quarta-feira, 24 de junho de 2009

COM ENCANTAMENTO E MAGIA ENCERRA EM CANELA A 21ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS



Em sua 21ª edição, terminou neste domingo o Festival Internacional de Bonecos de Canela e, sem sombra de dúvidas, despertou em cada um, a criança que geralmente deixamos adormecer dentro de nós. A Serra Gaúcha ficou multicolorida, multifacetada. Bonecos em todos os cantos. Nas praças, escolas, hotéis, teatros! Tudo era palco. Ruas foram fechadas exclusivamente para que não só os canelenses, mas todos aqueles que visitaram a cidade, pudessem se divertir ao máximo. Em outras palavras, Canela transformou-se na capital dos bonecos por quatro dias, criando um clima de magia, encantamento, além de muita emoção.





Os bonequeiros, através de suas belíssimas criações deram vida aos bonecos e asas a nossa imaginação. O festival, além de proporcionar ao público espetáculos inesquecíveis, promoveu workshops, exposições e debates. Mostrou que a semente plantada ha 21 anos, tornou-se criança, adolescente, jovem e agora chega a sua maioridade, trazendo e levando para o mundo a sua arte bonequeira. Nessa edição estiveram por aqui grupos como Gioco Vita, um dos mais conhecidos da Itália, a bonequeira espanhola Valéria Guglietti, fenomenal, diga-se de passagem, tanto que o público pediu e a organização por bem, atendeu aos apelos e ela voltou ao palco neste domingo para mais apresentações.





Valéria trouxe à Canela uma técnica que habita o imaginário popular: quem já não tentou formar, com sombras na parede, bichinhos e figuras com as mãos? Pois a moça é uma especialista nesta técnica e faz isto na frente do público, projetando sua família de personagens em uma tela gigante. Também se apresentaram Grupos brasileiros conceituados mundialmente a exemplo do Giramundo e, pela primeira vez em Canela o grupo WHS, da Finlândia, que se apresentou com manipulação de formas e idéias, com alta tecnologia, técnicas circences de alto nível, algo que os espectadores jamais sonharam em ver. O único a ser aplaudido todo o tempo. Espetacular!





Quase 30 mil pessoal puderam assistir a criatividade, irreverência, a alegria, o colorido dos bonecos manipulados por artistas bonequeiros que deram vida a suas criações de esponja, de madeira, de sombra, manipulados por cabos, por fios, por mãos mágicas que encantam o público do Festival.




O desfile dos bonecos, um dos momentos mais esperados do evento, anualmente apresentou a banda marcial da Escola Neusa Mari Pacheco a sua frente. Quem formou a banda foi o atual prefeito municipal de Canela, Constantino Orsolin. Presenteando o público, a autoridade maior do Município regeu a banda neste desfile, chamando a atenção de todos, pois isto é algo inédito. Canela tem um prefeito que rege a única banda marcial da cidade. Os bonequeiros, com os bonecos, encheram a Praça João Corrêa após o desfile.


O troféu júri popular Bonecos do Chapéu e Bonecos Canela, com apoio da Assembléia Legistativa, gera sempre muita expectativa entre os bonequeiros, já que quem aponta os melhores espetáculos apresentados no Festival são os expectadores. A entrega do troféu, criado pelo artesão da região Xisto, para os vencedores aconteceu neste domingo no Teatro Municipal. O público escolheu como melhor espetáculo apresentado nos teatros o “No Toquen Mis Manos”, de Valéria Guglietti, da Espanha e Bichos do Brasil, do Pia Fraus, de São Paulo, foi o melhor do Bonecos do Chapéu. ”

Para 2010, Marina Gil, diretora executiva do Festival há 21 anos, afirma: “nosso desafio do ano que vem é dobrar o orçamento para fazer um Festival ainda maior.” Enfim, aplausos, gargalhadas e até lágrimas de emoção deram o tom em mais essa edição que, desde já deixa saudades, mostrando efetivamente que a arte não tem fronteiras. Todos se entenderam perfeitamente, numa toca incessante de alegria que a todos contagiou.

O Festival de Bonecos de Canela tem patrocínio do Ministério do Turismo, Caixa, Random, CEEE, com apoio da Prefeitura de Canela e ACIC, numa realização da Fundação Cultural de Canela.




Meus sinceros agradecimentos a Pousada Villa Vecchia, aos amigos Rafael e Fernanda do Café & Bistrô Empório, o melhor da cidade, aliás, melhor é pouco, a caríssima Martina do Castelinho Caracol, ao Parque Caracol, Teleférico, a Fabiana Costa do Serrano Resort, a Cantina Namona e ao Paulo Soares da Cantina Di Capo. Meus aplausos a organização do evento, principalmente a sua brilhante assessoria de imprensa, a cargo da Luciana Zanatta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário