EUA - Novas medidas de deportação para turistas/imigrantes ilegais
1 MILHÃO DE VISTOS AMERICANOS
EUA - Novas medidas de deportação para turistas/imigrantes ilegais
Trump afirma que irá manter vistos para profissionais qualificados nos EUA. Um dos principais assuntos das mídias sociais e grande mídia esquerdopata são as “novas” medidas de deportação de “turistas/imigrantes” ilegais que estão nos Estados Unidos. Mas não é assim em todos os países? Onde está a ilegalidade em deportar quem está ilegal? Já para quem entra de forma legal não existem problemas. Somente em 2024, os Estados Unidos emitiram cerca de 1,1 milhão de vistos para brasileiros. Esses números representam autorizações de entrada no país, com datas previamente programadas de chegada e partida. Após os desafios enfrentados no período pós-pandemia, o tempo médio para agendamento de vistos caiu significativamente, atingindo apenas 21,4 dias para quem deseja tirar o primeiro visto americano. Trump já afirmou que irá manter vistos para profissionais qualificados nos EUA. Uma das primeiras medidas assinadas por Donald Trump após tomar posse foi tentar garantir o fim da cidadania automática. O que isso significa? Hoje, quando imigrantes em situação ilegal têm um filho em solo americano, a criança ganha cidadania automaticamente.
A mesma coisa acontece quando a mãe viaja aos Estados Unidos com um visto temporário, como o visto de turista. Se a criança nascer durante o período da viagem, ganha cidadania também. Isso sem contar aquelas outras que fazem isso propositalmente. A Polícia Federal anunciou no último dia 21 que, ao longo de 2024, pelo menos 1.648 brasileiros foram deportados pelos Estados Unidos. Esses casos envolvem pessoas que tentaram atravessar a fronteira entre o México e os EUA e acabaram detidas. Esses indivíduos foram retornados ao Brasil em 16 voos fretados pelo governo norte-americano. Vale destacar que esses números não incluem brasileiros que chegaram aos Estados Unidos por meio de voos comerciais e tiveram a entrada negada. De acordo com a Polícia Federal, o governo dos EUA não disponibiliza esses dados. Ainda com dados de 2023, os mexicanos representaram 67% das detenções o que indica que a mira do novo governo estará voltado para esse perfil. Cidadãos de outros países com imigração proeminente, como Honduras (7,4%), Guatemala (5,4%) e El Salvador (3,7%), não chegam a 10%. Já os brasileiros fazem parte da categoria “outras nacionalidades” (12,6%). A maioria dos detidos enfrentou penas por migratórias visíveis (72,3%), seguidas por envolvimento com tráfico de drogas (16,7%).
FITUR MADRI
Mesmo com o frio europeu, a Feira Internacional de Turismo de Madrid que retornou a à capital espanhola no último dia 22 e só termina no próximo domingo, 26, segue com seus corredores cheios, tendo como destaque a participação do Brasil como país convidado. São 37 coexpositores, apresentando suas diversas regiões e atrativos turísticos a um público global de profissionais do setor. A Fitur foi dividida entre três dias dedicados ao trade e dois dias abertos para o público final, reunindo cerca de 9,5 mil empresas de 156 países, distribuídos em 884 expositores entre os nove pavilhões. A expectativa do evento é de reunir cerca de 200 mil profissionais do turismo durante os dias de trade e cerca de 100 mil visitantes durante o final de semana. Dessa forma, a feira espera injetar, aproximadamente, € 445 milhões, ou quase R$ 3 bilhões, na economia de Madrid. Com esse imenso público, o evento teve que se organizar bem e preparar uma programação vasta para atender ao interesse de todos. Divididos em 15 segmentos (Fitur Next; Fitur Cruises; Fitur TechYDestino; Fitur TechYFuturo; Fitur TechYNegocio; FiturTechYSostenibilidad; Fitur LGTB+; Fitur Woman; Fitur Know How & Export; Fitur Know How & Export LAB; Fitur Sport; Fitur Screen; Fitur Talent; Fitur Lingua; Fitur 4All), ao todo, o evento deste ano conta com mais de 100 painéis distribuídos ao longo dos cinco dias de feira, que acontecem sempre das 10h30 às 18h30. O Brasil, país parceiro do evento, está localizado no Pavilhão 3, juntamente com as Américas. Grandes empresas conhecidas pelo trade nacional marcam presença nesta edição, como a CVC, Civitatis, Agaxtur, EHTL, Mobility, Abreu, New Age, e muito mais. O trade brasileiro comparecerá em peso para transformar essa em uma edição histórica.
VALANTINE’S DAY NO CASTELO SAINT ANDREWS
Agende-se porque esse é um evento exclusivíssimo. No próximo dia 14 de fevereiro, o Castelo Saint Andrews receberá hóspedes e visitantes para o jantar de Valentine’s Day com pratos inspirados nas culinárias francesa e italiana. O local, reconhecido em padrões internacionais e integrante grupo Relais & Châteaux, além de detentor de prêmios do setor de hospitalidade, oferece a possibilidade de hospedagem para casais que desejam participar da programação. A iniciativa tem continuidade também no dia 15 de fevereiro, mediante reserva antecipada. A experiência inicia na sexta-feira, às 18h, com uma degustação de vinhos na Adega Gourmet do Castelo, um ambiente exclusivo onde acontecem jantares harmonizados com grandes rótulos do Velho e Novo Mundo. Serão servidos quatro rótulos da Vinhedos Capoani, apresentados pelo proprietário da vinícola. Entre as opções, estarão um espumante Nature Blanc de Noir, dois vinhos brancos da uva Riesling Renano que passam por congelamento e um tinto Corte Bordalês.
Em seguida, acontece o jantar harmonizado em quatro etapas, com vinhos selecionados da França e da Itália: Entrada: Pães artesanais com calabresa e pasta à base de ervas provençais. Primeiro passo: Couve defumada e queijo pecorino trufado (Champagne Bonnaire Brut); Segundo passo: Lombo de atum grelhado com risoto al limone (Corte Viola Pinot Grigio Delle Venezie); Terceiro passo: Ossobuco ao vinho tinto com polenta cremosa (Domaine de la Baume Cabernet Sauvignon); Quarto passo: Verrine de frutos roxos macerados com aceto balsâmico (Mamerti Moscato di Pantelleria). Serão servidas taças de 120 ml de cada vinho, exceto do Sauternes, servido em cálice de 60 ml. O Castelo Saint Andrews participa dessa data comemorativa por oferecer um ambiente que atrai visitantes em busca de novas formas de celebrar o Dia de São Valentim. Embora já exista o Dia dos Namorados no Brasil, esse evento cria outra oportunidade para encontros a dois em um local com reconhecimento internacional, reforçando a presença cada vez maior do Valentine’s Day no país.
PIQUENIQUE NOS JARDINS DO CASTELO
O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, surgiu na Europa como uma ocasião para homenagear o santo que teria defendido a união de casais em segredo. A tradição se espalhou por diversos continentes, incluindo a América do Norte e parte de países na Ásia e na África, onde a data é lembrada com troca de presentes, flores e cartões. No Brasil, mesmo tendo uma data própria para celebrar o amor (Dia dos Namorados, em 12 de junho), o Valentine’s Day vem ganhando visibilidade graças a influências culturais e à busca de mais ocasiões para celebrar relacionamentos. Primeiro Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews foi também o primeiro hotel de montanha do país a fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux, que no país conta com apenas duas propriedades nesta categoria e que representa um selo de excelência reservado apenas aos melhores do mundo. Em localização privilegiada, dentro de um condomínio residencial no centro de Gramado, o hotel foi originalmente uma residência particular e preserva toda a privacidade e exclusividade destinadas a quem busca desfrutar de ambientes elegantes e intimistas.
JOINVILLE CONVENTION
Enquanto o turismo de Santa Catarina vivencia seu período mais efervescente durante a temporada de verão, o setor de eventos de Joinville se prepara para um ano de crescimento, impulsionado pela retomada total, consolidada ao longo de 2024. De acordo com Luciano Coradi, diretor executivo da Expoville, maior centro de convenções e eventos de Joinville, no ano passado o setor de eventos retomou suas atividades de forma plena. Em 2024, a Expoville recebeu mais de 150 eventos. “Não é um número recorde, já que antes da pandemia chegamos a superar 200 eventos em um único ano. No entanto, crescemos no porte, com eventos maiores do que os realizados anteriormente. Além disso, expandimos em mercados até então consolidados em outros destinos e conquistamos públicos de novos segmentos”, avalia Luciano Coradi. Entre os eventos já consagrados na Expoville e que mais uma vez foram sucesso de público, estão a ExpoGestão, um dos maiores eventos empresariais do Brasil, e que em 2024 recebeu 8 mil pessoas, em três dias; a Interplast, mais importante feira nacional da indústria plástica, que recebeu 32 mil visitantes e gerou mais de R$ 400 milhões em negócios; o SuperXP, convenção da cultura pop, cuja edição de 2025 já está confirmada para o mês de junho; e a Festa das Flores de Joinville que além do grande público, recebeu 400 caravanas de turistas de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
INFRAESTRUTURA
Já entre os eventos que estrearam na Expoville, em 2024, destaque para os setores de esportes, com o SC Outdoor Expo, maior freira nacional de esportes, aventura, turismo e negócios; e de games, com o Campeonato Regional de Pokémon que reuniu expositores e aficionados pelos jogos e personagens japoneses. Além desses, a Expoville também se consolidou como palco para grandes treinamentos de inteligência emocional conduzidos por coaches de renome nacional, e os feirões de carros que, até então, concentravam-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que agora ganham espaço na região Sul, escolhendo Joinville como destino. Além da movimentação de público nos pavilhões, os atrativos do Complexo Expoville atraem visitantes locais e turistas para diferentes atividades. A grande área verde do parque é um convite para atividades de lazer ao ar livre. Para presentear ou levar como recordação, o Centro Comercial oferece produtos genuinamente joinvilenses, como chocolates, artesanato e lembranças da cidade. Há, ainda, as opções de gastronomia do Totens Pizzaria e da cervejaria artesanal GutBrau que funciona no Moinho do Pórtico. “Os espaços que hoje compõem o Complexo Expoville receberam recorde de público no ano passado, chegando a 400 mil pessoas que não vieram especificamente para os eventos. Com isso, a Expoville atinge o número de 1 milhão de visitantes em 2024”, celebra Luciano Coradi.
MEGACENTRO
A força demonstrada pelo setor no último ano, pode ser considerada termômetro para 2025. E para atender à crescente demanda, a Expoville se prepara com melhorias em sua infraestrutura e com ações que visam promover Joinville como destino para grandes feiras, convenções e eventos de diversos segmentos. “Nossa expectativa é de crescimento principalmente na área de eventos corporativos, convenções de vendas e congressos técnico-científicos, segmento que demorou para retornar após a pandemia, mas que agora volta a engrenar”, prevê o diretor executivo. Um dos atributos decisivos para a captação de eventos é a infraestrutura oferecida pelo equipamento. Por isso, além das constantes manutenções e serviços de zeladoria realizados em todo o equipamento, uma das principais melhorias anunciadas no início deste ano é a reforma do telhado do Megacentro Wittich Freitag. Com investimento de R$2,04 milhões, a obra é realizada pela Prefeitura de Joinville. O projeto executivo da reforma foi doado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). “A reforma da cobertura do nosso megacentro de exposições é uma importante conquista para o nosso equipamento e vai garantir aos organizadores de eventos, expositores e aos visitantes mais segurança, conforto e qualidade”. Além da reforma do telhado, a Expoville também investe na manutenção e aperfeiçoamento dos equipamentos de climatização e busca inovar nos sistemas de cobertura de internet melhorando a infraestrutura tecnológica para os espaços de eventos.
SEGMENTO MICE
Ao mesmo tempo em que prepara a casa para receber grandes eventos, o time da Expoville, em parceria com entidades como o Joinville Convention Bureau e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza diversas ações de promoção com o objetivo divulgar a cidade como destino de eventos. Para este ano, já estão confirmadas algumas ações com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), sigla conhecida no Brasil Turismo de Negócios e Eventos. No mês de junho, a Expoville participa da Feira EBS, em São Paulo, considerada a maior feira de negócios do setor de eventos no Brasil; também estará presente no evento da UBRAFE (União Brasileira de Feiras de Eventos e Negócios); e em parceria com a agência de marketing e engajamento MCI Brasil, vai receber um grupo com cerca de 50 presidentes e lideranças de entidades de classe que irão, durante quatro dias, vivenciar as experiências que Joinville oferece em suas áreas urbana, rural e náutica. “Será um ano de muito trabalho e desafios. Mas estamos prontos para tornar a Expoville cada vez mais um equipamento de referência na região Sul, e contribuir com o crescimento do setor de eventos de Joinville, projetando a cidade como destino em âmbito nacional”, conclui Luciano Coradi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário