sexta-feira, 10 de novembro de 2017

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO


Começou nesta quinta-feira, dia 09 de novembro, a Feira Internacional de Turismo - FESTURIS Gramado. A 29ª edição do evento já apresenta saldo positivo e crescimento, com relação a 2016, de pelo menos 10% em números de profissionais inscritos, expositores participantes e área construída na Feira de Negócios. A novidade é a presença de países que voltam seu olhar para o turista brasileiro, principalmente do Sul do país a exemplo de Polônia, Vietnã, Etiópia e Texas, que chegaram ao Festival pela primeira vez.



São 60 destinos internacionais em exposição e pelo menos 2 mil marcas distribuídas em 22 mil metros quadrados. Outra grande notícia é a participação de todos os estados brasileiros e regiões, pela primeira vez. O Ministério do Turismo adquiriu uma área de 550 metros quadrados de área construída para colocar em exposição todos os estados brasileiros.

Segundo Marta Rossi, CEO do FESTURIS, Primeira Dama do Turismo Nacional: "Esperamos para este ano um volume de 280 milhões em geração de negócios a partir da feira. Estamos otimistas e vemos que o setor turístico apresenta sinais de crescimento, prova disso é a maior participação de marcas e destinos para este ano". O Governador do RS, José Ivo Sartori, estava presente na Solenidade de Abertura que ocorreu nesta quinta no Palácio dos Festivais.

O FESTURIS não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. A feira é um verdadeiro canal para a geração de importantes negócios para a cadeia turística da América do Sul. Nesses próximos dois dias a previsão para 2017 é que a 29ª edição do evento tenha mais de 280 milhões de reais em geração de negócios. Este número será apontado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que fará a pesquisa de impacto econômico. O que já se sabe é que a feira terá um crescimento de área e de número de expositores que deve chegar aos 10% com relação ao ano anterior. Em 2016, segundo pesquisa da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), o FESTURIS teve 253 milhões de reais em geração de negócios. O impacto para a Região das Hortênsias foi uma injeção de 14 milhões de reais para a economia local.
USHUAIA & PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO FESTURIS 2017
Maria Laura Pierini, gerente de qualificações turístico de Buenos Aires, Alexis simunovic - Secretário de Turismo de El Calafate, Marcela Custa Assessora do Ente de Turismo de Buenos Aires, Natalia Pisoni-Coordenadora Mercosul do Inprotrur , Cristiane Cavalli - Assuntos Internacionais da Secretária de Turismo Ushuaia
Grande presença no Festuris e a Ushuaia - Patagônia Fantástica. A Secretaria de Turismo Municipal de Ushuaia vem desenvolvendo um intenso trabalho de capacitação, posicionamento e captação de fluxo de turistas promovendo o destino e gerando forças de vendas junto aos agentes de viagens. Estas ações estão dentro do calendário previsto pelo Secretário de Turismo Juan Cherañuk e aplicadas por Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia. El Calafate também está presente com seu Secretário de turismo Alexis Semonovic.


Mais uma vez o Peru participa do FESTURIS Gramado, e aproveita a ocasião para apresentar suas novidades ao mercado brasileiro. O país participa em um formato inédito, a partir de uma parceria entre a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e a APOTUR (Associação Peruana de Operadores de Turismo Receptivo). Com isso, o Peru tem a presença de cinco grandes operadoras de turismo - PTS Peru, Viajes Pacifico, Carrusel Booking Motor, Raices Peru e Tika Tours -, todas comprometidas em promover destinos, produtos turísticos segmentados e serviços personalizados.


Visit California e Ministério do Turismo de Israel também marcam presença. Para Califórnia, a participação na feira faz parte da campanha Dream Big que, no Brasil, inclui forte educação da indústria de turismo sobre as mais diversas experiências que a Califórnia oferece a seus visitantes em todas as suas regiões. Já o Ministério do Turismo de Israel, tem intensificado sua presença no mercado nacional, atingindo resultados positivos, como o crescimento de 44% no número de turistas brasileiros.


Após a abertura, outra novidade foi a grande festa de abertura promovida pela AVIANCA e REDETUR. A festa reuniu o trade aconteceu na Level Up com open bar Chope Rasen, comidas especiais e show com a banda Vinny Lacerda.

Cristiani Cavalli, Assessora dos Assuntos Internacionais de Ushuaia - Argentina, entre dos Diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival de João Pessoa - PB, Bruno Mesquita e Claudio Jr. 
Nas manhãs dos dias 10 e 11, ocorrerá o Congresso FESTURIS, também no Palácio dos Festivais, das 8h30 às 12 horas. A grade terá empresários, empreendedores e líderes falando para os participantes. A grande atração deve ser Caito Maia, CEO Chilli Beans. O Congresso é aberto ao público, sem cobrança de ingresso. Já a Feira de Negócios ocorre no Serra Park, nas tardes dos dias 10 e 11, das 13h45 às 20 horas. A feira é fechada para profissionais ligados aos setores de Turismo e Eventos, além de estudantes.


O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, será um dos palestrantes da abertura do congresso da 29ª Feira Internacional de Turismo. Pavan apresentará sexta-feira, 10, às 8h30min,o projeto O Sul É Meu Destino: Integração da Região Sul como Produto Único em painel que também contará com a participação da secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Aparecida Borges de Bezerra, e do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer gaúcho, Victor Hugo. Pavan vai propor aos estados do RS e do Paraná a unificação dos projetos turísticos para 2018, com a elaboração de pacotes que integrem os atrativos comuns de toda a região. Neste ano, após o lançamento da campanha do projeto O Sul É Meu Destino, no final de agosto, os estados sulinos superaram os do Sudeste como destino de preferência dos turistas das sete maiores capitais do país, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.


Este jornalista está cobrindo o evento a convite da Brocker Turismo, voando pelas asas da AVIANCA.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

PERU WEEK 2017 BRINDA CURITIBA - PR, COM ALTA GASTRONOMIA PERUANA

Peru Week 2017 brinda Curitiba com gastronomia peruana e ofertas especiais de viagens



  • Campanha para incentivar turistas a visitarem o Peru conta com 10 operadoras de turismo da capital paranaense vendendo pacotes especiais a preços promocionais. O alto engajamento das empresas da região Sul do Brasil trouxe, pela primeira vez, o lançamento da Peru Week 2017 para Curitiba.
  •  Enquanto não embarca, dá para experimentar o melhor da culinária peruana sem sair de Curitiba. Três restaurantes oferecem menus degustação especiais, de 06 a 22 de novembro, com valores entre R$ 70 e R$ 110.
  •  A 5ª edição da campanha acontece simultaneamente em 27 cidades do Brasil e envolve 86 empresas de turismo (incluindo operadoras de turismo, agências de viagens online e as companhias aéreas Avianca e Latam) e 50 restaurantes peruanos, um incremento de 38% no número de participantes em relação ao ano anterior.

Em sua 5ª edição no Brasil, a Peru Week já se consolidou no calendário cultural das principais cidades do país e movimenta o mercado turístico e gastronômico de Curitiba, de 06 a 22 de novembro, com o número recorde de 13 empresas participantes (10 operadoras e três restaurantes). Outra grande novidade é que neste ano, pela primeira vez, Curitiba sediará o evento de lançamento da campanha. Isso se deve ao alto engajamento entre as empresas do Paraná e o crescimento das vendas do destino Peru no Sul do país. Celebrada como a maior campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no Brasil, a Peru Week 2017 é organizada pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil. Neste ano, a Peru Week está gigante e acontece simultaneamente em 27 cidades, espalhadas por 20 estados do país, durante 17 dias.

Essa é a melhor época do ano para planejar as férias e conhecer o destino turístico Peru. A dica é aproveitar as ofertas especiais de viagens das operadoras de turismo locais Athos, BTG, BWT, BRT, Gondwana, Magic Way, MGM, Orion Turismo e Personal Brasil Tour e Schultz. No período, estarão disponíveis opções de pacotes para todos os bolsos, com variedade de datas e diferentes opções de hospedagem para os mais cobiçados destinos peruanos como o compacto “Peru 5 Dias”, com itinerário que passar por Lima, Cusco e Macchu Picchu e tem valores a partir de: US$ 990.00. Já um pacote mais completo, como o “Maravilhas do Peru” com duração de 13 dias e itinerário passando por Lima, Ilhas Balestas, Linhas de Nazca, Arequipa, Vale do Colca, Lago Titicaca, Puno, Machu Pichu e Cusco, com valores a partir de: US$ 2.882,00 + taxas de embarque.

Enquanto não embarca, dá para apreciar a celebrada gastronomia peruana que representa todos os cantos do país, com elementos do litoral, montanhas e selva amazônica sem sair da capital paranaense. Se essa descrição não é suficiente, aproveite os menus especialmente preparados pelos restaurantes Do Peruano, Quina do Chef e Sipan Peruvian que oferecem degustação completa com direito a entrada, prato principal, sobremesa e welcome drink a base de pisco (bebida típica do Peru), com valores entre R$ 70,00 e R$ 110,00. Além das operadoras de turismo, as companhias aéreas Avianca e Latam estão com tarifas promocionais imperdíveis nos voos diretos para Lima com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Passagens de ida e volta, na classe econômica, a partir de US$ 270,00 (Latam).  

Essa é a 5ª edição da Peru Week no Brasil, que já se consagrou como um sucesso de público e a cada ano atrai mais empresas participantes. A edição desse ano conta com o número recorde de 86 empresas de turismo (incluindo operadoras de turismo, agências de viagens online e as companhias aéreas Avianca e Latam) e 50 restaurantes do país. Finalmente a Peru Week abrange as cinco regiões do Brasil, presente em 20 estados. O aumento no número de participantes é de 38% na comparação com o ano anterior e só comprova o sucesso do formato. Fique por dentro de todos os detalhes de menus e pacotes de viagens no site da Peru Week 2017: www.peruweek.com.br.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

MOUNTAIN DO DESERTO DO SAHARA

MOUNTAIN DO DESERTO DO SAHARA


#Marrocos - #Mountain do Deserto do Sahara 2017 para mais um espetacular desafio que acontece agora no próximo dia 19. As corridas do Mountain Do sempre envolvem terrenos como trilhas, dunas, montanhas, costões, o que o caracteriza como corrida de montanha. O Deserto do Sahara é o maior deserto quente do mundo. 

Será uma largada e chegada especial, semana passada terminaram as obras da plantação dos coqueiros

Em extensão territorial, é o segundo com pouco mais de 9 milhões de Km². Localizado no Norte da África, estende-se por diversos países: Marrocos, Egito, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. As chuvas são bem raras nessa região e as temperaturas podem chegar a 50°C durante o dia e -5°C à noite. 


Essas características revelam a grandiosidade e a hostilidade do Deserto do Sahara. 10, 25 e 42kms nas Dunas de Erg Chebbi - Merzouga - Marrocos, esses são os cenários para a mais nova etapa do Mountain Do. Inspirado nos oásis e nas místicas histórias que envolvem o Deserto mais famoso do mundo, o Mountain Do Deserto do Sahara é uma grande aventura no continente africano. Confira este vídeo que o Kiko fez  e faça sua inscrição. Ainda existem algumas vagas. 

 No máximo amanhã termina a pintura dos camelos de entrada. Será uma grande chegada

terça-feira, 31 de outubro de 2017

PERU WEEK 2017 TEM OFERTAS DE 86 EMPRESAS DE TURISMO E DE 49 RESTAURANTES PERUANOS NO BRASIL

PERU WEEK 2017 TEM OFERTAS DE 86 EMPRESAS DE TURISMO E DE 49 RESTAURANTES PERUANOS NO BRASIL


Em sua 5ª edição, a Peru Week, maior campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru, conta com 135 empresas participantes, oferecendo aos brasileiros as melhores ofertas de viagens ao Peru e pratos peruanos em restaurantes espalhados pelo Brasil.

De 06 a 22 de novembro, a Peru Week 2017 conta com roteiros de viagens em promoções oferecidas por 84 operadoras de turismo do Brasil, além de passagens aéreas com tarifa especial das companhias Avianca e Latam para Lima. Antes de viajar, 49 restaurantes peruanos servem o melhor da culinária peruana com menus exclusivos a preços especiais, incluindo entrada, prato principal, sobremesa e um drink com Pisco.

Jantar exclusivo no Deserto de Paracas, na região de Ica, no Peru. Foto: PROMPERU

A Peru Week chega à sua 5ª edição gigante e cheia de novidades! Este ano, a maior campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no mercado internacional conta com a participação de 135 empresas brasileiras oferecendo centenas de viagens ao Peru a preços promocionais e pratos peruanos de dar água na boca, sem pesar no bolso. Neste ano, a campanha é realizada de 06 a 22 de novembro, e os interessados por viagens contam com pacotes e roteiros variados oferecidos por 84 operadoras de turismo localizadas em todo o Brasil, além de passagens de avião para Lima, capital do Peru, das companhias aéreas Avianca e Latam, com tarifas exclusivas.


Além de viagens, a Peru Week 2017 é uma ótima oportunidade para saborear a gastronomia que mais se destaca no mundo em um dos 49 restaurantes especializados na culinária peruana participantes da promoção. Localizados nas principais cidades brasileiras, durante os 17 dias da Peru Week essas casas oferecem cardápios com preços promocionais, incluindo welcome drink preparado com Pisco (bebida típica peruana), entrada, prato principal e sobremesa. O número de restaurantes participantes teve um incremento de 53% na comparação com o ano anterior, um reconhecimento à gastronomia do Peru e sinal do sucesso da Peru Week ao longo dos anos.


Já tradicional, a Peru Week se consolida no mercado brasileiro e continua atraindo novos parceiros. Neste ano, 46 novas empresas se juntam a participantes consolidados para estar presente em 20 estados brasileiros, com uma abrangência nas cinco regiões do país, envolvendo diretamente 27 das principais cidades do país. No total, o número de participantes teve um incremento de 38% em relação à edição anterior.

Milagros Ochoa de Koepke - Representante Comercial do Peru no Brasil

A Peru Week é promovida pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e pelo Escritório Comercial do Peru no Brasil, e se consolida como uma grande oportunidade para o planejamento das próximas férias, com pacotes aos principais destinos do Peru, como Lima, Ica (Nasca e Paracas), Arequipa (Colca), Cusco (Vale Sagrado e Machu Picchu), Puno (Uros e Taquile), Amazonas (Kuélap), La Libertad e Lambayeque, entre outros. No site www.peruweek.com.br - você encontra a lista completa das empresas de viagens, com centenas de roteiros e pacotes, além de passagens aéreas; e conheça os restaurantes peruanos espalhados por todo o país, com os seus saborosos menus promocionais e endereços.

PERU WEEK 2017 GIGANTE


No total, 135 empresas brasileiras participam da Peru Week 2017, sendo 84 operadoras de turismo, duas companhias aéreas e 49 restaurantes peruanos. Esta edição conta com 46 novas empresas participantes, o que corresponde um crescimento de 38% com relação à Peru Week do ano passado e uma participação de 34% entre todas as empresas deste ano. Finalmente a Peru Week abrange as cinco regiões do Brasil, representada em 20 estados (incluindo o Distrito Federal), ou seja, está em 74% do total de 27 estados brasileiros, e presente em 27 cidades (crescimento de 17% com relação ao ano passado).


A região Nordeste se destaca nesta edição, com a participação de três novas cidades: Porto Seguro, Natal e Aracajú. A região Norte ganha uma nova cidade participante: Palmas. O estado de São Paulo é líder, com 61 empresas participantes (das 84 da região Sudeste). A região Sul conta com 27 empresas participantes, sendo 15 do Paraná, nove do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina. Entre as operadoras de turismo participantes houve o crescimento de 27%, ou seja, 25 empresas participando pela primeira vez (29% do total). Já entre os restaurantes, 20 novas empresas estreiam na Peru Week 2017, número que representa 35% do total, resultando em aumento de 53% se comparado com a edição passada da Peru Week. 

Reconhecimento às empresas participantes


Na Peru Week 2017, 34 empresas vão receber uma medalha da Marca Peru, em reconhecimento pela fidelidade à campanha (o critério para a seleção foi a participação em no mínimo quatro edições da Peru Week), que será entregue à cada empresa durante o período da campanha. Todas as empresas estreantes receberão a placa oficial da Peru Week.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

EMBRATUR POTENCIALIZA AGENDA PARA PROMOVER VERÃO BRASILEIRO

EMBRATUR POTENCIALIZA AGENDA PARA PROMOVER VERÃO BRASILEIRO



Buenos Aires é a primeira parada, na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT). Na sequência, a Europa é foco da divulgação brasileira durante a WTM (World Travel Market) em Londres

Balneário Camboriú - SC

O verão brasileiro é um dos maiores atrativos do turismo nacional, e, portanto, um dos nossos mais importantes cartões de visitas no exterior. Por isso, nos próximos dias a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa de diversos eventos na América Latina e na Europa, com o objetivo de fomentar a chegada de turistas no país para a próxima estação.


A expedição tem início na próxima semana, em Buenos Aires, capital argentina, onde a Embratur participará da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), entre os dias 28 e 31 de outubro. A campanha “O Sul é meu destino”, que faz parte do programa Brasil + Turismo, da Embratur e do Ministério do Turismo, é um dos focos das campanhas para atração dos turistas argentinos, que estão no topo da lista de estrangeiros que vem ao Brasil. “O sul do Brasil é destino tradicional dos nossos vizinhos. As ações na feira fazem parte do reforço da promoção nacional, para um público primordial para o nosso turismo”, afirma Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.


No evento, o estande da Embratur é sede da promoção de novos negócios e da promoção dos destinos turísticos brasileiros, que apresentam seus principais atrativos. Regionalizar os destinos é uma das estratégias que a Embratur vem utilizando para promover o Brasil. A ação “o Sul é o meu destino” faz parte de uma série de campanhas publicitárias lançadas pelo governo federal. A primeira, lançada em dezembro de 2016, promoveu o Nordeste (“O verão chegou. E espera por você no Nordeste”), e, em maio deste ano, foi a vez da Amazônia, com a campanha “Descubra uma nova Amazônia”.

World Travel Market, em Londres


O Reino Unido é sede da World Travel Market, uma das feiras internacionais mais importantes para a indústria do Turismo. Este evento é crucial, tanto para os destinos mostrarem seus melhores atrativos quanto para serem realizados encontros com os mais importantes operadores, agentes de viagem, fornecedores, companhias aéreas e demais stakeholders envolvidos na cadeia do turismo internacional, promovendo uma grande oportunidade de network para a Embratur e para os empresários do turismo brasileiro.



