IMBITUBA - UM MAR DE OPORTUNIDADES
Com a ajuda da comunidade e dos antigos caçadores que participaram das atividades de captura e processamento das baleias, o Barracão da baleia foi reconstruído e hoje é o local do Museu da Baleia, primeiro da América do Sul a reunir informações sobre a saga das baleias, sua matança e luta pela sua preservação.
Imbituba situa-se no coração da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, criada por Decreto Federal em setembro de 2000, e que se destina a assegurar a adequada tranquilidade para as baleias francas que fazem da costa centro-sul de Santa Catarina o seu berçário, harmonizando as atividades humanas com as necessidades de proteção ambiental. Hoje as baleias visitam o município de junho a novembro, propiciando o turismo de observação de baleias, e a cidade descobre ou redescobre sua fenomenal capacidade turística que teve início na década de 70, com o potencial das ondas, principalmente das praias da Rosa e da Vila. Nessa época, diversos surfistas, principalmente do Rio de Janeiro, se fixaram em Imbituba, transformando a cidade no principal pólo de surf da região sul. A partir do ano 2000, Imbituba passou a se concentrar no turismo, atraindo surfistas e banhistas para seu litoral.
Clic na imagem para ampliá-la
Vou me concentrar na Praia do Rosa, a mais charmosa e a que mais tem atraído gente de todo mundo graças a sua infra-estrutura hoteleira e gastronômica. Neste paraíso você encontrará os mais diversos tipos de hospedagem. Desde ecoresorts até pequenas e aconchegantes pousadas atendidas pelos proprietários. De um modo geral cada uma, de acordo com o seu estilo, busca a integração com o meio ambiente e a qualidade no atendimento. As casas de aluguel são outra opção, com ótima localização e infra-estrutura, muitas delas oferecem serviço de camareira. A praia é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Falando em Eco Resort, vale comentar sobre o fenomenal Vida Sol e Mar Spa Eco Resort & Beach Village, com capacidade para receber tranquilamente 150 pessoas bem acomodadas em seus mais de 40 bangalôs equipados com telefone, refrigerador, ventilador, ar condicionado, tv com recepção via satélite, DVD/CD player, área externa com redes e cadeiras de balanço dispostas em 50.000 m² de área verde à beira-mar na Praia do Rosa. Algumas unidades possuem até piscinas e ofuros.
No Beach Village, você tem a sua disposição 30.000 m² de área verde onde estão distribuídas 12 Amplas Casas de Alto Padrão. Os banheiros são equipados com aquecedor de água a gás, camas do tipo spring box queen size, ar condicionado em quase todas as suítes, cozinha com fogão, forno, microondas e maquina de lava-louça, lavanderia com maquina de lava-roupa e secadora, telefone, TV, cabo para conexão rápida à internet e frigobar, deck com vista para o mar com redes e espreguiçadeiras, churrasqueira, e lareira.
Clic na imagem para ampliá-la
Clic na imagem para ampliá-la
O amor que o Enrique sente pela natureza, o levou a presidencia do Instituto Baleia Franca, já que esses gigantes do mar fazem do quintal do Eco Resort um fantástico berçário. Na pousada mesmo você contrata saídas de barcos especiais para ver de perto essas maravilhas.
Clic na foto para ampliá-la
Como se tudo isso ainda fosse pouco, ainda tem o Spa com suas terapias começando pela fisioterapia, passando pelo Reike, Shiatsu, massagens relaxantes, Terapias Integradas, (a mais recomendada pois mistura o melhor do Shiatsu, massagem relaxante, reike e reflexologia), Reflexologia, Drenagem Linfática, Esfoliação, Hidratação Facial, Massagem Ajuverda, Marine Rejuvenescedor, e terminando na fantástica massagem a quatro mãos e o Guatsu, isto é, uma massagem de shiastu dentro da lagoa, em frente a pousada. Você não vai acreditar nisso. Só fazendo mesmo. Você ainda pode fazer essas terapias na beira da praia. Que vida em!!!
Você não precisa sair do Eco Resort para nada! Mas para quem está de férias, o melhor é sempre circular e provar outros sabores e temperos. Minha primeira dica é o Restaurante Quinta do Bucanero sob os cuidados do Chef Marcio Borges. O bistrô faz parte do Roteiros do Charme. Um dos lugares mais lindos que coloquei meu pé e de lá você tanto pode ver o nascer do sol ou da lua. Estonteante mesmo. Minha dica culinária é o fantástico Congrio assado com cobertura de carne de Siri, tomates secos, queijo brie, acompanhados de batata noissete. De sobremesa peça um Petit Gateu de Doce de Leite com Goiabada e Catupiri. Não tenho adjetivos para essas iguarias. Simplesmente você tem que provar. Vale lembrar que o Quinta do Bucanero é do meu amigo Bocão, ou melhor dizendo, do fera e piloto Cezar Pegoraro, que participou das mais diversas categorias do automobilismo nacional e internacional e da sua esposa Jackie Biazus, cuja decoração tem seu toque, sua personalidade. Com muita experiência sabem fazer muito bem o que fazem, experiências conquistadas ao redor do mundo não lhe faltam. Outro "detalhe" importante é que a Quinta do Bucanero é considerada pelo Guia 4 Rodas, há anos, um dos cinco melhores hotéis para casais do Brasil.
Clic na imagem para ampliá-la
Para jantar vá visitar meu amigo Carlos Frederico Behrends e sua esposa Fernanda kalil, no restaurante Refúgio do Pescador. Diversidades de vinhos selecionados, boa música e um ambiente com recantos encantadores. O chef é competente Luciano Fernandes. O local é um dos mais charmosos do Rosa e a exemplo dos acima mencionados, também recomendado pelo Guia Quatro Rodas. Sabor do Mediterrâneo com toda a mescla açoriana/brasileira. Minha dica para você provar é o Linguado a Moda do Rosa, com molho de tomates frescos, camarão, manjericão e oliva extra virgem, servido com batatas avavos. De quebra um Chardonnay para acompanhar. Se não quiser isso, prove então as paellas a Marinera, a Valenciana, a Moqueca de Garoupa, salada de Bacalhau, Risotos, pastas e filés. Para adoçar a boca, sorvete de amêndoas com calda de amoras. É de lamber os dedos e comer bem escondidinho embaixo da mesa.
Enfim, ir a Imbituba, à Praia do Rosa e não estar nesses lugares é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. A Praia do Rosa leva a sério o turismo sustentável, aquele que movimenta a economia mas preserva o futuro. Há mais de três décadas, amantes do surf e do ecoturismo elegeram a Praia do Rosa, como um destino que alia natureza exuberante e conforto, tanto que em 2003 lhe rendeu o título de uma das baías mais lindas do mundo e, está logo aqui pertinho, a 70 quilômetros de Florianópolis, pela BR 101, que, quem sabe um dia estará duplicada, permitindo-nos chegar lá com mais rapidez e segurança, desfrutando de tanta exuberância, quer pegando ondas, observando pássaros e baleias, cavalgadas espetaculares ou caminhando pro trilhas ecológicas. Praia do Rosa, boa em qualquer época do ano. Boa viagem e volte sempre, lembrando a você que quem veraneia por lá, entre os meses de julho e novembro são elas, as celebridades Baleias Francas, que deixas as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam o litoral centro-sul catarinense para dar a luz e amamentar seus filhotes.
Não posso deixar de registrar também o magnifico trabaHho desempenhado pela jornalista Marta Regina Schlichting, responsável pela PROA - Pousadas do Rosa Associadas, uma associação que merece respeito por tudo o que já fez e faz pela praia. É dela a iniciativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba, os cuidados permanentes com a segurança, com o lixo, as articulações com o poder público, iniciativa privada e comunidade local. A PROA é composta por 7 pousadas e uma agência de turismo e trabalha sem fins lucrativos, agregando valor para todos que tem seus negócios naquela região. Recentemente, promoveu o I Festival Gastronômico da Praia do Rosa, com tEmática em cima da culinária sustentável, resgatando a cultura açoriana e trazendo chefs consagrados de Florianópolis. Não "importou" chefs de outros estados. Isso é turismo sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário