Hotelaria e turismo, principais tendências para os próximos cinco anos
AGENTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Hotelaria e turismo, principais tendências para os próximos cinco anos
Confira as principais tendências para o turismo dentro dos próximos cinco anos. Na manhã da última sexta-feira (24), foram divulgados os dados coletados do relatório “Wow Turismo do Futuro (WTF)”, produzido pelo Kayak em conjunto com o The Future Laboratory em evento realizado pela plataforma Kayak para apresentar todas as tendências do turismo que devem ganhar fama nos próximos cinco anos. Entre elas estão: Agentes de IA; Feedbooking; Programas de Deslealdade; Viagens Virtuais; Vitamina V e Escapadas Espirituais; Viagens Fora de Rota e Multidestinos. Além da mídia especializada, o painel contou com a presença de Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, Paula Schulz, pesquisadora e porta-voz da Embratur, Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur, e Raphael de Lucca, country manager da Copa Airlines no Brasil. A primeira tendência apresentada não poderia ser outra. Em uma década marcada pelos avanços tecnológicos, uma das principais apostas do turismo é a utilização de Inteligência Artificial (IA) para revolucionar tarefas e otimizar o tempo. Gustavo afirmou, o que já é fato, que os Agentes de IA “não são só uma tendência, e sim uma realidade”. O country manager ainda complementa que o Kayak já está se modernizando em relação a isso, com as ferramentas PriceCheck e Ask Kayak, lançadas em 2024. A PriceCheck é uma nova ferramenta de comparação de preços, enquanto a Ask Kayak indica ao viajante os melhores destinos a partir das suas exigências.
FEEDBOOKING
De acordo com o relatório produzido, existe uma previsão de que as redes sociais tradicionais, ao longo dos próximos cinco anos, passarão a ser “super” redes sociais. Isso significa que, a partir de um perfil no Instagram, por exemplo, o seguidor poderá ter uma experiência integrada. A partir de uma publicação, já será possível identificar preços de determinada experiência e até mesmo adquirir passagens e hospedagens em apenas um clique. Para Paula Schulz, essa conexão de mundos se dá pelo novo público que está cada vez mais consumindo um estilo de viagem super personalizada, principalmente a geração Z. “Isso é um fenômeno que veio pra ficar, e as empresas precisam entender isso. A empresa que conseguir encontrar o seu público, assim como um influenciador, vai ter muito retorno”, explica a pesquisadora. Schulz também identifica que essas experiências segmentadas valorizarão cada vez mais os destinos que, hoje, não estão em tanta evidência como grandes cidades, porque a exclusividade faz a diferença para essa nova geração.
PROGRAMA DE DESLEALDADE
Ao contrário dos programas de fidelidade, muito comuns nas redes hoteleiras e companhias aéreas, a tendência a partir de agora é que o viajante optará muito mais pelo preço do produto do que pela lealdade que ele tem à empresa. Para mim isso já vem acontecendo há muito tempo pois, geralmente, apenas um exemplo, aquele empreendimento hoteleiro/pousada ou aquela cia área, que apenas aumentou seus preços sem oferecer nada em troca. Nenhum retrofit, nenhuma novidade. Inacreditavelmente você ainda encontra hotéis/pousadas/resorts… com chuveiros elétricos, sem duchas higiênicas, internet de péssima qualidade, ameneties, tvs antigas e sem pegar nada e, sem a possibilidade de você conectar-se a ela via teu celular para assistir tuas séries, a exemplo da Netflix que as atuais tvs possuem em sua programação. … Já as companhias aéreas, além de elevarem os preços, estão cobrando mais caro pelo despacho das malas, oferecem internet da pior qualidade (e ainda cobram, isso quando oferecem), o entretenimento a bordo, quando tem, é o mesmo de sempre, com filmes velhos, ultrapassados, acompanhados por um pacotinho de amendoim ou duas bolachinhas e água). Segundo o executivo da Copa Airlines: “O programa de fidelidade passará a funcionar muito bem pra quem viaja com muita frequência”. O executivo também acredita que o segredo para captar clientes fiéis durante os próximos anos, está na experiência diferenciada. “A proposta da Copa é entregar um produto completo pra o passageiro que não é tão frequente para que ele tenha a vontade de se tornar fiel. Por exemplo, sendo a mais pontual dos últimos dois anos nas Américas. Ou o nosso serviço de bordo, que temos incluso em todos os voos independentemente da corrente de excluir esse serviço de voos curtos”, comenta.
VIAGENS VIRTUAIS
Jogos de realidade virtual já estão mais do que em alta nos dias de hoje, até mesmo a Apple passou a produzir, nos últimos anos, seu próprio modelo de óculos VR. Apesar de não ser novidade no mundo dos games, a partir do estudo do Kayak, tudo indica que a barreira será quebrada: os turistas poderão viajar virtualmente pelo mundo daqui a cinco anos. O que para mim não vai rolar. Não tem sentido em sentir o local, a vibração, os aromas, temperos, provar a gastronomia. O mundo já está virtual demais para abandonar a realidade de estar presente seja lá onde for. Isso só é bom pra você conhecer o local antes de ir, por exemplo, um hotel, a exemplo do Castelo Saint Andrews em Gramado onde você verdadeiramente faz um tour virtual, mostrando de fato, e sem filtros o que você irá encontrar. Isso deve ser ideia de algum influencer. Agora uma viagem virtual, pra mim, não tem o menor sentido. Conhecer um castelo virtualmente é uma coisa, agora, estar em um, usufruindo de fato tudo o que ele tem a oferecer, é incomparável. De fato, uma coisa ajuda a outra. Existem algumas frentes, como a frente educacional, que você pode juntar com a experiência física de estar em um destino e deixar a visita ainda mais completa.
ESCAPADAS ESPIRITUAIS
De acordo com o estudo, os índices de bem-estar serão tão importantes quanto rankings de hospedagens e restaurantes daqui alguns anos, e Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur, acredita que essa tendência tem muita força. “Isso também está ligado com a longevidade, com viagens 60+, e com o meio ambiente”, explica. Paula acha que essa tendência aborda a saúde de diversas formas. “Muito turista internacional vem para o Brasil por conta do clima, por exemplo. Desde retiros espirituais à programas de turismo do sono, o Brasil tem explorado essa oferta, porque nós somos conhecidos por isso, somos um lugar que faz bem para as pessoas. Quem vem pra cá, vem intencionalmente para se sentir melhor”, diz.
MULTIDESTINOS & VIAGENS FORA DA ROTA
Para driblar o overtourism, isto é, aqueles locais que recebem milhões de turistas ao mesmo tempo e fica impossível para você até tirar uma foto, uma alternativa que aparentemente está ganhando o coração dos turistas é a viagem fora de rota, e a possibilidade de visitar mais de um destino dentro de uma única viagem. Eu costumo fazer isso fora da temporada. Já visitou Veneza em outubro/novembro? Ou Ushuaia em agosto/setembro? Experiente e compare. é outra vida, desde o preços dos aéreos, hotelaria, passeios, gastronomia… Quando a pessoa já está no destino, a gente quer aproveitar tudo o máximo. Ir para a Europa, fora da rota e sem o inferno dos “pickpockets” literalmente é outra vida. Esqueça Paris, Milão, Londres… de antigamente. O glamour e a tranquilidade acabaram faz muito tempo. Paula, que também faz parte da Embratur, revela que o país está investindo, o que não é verdade para quem está acostumado a viajar. Nem Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis existem mais. Somente via São Paulo, 55 minutos de viagem de ida que passaram para mais de três horas. Chegar ao Nordeste demora muito mais do que ir a Nova York ou Frankfurt. Os preços também são muto mais caros em viajar pelo Brasil do que ao exterior. Não temos conexões e nem aeronaves suficientes para cobrir todo o Brasil. Existem regiões que você depois de faze ruma longa e demorada viagem de avião, ainda tem que fazer mais 1000km de carro. Mais de 20 voos foram ou serão cancelados para o nordeste e diversos outros, inclusive para o exterior, serão suspensos após o fim da nossa temporada de verão. De fato, o Brasil ainda tem muitas barreiras a superar para atingir seu gigantesco potencial turístico.
PASSAGENS AÉREAS MAIS CARAS
Falando nisso, vale informar que, segundo dados do IBGE, as passagens aéreas ficaram 10,25% mais caras em janeiro. No acumulado dos últimos doze meses, o IPCA-15 soma 4,5%, exatamente no limite máximo da meta de inflação do governo. Em dezembro, esse acumulado era 4,71%. Os preços dos alimentos e das passagens aéreas exerceram pressão de alta no IPCA-15. Em termos individuais, a maior alta de toda a inflação ficou com as passagens aéreas, que subiram 10,25% no mês, impactando o IPCA-15. Ainda no grupo transportes, os combustíveis subiram 0,67%. No mês em que diversas capitais tiveram reajuste nas tarifas rodoviárias, o subitem ônibus urbano apresentou variação de 0,46%. Não é à toa que o brasileiro tem viajado muito mais dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos, de carro ou de ônibus. A diferença do IPCA 15 para o chamado IPCA fechado é o período de apuração de preços e a abrangência. A prévia pesquisou valores no período de 13 de dezembro de 2024 a 14 de janeiro de 2025, em 11 localidades, sendo nove regiões metropolitanas. Já o IPCA fechado trará dados de 16 localidades e em datas dentro do mês de referência somente. Ambos os índices levam em conta o custo de vida de famílias com renda até 40 salários mínimos. A partir deste ano, a perseguição da meta se dá em relação aos 12 meses imediatamente passados e não apenas no resultado final de dezembro. A meta só será considerada descumprida se estourar o intervalo de tolerância por seis meses seguidos. Falando em meta, não se esqueças das “sabia palavras da Dilma: “Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta.” Tudo neste desgoverno da medo.