“O Turismo no mundo é o 3º colocado na exportação mundial de bens e serviços, é um importante ativo, e o Brasil tem grande potencial de crescimento. Estes encontros internacionais são importantes para vermos as melhores práticas que estão sendo aplicadas em outros países, e estarmos no mesmo páreo dos nossos principais concorrentes, regionais e mundiais”. Além disso, a comitiva brasileira irá a Paris, na França, para realizar encontro com profissionais do trade francês, bem como atividades de promoção na embaixada brasileira no país.


terça-feira, 24 de outubro de 2017

KUROTEL CONQUISTA MAIS DUAS PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS

KUROTEL CONQUISTA MAIS DUAS PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS


Estabelecimento foi reconhecido como “Mais Inovador Centro Médico e Spa do Brasil e “Centro de Bem-Estar do Ano” nas Américas


O comprometimento com um estilo de vida mais saudável e longevo, por meio de programas inovadores e que implicam em métodos de tratamentos com alta performance, combinados à uma ampla oferta de serviços de excelência consolidados aos longo de 35 anos de trajetória foram critérios que levaram a Lux Magazine a nomear o Kurotel – Centro Médico e Spa de Longevidade como o “Mais Inovador Centro Médico e Spa do Brasil” em 2017. A publicação mensal sobre estilo de vida, viagens e artigos de luxo com base em Londres reconheceu a instituição após avaliar seu desempenho nos últimos 12 meses. “A combinação de serviços exclusivos focados na promoção do bem-estar e da longevidade de forma integral, associados ao atendimento médico humano e especializado e a uma moderna infraestrutura são a chave do sucesso dessas mais de três décadas de atuação”, celebra Rochele Silveira, Diretora e uma das filhas dos fundadores do Kurotel.


Engrossa a lista de premiações recentemente arrebatadas pelo Kurotel o título de “Centro de Bem-Estar do Ano nas Américas” oferecido pela Corporate Travel Awards, publicação editada pela Universal Media, que elege grandes hotéis, spas, resorts, operadoras de turismo que mais se destacaram como destino médico e de wellness.


Localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, a posição geográfica permitiu que o casal de fundadores (Luis Carlos e Neusa Silveira) identificasse características similares com a Alemanha, país que já era evoluído na área de Medicina Preventiva e onde existiam os centros Kur de tratamento para estabelecer o Kurotel. “Kur em alemão significa cura, tratamento, terapia, que é exatamente a filosofia que desenvolvemos no local”, comenta ainda Rochele sobre a escolha da cidade que seus pais fizeram para sediar este Centro de referência em vida saudável.


Com 35 anos, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável. Membro do Healing Hotels of the World, eleito como “Melhor Centro Médico das Américas” por três anos consecutivos pelo World Luxury Spa Award e acreditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de spas. Possui 10 programas com atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse & ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias. Também oferece a possibilidade de hospedagem personalizada e Day Spa.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

7º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA SUPERA MAIS UMA VEZ AS EXPECTATIVAS

7º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA SUPERA MAIS UMA VEZ AS EXPECTATIVAS


O segundo dia da 7ª Edição do Festival de Turismo de João pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil começou com intensa movimentação no corredor da Argentina, com a presentas de diversas autoridades políticas nacionais e internacionais, bem como expoentes de trade de turismo. 


O prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo, e o secretário de Turismo de Ushuaia (Argentina), Juan Cherañuk, representando o Prefeito de Ushuaia Walter Vuoto, assinaram acordo para um convênio envolvendo o Turismo cultural e esportivo entre os dois destinos. Pelo convênio, João Pessoa e Ushuaia irão receber da cidade parceira atletas de categoria de base, com entre 10 e 17 anos, para que tenham contato com clubes e competições esportivos locais, e ainda conheçam o destino. O governo local irá cuidar de hospedagem e alimentação das crianças e adolescentes e ainda cuidar para que, com parceria de empresas locais, eles possam fazer passeios turísticos.


"Ushuaia é a 'cidade do fim do mundo', a mais ao sul de todo o planeta, enquanto João Pessoa tem o ponto mais a leste do continente [a Ponta do Seixas]. Isso inspirou nosso acordo, que vai fazer com que mais pessoas conheçam esses extremos", disse a responsável por Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia, Cristiane Cavalli. As viagens serão feitas a partir do ano que vem, com intercâmbios previstos para entre janeiro e abril. 


Outras trocas serão feitas por meio de grupos musicais."Temos em junho uma semana de festividades que marca as noites mais curtas do ano, e nesse festival queremos a presença de bandas de João Pessoa", conta o secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk

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O acordo só foi possível graças a intermediação dos diretores do Festival JPA, Bruno e Breno Mesquita e Claudio Junior, sendo que Claudio esteve em Ushuaia durante o mês de agosto costurando aquele destino espetacular e mais astral do Planeta. 


O que ficou extremamente claro após este segundo dia de evento, é que haverá novo recorde de participação de agentes de viagens, graças ao esforço de operadoras que montaram grandes caravanas e colocaram esses profissionais em contato direto com expositores e capacitações durante o evento. Dos 1,1 mil agentes esperados no JPA (vindos de 23 estados), praticamente um terço foi levado apenas por duas operadoras: Trend, com 250, e FRT, com 145 profissionais, que sem duvidas acreditaram no maior evento do Turismo no Nordeste e montaram caravanas com profissionais de diversas partes do Brasil inclusive do exterior.


No corredor da FRT, estão expositores de Foz do Iguaçu, como o hotel Wyndham local, da Nobile Hotéis, e o Parque das Aves, e de abrangência nacional e até internacional, como Assist Card, Special Tours e Cruise America. Entre as capacitações na sala da operadora, se apresentaram Peru, Aeromexico, o próprio Turismo de Foz e a Disney.


Por sua vez a TREND foi a responsável pela maior caravana do evento, com 250 agentes. Foram priorizados os profissionais do próprio Nordeste (PE, CE, RN e AL), que encontram no FESTIVAL PA uma chance espetacular de aproximar fornecedores nacionais e internacionais. A operação da Trend no Nordeste tem profissionais fixos em todos os Estados, o que denota a importância da região e do Festival para a empresa. Outras operadoras com caravanas no JPA foram G7, Masterop, Westcentral e Iberoservice.

ABRACORP NO FESTIVAL JPA


Lazer, férias, feriadões prolongados não são os únicos potenciais do Turismo em João Pessoa. Com um imenso Centro de Convenções que é considerado referência no Brasil, e uma longa agenda de eventos captados até 2021, a capital paraibana busca se firmar como polo de congressos no Nordeste, e mostrou essa face durante o sétimo Festival de Turismo de João Pessoa. 


No segundo dia de evento, foi realizado o quarto Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, com a presença e mediação de Gervasio Tanabe, Diretor Executivo - ‎ABRACORP Brazil Business Travel Associationcom, com o intuito de disseminar esse segmento entre o trade local.


Participante do Fórum, o diretor do Convention Bureau de João Pessoa e gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, ressaltou que, depois de concluídas as obras do Centro de Convenções, em 2016, já foram firmados convênios que garantirão, até 2021, a injeção de R$ 95 milhões injetados na economia local por meio de congressos. O grande foco são os eventos médicos: já estão marcados para os próximos anos congressos brasileiros de Neurocirurgia (2020), Anestesia (2021), Cabeça e Pescoço (2021), Pneumologia (2019), Anatomia (2018) e Otorrinolaringoligia (2018). Alguns deles com até sete mil pessoas. "Congressos médicos são nossa principal rota. Recebemos essas pessoas e já as colocamos em contato com o turismo de sol e mar. Estamos trabalhando forte para aumentar ainda mais esse volume no futuro próximo", comentou Lucena.


O centro de convenções de João Pessoa tem mais de 48 mil metros quadrados de área, incluindo um pavilhão para feiras de 19 mil e um teatro que comporta três mil pessoas. Destacam-se também o mirante turístico e um restaurante panorâmico. "É a estrutura mais moderna do país", garante o gestor do espaço.

Sergio Albuquerque, Mayara Potira e Felipe Amorim - Hotel Manaíra

Já se percebe claramente, após quatro anos do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas dentro do Festival JPA, uma evolução no debate em torno de viagens corporativas no local, segundo o organizador do fórum e gestor comercial do Hotel Manaíra, Marcus Abrantes. Isso também pelas empresas trazidas para o evento. "Sabemos que há uma carência nesse segmento por aqui, e por isso trazemos caravanas de empresas como Avipam, Alatur JTB, Maringá Turismo e Kontik, além da própria Abracorp", conta ele.


Há elementos de sobra para tornar João Pessoa forte como destino corporativo, segundo ele. "A cidade é um polo da indústria de cimento e também de calçados, com a presença da Alpargatas. A 60 quilômetros daqui está também a única fábrica da Fiat-Jeep fora dos Estados Unidos [em Goiana, Pernambuco]. Une-se isso à estrutura de lazer, e temos um destino completo", ressalta.


O Convention Bureau e o Centro de Convenções de Pessoa participaram de mais essa edição no Centro de Convenções de João Pessoa. Circularam pelos corredores do festival mais de 3,5 mil profissionais entre agentes de viagens, operadores, agentes de viagens corporativos, jornalistas especializados, autoridades e outros profissionais dos serviços complementares da indústria do turismo. O Stand do Convention Bureau e do Centro de Convenções foi fruto de uma aliança de sete anos consecutivos e se mantém como um dos espaços para negociação da Festival de Turismo de João Pessoa. Na edição de 2017, a expectativa é de que o número de compradores convidados seja ampliado.


“A presença do Convention Bureau e do Centro de Convenções juntos no evento, visa aproximar a oferta da demanda com o convite aos principais representantes do setor de viagens turbinando um trabalho crescente e que vem dando frutos importantes a capital paraibana”, afirma o hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira, presidente do Convention Bureau de João Pessoa. Ainda segundo Jairo Oliveira, o objetivo do stand está em atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos, favorecendo a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos.


O gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, comemorou o momento que o turismo de eventos e negócios vive na Paraíba e antecipa que a participação que a atuação conjunta entre o Centro de Convenções e o Convention Bureau como um avanço importante e não poderia ser oportunidade melhor para apresentar e promover o novo complexo para eventos construído pelo Governo da Paraíba, uma vez que estaremos de forma compartilhada atingindo uma grande concentração de profissionais especializados que vão enriquecer suas prateleiras com nosso arrojado e versátil Centro de Convenções. E por outro lado, o nosso produto ganhará uma visibilidade espetacular em virtude da própria mídia gerada por esse importante evento.


Enfim, foram dois dias de pleno êxito. Empresas brasileiras e estrangeiras de todos os segmentos do fizeram negócios, fortaleceram laços, encurtaram distâncias no Festival de Turismo JPA, Com 20% mais expositores estrangeiros e uma área maior que a do ano passado, ultrapassou mais de 3,5 mil profissionais do setor. O festival felizmente continua em seu formato de "circuito", diferente de feiras como a ABAV, FESTURIS, WTM... 

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Os visitantes passam por corredores temáticos, alguns capitaneados por operadoras, outro por países, no caso à Argentina, que trouxeram grandes caravanas de agentes, como Trend e FRT. Paralelamente, aconteceram capacitações de destinos, companhias aéreas, redes hoteleiras e outros, contribuindo com a intenção dos organizadores de fazer da feira um evento mais qualificado que a média. A receita está corretíssima. Nem mais, nem menos. Perfeita!


Cabe o registro que neste sábado os jornalistas que estavam cobrindo o evento foram recebidos para um almoço especial no Marítimos Praia. Em parceria com o Festival JPA, os convidados da imprensa tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente temático do restaurante e saborear o melhor da gastronomia contemporânea. “Para nós, foi muito especial receber jornalistas que divulgam o turismo Brasil a fora. O Marítimos Praia apoia e incentiva a promoção de todos os destinos. Estamos muito felizes em proporcionar um momento de confraternização e apresentá-los a gastronomia que fazemos sempre com muito amor”, declarou Susy Machado, gerente geral do Marítimos Praia.


Este jornalista cobriu o evento a convite do festival e Hotel Tambau e viajou pelas asas da AVIANCA.