total de 64,8 milhões de visitantes, mais um recorde, de acordo com o INE. O principal destino foi a Catalunha (13,5 milhões), seguida do arquipélago mediterrâneo das Ilhas Baleares (11,2 milhões) e as Ilhas Canárias (9,9 milhões). Esta dinâmica foi acompanhada de um forte aumento dos gastos dos visitantes, que chegou a 86,7 bilhões de euros em oito meses (quase R$ 541 bilhões), 17,6% a mais que em 2023, com uma média de 187 euros por dia (R$ 1.167) por turista. Estes gastos são o “grande gol em favor do bem-estar, da coesão social, do desenvolvimento econômico de Espanha”, comemorou o ministro do Turismo, Jordi Hereu, comprometendo-se também com “a transformação do nosso modelo turístico”, em uma homenagem a quem vê com desagrado o grande número de turistas.
CIRCUITO DE CICLO TURISMO SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Participe da inauguração do Circuito de Cicloturismo em São Pedro de Alcântara! O evento acontcerá no dia 13 de outubro, às 09;00hs, quando São Pedro de Alcântara abrirá oficialmente seu Circuito de Cicloturismo, um evento que promete ser uma aventura emocionante para ciclistas de todas as idades e níveis. Com uma rota completamente sinalizada, esta é a oportunidade perfeita para explorar a beleza natural da região de uma maneira única. O percurso foi especialmente preparado para proporcionar a melhor experiência aos ciclistas, seja você um iniciante ou um entusiasta do ciclismo. Novos “cicloAmigos”: O evento reunirá turistas, ciclistas e moradores locais, promovendo um dia de celebração, esporte e interação. Todos os inscritos receberão kits que incluem camiseta, sacochila, squeeze e outras lembranças. Além disso, haverá sorteios de brindes exclusivos aos participantes no final do trajeto! Confira a altimetria e grau de dificuldade AQUI. Esteja preparado para registrar cada momento do evento. Compartilhe suas fotos e experiências nas redes sociais para inspirar outros ciclistas e amantes da natureza. Durante o trajeto, os participantes contarão com três pontos de apoio, oferecendo água, frutas e banheiros. Haverá uma equipe com ambulância disponível para atendimentos em caso de necessidade. Além disso, a organização acompanhará o percurso com carros de apoio e uma moto equipada com água para auxiliar qualquer ciclista que precise. Todos os inscritos receberão um kit exclusivo composto por uma camiseta (Ramatex Têxtil com proteção UV50+), uma sacochila e uma garrafinha. O ingresso também oferece seguro com cobertura de R$ 30 mil para casos de morte ou invalidez, e até R$ 5 mil para despesas médicas. Além disso, todos os participantes receberão um Certificado de Conclusão! Faça sua inscrição CLICANDO AQUI! Em caso de condições meteorológicas adversas o evento será transferido para outra data.