SECRETÁRIA DE TURISMO DE SC
Catiane Seif assumiu como titular da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. O turismo é mais do que um setor estratégico para Santa Catarina — ele representa o coração pulsante do estado, conectando pessoas, culturas e oportunidades. Foi com essa visão que o governador Jorginho Mello empossou, na manhã da última sexta-feira (24), Catiane Seif como a nova titular da Secretaria de Estado do Turismo. Desde a criação da pasta em 2023, o governador tem demonstrado seu compromisso com o setor, que é visto como um motor essencial para o desenvolvimento econômico e social. Catiane, que já vinha desempenhando um papel decisivo, agora assume a missão de liderar esse trabalho em um novo patamar. Com uma trajetória sólida e dedicada ao turismo, Catiane acumulou experiências que comprovam sua capacidade de gestão e visão estratégica. Antes de assumir como titular da Secretaria, ela atuou como secretária adjunta do Turismo, liderando projetos importantes que deram destaque ao estado. Sua experiência também inclui uma atuação marcante na Embratur, onde ocupou posições estratégicas como gerente de Integridade e Integração e liderou a criação de políticas de ética e integridade. Essa combinação de qualificação técnica e paixão pelo setor a prepara para enfrentar os desafios de consolidar Santa Catarina como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e do mundo.
Durante sua gestão como secretária adjunta, Santa Catarina alcançou avanços significativos no turismo. O estado fortaleceu suas conexões internacionais com a participação de feiras estratégicas, criação de voos diretos para destinos como Lisboa e Panamá, ampliando a acessibilidade para turistas estrangeiros. Além disso, campanhas inovadoras destacaram as quatro estações do ano como experiências únicas em Santa Catarina. Seja o verão com suas praias encantadoras, o inverno acolhedor da serra, ou os cenários vibrantes da primavera e do outono, o estado se posicionou como um destino que encanta o visitante em qualquer época do ano. “O turismo é muito mais do que números; é sobre transformar vidas e impulsionar regiões. Em Santa Catarina, cada destino carrega uma história, uma emoção. É isso que queremos levar ao mundo”, destacou Catiane em sua posse. A secretária reafirmou seu compromisso em dar continuidade a esse trabalho, com foco na promoção integrada com todas pastas do governo e com todo o setor, no fortalecimento das vocações regionais e na internacionalização do turismo catarinense. Para o governador Jorginho Mello, o fortalecimento do turismo é uma prioridade. “O turismo é uma das nossas maiores riquezas. É fonte de empregos, desenvolvimento e orgulho para Santa Catarina, continuaremos avançando e mostrando ao mundo tudo o que temos a oferecer.”
DESTINO SANTA CATARINA
Além da super invasão saudável der turistas estrangeiros onde somente o Floripa Airport, o melhor aeroporto do Brasil por quatro anos consecutivos, recebe diariamente 50 voos internacionais, SC é destino de quase metade dos turistas da região Sul neste verão. No total, 10,8 milhões de pessoas dos três estados pretendem viajar a lazer até fevereiro. Desse número, 47% devem visitar destinos catarinenses, conforme dados de uma pesquisa feita pelo pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur). Considerando a previsão de gastos e o total de viajantes, os moradores da região devem movimentar R$ 30,5 bilhões, cerca de um quinto dos R$ 148 bilhões previstos para o turismo no país de modo geral. O gasto médio é de R$ 2.831,84 para os moradores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, valor maior do que a média nacional de R$ 2.514. A praia é a preferência entre os atrativos turísticos, chegando a 63% entre os moradores do Sul. Em segundo lugar, aparece natureza/ecoturismo, a fantástica Região Serrana Catarinense e o Vale dos Imigrantes (9%), seguido por rural/campo (4%). A maioria (61%) está viajando com carro próprio, acima da média nacional de 40%. A opção pelo transporte aéreo, por sua vez, é bem menor que a média nacional, por motivos que já estamos carecas de saber.
PRÊMIO INTERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL
Um roteiro turístico formado por sete trilhas em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, é o único destino brasileiro a estar entre os finalistas da categoria “Natureza e Paisagem” do TOP 100 Stories Green Destinations 2025, ranking internacional de destinos turísticos sustentáveis. O trajeto “Caminhos dos Pescadores: onde a tradição encontra a natureza” concorre diretamente com outros cinco destinos da Austrália, Chile, México, Montenegro e Hungria. De acordo com o documento de apresentação, disponível no site da premiação, o roteiro consiste em caminhos usados por antigos pescadores, e que são frequentados até hoje. O circuito é composto pelas seguintes trilhas: Trilha Caminhos do Vigia; Trilha do Bananal; Trilha do São Roque; Trilhas das Nascentes; Trilha da Vermelha; Trilha da Galheta Trilha do Pico da Bandeira. Segundo a prefeitura, o circuito combina aspectos culturais e naturais, destacando a vida e as tradições dos pescadores locais em harmonia com a beleza natural da região.” Os destinos que se destacam nessa categoria geralmente apresentam um equilíbrio entre a proteção ambiental e o turismo responsável, garantindo que as paisagens e a biodiversidade sejam valorizadas e protegidas para as gerações futuras”, afirma a secretária de Turismo de Penha, Susan Corrêa. O município, localizado a cerca de 38 km de Balneário Camboriú, é conhecido também por abrigar o Beto Carrero World, eleito o melhor parque temático do país, e por ter uma das menores praias do Brasil, com apenas 25 metros de extensão. Os vencedores serão revelados em março em Berlim, na Alemanha, após o corpo técnico avaliar quesitos como conservação da natureza, gestão sustentável de recursos, promoção de paisagens cênicas, educação e conscientização ambiental e impacto nas comunidades locais.
ABIH – RESSARCIMENTO DO ICMS
Atenção hoteleiro, à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC), em parceria com os escritórios dos Drs. Gustavo Amorim e José Roberto da Silva Peixoto Jr., estão oportunizando o ressarcimento de parte significativa de ICMS incidente sobre a fatura de energia elétrica nos anos de 2010 a 2023. Estima-se que o benefício econômico médio, para os associados, é de aproximadamente 8% sobre o preço da fatura de energia elétrica, podendo ser ressarcido o valor dos últimos 13 anos. Caso o associado tenha dúvidas ou interesse em simular os cálculos e aderir a este aproveitamento, recomenda-se o contato direto com a ABIH-SC através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou no WhatsApp 48988437711.
ABAV NACIONAL – REUNIÕES ESTRATÉGICAS
Durante todos os dias da FITUR, a ABAV Nacional desempenhou um papel central em negociações estratégicas. Empresas associadas participaram ativamente de reuniões com operadoras e profissionais do setor, ampliando redes de contato e explorando novas oportunidades de negócios. Essas ações refletem o compromisso da ABAV em posicionar o Brasil como um destino competitivo e inovador. A equipe da ABAV Nacional teve o prazer de receber representantes da DMC da Colômbia, Operadora de Roma (Rome Private Guides – Vivicos International Travel), Uganda, entre outros, em sua sala de reuniões. Esses encontros representaram ótimas oportunidades para os agentes associados discutirem negócios e explorarem novas possibilidades no turismo internacional. Em outro momento, a equipe e os associados foram convidados a conhecer o Las Rozas Village Outlet de Madri, fortalecendo as conexões e vivenciando experiências diferenciadas. Segundo a Vice-Presidente da Abav Nacional, Conceição Junckes: “A contribuição da ABAV Nacional para os debates globais também foi significativa, com sua participação no painel da ONU Turismo, organização da qual é membro afiliado. Representada pela Gerente Institucional, Ana Beatriz Serpa, a Associação apresentou a palestra Culinary Enthusiasts (Entusiastas da Culinária), destacando a diversidade da gastronomia brasileira como um atrativo turístico essencial. A riqueza dos sabores do Brasil, que combina influências indígenas, africanas e europeias, foi enfatizada como um diferencial que vai além das paisagens naturais, reforçando o Brasil como um destino completo.”
BELLA DA SEMANA – SARA KRISLEY
Esta baianinha cheia de atitude e sensualidade vem para mostrar que a beleza não tem limites, e que cada curva pode contar uma história de desejo e fascínio. Com seu charme irresistível e presença magnética, Sara Krisley conquistou uma legião de fãs devotos que não conseguem tirar os olhos dela. Conhecida por sua personalidade atrevida e seu famoso bumbum de 100 cm adornado por uma tatuagem hipnotizante, Sara é uma verdadeira obra de arte viva. Agora, ela está de volta para incendiar ainda mais os corações apaixonados. Sara Krisley retorna para estrelar a última parte de seu ensaio exclusivo, prometendo deixar todos os fãs querendo bis. Esta baianinha cheia de atitude e sensualidade vem para mostrar que a beleza não tem limites, e que cada curva pode contar uma história de desejo e fascínio. A última parte do ensaio exclusivo de Sara Krisley para o Bella da Semana já está no ar. Imagine-se no centro de uma live em 4K, onde cada curva e suspiro de Sara são revelados com detalhes extraordinários. É uma chance única de apreciar a beleza em sua forma mais vibrante e sedutora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário