Desgoverno decide o fim do programa emergencial Perse
FIM DO PROGRAMA EMERGENCIAL PERSE
Desgoverno decide o fim do programa emergencial Perse
Uma coisa é muito mais do que certa, independente da fala do Ministro Celso Sabino (turismo) e ou de quem quer que seja da área em âmbito governamental, é mentira deslavada. O fato é que, o que se puder fazer para acabar com o turismo será feito. Nada a comemorar sobre o discurso que chegaremos a não sei quantos milhões de turistas, pois é a mais pura balela. Agora, comenta-se nos porões do nosso completo desgoverno que será extinta a PERSE – Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos com a justificativa de que os recursos destinados a subsidiá-lo teriam chegado ao fim. É lógico que chegou ao fim! O desgoverno tem gastado no mínimo o quíntuplo do que arrecada e, por conta disso só tem nos taxado cada vez mais e cancelado benefícios fundamentais. De fato esse não é primeiro movimento para acabar com o único benefício concedido exclusivamente para o turismo. Pelo contrário, a tentativa de por fim ao programa parece sistemática, uma vez que, entre idas e vindas, ele foi aprovado diversas vezes no Congresso Nacional.
Segundo Manoel Linhares, Presidente da ABIH NACIONAL: “Antes de mais nada, precisamos considerar três pontos básicos: a razão do Perse ter sido criado, quais os setores foram atendidos e em que condições as empresas poderiam se habilitar. O motivo de sua edição, tenho certeza, ainda está vivo em nossa memória, uma vez que seus beneficiados, a indústria do turismo, grande geradora de emprego, ficou quase dois anos paralisada, por força das restrições sanitárias impostas pela pandemia. No caso da hotelaria, 80% dos meios de hospedagem permaneceram fechados completamente e o restante funcionou com 5% de ocupação, principalmente, para atender médicos e pessoas ligadas às atividades essenciais que trabalharam durante o isolamento social. Entre os critérios para as empresas se habilitarem no programa, também estava a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a renegociação e o pagamento de dívidas tributárias e não tributárias com a União. Como forma de aprofundar o debate sobre a questão, já que as justificativas do governo para o término do Perse, além do fim dos recursos, estão possíveis fraudes, nossa proposta é que a Receita Federal torne público, através da Lei da Transparência, todos os valores envolvidos até hoje. As empresas que não estão em conformidade, deveriam ser obrigadas a devolver os recursos que se juntariam aos milhões arrecadados com pagamento das dívidas fiscais das empresas honestas.”
A sociedade precisa ter acesso a esses números até mesmo para avaliar a iniciativa e sua real efetividade, já que os cofres públicos devem receber cerca de R$ 28 bilhões através da renegociação de débitos até o término do programa. É fundamental também diferenciar as empresas realmente aptas a estarem no Perse, através do cruzamento de dados, num verdadeiro trabalho de investigação, para identificar quem cumpre as exigências adequadamente. Outro ponto que precisa ser destacado e esclarecido pelo governo é a sua abrangência que aceitou entre seus beneficiários empresas como o IFood, uma corporação internacional típica da indústria 4.0, que consolidou seus negócios durante a pandemia, e que não atende às exigências básicas do programa, como ser inscrito no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. O governo federal e os congressistas reconheceram a importância do turismo brasileiro como vetor da economia, principalmente devido à união de diversas lideranças setoriais que por diversas vezes, de maneira inédita, percorreram os gabinetes dos parlamentares para mostrar-lhes a importância e o impacto do setor na economia brasileira. Caso contrário, o que teríamos hoje, certamente, seria cenário devastador para uma das principais indústrias do país.
FESTURIS INTERNACIONAL
Nesta semana, nos dias 26 e 27, a CEO do Festuris, Marta Rossi, acompanhada pela gerente de comunicação Cibele Marcon, o executivo comercial Abimael Rodrigues, o brand designer Moisés Castilhos e o administrador Sérgio Prade estão no Uruguai, onde ocorre a Gramado Summit Punta Del Este. Eduardo e Juliana Zorzanello viajaram para o Uruguai ainda no domingo, e na última segunda-feira (23), estiveram reunidos com o Ministério do Turismo do Uruguai. De 28 de setembro a 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires, na Argentina, para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, que vai reunir dezenas de países e o Brasil é o grande homenageado desta edição. “A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá. Estar lá é conectar o Festuris à FIT e principalmente levar um olhar às marcas de alto padrão. Lá teremos espaço para participar de rodadas de negócios e reuniões com o mercado internacional”, destaca Kênia. “A presença em eventos globais permite estabelecer parcerias estratégicas com operadores turísticos e agentes de viagens, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios. A troca de experiências com outros destinos também enriquece o conhecimento local, contribuindo para a inovação nos serviços oferecidos. Ao atrair investimentos e aumentar a visibilidade, o Festuris reforça seu papel como catalisador do desenvolvimento econômico e turístico de Gramado, beneficiando toda a comunidade”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
Recentemente, nos dias 17 e 18, a gerente Comercial Andrea Oliveira e a gerente de Logística e Viagens Débora Dilkin estiveram no Peru, onde participaram de encontro com a PROMPERÚ – Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo e operadoras de viagens para promover o destino Brasil e o turismo de negócios. Outra parte da agenda ocorreu na Embaixada do Brasil em Lima, onde foi possível apresentar o destino Gramado e a 36ª edição do Festuris. “Nesta missão, tivemos a confirmação da presença de um grupo peruano de compradores que estarão em Gramado para negociar com os nossos expositores”, comemora Andreia. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.
GTA & IZA SEGURADORA
A GTA comunicou um novo ciclo de modernização ao anunciar parceria com a Iza Seguradora, a primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep. A parceria cria um ecossistema que facilita o gerenciamento de seguros viagem. A partir de 28 de setembro, os produtos da GTA terão a proteção da Iza e estrão disponíveis com uma ampla variedade de coberturas personalizadas. A união vai revolucionar a experiência do consumidor, oferecendo uma solução ainda mais ágil e dinâmica, com foco na excelência e praticidade no atendimento ao cliente. A inovação digital da IZA Seguradora com foco em seguro de pessoas, somada à tradição da GTA, que é referência em seguro viagem no Brasil, culminará em uma solução completa, unindo eficiência tecnológica e tranquilidade para as viagens aos passageiros. “O acordo reforça nosso compromisso com as tendências de consumo, agregando inovação, segurança e conveniência aos nossos clientes, alinhadas às necessidades do mercado moderno de seguro viagem”, afirma o presidente Celso Guelfi.
A nova parceria viabiliza a oferta de ferramentas exclusivas, como a de monitoramento remoto de saúde via scan facial, de origem israelense e que utiliza inteligência artificial. Essa tecnologia, incorporada aos serviços de Telemedicina, permitirá que os médicos e profissionais monitorem e recebam, em tempo real, sinais vitais como ritmo cardíaco, respiração, hemoglobina, pressão arterial, nível de estresse, bem-estar e HRV-SDNN (variabilidade de frequência cardíaca). Os dados são coletados diretamente dos smartphones do passageiro. Essa funcionalidade agiliza o diagnóstico e suporte, proporcionando um atendimento mais completo e eficiente, especialmente em emergências. “Mesmo com a modernização junto a uma nova seguradora, nossos canais de distribuição seguem sendo o agente de viagem, operadoras e corretores, os quais valorizamos incondicionalmente. Eles continuarão a receber treinamento para garantir que oferecerão a solução ideal para cada cliente”, reforçou Guelfi.
ABIH/SC NA EQUIPOTEL
A Diretora Comercial, Danisa Virmond, a Gerente Executiva, Juliana Bossi Castro, e a Analista, Josiane Castilhos marcaram presença no Equipotel 2024, um dos maiores eventos do setor de hospitalidade na América Latina. Com foco em fortalecer parcerias e acompanhar as novidades do mercado, a equipe representou a ABIH-SC, reforçando o compromisso com a inovação e o crescimento do setor hoteleiro. Durante a Equipotel, além do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, comemorou o sétimo ano de parceria com a feira, contando com um espaço exclusivo localizado na área O69, ao lado do Ministério do Turismo. Mais de cinco mil pessoas passaram pela arena da 66ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel que aconteceu durante os dois primeiros dias da Equipotel, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Liderança que conquista resultados”, o congresso esse ano apresentou uma programação mais compacta e técnica, e apostou em levar para a plenária personalidades de destaque em seu campo de atuação. “O Conotel 2024 foi um sucesso. O modelo mais enxuto e focado deu certo e a parceria com a Equipotel tem se mostrado uma grande oportunidade de juntar o capital institucional e político da ABIH Nacional com a expertise da maior feira de equipamentos voltados para hospitalidade e alimentação da América Latina, congregando os interesses de empreendedores e profissionais da hotelaria brasileira”, afirmou Manoel Linhares.
TEMPORADA DE CRUZEIROS EM SANTA CATARINA
A Clia Brasil deu início à sua série de reuniões para alinhamentos e ajustes estratégicos da próxima temporada de cruzeiros. O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, e representantes da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros, estiveram em Balneário Camboriú para encontrar representantes de órgãos essenciais para a operação dos cruzeiros, e discutir em detalhes as operações dos cruzeiros de acordo com as particularidades da região. Na temporada 2024/2025, Balneário Camboriú receberá 64 escalas, 52 de cabotagem e 12 de longo curso, com mais de 211 mil leitos disponíveis. Já Itajaí contará com 40 escalas, 37 de cabotagem e 3 de longo curso, oferecendo quase 161 mil leitos, enquanto Porto Belo terá 17 escalas, sendo 13 de cabotagem e 4 de longo curso, com mais de 55 mil leitos totais. “Estas reuniões são muito importantes para manter todos os atores envolvidos próximos e engajados em oferecer experiências únicas para os cruzeiristas. Por isso, realizamos edições antes e depois das temporadas.”
“De abril a julho, estivemos com mais de 400 pessoas nas reuniões de balanço da última temporada, percorrendo todos os destinos que recebem navios de cabotagem, e vamos fazer o mesmo agora”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil. “Nas cidades de escala, cada cruzeirista gera um impacto econômico médio de R$668,91, enquanto nas cidades de embarque e desembarque esse valor é de R$877,01. Esse impacto se reflete no restaurante, no vendedor de água de coco na praia, na loja de lembrancinhas, na manicure local, no supermercado, no taxista, nas empresas de passeios, nos hotéis e em muitos outros negócios que fazem parte do cotidiano da região”, acrescentou Ferraz.
EXPO ABAV 51
Para colocar gente dentro e mostrar grande público, a EXPO ABAV 51, pela primeira vez, abrirá as portas para o público em geral. Quem sabe assim seus corredores fiquem cheios, o que não demonstra nenhum negócio pois o consumidor final não poderá comprar nenhum produto. Dessa forma, além da visitação de profissionais do setor, no dia 28, a feira proporcionará ao consumidor a oportunidade de pelo menos conhecer mais sobre produtos e destinos turísticos. A entrada solidária terá valor a partir de R$ 20 reais e será totalmente revertida para o Médico sem Fronteiras. Os ingressos para o público final, no entanto, poderão ser adquiridos na bilheteria do evento, durante o sábado (28). Sempre realizada no período em que se celebra o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, a Abav Expo 51 ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB. No mesmo dia 28 começa em Buenos Aireis uma das maiores feiras do mundo, FIT, com 45 países participantes e com público superior a 125 mil pessoas.
HARD ROCK CAFÉ SOBRE O MAR
O estado de Santa Catarina terá em breve mais um equipamento para impulsionar o turismo. Trata-se da única unidade do Hard Rock Café sobre o mar, quer será construída em Itapema. O lançamento oficial reuniu as empresas investidoras do Hard Rock Cafe Itapema, MayBelly Incorporadora, Pantanal Negócios Imobiliários, R7 Participações e o empresário Marcelo Tobias. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento, incluindo o franqueador master do Hard Rock Cafe para o Brasil e as Ilhas do Pacífico, Norberto Herrero. Durante a solenidade, o representante do Hard Rock Cafe International destacou três motivos que levaram a marca a escolher a região para o novo restaurante: Itapema, uma cidade pujante, o Píer Oporto, que considerou como um projeto de primeiro mundo, e o grupo empresarial que investiu na vinda da franquia. E enfatizou que a unidade em Itapema será única. “Nossa missão é de longo prazo, é um casamento. Essa família que se formou agora foi um fator essencial para a vinda do Hard Rock Cafe para Itapema. Será uma operação realmente diferente porque será o único Hard Rock Cafe no mundo acima do mar”, ressaltou Norberto Herrero. Com o anúncio, a estrutura única na América Latina, mesmo antes de ser inaugurada, já se consolida como a futura atração turística da região, trazendo uma marca de renome internacional. A unidade terá 1.200 m² e ficará localizada em um dos pontos mais deslumbrantes do Píer, com vista 360º para o mar, proporcionando uma experiência única para os clientes apaixonados pela marca. Afinal, em todo o mundo, será o único Hard Rock Café dentro da água.
VISTOS AMERICANOS
As viagens para os Estados Unidos continuam em alta porque são mais baratas e os voos são diretos. O Secretário Adjunto de Estado para Gestão e Recursos dos EUA, Richard Verma, disse que o Departamento de Estado conseguiu, em grande parte, fazer com que os tempos de espera por vistos voltassem aos níveis pré-pandêmicos, enquanto enfrenta níveis recordes de demanda. Nos três primeiros trimestres do ano fiscal, os EUA emitiram 8 milhões de vistos. No ano passado, os EUA receberam 67 milhões de visitantes internacionais, o que Verma descreveu como “números recordes”. “Os números estão fora da curva. Mais uma vez, é um bom problema em termos de tempo de espera”. No entanto, Verma disse que o departamento ainda está trabalhando para reduzir o tempo de espera para pedidos de visto pela primeira vez de países como Brasil, Colômbia, México e Índia. Recentemente, o Congresso reservou US$ 50 milhões para o Departamento de Estado “reduzir o acúmulo de passaportes e o tempo de espera por vistos”. Desde a pandemia, o Departamento de Estado tem lidado com um acúmulo de vistos alimentado pela falta de pessoal e pela demanda reprimida. Alguns países têm enfrentado tempos de espera por vistos que chegam a dois anos. Verma acrescentou que o Departamento de Estado tem trabalhado com o Departamento de Segurança Interna para garantir que possa “focar nos grupos certos de pessoas”. Atualmente, cerca de 40% dos candidatos não precisam de entrevista, disse ele. “Em outras palavras, se pudermos dispensar a entrevista para categorias de pessoas, devemos fazer isso”, disse Richard. Em desenvolvimentos separados, Verma disse que o Departamento de Estado planeja lançar sua opção de renovação de passaporte on-line para cidadãos dos EUA, desde o último dia 18 de setembro.
FESTIVAL CHAMPAGNE MAISON TAITTINGER
O Castelo Saint Andrews em Gramado, celebra a excelência da alta gastronomia francesa. Em continuidade a uma história iniciada ainda no século XIII por monges beneditinos, Pierre Taittinger adquiriu em 1932 a maison fundada em 1734 na região de Champagne pelo comerciante Jacques Fourneaux. O objetivo da família Taittinger sempre foi a busca pela excelência. “O nome na garrafa transmite tanto as habilidades e o conhecimento do passado quanto um compromisso com o futuro”, afirmou Pierre Emmanuel Taittinger, que há 40 anos personifica esse compromisso – e hoje o compartilha com seus filhos Clovis e Vitalie. Uma das marcas registradas da Maison Taittinger é sua relação com a gastronomia. Foi esse espírito que levou à criação, em 1967, do prêmio culinário Le Taittinger, hoje ArsNova Author’s Cuisine Prize. Ele celebra a excelência criativa e partilha o savoir-fare de grandes chefs com o maior número de pessoas possível. Nada mais apropriado, portanto, que reverenciar essa tradição com um menu autoral em que cada etapa foi pensada em harmonia com um rótulo da Maison. Confira o menu edemais detalhesclicando no foto.
ECOTURISMO CRESCE 20% AO ANO
Santa Catarina é destaque no turismo rural na Serra Catarinense, que possibilita uma imersão na natureza com experiências culturais e gastronômicas Nas férias de julho muitos buscaram estar em meio à natureza para descansar e apreciar os cenários deslumbrantes que muitos destinos oferecem. Com o aumento da procura e a disseminação desse tipo de lazer, o ecoturismo cresce cerca de 20% ao ano, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao mesmo tempo, o turismo no geral avança 7,5% ao ano. De Norte a Sul, o Brasil conta com diversos pontos turísticos que possibilitam o lazer e a apreciação das paisagens de uma forma sustentável e que estimula a preservação do meio ambiente. Nata Bela e Santa Catarina, estado que é o ícone do turismo rural em toda Serra Catarinense, montanhas e cachoeiras se destacam em diversas rotas que os visitantes podem explorar. Além disso a lida no campo, a vida na fazenda desperta e propicia uma imersão na natureza com uma estrutura que se mescla ao entorno. Segundo Rogerio Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, localizado em Lages SC, a Princesa da Serra: “Temos o privilégio de ter, em pleno centro urbano, um oásis que promove uma experiência singular em meio à natureza. Como estamos localizados a quatro quilômetros do centro da cidade, ao entrar na fazenda, você tem a sensação de estar voltando no tempo nesse imenso cenário. Tudo isso, claro, com um turismo que respeita o meio ambiente e coloca o visitante em um clima de contemplação.”
O CRESCIMENTO DO ECOTURISMO/TURISMO RURAL
O que fica claro é que esse tipo de turismo só não desponta e cresce mais por conta do próprio poder público municipal que é um sócio majoritário e desleal que, ao final, só cria dificuldades para vender facilidades. A indústria da fiscalização é violentíssima e o pequeno, micro empresário e empreendedor deixam de investir na região justamente por tantas dificuldades e taxas. O poder público municipal precisa entender que o ecoturismo, utilizando-se do patrimônio natural de forma sustentável, é um segmento que tem crescido a um ritmo considerável ao longo dos anos. Dados da OMT revelam que, no Brasil, cerca de um milhão de viajantes optam pela modalidade, gerando um faturamento de US$ 70 milhões. Dessa forma, o poder público municipal deve ser um aliado e não o contrário. Além disso, a tendência desse segmento deve crescer entre o público que passa pelo processo de conscientização sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e buscam formas de lazer que prezam pela sustentabilidade. Hoje, segundo o Ministério do Turismo, destinos que oferecem opções de natureza e ecoturismo ocupam o segundo lugar entre os mais procurados e foram citados por 27% dos entrevistados em pesquisa.
Já Ivan Cascaes, CEO do melhor empreendimento turístico em sua categoria, o Rio do Rastro Eco Resort, na cidade de Bom Jardim da Serra, a beira dos Cânions do aparados da Serra e onde o poder público é um grande aliado, comenta que: “É muito interessante ver essa tendência crescer, pois esse turismo trás esse conceito de convergência entre o lazer e a sustentabilidade. Sempre recebemos muitos visitantes brasileiros que buscam apreciar essa interação harmoniosa com a natureza e, em 2023, a quantidade de turistas de fora do país aumentou expressivamente.”
PRIMAVERA NAS CATARATAS
Chegou a primavera no Parque Nacional do Iguaçu: um show da natureza. A biodiversidade do Patrimônio Mundial Natural ganha novas perspectivas, encantando visitantes de diferentes países e idades. A primavera teve início neste último domingo, 22 de setembro, e vai até 21 de dezembro. Quem visita a unidade de conservação tem a chance de contemplar a biodiversidade do parque, que se torna ainda mais vibrante com as mudanças das estações. Na primavera, a vegetação exibe cores intensas, com o verde exuberante das árvores revigorado e flores multicoloridas adicionando um toque de charme à paisagem dessa Maravilha Mundial da Natureza. Para os apaixonados por passeios em meio à natureza, com caminhadas ao ar livre, observar as belezas da estação é uma experiência inesquecível no parque. Os tons vibrantes das flores se destacam, criando uma visão encantadora e harmoniosa. Já a fauna do Parque Nacional do Iguaçu é um espetáculo à parte, oferecendo surpresas a cada passo.
Lagartos caminham tranquilamente ao longo da trilha, enquanto tucanos se camuflam entre as árvores. Macacos saltam de galho em galho, e quatis farejam atentos o ambiente. Borboletas de todos os tipos de cores encantam com um voo delicado, e aves realizam rasantes próximos às quedas-d’água. Em qualquer direção que se olhe, há sempre um detalhe fascinante para admirar. Dicas para melhor aproveitar o passeio – A visita ao parque é ao ar livre e em contato com a natureza, então é sempre recomendável o uso de protetor solar e repelente. A dica na questão das roupas é que sejam leves e confortáveis, acompanhadas de acessórios como boné ou chapéu para proteger a cabeça e de óculos de sol para maior conforto. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.
SUSTENTABILIDADE – ENEGIAS RENOVÁVEIS
A transição energética global, justa e inclusiva será debatida de 30 de setembro a 4 de outubro, durante reuniões do G20, sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Itaipu Binacional, que está trazendo o evento para Foz do Iguaçu (PR). Os encontros ocorrem nos hotéis Bourbon Cataratas e Mabu. Durante esse período, Foz do Iguaçu será o destino natural do G20, que reúne as maiores economias do planeta. Com várias iniciativas, Itaipu tem sido um símbolo da transição energética para o Brasil e para o mundo. A usina mantém parcerias com municípios, comunidades, propriedades privadas e outras partes interessadas para promover a restauração de florestas ribeirinhas, a formação de corredores ecológicos e a conservação de solo agrícola e florestal. Além disso, a empresa realiza diversas iniciativas de monitoramento, pesquisa e ações de conservação. Tudo para garantir a qualidade hídrica do reservatório de Itaipu, que produz energia limpa e renovável e promove o bem-estar da população da sua área de influência. Em 2023, Itaipu foi responsável pelo fornecimento de 88% de toda a energia elétrica consumida no Paraguai e 10% do consumo brasileiro. Itaipu também garante uma grande contribuição ao Paraguai e ao Brasil no uso de energia renovável (hidrelétrica, solar térmica, solar fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde). Todas essas ações têm conexão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
PIONEIRISMO
Desde 2006, a Itaipu apoia a transição energética com o início dos programas Energias Renováveis (ER) e Mobilidade Elétrica Sustentável. Os projetos de ER começaram dada a preocupação com a grande concentração de produção de proteína animal nos municípios próximos ao reservatório da usina, que acaba gerando resíduos que, se não destinados de maneira adequada, chegam até as águas de Itaipu através dos rios da região. A empresa entendeu que uma boa maneira de evitar a descarga dos efluentes seria gerar conhecimento sobre a transformação desse passivo ambiental em um ativo econômico: o biogás. Assim, além de fomentar uma solução para a destinação desses resíduos, Itaipu iniciou um processo de transição energética nas propriedades, trazendo benefícios ambientais e econômicos aos produtores rurais, incrementando suas rendas e incluindo uma nova fonte de energia renovável e riqueza na sua cadeia de produção. O projeto apoiado por Itaipu na região Oeste do Paraná foi a base técnica e regulatória para a geração distribuída no Brasil, que hoje está massivamente presente em 99,6% dos municípios brasileiros com a solar fotovoltaica, superando os 32 GW instalados, em setembro de 2024 (Aneel).
LINHAS DE PESQUISA
Dentre as atuais linhas de pesquisa do Programa VE estão o Sistema de Armazenamento de Energia para instalação em comunidades isoladas (ilhas e áreas que não dispõem de rede elétrica), Sistema de armazenamento de energia com inversores híbridos e painéis solares para operação “on-grid” e “off-grid”, além da Bateria de Sódio Nacional e do projeto do Ônibus Elétrico Híbrido a Etanol (OEHE). Nos testes de desempenho, dentro da usina de Itaipu, o OEHE foi capaz de reduzir em 80% as emissões de CO2 em relação ao ônibus diesel. Recentemente, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, a Binacional anunciou o financiamento de 42 veículos elétricos e o mesmo número de postos de abastecimento (chamados eletropostos) para prefeituras das regiões Noroeste e Sudoeste do Paraná. O objetivo é estimular a renovação das frotas municipais por veículos mais sustentáveis, contribuindo com a redução das emissões de carbono e o alcance das metas da Agenda 2030, das Nações Unidas. O valor do investimento será de R$ 8,9 milhões.
ENERGIA SOLAR
A Itaipu também apoia e financia projetos de energia solar fotovoltaica em áreas rurais e urbanas em todo o Estado do Paraná, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, da gestão de bacias hidrográficas e do auxílio eventual para instituições filantrópicas. Além de apoiar o desenvolvimento de novas fontes renováveis, Itaipu dá segurança ao sistema elétrico em um contexto de crescimento dessas novas fontes, em especial, a solar e a eólica. Atualmente, a Itaipu também está estruturando o projeto-piloto de uma planta solar flutuante binacional a ser instalada na margem paraguaia do seu reservatório, com 1 megawatt-pico (MWp) de painéis fotovoltaicos, que visa investigar o comportamento técnico e ambiental desse tipo de aplicação. No que se refere à inovação de combustíveis sustentáveis, a Itaipu foi pioneira no refino de biogás para produzir biometano e utilizar esse combustível em grande parte de sua frota. O projeto de biometano veicular da Itaipu cooperou para a aprovação da Resolução 8/2015, da ANP, que estabelece a especificações do biometano e reconhece a equivalência com o gás natural. Além do biogás, a Itaipu, por meio do Itaipu Parquetec, fomenta e desenvolve pesquisa há 10 anos sobre hidrogênio verde, em uma Planta Experimental, com toda infraestrutura de equipamentos para produzir, armazenar e aplicar este hidrogênio. Além disso, devido à expansão das usinas eólicas e solares, também é possível observar uma mudança no perfil de carga do sistema, com grandes rampas de consumo no final da tarde. Em muitos dias, Itaipu contribui com cerca de 30% do atendimento a essas rampas. Isso reforça a importância da usina para garantir segurança e estabilidade dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio.
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